Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quanto meu bebê de 4 a 6 meses deve dormir?

Pontos chave:

  1. Uma boa noite de sono é importante para nossa saúde geral.
  2. Por volta dos 4 meses, o ritmo circadiano do bebê começa a se firmar.
  3. Os bebês dessa idade precisam de sonecas constantes durante o dia, com um horário de sono fixo.
  4. A faixa de sono ideal para bebês de 4 a 6 meses é de 12 a 15 horas, e as regressões do sono são normais durante esse período.

Dormir bem é extremamente importante. É essencial para o corpo, pois nos permite descansar e manter uma boa saúde física e mental. O descanso ajuda nosso cérebro a trabalhar em seu máximo potencial. Nos ajuda a ficar alertas, aprender e nos concentrar durante o dia, e consolidar o que aprendemos, formando memórias, durante a noite. Dormir bem também reduz nossos níveis de estresse, permitindo-nos viver vidas mais saudáveis. Se o sono é extremamente importante para os adultos, imagine o tamanho de sua importância para os bebês!

X
banner kinedu sono

Por volta do quarto mês, o ritmo circadiano (o processo de nosso relógio biológico) de um bebê está consolidado. Se você é consistente com as rotinas, seu bebê aprende a diferenciar entre dia e noite. O tempo que um bebê dorme à noite aumenta lentamente, mas ele ainda precisa de sonecas durante o dia. De fato, dormir durante o dia e dormir à noite são coisas interdependentes, porque a quantidade de horas que um bebê dorme durante o dia afeta seu sono à noite. Durante o dia, os bebês devem tirar, no mínimo, dois cochilos de uma ou duas horas – há crianças que tiram até três cochilos! O cochilo da manhã geralmente é tirado de uma hora e meia a duas horas depois de acordar, enquanto o cochilo da tarde normalmente acontece por volta das 13h ou 14h. O horário do cochilo não é tão importante – o importante é defini-lo e seguir um cronograma de sono fixo. Dessa forma, seu filho irá antecipar as horas de sono dele. Você pode criar sua própria rotina de dormir, mantendo-a curta. Por exemplo: amamentar ou ler um livro, colocar seu filho no berço e diminuir as luzes do quarto.

De acordo com a National Sleep Foundation, o tempo de sono ideal para bebês de 4 a 6 meses é de 12 a 15 horas por dia. Se seu bebê dorme um pouco menos, cerca de 10 a 11 horas por dia, ou um pouco mais, em torno de 16 a 18 horas, pode ser bom. No entanto, dormir mais do que 18 horas ou menos do que 10 não é recomendado. Um longo sono noturno permite que o cérebro do seu bebê atravesse os diferentes estágios do sono, necessários para ter um ótimo desenvolvimento. Quando seu bebê dorme, o cérebro processa todas as informações recebidas durante o dia e o ajuda a aprender. Com um sono reparador, ele acordará feliz e descansado. Dormir menos ou mais horas durante o dia também o afeta. Se ele dormir menos, provavelmente ficará superestimulado, o que dificultará ainda mais o sono durante o dia. Por outro lado, se ele dormir muito durante o dia, terá dificuldades para dormir à noite. Por isso, tente estabelecer horários de sono fixos para ajudar seu bebê a tirar dois ou três cochilos durante o dia e dormir bem durante a noite.

Artigos Relacionados