A higiene do sono é um conjunto de hábitos importantes para ajudar os bebês a adormecer com mais facilidade e ter um sono de qualidade.

Quando nasce um bebê, uma das coisas que os pais mais escutam é que não dormirão bem durante um bom tempo. Isso porque, além das cólicas e mamadas frequentes, os pequenos costumam dar certo trabalho para adormecer. Pensando nisso, você já ouviu falar em higiene do sono?

Assim como o nosso corpo precisa de higiene para manter a saúde, o sono também precisa de bons hábitos para acontecer da melhor maneira possível. Caso contrário, somos privados de vários benefícios que uma noite bem dormida pode oferecer. Com as crianças, isso não é diferente.

Quer saber como praticar a higiene do sono com o seu bebê? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos mais sobre o assunto. Confira!

O que é higiene do sono e qual é a sua importância?

Como dissemos, a higiene do sono é um conjunto de hábitos que auxiliam a adormecer e ter um sono de qualidade. Afinal, não basta apenas dormir várias horas seguidas; o sono deve ser revigorante, ainda mais quando se trata de crianças.

As dificuldades para adormecer e continuar dormindo podem acarretar em diversos problemas – tanto comportamentais quanto de saúde. Mau-humor, irritabilidade, dificuldade para prestar atenção, ganho de peso e imunidade baixa podem estar relacionados ao sono de má qualidade.

Em compensação, crianças que dormem bem têm mais chances de apresentar o sistema imunológico reforçado, além de serem mais bem-humoradas. A boa notícia para os pais de bebês que dormem pouco é que os problemas na hora do descanso podem ser revolvidos com uma boa rotina do sono.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e descubra atividades para montar a rotina do sono do seu bebê!

O sucesso dela depende da consistência em que é praticada. Sabemos que no começo pode ser difícil, já que os bebês podem não reagir bem às mudanças. Entretanto, é fundamental não desistir, pois logo o pequeno se adapta ao novo.

Vale dizer que, se mesmo com uma rotina do sono, o seu filho não conseguir dormir bem, é preciso procurar ajuda profissional. Converse com o seu pediatra para verificar se existe algum outro problema que esteja impedindo o seu pequeno de ter um bom descanso.

Como é o sono do bebê?

Primeiramente, é preciso dizer que a rotina do sono não é a mesma para todos os bebês e as crianças, já que cada fase exige um número de horas dormidas por dia. Até os 6 meses, os pequenos não têm ciclos regulares de sono. Os recém-nascidos, por exemplo, dormem de 16 a 17 horas diárias, mas de 1 a 2 horas por vez.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

De acordo com o crescimento, a necessidade de horas de sono diminui. É por isso que seu filho dorme cada vez menos conforme fica mais velho. Vale dizer que o importante não é o bebê dormir a noite inteira sem despertar, mas que, ao despertar durante a madrugada, durma logo em seguida.

banner kinedu sonoPowered by Rock Convert

Como aplicar a higiene do sono em meu filho?

Agora que você já sabe como a higiene do sono é importante para o bebê, que tal aprender algumas dicas para praticar esse hábito? A seguir, confira nossas sugestões.

Higiene no sono em bebês

Os bebês não têm ideia de que, depois de dormir, eles poderão acordar e continuar a brincadeira ou ver a mamãe, por exemplo. Eles acham que tudo vai acabar quando adormecerem. Por esse motivo é que relutam tanto em dormir.

Estabelecer uma rotina do sono ajudará o seu pequeno a entender que ele poderá brincar novamente após o descanso. Portanto, tente manter os mesmos horários para o banho da noite, a canção de ninar, a historinha, a massagem ou outras atividades que façam o seu bebê relaxar.

Coloque o seu bebê na cama quando estiver sonolento, porém acordado. Aprender a adormecer sozinho o ajuda a voltar a dormir quando acordar na madrugada. Ao precisar trocá-lo ou alimentá-lo à noite, tente não acordá-lo ou não estimulá-lo.

Se o seu bebê acordar e chorar, tente acalmá-lo sem acender a luz. Caso continue, verifique se é fome, frio, fralda suja ou molhada, ou qualquer outra coisa que possa estar incomodando o seu filho. Uma boa dica é fazer brincadeiras e atividades enquanto o pequeno estiver acordado durante o dia. Assim, ele poderá dormir por mais tempo à noite.

Higiene do sono em crianças em idade pré-escolar

As crianças em idade pré-escolar também podem representar um desafio para os pais na hora de dormir. Elas tendem a resistir ao sono, principalmente se o restante das pessoas da casa se mantiverem acordadas. Nesse caso, é importante estabelecer uma rotina regrada em horários para que seu filho entenda que está chegando a hora de adormecer.

Estabeleça horários para dormir e seja consistente todas as noites. Um banho e uma atividade tranquila podem ajudar a relaxar e, consequentemente, induzir o sono.

Geralmente, crianças nessa idade são apegadas a um objeto. Se não houver perigo, como botões e fitas, você pode deixar o seu filho levar o brinquedo para a cama.

Antes de colocar o seu filho para dormir, verifique se as necessidades dele estão supridas, como fome ou vontade de ir ao banheiro. Isso evitará que ele desperte durante a noite e perca o sono.

Qual é o ambiente ideal para o sono?

O ambiente faz toda a diferença na hora de dormir. Uma cama ou berço confortáveis, uma temperatura agradável e o silêncio ou uma música suave são capazes de relaxar o seu filho e fazer com que ele adormeça mais rapidamente.

Aliás, você sabia que o hormônio do sono, a melatonina, depende do escuro para ser produzido? Pois é isso mesmo! É ele que regula o nosso organismo de acordo com a luz. Por isso, é importante que o quarto tenha baixa luminosidade para a produção adequada da substância.

Por fim, é preciso dizer que os saltos de desenvolvimento podem mudar o padrão de sono dos bebês, fazendo com que acordem mais vezes à noite. Sendo assim, se mesmo aplicando a higiene do sono o seu filho mudar o comportamento ao dormir, apresentando dificuldades, verifique se ele está passando por essa fase.

Gostou do artigo? No aplicativo Kinedu, você encontra uma porção de ideias para ajudar no sono do seu filho! Baixe GRÁTIS o app e acesse +2.200 atividades e artigos de desenvolvimento infantil!