Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer o bebê dormir a noite toda – Parte 1

como fazer o bebê dormir a noite toda

Quer saber como fazer o bebê dormir a noite toda? Então, continue a leitura e conheça alguns métodos de treinamento do sono que podem ajudar!

A privação do sono é uma das coisas das quais os pais se queixam com mais frequência – e temos certeza de que pelo menos 99% dos pais e mães são privados do sono em algum nível. Por isso, listaremos aqui os métodos mais comuns ​​para criar hábitos de sono, que ajudarão seu filho a dormir a noite toda, para que você também tenha um descanso merecido!

Primeiramente, você deve saber que os bebês têm períodos diários de sono diferentes, de acordo com a idade deles. Bebês de até três meses dormem aproximadamente 18 horas por dia. Isso significa que este será o momento em que você dormirá menos – e não será por ficar acordada até tarde! A boa notícia é que, entre quatro e seis meses de idade, a maioria dos bebês consegue dormir “a noite toda” – geralmente, entre 8 e 12 horas consecutivas. Esta é uma ótima notícia, pois, com isso, você poderá dormir mais e se sentir bem descansado pela manhã.

Como fazer o bebê dormir a noite toda com métodos de treinamento do sono

Os pediatras recomendam que os pais comecem a adotar o hábito da rotina de sono para seus bebês por volta dos quatro meses, dando a eles a oportunidade de desenvolver um padrão de sono mais regular. Tenha em mente que todo bebê tem seu próprio calendário de desenvolvimento. A melhor maneira de saber se seu bebê está pronto para formar hábitos de sono é observar como ele reage ao seu “treinamento de sono”. Se ele não parecer pronto, diminua o ritmo e tente novamente em algumas semanas. 

Confira abaixo alguns métodos que você pode experimentar, com alguns prós e contras de cada um. Lembre-se de que nenhuma abordagem funciona com todos os bebês o tempo todo (ou mesmo o tempo todo com o mesmo bebê!). Se um método não estiver funcionando para a sua família, abandone-o e tire um tempo para encontrar e desenvolver um método que funcione para vocês!

X
banner kinedu sono

Despertares agendados

Esta técnica baseia-se em alterar os hábitos de sono do bebê, acordando-o em momentos específicos. Veja como ela funciona:

  1. Durante uma semana, acompanhe os horários em que seu bebê acorda a cada noite;
  2. Então, tente vencê-lo. Se ele acorda às 0h e às 4h, acorde-o às 23h45 e às 3h45, e faça o que você faz normalmente;
  3. Dia a dia, estenda os horários de acordar com acréscimos de 15 minutos – retornando para 0h e 4h, mudando para 0h15 e 4h15, e assim por diante. Seu bebê deverá parar de acordar sozinho e esperar por você, que se tornará seu novo despertador;
  4. Eventualmente, você perceberá que seu bebê conseguirá dormir a noite toda!

Pontos positivos

  • Esse método é ótimo para bebês que tendem a acordar durante a noite sempre no mesmo horário;
  • Você se sentirá no controle, pois determinará os horários em que seu bebê acordará.

Pontos negativos

  • Você pode ter dificuldades para acordar seu bebê (especialmente quando ele está tão fofo dormindo!);
  • O método pode demorar um pouco para dar resultados – até três ou quatro semanas;
  • Alguns especialistas argumentam que o cronograma de sono dos bebês é muito variado, o que diminui a eficácia desse método.

O Método da Sleep Lady (Método da cadeira)

O método Sleep Lady foi criado por Kim West, uma assistente social com mais de 21 anos de experiência em terapia infantil e familiar. Como os bebês não nascem com o conhecimento de como adormecer, os pais têm a responsabilidade de ensiná-los. Esse método treina o bebê com bons hábitos de sono e por meio de incentivos físicos e verbais durante o processo. Ele permite que os bebês aprendam a se acalmar em um ambiente seguro, sabendo que, se precisarem da mamãe e do papai, eles estarão bem ali.

Esse método começa com a criação de uma rotina para mostrar ao bebê que chegou a hora de dormir. Depois desta rotina, vem a hora de colocá-lo no berço ainda acordado, para ensiná-lo a adormecer sozinho. Em seguida, um adulto deve colocar uma cadeira ao lado do berço e, em um intervalo que você mesmo vai determinar, essa cadeira vai se afastando, até chegar ao lado de fora do quarto.

Se o bebê chorar, o adulto não deve pegá-lo no colo, e sim acalmá-lo dentro do berço. Já a cadeira, uma vez afastada, não deve retroceder.

Pontos positivos

  • Este é um método flexível que permite que o bebê se sinta protegido, uma vez que você estará com ele caso ele precise de você.

Pontos negativos

  • Pode levar mais tempo que outras técnicas, pois é um método gentil e natural. 
  • Se você for ocupado e não puder ficar muito tempo com seu pequeno, talvez seja melhor tentar outro método.

O mais importante é descobrir um estilo que funcione para a sua família. Depois de encontrá-lo, é essencial segui-lo fielmente! Esse estilo possivelmente mudará à medida que seu filho cresce. Por isso, é necessário estar sempre aberto a novas abordagens e seguir sua intuição. Você certamente encontrará um estilo que funcionará para você e para o seu bebê!

Continue aprendendo como fazer o bebê dormir a noite toda na parte 2 deste artigo.

Artigos Relacionados