Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Língua de sinais: Ensinando meu filho a se comunicar com as mãos

A essa altura, você notará que seu filho fica um pouco frustrado ou irritado quando tenta expressar o que quer e não consegue. Seu bebê passará por um período de vários meses em que a capacidade de compreensão verbal e o desejo de se comunicar dele serão muito mais avançados do que a capacidade de falar; especialmente entre 8 e 24 meses. Portanto, no início, gestos e imitações serão muito importantes. Seu filho observará o que você faz e tentará imitar as palavras que você diz, além de procurar estratégias para chamar sua atenção ou pedir ajuda. Chorar será a primeira escolha, e é compreensível, porque ele ainda não consegue expressar o que quer em palavras e isso é muito frustrante.

A Academia Americana de Pediatria e a Mayo Clinic concordam que ensinar linguagem de sinais para seu bebê é uma ferramenta que irá melhorar a comunicação entre vocês e tornará o tempo que passam juntos mais agradável, especialmente durante esses meses. Você pode começar a ensinar seu filho em qualquer idade, apenas tenha em mente que ele provavelmente não tentará imitar os sinais antes de completar 9 meses de idade. Aqui está uma lista de palavras recomendadas com as quais você pode começar: água, ajuda, avião, bebê, boa noite, bola, cachorro, calor/quente, cobertor, comer, copo, dor, dormir, estrela, eu, feliz, fora, fralda, frio, gato, ir, leite, livro, mamãe, mais, não, obrigado, pássaro, papai, por favor, sentar, soneca, terminei, te amo. Comece com conceitos simples e cotidianos com os quais seu filho já esteja familiarizado; coisas que descrevem a rotina dele. Tente contextualizar os sinais: hora da refeição, hora do banho, hora de trocar a fralda, hora de dormir etc.

X
banner kinedu desenvolvimento

Incluir gestos ao cantar as músicas favoritas dele também ajudará seu filho a expandir seu repertório de atividades com linguagem de sinais. A hora de ler e os livros ilustrados também reforçarão o conceito de que tudo tem nome e fará com que seu filho entre em contato com mais exercícios de vocabulário e compreensão verbal. Seja lendo ou conversando com ele, dê a ele muitas oportunidades de participar. Faça perguntas e espere que ele responda. Prestar atenção ao que ele estiver dizendo também ajudará a identificar quais palavras ele já entendeu, quais quer expressar e quais ainda não entendeu.

Coisas a serem levadas em consideração:

Não se preocupe se seu filho tiver dificuldades em imitar os sinais, com paciência e compreensão, ele chegará lá. Certifique-se de continuar falando com ele; enquanto a linguagem de sinais não substituir as conversas orais, o desenvolvimento dele não será afetado e seu filho aprenderá a se comunicar com palavras e sinais. Lembre-se de que ensinar a linguagem de sinais busca reduzir a frustração e promover a diversão quando vocês passam um tempo juntos; não é obrigatório. Será muito útil mostrar os sinais que você usa para sua família ou para as pessoas que interagem com o seu bebê, para que elas também o ajudem a se expressar e promover o desenvolvimento linguístico.

Artigos Relacionados

brinquedos de causa e efeito
Cognitivo

Brinquedos de causa e efeito

A hora de brincar não é apenas para se divertir, mas também para aprender. Brinquedos de causa e efeito estão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

Quer receber outros conteúdos
como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.