Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 dicas para o desmame noturno do seu bebê

desmame noturno bebe dicas

O desmame noturno traz dúvidas para muitas mães. Com algumas dicas, dá para conduzir esse processo de modo gentil, permitindo que o bebê durma tranquilo!

Enquanto alguns bebês dormem a noite toda, outros têm o hábito de acordar várias vezes para mamar. No caso do segundo grupo, muitas mães ficam na dúvida sobre como fazer o desmame noturno de forma tranquila.

Como sabemos que a amamentação e o afeto são conceitos que se misturam, pode ser desafiador reduzir esse contato. Contudo, é um passo importante para o bebê, pois vai ajudá-lo a dormir a noite inteira e permitir que a mãe também tenha um sono sem interrupções.

Mas como realizar esse processo de maneira gentil? Vamos apresentar 5 dicas para você realizar o desmame noturno de um jeito tranquilo. Confira!

1. Verifique se há dentinhos nascendo

Dependendo da época em que a mãe inicia o desmame noturno, esse período pode coincidir com o nascimento de um novo dentinho. O processo causa coceira na gengiva do bebê, logo, é possível que ele acorde e procure mamar justamente para aliviar o desconforto.

Baixe GRÁTIS o app Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

A recomendação é conversar com o pediatra ou odontopediatra para saber se existe algo a fazer. O profissional pode indicar formas de reduzir o incômodo na dentição, de modo que o seu filho não acorde por conta dessa queixa.

2. Reduza a ingestão de alimentos sólidos à noite

A digestão dos alimentos pode trazer incômodos ao bebê e até refluxo, fazendo-o acordar mais vezes por conta de algum desconforto abdominal. Então, esqueça a história de colocar o bebê para dormir com a barriguinha cheia para evitar que ele acorde e queira mamar.

X
Nestlé banner webp

O ideal é evitar ou reduzir a quantidade de alimentos sólidos próximo da hora do sono para que seu filho consiga dormir melhor, facilitando, assim, o desmame noturno.

3. Verifique a temperatura e o conforto do bebê para dormir

Outro ponto que pode fazer o bebê acordar é ele sentir frio ou calor na cama ou no berço. Então, é importante que você planeje o conforto do seu pequeno, considerando a temperatura do ambiente. Dessa maneira, fica mais fácil escolher o tipo de pijama e roupas de cama adequadas.

Falando em conforto, sabemos que o bebê pode acordar por estar acostumado a dormir com alguém perto dele. Acontece que é automático associar a mãe ao leite. Então, se for essa a situação, a dica pode ser o pai (ou um irmão mais velho) dormir ao lado do pequeno para que ele não peça para mamar.

4. Incentive o seu bebê a mamar mais durante o dia

Ao optar pelo desmame noturno, é importante oferecer o peito mais vezes ao bebê durante o dia. A mãe pode reduzir os intervalos das mamadas diurnas e, nesses momentos, evitar que seu bebê se distraia, para que consiga ingerir a quantidade necessária de leite.

5. Ofereça apenas um dos seios à noite

Por último, quando estiver reduzindo a frequência da amamentação, procure oferecer apenas um seio, para que o bebê consuma o leite gordo e, desse modo, fique saciado. É uma maneira de fazer ele dormir por mais tempo, facilitando o desmame noturno.

É possível fazer o desmame noturno do bebê de um jeito natural. O importante é a mãe sempre oferecer colo e muito carinho se a criança chorar por conta da mudança. Além disso, caso o processo não tenha sucesso, não hesite em voltar atrás e recomeçar em um momento oportuno.

Confira algumas dicas da nossa aula sobre o desmame noturno neste vídeo:

No aplicativo Kinedu, você encontra dicas, atividades para fazer com o seu bebê e aulas de especialistas sobre este e outros assuntos. Baixe aqui o app para iPhone ou Android.

Artigos Relacionados

66 respostas

  1. Minha bebê vai fazer 8 mêses e só que dormi no peito a noite toda
    E durante o dia só dorme se eu estiver do lado dela
    Me ajude
    Estou ficando muito casada

    1. Oi, Isabely! É importante estabelecer uma rotina noturna com sua bebê, pode ser uma ótima maneira de ajudá-lo a adormecer. Isso pode ser estabelecido, principalmente, após 4 meses. Você pode começar escolhendo um horário de sono e algumas coisas que pode fazer antes de dormir, como dar banho nela. Os bebés acham seguro ter um horário, saber que numa determinada hora dormem, comem, brincam, etc. Recomenda-se também que os cochilos sejam no mesmo horário todos os dias, assim como os horários de dormir e acordar pela manhã. Temos alguns artigos sobre o sono e como fazer com que seu bebê durma mais durante a noite em nosso Catálogo. Dê uma olhada na seção Saúde > Hora de Dormir > Artigos ✨☁️

      1. Minha filha tem 1 ano e 4 meses. Ela fica anoite toda no peito.
        Não consigo dormir nem 2 hrs de sono .
        Ela só fica comigo ,nem com o pai dela ela fica,quando ela acorda anoite ,e o pai vai pegar ,ela começa a chora e so para se eu pegar e da peito . Ela não chupa chupeta. Eu tenho mais duas crianças pequena de 3 anos e de 7 anos . Eu não consigo descansar . Pq ela só dorme se eu tiver do lado dela ,se outro tiver ela já comesa a chora. Por favor de ajuda .

        1. Olá, Elisângela!
          É muito comum ter dificuldade com a hora de dormir do seu bebê. Você pode montar uma rotina de hora de dormir para ela (se você já tiver uma, tente reforçar), ler uma história para ela, ouvir uma música baixa… Mas tente ajudá-la aos poucos a dormir sozinha. Para isso, você pode tentar implementar um método de treinamento do sono, para que sua filha aprenda a dormir de forma independente, sem precisar apenas de você. Você pode ler Como fazer o bebê dormir a noite toda – Parte 1 e Parte 2, que são artigos que incluem diferentes métodos de treinamento do sono, para que você possa escolher aquele que achar mais adequado às suas necessidades. E lembre-se de que a consistência é a chave! =)

    2. Meu filho tem 1 ano e 4 meses
      Durante o dia ele não procura muito o peito mas durante a noite sim.
      Ele toda hora acorda pra mama como faço pra desmama

      1. Oi, Maiara! Você deve considerar definir uma rotina e cumpri-la todas as noites. Que horas é o último cochilo do seu filho? Ele deve estar dormindo dentro de 3-4 horas do horário em que acordou pela última vez. Os bebês devem dormir mais cedo do que nós, por volta das 20h00 da noite. Procure por sinais de cansaço nele antes… Ele fica irritado? Boceja? Esfrega os olhos? Você saberá compreender os sinais. Você deve tentar levá-lo para a cama antes que ele fique muito cansado para dormir. Se você tiver uma programação clara e for consistente em não alimentá-lo durante a noite, ele aprenderá a adormecer sem o peito. Você pode estar lá para confortá-lo, e provavelmente haverá algumas longas noites, mas isso vai passar. De toda maneira, caso você tenha alguma dúvida sobre as mamadas ou sobre o sono dele, é sempre uma boa ideia consultar seu pediatra!

    3. A tentativa do desmame é muito difícil. É necessário ajuda de alguma pessoa. São basicamente 3 dias pra.crianca se acostumar.

    4. O meu tá. Com sete meses dessa forma. Eu comecei tirar esse hábito hoje, chorou pra dormir apenas ninando mas dormiu, coloquei no carrinho e tem 10 minutos que tá dormindo . Tudo que preciso agora é de persistência principalmente a noite

      1. Olá, Mica! Com persistência, paciência e seguindo as dicas do post, temos certeza que em breve você conseguirá fazer o desmame com sucesso e de maneira gentil! 🤩💙

  2. Meu filho tem 1 ano e 8 meses, só consigo fazer ele dormir no peito.
    Ele sempre foi muito chorão, e chora muito alto. A única forma de ele se acalmar ou qualquer outra frustação ele corre para o peito.
    A pediatra ja me pediu para tirar pq ele deixa de comer para mamar. Ele pega o peito de 30 em 30 minutos, mas ja solta.
    Ja tentei desmamar, mas ele chora muitooo e não para. Eu ia “levar com a barriga”, mas ele vai para a creche em fevereiro e a diretora pediu para ir tirando até la.
    Por favoooor, me da uma luz. 😔

    1. Oi, Talita! Você deve considerar definir uma rotina e cumpri-la todas as noites. Que horas é o último cochilo da sua filho? Ele deve estar dormindo dentro de 3-4 horas do horário em que acordou pela última vez. Os bebês devem dormir mais cedo do que nós, por volta das 20h00 da noite. Procure por sinais de cansaço nele antes… Ele fica irritado? Boceja? Esfrega os olhos? Você saberá compreender os sinais. Você deve tentar levá-lo para a cama antes que ele fique muito cansada para dormir. Se você tiver uma programação clara e for consistente em não alimentá-lo durante a noite, ele aprenderá a adormecer sem o peito. Você pode estar lá para confortá-lo, e provavelmente haverá algumas longas noites, mas isso vai passar. De toda maneira, caso você tenha alguma dúvida sobre as mamadas ou sobre o sono dela, é sempre uma boa ideia consultar seu pediatra!

      1. Ola, eu vou precisar ficar de 1 a dois dia longe da minha neném ela tem 1 ano 7 meses, não queria desmamar mais ao mesmo tempo estou com medo de que ela sinta muita falta do peito a noite, durante o dia ela só proucurar o peito quando quer dormir mais se eu não estiver em casa ela nem proucurar, mais meu medo é deixa lá 2 dias sem mamar é ela ficar a chorar
        Qual a dica? Obs não queria parar de amamenta lá agora maos se não tiver outro jeito vou ter que desmamar

        1. Olá, Jéssica! Você pode, além de seguir essas dicas do post, substituir temporariamente o peito pela mamadeira somente nesses dois dias em que estará longe, pois assim sua pequena não estranhará tanto 😉💙

    2. Minha filha tem 1 ano e 11 meses já quase 2aninhos.
      Ela ainda tá no peito e acorda a noite de 2 a 3 vezes a noite só pra mamãe e logo dorme
      O q devo fazer?
      N quero mais da de mamar.

      1. Olá, Ana!
        Recomendamos que você tente seguir as dicas que demos neste post para fazer o desmame. Mas, se mesmo assim você tiver dificuldades, o ideal é que você visite um especialista para que ele te oriente melhor! 😚

    3. Minha bebê tem 3 anos acorda várias vezes a noite pra mamar me ajude não quero mais da de mamar .

      1. Olá, Rita!
        Tente seguir as dicas que demos nesse artigo, elas vão te ajudar a começar esse desmame 😉✨

  3. Bebê adormecer no peito na soneca e nao adormecer no sono noturno.
    Pode atrapalhar o desmame noturno?

    1. Oi, Ingrid! Você deve considerar definir uma rotina e cumpri-la todas as noites. Que horas é o último cochilo da sua filha? Ela deve estar dormindo dentro de 3-4 horas do horário em que acordou pela última vez. Os bebês devem dormir mais cedo do que nós, por volta das 20h00 da noite. Procure por sinais de cansaço nela antes… Ela fica irritado? Boceja? Esfrega os olhos? Você saberá compreender os sinais. Você deve tentar levá-la para a cama antes que ela fique muito cansada para dormir. Se você tiver uma programação clara e for consistente em não alimentá-la durante a noite, ela aprenderá a adormecer sem o peito. Você pode estar lá para confortá-la, e provavelmente haverá algumas longas noites, mas isso vai passar. De toda maneira, caso você tenha alguma dúvida sobre as mamadas ou sobre o sono dela, é sempre uma boa ideia consultar seu pediatra!

    2. meu bebê fez nove meses ta com dois dentinhos estou tentando fazer o desmame noturno mas ta dificil uma fez que so sozinha então dificulta muito e ela acorda muito durante a noite

  4. Meu bebe de 9 meses só mama na mamadeira com a babá, em casa só quer peito. O que fazer!

    1. Oi Tamyris! Não se preocupe, muitos bebês têm dificuldade em ser alimentados com mamadeira. Temos algumas dicas que você pode aplicar para ajudar seu filho nesta fase. Tente fazer com que outras pessoas o alimentem com a mamadeira, tente oferecê-la quando seu bebê não estiver com fome, isso o ajudará a aprender essa nova habilidade com mais paciência. Você também pode tentar alimentá-lo em diferentes posições, como caminhando. Mude a temperatura do leite e tente usar mamadeiras diferentes!

  5. Minha filha está com 10 meses já como de tudo um pouco só que de uns tempos pra cá quer mamar a toda hora só que mama um pouco e começa a morder tenho o bico do meu seio todo dolorido e a noite tem acordado várias vezes estou muito cansada com essa mudança

    1. Olá Adriana! Essas mordidas não são mal intencionadas. Se sua bebê sentir desconforto na dentição, você pode massagear a gengiva com um dedo limpo antes de mamar ou tentar dar-lhe algo frio para chupar, como um cubo de gelo enrolado em um pano ou um mordedor congelado. Além disso, certifique-se de que sua bebê está na posição certa ao mamar. A pegada correta consiste que a língua do bebê deve ficar entre os dentes inferiores e o seio. Isso ajuda a reduzir a probabilidade de morder!

      1. Boa noite estou querendo fazer desmame minha bebê tem 1 ano e 6 meses // queria deixar até 2 anos mais bela estar muito acima do peso pesa 20 kilos
        Ela sempre foi gordinha ela é muito muito louca por peito / so dorme do peito acorda muitas vezs atrás de peito /// vou tirar mais por conta do peso mesmo porq esse peso todo e por conta do leite pois ela come muito saudável sempre fui muito rígida com a alimentação dela desd sempre .

  6. Minha bb tem 1 ano e 3 meses, e tô tentando torná-la da mama porém durante a noite ela chorou demais acordou e inclusive não quis dormir logo. Obs : ela não gosta d tomar leite nem mingal e nunca gostou de mamadeira oq posso fazer pra conseguir tirar ela da mama sem muito sofrimento

  7. Já tem quase dois meses que não dou mais o peito a noite, mas meu filho ainda acorda muitas vezes chorando querendo, parece que cada dia piora, antes era só duas vezes agora já nem consigo contar mais. Comigo ele dorme melhor se coloco no berço aí é de 10 em 10 minutos que acorda. Já estou pensando em voltar a da o peito novamente pq estou ficando muito cansada. Me ajude por favor. Obrigada.

    1. COMPLETANDO…
      Meu filho tem 1 ano e 6 meses é muito chorão dorme apenas 1 vez ao dia por volta das 14:00 e é sono curto no máximo 1h.

      1. A minha bebê está com 1 ano e 3 meses ultimamente está mamando muito ,estou perdendo peso ,ela come de tudo um pouco, não gosta de mamadeira eu quero desmama-la.Me ajuda

    2. Oi, jessica! Você deve considerar definir uma rotina e cumpri-la todas as noites. Que horas é o último cochilo do sua filho? Ele deve estar dormindo dentro de 3-4 horas do horário em que acordou pela última vez. Os bebês devem dormir mais cedo do que nós, por volta das 20h00 da noite. Procure por sinais de cansaço nele antes… Ele fica irritado? Boceja? Esfrega os olhos? Você saberá compreender os sinais. Você deve tentar levá-lo para a cama antes que ele fique muito cansada para dormir. Se você tiver uma programação clara e for consistente em não alimentá-lo durante a noite, ele aprenderá a adormecer sem o peito. Você pode estar lá para confortá-lo, e provavelmente haverá algumas longas noites, mas isso vai passar. De toda maneira, caso você tenha alguma dúvida sobre as mamadas ou sobre o sono dela, é sempre uma boa ideia consultar seu pediatra!

  8. Minhas bebês tem 8 meses, e tem uma que é mais apegada ao peito do que a outra, durante o dia eu já não dou o peito a elas, e com isso já não enche mais igual antes. Mais a noite tem uma que só quer dormi mamando no peito e só solta quando ela quer, já a outra que chupa chupeta acorda acaba dormindo de novo e só coloca a chupeta. E acorda algumas vezes a noite.
    Pode me dá uma dica para o desmame noturno? Obrigada

    1. Olá, Tamires. Dormir é um hábito que aprendemos pouco a pouco; portanto, é normal que seu bebê não consiga adormecer por conta própria, mas você pode ajudá-la e ensiná-la a adormecer. Você pode envolver seu bebê e segurá-la por um tempo e, depois tentar colocá-la no berço antes que ela adormeça completamente. Dessa forma, ela aprenderá a dormir sozinha e voltará a dormir se acordar. Entendemos que pode ser difícil para seu bebê se acostumar a não ser amamentada antes de dormir ou chorar se você negar. No entanto, é importante que você estabeleça uma rotina diferente. Pode ser difícil no começo, mas valerá a pena mais tarde ☺️

  9. Meu filho tem 4 meses e 15 dias,e ele mama a noite toda,mais tem hora que ele acorda querendo golfar ou arrotar e procura o mamar,ele acorda mais ou menos de três em três horas a noite toda,oq eu faço pra diminuir a mamada dele a noite?fico muito cansada

    1. Olá, Lavínnia! A maioria dos bebês acorda à noite porque está acostumada a comer, mas não precisa das calorias noturnas para crescer adequadamente. Recomendamos pausar a ingestão de leite durante a noite gradualmente. Por exemplo, você pode desmamar um pouco por noite, e reduzir a quantidade que ele ingere em cada mamada, etc. É assim que seu bebê vai se acostumar a parar de comer durante a noite. Além disso, temos alguns artigos em nosso catálogo sobre o sono e como fazer seu bebê dormir por períodos mais longos durante a noite. Confira a seção “Sono” do nosso blog 🌸😊⭐️

  10. Minha filha tem 6 meses e só consegue dormir no peito, fica exausta de tanto sono mais não consegue dormir sem o peito e quando dorme a tarde dá uns cochilos curto de meia hora,o que eu faço, tá sendo muito cansativo

  11. Meu filho está com 1 ano e 8meses, ele mordeu meu peito e está ferido tem dois dias que amamento praticamente com um peito só, mas o outro está enchendo e dói muito, aí tentei troca o peito pela mamadeira mas na hora do sono ficou nervoso e jogou a mamadeira longe, não sei oque fazer, quase nem durmo de madrugada pois ele fica toda hora pegando oas vezes nem e para mama e

    1. Olá, Vanessa!
      Tente seguir as dicas desse post, combinadas com a criação de uma rotina do sono – estabeleça um horário fixo para seu filho dormir, acompanhado de atividades relaxantes pré-soninho (pode ser a leitura de um livrinho, um banho para acalmá-lo etc). Bebês se sentem mais seguros tendo uma rotina e isso pode ajudar no seu desmame. 💛✨

  12. É importante estabelecer uma rotina noturna com sua bebê, pode ser uma ótima maneira de ajudá-la a dormir. Você pode começar escolhendo um horário de sono e algumas coisas que pode fazer antes de dormir, como dar banho nela. Os bebês sentem-se confortáveis tendo um horário, saber que numa determinada hora dormem, comem, brincam, etc. Recomenda-se também que os cochilos sejam no mesmo horário todos os dias, assim como os horários de dormir e acordar pela manhã. Temos alguns artigos sobre o sono e como fazer com que seu bebê durma mais durante a noite em nosso Catálogo. Dê uma olhada na seção Saúde > Hora de Dormir > Artigos ✨☁️

    1. Boa noite.
      Meu filho está com 2 anos e 1 mês. Consegui tirar ele do peito durante o dia.Ele nem pede mais foi super tranquilo.
      Mas o problema está a noite, ele praticamente mama a noite inteira, não sei mas oq fazer.

      1. Olá, Vanessa!
        Tente seguir as dicas desse post combinando-as com uma rotina do sono – estabeleça um horário fixo para seu filho dormir, acompanhado de atividades relaxantes pré-soninho (pode ser a leitura de um livrinho, um banho para acalmá-lo etc). Bebês se sentem mais seguros tendo uma rotina e isso pode ajudar no seu desmame. 💛✨

  13. Eu contrair sífilis a médica estou em tratamento meu bb tem um ano e 4 meses a minha ginecologista falou k tenho tirar ele do peito mais não consigo já passei coisas no bico msm assim ele mamã alguma dica pra tira do peito

  14. Meu BB tem um aninho e mama no peito. Assim q ele dorme a noite Dorme em torno de umas 3 hrs. Assim q ele acorda pra mamar depois disso acorda de hora em hora pra mamar. O q eu devo fazer. Quando não dou mamar ele chora muito grita esperneia só se acalma no peito. Me sinto muito cansada estressada no outro dia. O q devo fazer pra ele largar um pouco mais o peito é dormir melhor durante a noite. Não quis pegar mamadeira de jeito nenhum

    1. Olá, Solange!
      O desmame noturno é uma jornada difícil, mas não impossível! Tente aplicar as dicas que demos nesse post, com muita gentileza e paciência (tanto com seu filho quanto com você), e se mesmo assim não melhorar, procure auxílio de um pediatra. Boa sorte! 💛✨

  15. Meu bebê desde os 4 meses até os 6 era acostumado a dormir a noite toda, porque quando ele acordava eu so o fazia dormir não amamentava então ele ja dormia a noite toda. Depois dos 6 meses ele começou a acordar muito por conta de coçar a gengiva pelos dentinhos e so acalmava no peito, agora ele ja tem 9 e não dorme mais a noite toda acorda todo dia e so chora não dorme no colo so quer dormir se mamar como faço?

    1. Olá, Caroline!
      Cada bebê tem seu próprio ritmo, e isso inclui o ritmo na amamentação e sono. Tente aplicar as dicas que demos nesse artigo, e, caso mesmo assim você continue encontrando dificuldades, recomendamos que visite seu pediatra. 😉💖

  16. Meu filho tem 9 messes já é quer o desmamar pois ele me morde muito o q faço ele mama mais de madrugada

    1. Olá, Joseane!
      Tente seguir as dicas do post, pois elas podem ajudar no desmame noturno do seu pequeno. Você pode ler mais sobre o desmame aqui. 😉💙

  17. Minha filha tem 5 meses, durante o dia ela fica sem o peito e ate dorme sem ele.. mas, durante a noite, ela não dorme se estiver mamando no peito , o que faço até pra parar com essas mamadas a noite? Durante o dia ela mama na mamadeira ..

    1. Olá, Jhenifer! Tente não dar sólidos para sua pequena perto da hora de dormir, incentive-a a mamar mais durante o dia e, na hora de dormir, certifique-se de que o ambiente e a temperatura estejam agradáveis para ela, para que nada atrapalhe o sono da sua bebê 😉💙

  18. Meu filho esta com 1 ano e 8 meses, creio ja estar na hora de começar o desmame, preciso de ajuda pois não será um período facil ele mama como se fosse um vício. Queria muito as dicas das mamães que ja passaram por isso… Obrigada.

  19. Minha bebê tem 1 ano e 10 mês queria tirar o mama nortuna mais quando tentei dar a mamadeira para ela a noite umas 2 horas da manhã ela não aceitou e também não quis dormir,mais o que eu devo fazer?

    1. Olá, Quezia!
      Na verdade, nessa idade você pode interromper completamente as mamadas noturnas. Você também pode tentar implementar métodos de treinamento do sono, para que sua filha aprenda a dormir de forma independente quando acordar à noite. Lembre-se de continuar reforçando a rotina da hora de dormir, incluindo diferentes estímulos e ações para ajudá-la a relaxar.

  20. Meu nenê vai fazer 2 anos agora em novembro e só quer saber de peito, de mama eu quero muito tirar o peito dele, como faço?

  21. Meu filho tem 2 anos e 5 meses, ele quase não come durante o dia e durante a noite, quer passar a noite inteira no peito já não sei mais o que fazer, me ajude por favor

    1. Olá, Josiane! 👶💙
      Recomendamos que você tente as dicas apresentadas no artigo – verifique se há dentinhos nascendo, reduza a oferta de alimentos sólidos à noite, certifique-se de proporcionar a temperatura e conforto ideais para o sono do bebê, incentive maior alimentação durante o dia e ofereça somente um seio durante à noite. Se mesmo assim não surtir efeito, sugerimos que você consulte o pediatra para uma orientação mais personalizada. 👨‍🔬💞

  22. Meu bebê tem 6 meses, e acorda umas 3 vezes pra mamar no peito. Eu li que nessa idade eles já não mamam durante a noite, devido a introdução alimentar. Mas por aqui não está acontecendo kkk.
    Outra dificuldade que estou encontrando é em relação as sonecas, pois normalmente ele não dorme muito de dia, e a noite dorme tarde e ainda acorda pra mamar pelo menos de duas a três vezes. E pela manhã ele costuma dormir quase toda manhã, mas somente se eu estiver com ele.
    Será que preciso estimular que ele fique acordado desde o primeiro momento que ele acorda (tipo entre 8:30 ou 9h da manhã) pra ter uma rotina mais organizada pra ele ? Como mamadas, sonecas, alimentação, etc…
    Estou preocupada que esses períodos de sono que ele não dorme, possa causar dificuldade no desenvolvimento, uma vez que na última consulta do puerpério a poucos dias, ele não cresceu nenhum centímetro comparado aos outros meses, que ultrapassaram essa marca.

    1. Olá, Jaque! 💙

      Obrigada por tirar um momento do seu dia para compartilhar suas preocupações com a gente. Cada bebê é único e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, e é normal que alguns bebês ainda acordem durante a noite para mamar, mesmo após a introdução alimentar. Paciência e dedicação são importantes nesse processo de desmame noturno.

      Quanto às sonecas, criar um ambiente tranquilo e observar os sinais de sono do seu bebê pode ajudar a estabelecer uma rotina de sono mais consistente. Tente estabelecer uma programação diurna com horários regulares para alimentação, sonecas e atividades. Você pode encontrar atividades para rotina e aulas sobre sono, rotina e mais no nosso app. 🤱

      Recomendamos que você converse com o pediatra sobre sua preocupação com o sono do seu filho. O médico poderá te dar orientações específicas para seu pequeno, já que ele poderá conversar com você, examinar o seu bebê e entender melhor as necessidades individuais do seu filho. 👨‍⚕️

      Lembre-se de que você está fazendo o seu melhor como mãe. Seja flexível, adapte-se às necessidades do seu bebê. Não hesite em buscar apoio profissional quando necessário. E conte com a gente! 💙👶

  23. Meu filho tem 1 ano e 2 meses ele mamã umas 3 a 4 vezes na noite , nunca pegou mamadeira e nem chupeta, só dormi no peito .as vezes fico pensando será que ele não tá com fome a noite? Pois a barriguinha fica mucha não fica estufadinha, como se estivesse cheia . Sera que o peito tá sustentando? Durante o dia ele quase não mamã comi outros tipos de alimentos.

    1. Olá, Pamela!

      Obrigada por tirar um momento para compartilhar um pouco da sua experiencia conosco. 💙

      O leite materno é um alimento completo e altamente nutritivo, capaz de sustentar o bebê adequadamente. No entanto, nessa idade, é esperado que a criança esteja consumindo também outros alimentos sólidos ao longo do dia, o que pode contribuir para a sensação de que a barriguinha não está tão cheia durante a noite. Para saber se seu filho está se alimentando o suficiente, é importante observar seu desenvolvimento geral, ganho de peso e sua disposição durante o dia. Se ele estiverr crescendo bem, ativo e saudável, é provável que esteja recebendo a nutrição adequada.

      Caso você queira iniciar o processo de desmame noturno, pode ser útil oferecer alimentos mais nutritivos e calóricos durante o dia, para garantir que ele esteja satisfeito antes de dormir. Além disso, estabelecer uma rotina consistente, com horários regulares para alimentação e sono, pode ajudar seu filho a ajustar seus padrões de sono.

      Lembre-se de que cada criança é única, e o desmame noturno pode ser um processo gradual. Se você tiver dúvidas ou preocupações específicas, é sempre bom consultar o pediatra do seu filho para receber orientações personalizadas. 😊👶🍼

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.