Todos nós sabemos que o sono é uma parte importante de nossas vidas – afinal, passamos cerca de 1/3 da nossa vida dormindo. Então não é nenhuma surpresa que a soneca seja essencial para os bebês também!

Quando está bem descansado, você se sente mais feliz, mais alerta e cheio de energia. Em outras palavras, o sono é necessário para que o cérebro e o corpo se reparem e se desenvolvam adequadamente, e isso é especialmente verdadeiro durante os primeiros anos de vida. Os períodos de sono de qualidade são tão importantes para o bebê quanto os alimentos que você fornece a ele!

Como mãe ou pai, você pode ter presenciado os efeitos de uma soneca perdida ou de um atraso na hora de dormir do seu bebê – não é uma experiência agradável. Alterações no sono não afetam apenas o humor, mas também a atenção e a concentração do seu filho – o que acaba afetando o aprendizado e o crescimento. Quando seu bebê está acordado, todo som e movimento é uma nova experiência que demanda a energia dele para ser processada.

A relação entre soneca e aprendizagem 

Sabemos que os bebês dedicam a maior parte do tempo ao sono, certo? Mas você já se perguntou quanto do que você e seu bebê fazem juntos durante o dia, especialmente os momentos de aprendizado, ele será capaz de lembrar? Existe um momento ideal durante o dia em que você deveria ensiná-lo novas habilidades que permanecerão por um longo período?

Pesquisadores da Universidade de Sheffield e da Universidade Ruhr de Bochum, na Alemanha, tinham essas mesmas perguntas. Eles queriam descobrir o melhor momento para os bebês aprenderem um novo comportamento. Eles questionaram especialmente se uma soneca durante o dia, logo após aprender algo, ajudava a memória dos bebês. Seu estudo se concentrou em 216 bebês de seis a doze meses de idade – que foram testados em sua capacidade de lembrar as habilidades recém-aprendidas.

banner kinedu sono

Os pesquisadores compararam bebês que não tiraram uma soneca depois de aprender com bebês da mesma idade que cochilaram por pelo menos 30 minutos em até 4 horas após aprenderem as ações. Os resultados foram muito interessantes: apenas os bebês que tiraram a soneca depois de aprenderem uma atividade lembraram-se das ações direcionadas, enquanto os que não dormiam não mostraram evidências de recordar as novas informações. Eles descobriram que o melhor momento para os bebês aprenderem é quando estão começando a se sentir cansados.

Mas a história não termina aí – após 24 horas, os bebês do grupo que tirou a soneca continuaram mostrando uma memória significativamente melhor em comparação com os bebês do grupo sem a soneca!

“Essas descobertas são particularmente interessantes tanto para os pais quanto para os educadores, pois sugerem que o melhor momento para os bebês aprenderem novas informações é justamente antes de dormirem.”, diz Jane Herbert do departamento de psicologia da Universidade de Sheffield.

Uma importante lição sobre este estudo são as grandes oportunidades de aprendizado que os pais podem proporcionar com as atividades no momento em que seu bebê vai dormir ou tirar uma soneca. Ele mostra como atividades como ler livros para o seu filho antes que ele durma são extremamente valiosas!

É importante notar que os pesquisadores descobriram que a soneca com menos de 30 minutos não dá aos bebês tempo suficiente para manter seus conhecimentos a longo prazo – tenha isso em mente ao definir a programação e os horários do seu bebê!