Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com quantos meses nasce o primeiro dente do bebê?

com quantos meses nasce o primeiro dente do bebe

Com quantos meses nasce o primeiro dente do bebê? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, já que cada bebê tem o seu tempo.

É comum que surjam várias dúvidas durante o primeiro ano de vida da criança. Afinal, tudo é muito novo para os pais, mesmo que não sejam de primeira viagem. Uma das questões frequentes é: com quantos meses nasce o primeiro dente do bebê?

Tudo o que envolve os dentinhos do pequeno traz certa insegurança nos pais que, muitas vezes, não sabem o que fazer para melhorar o incômodo e outros sintomas da dentição. Pensando nisso, trouxemos este post, que conta mais sobre o assunto. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?

Com quantos meses nasce o primeiro dente do bebê?

O nascimento do primeiro dente pode variar de bebê para bebê. Enquanto alguns podem ter o dentinho já com 3 meses, outros permanecem banguelas até o primeiro aniversário. Porém, geralmente, os primeiros dentes começam a aparecer entre os 4 meses e os 7 meses.

Baixe GRÁTIS o app Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

É comum que os primeiros dentes a nascerem sejam os incisivos centrais inferiores, seguidos pelos incisivos centrais superiores. Até os 3 anos, grande parte das crianças já tem todos os dentes de leite. Você sabia que existem bebês que já nascem com dente?

Pois é isso mesmo! Apesar de raro, pode acontecer. Nesse caso, o recém-nascido pode ter que e o extrair o dentinho. Isso porque o dente pode oferecer algum risco para a saúde do bebê, como estar mole e poder ser engolido ou aspirado, ou incômodo na amamentação, como estar afiado e cortar o mamilo.

Confira as ilustrações que separamos para você. Mas lembre-se, cada bebê se desenvolve no seu tempo. Mostramos apenas uma idade aproximada para cada fase.

Quais são os sinais de que os dentes do bebê estão nascendo?

Alguns sinais são muito comuns no nascimento dos primeiros dentes. É preciso saber que nem todos os bebês têm sintomas, mas se o seu filho apresentá-los, entenda que pode ser dentinho vindo por aí. Confira os principais sinais de dentição:

  • inchaço e inflamação nas gengivas;
  • gengivas sensíveis;
  • aumento da salivação;
  • o bebê se recusa a mamar ou comer;
  • o bebê quer morder tudo o que vê pela frente, colocando objetos na boca;
  • o bebê pode ter problemas para dormir;
  • irritabilidade e inquietação.

Alguns incômodos são comuns. Porém, se o seu filho apresentar febre, diarreia e muita dor, é importante buscar por ajuda médica. Consulte o seu pediatra para se certificar que está tudo bem com a saúde do pequeno.

Como aliviar os incômodos do nascimento da dentição?

Como dissemos, os primeiros dentinhos trazem muitos incômodos para o bebê. Não é à toa que os pequenos ficam chorosos e muito irritados. Mas você sabia que dá para ajudar a aliviar o problema e melhorar a qualidade de vida do bebê nessa fase? A seguir, confira algumas dicas:

  • esfregue as gengivas do bebê, massageando-as com seu dedo limpo;
  • ofereça mordedores apropriados;
  • coloque os mordedores no congelador, pois o frio ajuda a amenizar o incômodo;
  • se o seu bebê ainda estiver em aleitamento exclusivo, ofereça picolé de leite materno ou da fórmula infantil que ele consome;
  • dê um pano limpo molhado ou congelado para o seu bebê morder e coçar a gengiva;
  • para bebês que já começaram a introdução alimentar, você pode oferecer sorvetinhos de frutas sem açúcar. Para isso, basta congelar a papinha de frutas amassadas.

Quais os principais cuidados com a dentição do bebê?

A primeira dentição do bebê exige alguns cuidados especiais, não apenas com a higiene, mas também para evitar a ocorrência de problemas bucais. Neste tópico, contamos o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

X
banner kinedu saúde

Visita ao dentista

As visitas periódicas ao dentista devem começar a partir do nascimento do primeiro dente. O profissional se certificará de que a dentição está se desenvolvendo adequadamente. Além disso, ele poderá fornecer orientações em relação à higiene adequada, e o bebê começará a se acostumar com ter a boca manipulada, facilitando as consultas futuras.

Medicamentos e colar de âmbar

Atualmente, encontramos diversos medicamentos e produtos que prometem reduzir os incômodos do nascimento dos dentes do bebê, como os géis anestésicos e o colar de âmbar. Saiba que nenhum deles é recomendado.

Os remédios devem ser evitados por conta dos efeitos colaterais. Já o colar de âmbar, por oferecer risco de estrangulamento e asfixia. Sendo assim, prefira medidas mais naturais para aliviar os sintomas, como as dicas que demos neste post.

Cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira é quando o problema afeta bebês na época do aleitamento. Sim, até mesmo os dentinhos que acabaram de nascer podem ser prejudicados com as cáries. Elas aparecem quando o pequeno consome alimentos com muito açúcar, principalmente à noite, como mamadeira adoçada.

Como higienizar os primeiros dentinhos?

Os primeiros dentinhos exigem tanto cuidado quanto em qualquer fase da vida. Afinal de contas, esses dentes de leite acompanharão o pequeno por alguns anos e devem ser fortes e saudáveis. A seguir, veja como você pode higienizar a boca do seu filho.

Antes do primeiro dente

Mesmo o recém-nascido sem qualquer dente deve ter a boca higienizada. Isso ajuda a habituá-lo com o momento da escovação. Com uma gaze limpa e úmida em volta do seu dedo, massageie as gengivas do seu filho após cada mamada.

Após o primeiro dente

Após o nascimento do primeiro dentinho, já é hora de começar a escovação. Esse pode ser um momento um tanto quanto difícil para os pais caso as crianças não estejam acostumadas a terem a boca manipulada. Sendo assim, a melhor maneira é transformar o momento em uma brincadeira.

A escova deve ser apropriada para a idade e com cerdas extramacias. O creme dental deve ser indicado pelo odontopediatra. A quantidade do produto é bem pequena, do tamanho de um grão de arroz. Escove o dentinho de forma gentil, para não irritar as gengivas ou causar dor.

Como os bebês têm dificuldades para cuspir, é interessante enxaguar a escova, e com ela sem nada, escovar novamente para enxaguar a boca.

A posição mais fácil para escovar o dentinho do seu filho é colocá-lo em seu colo com a cabeça apoiada em seu braço. Geralmente, a frequência recomendada de escovação é de duas vezes ao dia. Entretanto, é sempre bom seguir as orientações do odontopediatra.

O desenvolvimento infantil não é igual para todas as crianças e, com a dentição, isso não é diferente. Agora que você já sabe com quantos meses nasce o primeiro dente do bebê, é importante buscar suporte profissional e contar com a ajuda do aplicativo Kinedu para acompanhar o crescimento do seu filho.

Baixe agora o Kinedu para acompanhar e estimular o desenvolvimento do seu filho. O app está disponível tanto para Android quando para iOS.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.