X
X
como ler para bebê

Como ler para o bebê de 0 a 11 meses

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Ler para o bebê é muito benéfico. Ler todos os dias ajuda a construir um relacionamento saudável entre os pais e o filho, já que é uma oportunidade para interagirem de maneira próxima. Aprenda, neste artigo, como ler para o bebê de 0 a 11 meses.

Crianças que participam de atividades de leitura diariamente têm habilidades linguísticas mais desenvolvidas quando chegam ao jardim de infância e, por isso, estão mais preparadas para aprender a ler

Pode parecer estranho pensar que um bebê de apenas um mês esteja realmente aprendendo ou absorvendo alguma coisa durante a hora da leitura, mas ele está! Mesmo que bebês mais novos não saibam o que as imagens e palavras significam, eles conseguem focar naquilo e começar a absorver informação durante a hora da leitura.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como seu bebê interage com a leitura em casa fase

Dependendo da idade do seu bebê, você pode se concentrar em diferentes aspectos da experiência da leitura!

  • Do nascimento aos 6 meses: Nessa idade, seu pequeno pode se acalmar por ouvir sua voz e as rimas enquanto você lê um livro para ele.
  • 6 a 8 meses: Aqui, seu bebê pode começar a explorar os livros através de toques e observação, podendo ficar fascinado com as figuras e cores. 
  • 9 a 11 meses: Seu bebê pode ter algumas imagens favoritas nos livros que vocês leem juntos. Normalmente, essas imagens são de coisas familiares para o seu pequeno, como um bebê sorrindo ou um objeto similar a algo que tenha na casa de vocês.

Como ler para o seu bebê e estimular seu desenvolvimento

Para te ajudar a saber como ler para o seu bebê, listamos alguns exemplos de coisas que você pode fazer para contribuir com as habilidades de leitura do seu pequeno desde o nascimento até os 11 meses. Confira:

  • Durante os primeiros meses do seu bebê, faça carinho nele enquanto lê para ele. Isso fará com que ele se sinta seguro e conectado a você.
  • Tente usar livros macios, como os de banho, pois bebês mais novos tendem a mordê-los. 
  • Faça expressões faciais enquanto lê, mude o tom de voz de acordo com os diálogos e tente dar vozes diferentes para cada personagem.
  • Repita os livros que vocês já leram, afinal, bebês aprendem por repetição. Além disso, seu filho poderá gostar mais de um livro que já é familiar e tentar copiar os sons que você está fazendo também!
  • Tente ter muitos livros na sua casa e ao redor do seu bebê (no quarto dele ou na sala), para que ele se familiarize com os livros e tente pegar alguns. 

Ler para seu bebê nesta fase pode oferecer muitos benefícios: seu pequeno aprenderá que gestos e sons têm significados comunicativos, direcionar sua atenção para um objeto ou pessoa específicos e também tentar pegar livros e virar páginas com sua ajuda, e, ainda, tentar repetir algumas palavras que ouviu! Inclua a leitura na sua rotina diária aos poucos, pois isso ajudará o seu pequeno a adquirir novas habilidades e começar a dominar a comunicação!

Agora que você já sabe como ler para o bebê de 0 a 11 meses, aproveite para ler este post sobre a importância da leitura para o seu filho!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Como ler para o bebê de 0 a 11 meses”

  1. Pingback: Língua de sinais: Ensinando meu filho a se comunicar com as mãos - Kinedu Blog

  2. Pingback: As sonecas ajudam a melhorar a memória e a aprendizagem dos bebês - Kinedu Blog

Comentários encerrados.