X
X
como fazer seu bebê dormir a noite toda

Como fazer o bebê dormir a noite toda – Parte 2

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Na parte 1 desta série, ensinamos como fazer o bebê dormir a noite toda com alguns métodos de treinamento do sono. Na parte 2, você irá conferir outros métodos.

Ter um bebê não é uma tarefa fácil! Sim, é lindo ver seu filho crescer e conhecê-lo mais e mais a cada dia, mas esta pode se tornar uma experiência desafiadora, especialmente porque, nos primeiros anos, você e seu bebê estarão em constante mudança e adaptação. Uma das maiores mudanças, e a que necessita de mais ajustes, é o sono – e tudo que está relacionado a ele. 

Os hábitos de sono (Granic et al., 2010; Sears et al., 2008) são cruciais tanto para o desenvolvimento saudável do seu bebê quanto para a manutenção da sua saúde. Sem um descanso completo, tanto seu desempenho, sua saúde e seu humor quanto os do seu bebê serão afetados – por isso, é muito importante tentar atender a essa necessidade básica sempre!

Há muitas técnicas que você pode seguir para aprender como fazer seu bebê dormir a noite toda. Algumas são mais eficazes do que outras, mas todas dependem da personalidade e das preferências do seu bebê. Não há uma receita milagrosa que garanta uma maneira rápida e eficaz de dormir que se aplique a todos os bebês, por isso é importante que você conheça o seu filho e descubra o que funciona para ele. Existem formas de definir parâmetros para identificar e antecipar técnicas eficazes.

Outros métodos de treinamento do sono que te ajudarão a descobrir como fazer seu bebê dormir a noite toda

Continuando com o que falamos na primeira parte desta série, apresentamos aqui outros métodos de treinamento do sono que você pode experimentar para formar  hábitos de sono saudáveis e descobrir como fazer seu bebê dormir a noite toda.

Antecipar o sono do seu bebê

O objetivo dessa técnica é ficar um passo à frente do seu bebê em relação às demandas de sono dele. Por meio da identificação de diversas manifestações, você pode direcionar e mudar os hábitos do seu bebê, para evitar que ele atinja o ponto em que chora e fica emocionalmente abalado por causa do sono.

Veja como a técnica de antecipar o sono do bebê funciona:

X
banner kinedu sono
  1. Observe o comportamento do seu bebê antes de dormir.
  • Identifique sinais de cansaço, como esfregar os olhos, bocejar, ficar um pouco inquieto, entre outros. Cada bebê é diferente, por isso, é importante evitar generalizações.
    • Para detectar adequadamente esses sinais, é aconselhável anotar essas manifestações, assim como a duração e o horário em que elas acontecem. Uma semana de observação e de registro de comportamentos deve ser suficiente!

2. Tenha consciência do que VOCÊ faz para o seu filho dormir.  

  • Isso é importante para que você possa saber qual abordagem funcionou melhor no passado. Por exemplo: tapinhas nas costas, cantar uma canção de ninar, embalar o seu bebê, etc.
  • Você também pode anotar quanto tempo cada abordagem leva para fazer seu bebê se acalmar e dormir.

3. Depois de ter detectado os sinais de cansaço do seu bebê e as estratégias mais eficazes para fazê-lo dormir, cuide das necessidades dele quando perceber que ele está ficando cansado.

  • É importante tentar fazer isso imediatamente, de modo a evitar uma demanda acentuada de sono. Comece falando de maneira suave e lenta e, em seguida, aplique a estratégia que foi mais eficaz para ele.

Pontos positivos

  • Você criará associações e condicionamentos eficazes para fazer seu bebê dormir;
  • É ideal para evitar crises relacionadas à necessidade de sono, que costumam ser demoradas e difíceis de superar;
  • Com esse método, você aprenderá mais sobre o seu bebê e sobre os comportamentos dele, o que levará a um maior controle das situações;
  • Esse método estabelecerá a base para um cronograma de sono regular!

Pontos negativos

  • A primeira semana pode ser um pouco tediosa e difícil, uma vez que você precisa deixar seu bebê ficar com sono para observar seus comportamentos;
  • Requer tempo e paciência;
  • Você precisa dividir sua atenção entre a ação e a observação das medidas tomadas. Durante uma semana, será necessário cumprir múltiplas tarefas: observação + ação.

Técnica de conforto

Para qualquer bebê, estar na presença da mãe é um componente crucial para se sentir seguro. Quando seu bebê está perto de você, ele se sente confortável, o que o permite adormecer mais rapidamente e dormir por mais tempo. No entanto, quando você decidir deixar seu filho no berço, é útil deixar com ele algo associado a você, como se fosse uma extensão sua.

Veja como a técnica de conforto funciona:

  1. Durante uma ou duas semanas, faça seu bebê dormir enquanto estiver usando um objeto em particular. Objetos quentes e macios ao toque, como um cobertor ou um bichinho de pelúcia, são ótimos para isso! Coloque o objeto escolhido perto de você e do seu bebê, de modo que vocês dois encostem nele;
  2. Quando seu bebê adormecer, certifique-se de colocar o objeto em seu berço, para que ele continue em contato com esse objeto até acordar.
  3. Se seu bebê acordar durante a noite, tente acariciá-lo delicadamente com o objeto e consolá-lo com uma voz suave.
  4. Aos poucos, seu bebê irá começar a associar o objeto com conforto e cuidado. Isso irá te ajudar a manter o senso de segurança do seu bebê mesmo quando ele estiver dormindo sozinho no berço.

Tenha em mente que, como recomendação para prevenir a síndrome da morte súbita infantil (SMSI), antes de o seu bebê completar um ano, a presença de objetos no berço enquanto ele dorme não é recomendada, portanto, essa técnica não é indicada antes desta idade.

Pontos positivos

  • Estudos mostraram que a segurança e o cuidado da mãe podem ser transferidos, quando associados a um objeto de conforto;
  • Com essa técnica, você irá incentivar gradualmente a independência e os recursos pessoais do seu bebê;
  • Usando o objeto que foi associado ao sono, você poderá ajustar o horário de dormir do seu bebê. Ele continuará associando a presença do objeto ao ato de dormir.

Pontos negativos

  • Para que seja mais eficaz, o objeto precisa adquirir o seu cheiro, o que pode levar de uma a duas semanas. É importante manter o objeto limpo e higienizado;
  • Você pode precisar reiniciar a associação do objeto depois de ele ter sido lavado.

Entender como fazer seu bebê dormir a noite toda requer tempo, esforço, perseverança e paciência. Esse processo pode ser difícil no começo, já que envolve tempo e dedicação, mas você descobrirá que seus resultados serão maravilhosos ​​para todos em sua família!

Bons sonhos!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Como fazer o bebê dormir a noite toda – Parte 2”

  1. Pingback: Como fazer meu bebê dormir à noite? - Kinedu Blog

Comentários encerrados.