X
X

Horas de sono recomendadas: 4 a 6 meses de idade

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Dormir bem é extremamente importante. É essencial para o corpo, pois nos permite descansar e manter uma boa saúde física e mental. O descanso ajuda nosso cérebro a trabalhar em seu máximo potencial. Nos ajuda a ficar alertas, aprender e nos concentrar durante o dia, e consolidar o que aprendemos, formando memórias, durante a noite. Dormir bem também reduz nossos níveis de estresse, permitindo-nos viver vidas mais saudáveis. Se o sono é extremamente importante para os adultos, imagine o tamanho de sua importância para os bebês!

X
banner kinedu sono

Por volta do quarto mês, o ritmo circadiano (o processo de nosso relógio biológico) de um bebê está consolidado. Se você é consistente com as rotinas, seu bebê aprende a diferenciar entre dia e noite. O tempo que um bebê dorme à noite aumenta lentamente, mas ele ainda precisa de sonecas durante o dia. De fato, dormir durante o dia e dormir à noite são coisas interdependentes, porque a quantidade de horas que um bebê dorme durante o dia afeta seu sono à noite. Durante o dia, os bebês devem tirar, no mínimo, dois cochilos de uma ou duas horas – há crianças que tiram até três cochilos! O cochilo da manhã geralmente é tirado de uma hora e meia a duas horas depois de acordar, enquanto o cochilo da tarde normalmente acontece por volta das 13h ou 14h. O horário do cochilo não é tão importante – o importante é defini-lo e seguir um cronograma de sono fixo. Dessa forma, seu filho irá antecipar as horas de sono dele. Você pode criar sua própria rotina de dormir, mantendo-a curta. Por exemplo: amamentar ou ler um livro, colocar seu filho no berço e diminuir as luzes do quarto.

De acordo com a National Sleep Foundation, o tempo de sono ideal para bebês de 4 a 6 meses é de 12 a 15 horas por dia. Se seu bebê dorme um pouco menos, cerca de 10 a 11 horas por dia, ou um pouco mais, em torno de 16 a 18 horas, pode ser bom. No entanto, dormir mais do que 18 horas ou menos do que 10 não é recomendado. Um longo sono noturno permite que o cérebro do seu bebê atravesse os diferentes estágios do sono, necessários para ter um ótimo desenvolvimento. Quando seu bebê dorme, o cérebro processa todas as informações recebidas durante o dia e o ajuda a aprender. Com um sono reparador, ele acordará feliz e descansado. Dormir menos ou mais horas durante o dia também o afeta. Se ele dormir menos, provavelmente ficará superestimulado, o que dificultará ainda mais o sono durante o dia. Por outro lado, se ele dormir muito durante o dia, terá dificuldades para dormir à noite. Por isso, tente estabelecer horários de sono fixos para ajudar seu bebê a tirar dois ou três cochilos durante o dia e dormir bem durante a noite.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Horas de sono recomendadas: 4 a 6 meses de idade”

  1. Pingback: Como fazer o bebê dormir a noite toda - Pt. I - Kinedu Blog

Comentários encerrados.