Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como melhorar a memória e a atenção do meu bebê?

memória e atenção do bebê

Pontos chave:

  1. Estabeleça consistência e rotinas para o seu bebê, especialmente se ele tiver entre 0 e 3 meses.
  2. Introduza novas habilidades durante a hora da brincadeira, focando na mesma habilidade durante vários dias.
  3. Use o nome do seu bebê e fale com ele frequentemente para melhorar o desenvolvimento da linguagem.
  4. Incorpore elementos de surpresa e criatividade nas experiências do seu bebê para fortalecer a memória e a atenção.

Memória e atenção se desenvolvem por etapas e ajudam o bebê a ter segurança. Confira, neste artigo, 6 formas de melhorar a memória e a atenção do seu pequeno.

Você consegue pensar na sua memória mais antiga? Provavelmente é de quando você tinha três ou até mesmo oito anos. Entender a memória e atenção do seu bebê, entretanto, é outra história. Elas se desenvolvem por etapas e, embora tenham começado a se desenvolver no momento em que o seu filho nasceu, funcionam mais para fins de reconhecimento e familiaridade, dando-lhes uma sensação de conforto ao vivenciar algo que reconhecem.

Durante os primeiros meses, mais especificamente nos dois primeiros, seu bebê será capaz de reconhecer rostos e vozes familiares, especialmente daquelas pessoas que ele vê todos os dias. De fato, os recém-nascidos conseguem reconhecer a voz de suas mães ao nascerem, e podem também reconhecer seu cheiro mesmo após somente uma semana! Esse tipo de reconhecimento é a primeira indicação de memória.

Melhorando a memória e a atenção do seu bebê

Existem várias coisas que você pode fazer para ajudar seu bebê a fortalecer suas habilidades de memória e atenção. Confira algumas dicas e sugestões para experimentar em casa:

1. Rotinas e Consistência

Esta dica é útil se seu bebê tiver entre 0 e 3 meses de idade. Você pode ajudar no desenvolvimento da memória do seu filho criando rotinas e mantendo o ambiente ao seu redor consistente. Por exemplo, você pode tornar a hora de brincar previsível, mantendo os brinquedos na mesma sala e brincando com eles todos os dias no mesmo horário.

X
banner kinedu desenvolvimento

2. Novas habilidades e o tempo

Com 0 a 3 meses de idade, você pode tentar introduzir novas habilidades durante a hora de brincar, concentrando-se em cada uma delas durante uma semana inteira – separe uma pequena parte desse momento para treinar essa nova habilidade todos os dias. Por exemplo, ensine seu bebê a brincar com um novo brinquedo e, em seguida, introduza esse objeto por cerca de cinco minutos durante vários dias. Experimentar essa nova habilidade em diferentes períodos, ao invés de um período longo, ajudará seu bebê a lembrar-se da habilidade por mais tempo.

3. Fale o nome do seu bebê com frequência

Quando seu bebê atingir 4 meses, ele reconhecerá o som do seu nome e prestará atenção quando for chamado. Mesmo que ele ainda não fale, responda ao seu balbuciar. Ele lembrará desse jogo de ação e reação mais tarde. Quando conversar com seu bebê, lembre-se de dizer o nome dele muitas vezes também, para que ele comece a perceber que esse é o nome dele! Isso também vale para o seu nome – chame-se de “mamãe/papai” para que ele crie esse vínculo.

Você também deve aproveitar as histórias da rotina noturna. Quando estiver lendo para seu bebê, certifique-se de apontar para as fotos e dizer em voz alta as ações que os personagens estão realizando, como “eles estão dançando”, ou “eles estão escalando”, e até mesmo as cores de suas roupas. Convidar seu bebê a fazer gestos também será de grande ajuda para o desenvolvimento da linguagem dele!

4. O elemento surpresa

Se você adicionar um elemento inesperado à sua experiência diária, a informação se tornará mais memorável. Use a técnica da surpresa de vez em quando para iluminar os caminhos cerebrais do seu filho – que estão mais abertos ao processamento de informações e à lembrança. Pesquisadores descobriram que os bebês aprendem melhor quando sua expectativa sobre o comportamento de um objeto é desafiada. A curiosidade os atrai para testar, explorar e, consequentemente, descobrir o que está acontecendo para entender melhor a situação.

5. Reforço da repetição

Embora tenhamos falado sobre a importância de ser criativa e de experimentar coisas novas com o seu bebê, também é importante repetir certas atividades para que ele aprimore as conexões neurais existentes. As memórias mais profundas e as conexões neurais mais fortes são criadas quando os bebês são expostos à repetição. Equilibre a novidade e a repetição para uma combinação perfeita!

6. Sonecas ajudam a melhorar memória e atenção

Nós sabemos que os bebês ficam a maior parte do tempo dormindo, mas ainda não ficou claro se a soneca diurna que um bebê tira logo após aprender algo novo ajuda na recordação. Pesquisadores descobriram que apenas os bebês que tiraram cochilos de pelo menos 30 minutos após terem aprendido algo realmente se lembraram do que aprenderam, especialmente depois de 24 horas. Então você pode manter isso em mente ao definir a rotina e os horários do seu bebê! 

O que você acha dessas ideias para melhorar a memória e atenção do seu bebê

Artigos Relacionados