X
X

6 maneiras de melhorar a memória e a atenção do seu bebê

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Durante os primeiros meses, mais especificamente nos dois primeiros, seu bebê será capaz de reconhecer rostos e vozes familiares, especialmente daquelas pessoas que ele vê todos os dias. De fato, os recém-nascidos conseguem reconhecer a voz de suas mães ao nascerem, e podem também reconhecer seu cheiro mesmo após somente uma semana! Esse tipo de reconhecimento é a primeira indicação de memória.

X
banner kinedu desenvolvimento

Existem várias coisas que você pode fazer para ajudar seu bebê a fortalecer suas habilidades de memória e atenção. Aqui estão algumas dicas e sugestões para você experimentar em casa:

  1. Rotinas e Consistência:
    ⠀Esta dica é útil se seu bebê tiver entre 0 e 3 meses de idade. Você pode ajudar no desenvolvimento da memória do seu filho criando rotinas e mantendo o ambiente ao seu redor consistente. Por exemplo, você pode tornar a hora de brincar previsível, mantendo os brinquedos na mesma sala e brincando com eles todos os dias no mesmo horário.
  2. Novas habilidades e o tempo:
    ⠀Com 0 a 3 meses de idade, você pode tentar introduzir novas habilidades durante a hora de brincar, concentrando-se em cada uma delas durante uma semana inteira – separe uma pequena parte desse momento para treinar essa nova habilidade todos os dias. Por exemplo, ensine seu bebê a brincar com um novo brinquedo e, em seguida, introduza esse objeto por cerca de cinco minutos durante vários dias. Experimentar essa nova habilidade em diferentes períodos, ao invés de um período longo, ajudará seu bebê a lembrar-se da habilidade por mais tempo.
  3. Diga o nome do seu bebê com frequência:
    ⠀Quando seu bebê atingir 4 meses, ele reconhecerá o som do seu nome e prestará atenção quando for chamado. Mesmo que ele ainda não fale, responda ao seu balbuciar. Ele lembrará desse “jogo de ação e reação” mais tarde. Quando conversar com seu bebê, lembre-se de dizer o nome dele muitas vezes também, para que ele comece a perceber que esse é o nome dele! Isso também vale para o seu nome – chame-se de “mamãe/papai” para que ele crie esse vínculo.Você também deve aproveitar as histórias da rotina noturna. Quando estiver lendo para seu bebê, certifique-se de apontar para as fotos e dizer em voz alta as ações que os personagens estão realizando, como “eles estão dançando”, ou “eles estão escalando”, e até mesmo as cores de suas roupas. Convide seu bebê a fazer gestos: também será de grande ajuda para o desenvolvimento da linguagem dele!
  4. O elemento surpresa:
    ⠀Se você adicionar um elemento inesperado à sua experiência diária, a informação se tornará mais memorável. Use a técnica da surpresa de vez em quando para iluminar os caminhos cerebrais do seu filho – que estão mais abertos ao processamento de informações e à lembrança. Pesquisadores descobriram que os bebês aprendem melhor quando sua expectativa sobre o comportamento de um objeto é desafiada. A curiosidade os atrai para testar, explorar e, consequentemente, descobrir o que está acontecendo para entender melhor a situação.
  5. Reforço da repetição:
    ⠀Embora tenhamos falado sobre a importância de ser criativa e de experimentar coisas novas com o seu bebê, também é importante repetir certas atividades para que ele aprimore as conexões neurais existentes. As memórias mais profundas e as conexões neurais mais fortes são criadas quando os bebês são expostos à repetição. Equilibre a novidade e a repetição para uma combinação perfeita!
  6. Cochilos:
    ⠀Nós sabemos que os bebês ficam a maior parte do tempo dormindo, mas ainda não ficou claro se a soneca diurna que um bebê tira logo após aprender algo novo ajuda na recordação. Os pesquisadores descobriram que apenas os bebês que tiraram cochilos de pelo menos 30 minutos após terem aprendido algo realmente se lembraram do que aprenderam, especialmente depois de 24 horas. Então você pode manter isso em mente ao definir a rotina e os horários do seu bebê!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “6 maneiras de melhorar a memória e a atenção do seu bebê”

  1. Pingback: As sonecas ajudam a melhorar a memória e a aprendizagem dos bebês - Kinedu Blog

Comentários encerrados.