Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Criança agressiva: 4 dicas para lidar com a agressividade infantil

criança agressiva

A agressividade infantil pode ser um desafio para os pais. Confira algumas dicas para lidar com o comportamento da criança agressiva e ajudá-la nestas situações!

Gritar, morder, chutar e até bater: muitos pais vivenciam esses comportamentos de raiva em seus filhos e ficam sem saber como agir. Em primeiro lugar, é importante entender que a criança agressiva tem essa reação por não conseguir lidar com algum sentimento ou frustração ou pelo fato de querer chamar sua atenção.

Como as crianças ainda não sabem se expressar com palavras e entender o que estão passando, podem se valer da raiva como instrumento para serem ouvidas ou notadas.

Quer saber como você pode ajudar o seu pequeno nesse momento difícil? Acompanhe as dicas abaixo!

4 dicas para lidar com uma criança agressiva

Acalme-se antes de falar com a criança

Ver a criança sendo agressiva pode trazer um certo nervosismo aos pais, mas de nada vai adiantar tentar ajudá-la se você também estiver agitado. Nessa hora, é importante respirar fundo e se acalmar antes de conversar com o seu filho.

Dessa maneira, você consegue pensar bem no que é preciso dizer para ajudá-lo e, ao mesmo tempo, transmitir tranquilidade.

Escute o que ela tem a dizer

Fique na altura da criança e escute o que ela tem a dizer sobre a situação. Muitas vezes, ela agiu de maneira agressiva e fez birra por conta de alguma emoção ou até pelo fato de ter sido contrariada. Por isso, deixe-a falar e colocar para fora o que está sentindo em palavras, não por meio de gritos, chutes ou mordidas.

Pode ser também que o seu pequeno esteja querendo chamar a atenção. Desse modo, o simples ato de parar e escutar o que ele quer falar já vai ajudá-lo a superar o momento.

X
banner kinedu desenvolvimento

Ajude-a a expressar sentimentos

Caso o seu filho tenha muitos episódios de comportamento agressivo, é possível auxiliá-lo a expressar os sentimentos de maneira a evitar essas situações. Uma ideia é aproveitar as histórias dos livros infantis ou animações que tratem de emoções em suas tramas para que as crianças se envolvam com os personagens e comecem a entender o que estão sentindo. Você também pode usar brincadeiras e representar as situações com bonecos ou bichos de pelúcia.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +2.200 brincadeiras para ajudar no desenvolvimento do seu filho!

Além disso, deixe claro que você estará sempre por perto para ampará-lo e ajudá-lo a vencer as dificuldades e medos.

Aguarde o momento certo de intervir

Por último, nada de tentar educar a criança dizendo que o comportamento dela é errado durante o momento em que ela se mostra agressiva. Deixe-a se acalmar ou tente desviá-la do que ocorreu, propondo alguma atividade.

Somente quando o seu pequeno estiver tranquilo é que ele estará pronto para escutar você. E, nessa hora, tente explicar por que a agressividade é ruim, de uma forma breve e simples, para que ele consiga compreender.

Destaque que bater ou gritar pode magoar e machucar a outra pessoa, e que isso não é legal. O importante é que seu filho comece a entender o que é empatia para que possa se colocar no lugar do outro.

O melhor jeito de lidar com a criança agressiva é manter a calma e tentar compreender a origem da agressividade. Atividades e brincadeiras voltadas para o desenvolvimento socioafetivo vão ajudá-la a entender melhor os próprios sentimentos.

Gostou das nossas dicas para lidar com a agressividade infantil? Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +2.200 atividades e centenas e artigos sobre desenvolvimento na primeira infância!

Artigos Relacionados

21 respostas

      1. Olá, Helena!
        Que bom, nossa equipe fica feliz que nosso artigo tenha sido esclarecedor pra você 💖

    1. Olá Teresa! Às vezes, sua pequena ainda não tem maturidade o suficiente para entender que alguma coisa é piada ou brincadeira. Tenha paciência ao conversar com ela, pois para acalmá-la a boa comunicação é essencial 😊💕

    2. Oi Teresa, são duas coisas: explicar e acalmar.
      Primeiro vem acalmar a criança, não adianta explicar com ela nervosa, aclamar-se é imprtante e depois acalmar retirando da situação, conversando, brincando, distrair, etc.
      Com a situação calma, agora é ouvir da criança o motivo que a levou a agressividade, com exemplos brincadeiras, etc.
      Após entender a situação, explicar para a criança que aquilo não é bom e que ela sempre vai poder contar com você para extravasar suas frustações.

  1. Meu filho dele 9 anos, está mto agressivo. Hj ele gritou comigo e disse q uma hora vai me matar a noite qdo eu dormir.

    1. Olá, Bruna!
      Tente seguir as dicas que demos nesse post: se acalme antes de falar com seu filho, escute o que ele tem a dizer, ajude-o a expressar seus sentimentos e aguarde a hora certa de intervir. É essencial que haja paciência e compreensão, para que seu filho consiga expressar adequadamente o que o está incomodando e vocês possam resolver a questão juntos. 💛✨

  2. Gostaria de saber como posso lidar com minha bebê de 1 ano q é super estressada

    1. Olá, Jaqueline!
      Sugerimos que você teste as dicas do post, pois elas podem te ajudar a lidar melhor com o temperamento da sua pequena nesse momento 💙🌻

  3. Meu filho de 5 anos esta muito estressado diariamente e por besteira fica agressivo. Certo dia fui chamar ele pra ir tomar banho e ele disse gritando que não ia, peguei ele pelo braço e ele simplesmente avançou em mim com chutes e tapas…. as vezes não tem como ficar calma, como lidar com essa situação?

    1. Olá, Taynan!
      Nessa idade, as crianças ainda estão se desenvolvendo, então elas ficam estressadas com coisas simples, provavelmente porque estão tendo sentimentos difíceis ou lutando com algo e não aprenderam a lidar com isso ainda. Por isso, é muito importante entrar em sintonia com as emoções de seu filho para ajudá-lo a se expressar de uma maneira diferente e a lidar com situações difíceis. Você pode ler “Birra de criança: 15 Coisas que você precisa saber para lidar com ela” ou “Como lidar com as birras do seu filho“, ambos os artigos incluem dicas que você pode implementar em sua casa. Se você quiser uma assistência mais específica, nós o convidamos a experimentar nossa consulta individual aos pais! Lá você pode ter uma sessão 1: 1 de 30 minutos com nossa especialista em pais e ela vai te ajudar a encontrar uma solução. 😃

  4. Meu filho de 6 anos quando é contrariado ou quando ouve um não ou mesmo quando não quer algo ,ele começa se bater,se morder ou puxar seu próprio cabelo.Gostaria de alguma dica,diferente a que tem neste posto pois as sigo a muito tempo e infelizmente quando funciona é por tempo limitado e tudo volta..
    Tenho esse problema com ele a mais de 1 ano..

    1. Olá, Suzana!
      Recomendamos que você visite um especialista para te ajudar, já que as dicas dadas não ajudaram em definitivo o seu pequeno.

  5. Gostaria de saber como lidar com a minha sobrinha uma tem 15 a outra tem sete em a outra tem três 7 é muito agressiva bate na irmã xinga não sei como lidar se consegue me ajudar elas estão no processo de adoção os pais estão preso e vieram de outra cidade morar comigo

    1. Olá, Sebastiana! Sugerimos que você procure a ajuda de um psicólogo para orientá-la nesse processo. Suas sobrinhas estão passando por uma situação muito difícil e ajuda profissional pode ser a melhor opção.

  6. Olá , gostaria de ajuda com meu pequeno ele tem 3 anos mas ainda fala muito pouco , a cerca de um mês ele tem tido comportamento agressivo fora do comum , ele sempre foi muito carinhoso comigo , mas ultimamente ele começou a tentar me morder , sobe em cima de mim e puxa meus cabelos , com o pai dele é pior ele chuta , da socos , mordidas e grita , além disso ele está muito agitado não fica tranquilo em lugar algum , desconfio q ele possa ter TDAH, estamos esperando na fila do neuro mas ainda nem previsão de consulta, queria ajuda pra lidar com ele, pois mesmo falando de forma calma e tentando o distrair não conseguimos acalma lo , temos um ambiente família muito tranquilo não sabemos mais o q fazer …

    1. Olá, Keren! 👶💙
      Entendemos perfeitamente a sua preocupação. Lidar com essa situação pode ser desafiador, mas estamos aqui para te ajudar. Primeiro, queremos te lembrar de que cada criança é única e pode responder de maneira diferente, então é importante encontrar o que funciona melhor para o seu filho.
      Quando ele estiver agressivo, tente manter a calma. Respirar fundo e se acalmar antes de abordá-lo vai te ajudar a lidar com a situação de forma mais efetiva. Lembre-se de que você é um modelo para ele, então a forma como você reage pode influenciar o comportamento dele. Além disso, reserve um momento para se abaixar na altura dele e ouvir o que ele tem a dizer. Mesmo que ele fale pouco, dê espaço para que ele se expresse. Ele pode estar agindo dessa forma como uma forma de se comunicar ou chamar a atenção. Escute com atenção e tente entender o que ele está sentindo.
      Se seu filho está tendo episódios frequentes de comportamento agressivo, é possível ajudá-lo a expressar seus sentimentos de forma mais adequada. Use histórias, brincadeiras e recursos como livros infantis ou animações que abordem emoções, como O Panda Sereno. Isso pode ajudá-lo a entender melhor seus próprios sentimentos e encontrar formas mais saudáveis de expressá-los. Evite repreender ou corrigir o comportamento agressivo no momento em que ele estiver agitado. Espere até que ele esteja mais calmo e pronto para ouvir. Nesse momento, explique de forma simples e direta por que a agressividade não é adequada, destacando a importância de considerar os sentimentos dos outros e que machucar os outros não é certo.
      Lembre-se de que a consulta com o neurologista será essencial para obter uma avaliação mais detalhada do seu filho e receber orientações específicas. Enquanto isso, continue buscando apoio e recursos, como aplicativos de desenvolvimento infantil, que podem te ajudar nesse processo. 👨‍🔬
      Saiba que você está fazendo um ótimo trabalho como pai e que, com paciência e o apoio adequado, vocês vão superar essa fase desafiadora juntos. 💪💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.