X
X
medo infantil - criança vendo monstros

Aprenda 6 formas de lidar com o medo infantil e ajudar seu filho!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Enfrentar o medo infantil é uma situação corriqueira para aqueles que têm filhos. Como adultos, também sentimos medos em algumas situações e não seria diferente com as crianças. O medo é algo natural, um estado emocional que ativa sinais de alerta. Para as crianças, representa o amadurecimento de questões afetivas, como ansiedade e insegurança.

Crianças nunca devem deixar de serem amparadas. No entanto, é comum que pais e responsáveis não saibam lidar com receios e temores partindo dos pequenos. E para que você consiga ajudar o seu filho a lidar melhor com essas situações, preparamos este artigo. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é o medo infantil

Definir o medo infantil é uma tarefa complicada. Tente explicar, para você, o que é medo. Difícil, não é mesmo? Para alguns, é uma forte sensação de ansiedade. Para outros, é uma mistura inexplicável de sentimentos.

O processo com as crianças acontece da mesma maneira. O medo, de um modo geral, deve ser entendido como uma reação natural do organismo, que reage à situações que podem ameaçar a nossa integridade. O convívio com esse sentimento desde o nascimento de um indivíduo é uma questão de sobrevivência, pois, o medo é um estado de alerta.

Para os pequenos, os motivos são variados e estão associados a suas experiências particulares. No entanto, cada faixa etária pode apresentar alguns receios característicos. Veja:

  • 0 aos 6 meses: ruídos fortes e perda de segurança;
  • 7 aos 12 meses: começa a estranhar pessoas e surge o medo de altura;
  • 1 ano: medo da separação e de se machucar;
  • 2 anos: novamente, teme ruídos fortes, potencializa o medo da separação dos pais, estranha as situações desconhecidas e pode apresentar medo de ambientes escuros;
  • 3 anos: além das situações listadas acima, também é comum que se assuste com máscaras e fantasias, como de palhaço;
  • 4 anos: pode desenvolver medo de animais e de ruídos noturnos;
  • 5 anos: medo de figuras más como um ladrão ou o homem do saco;
  • 6 anos: receio de dormir sozinho, preocupação com a morte e de figuras lendárias como o bicho papão.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu filho!

É importante saber que esses são os tipos de medo infantil mais comuns. No entanto, cada criança tem uma reação diferente e nem todas vão apresentar o mesmo comportamento. Por isso, não se espante ou fique preocupado se o pequeno apresentar algum receio que não esteja listado, certo?

6 formas de lidar com o medo do seu filho

Os adultos são as figuras que inspiram confiança aos pequenos. A postura de cada um deles mediante as reações naturais de medo é o que vai evitar que isso se transforme em um transtorno ou trauma.

Confira agora, 6 atitudes que você deve ter para amenizar a situação!

1. Não diminua o medo do seu filho

Mostre que você entende e está ao lado do seu filho nessas situações. Este é o momento em que a criança precisa de segurança, amor e carinho, jamais dê risada ou diminua o sentimento dele.

2. Escute e entenda a causa do medo infantil

Para ajudar a criança, tente entender o que está causando o medo. Pare, converse e escute o que o seu filho tem a dizer. Nesse processo, talvez você encontre a raiz do problema e possa dar uma ajuda direcionada.

3. Mostre tranquilidade e segurança

Quando seu filho procurar por você, tenha uma postura tranquila para que ele se sinta em segurança.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +2.200 atividades e artigos para ajudar no desenvolvimento do seu filho!

X
banner kinedu desenvolvimento

As crianças observam os adultos o tempo todo, por isso, é preciso ser cuidadoso e tentar não apresentar nenhuma alteração brusca de comportamento. Às vezes, as ações dos adultos podem colaborar para que a criança fique mais tensa e ansiosa.

4. Não obrigue a criança a enfrentar o medo

O seu filho tem medo de escuro? Então não adianta forçar a situação e pedir para que ele que vá até outro cômodo com as luzes apagadas.

Crianças levam um tempo para compreender a diferença entre o que é real e o que é fantasia. Sendo assim, o medo que sente é a realidade enfrentada por ela e, por isso, a criança não deve se sentir obrigada a encarar a situação se ainda não estiver preparada.

5. Use livros para ajudar a enfrentar o medo infantil

Busque por histórias que representem as situações de medo apresentadas pela criança. Pesquise os livros que tratam dos mesmos receios que você identifica no seu filho.

Possivelmente, ele vai se identificar com o personagem e encontrar uma forma de enfrentar o problema internamente.

6. Incentive o pensamento positivo

Assim como os adultos, as crianças também podem alimentar os pensamentos negativos.

Ser pessimista deixa a criança introspectiva e pode, inclusive, assustar os pais quando pegos de surpresa por uma pergunta mais pesada originada desse receio. Como é o caso do medo da morte, em que a criança pergunta aos pais se eles vão morrer.

O importante aqui é ensinar a criança a substituir o pessimismo por um pensamento positivo, usando a imaginação. Se ele está pensando que a mãe vai morrer, é hora de reverter essa ideia para uma situação futura em que todos estarão juntos, como por exemplo, planejar uma viagem em família ou um programa no fim de semana.

A hora certa de procurar ajuda

Na maioria das vezes o apoio dos pais é o suficiente para tranquilizar uma criança. Mas, caso os temores perdurem mesmo após a adoção de uma postura compreensiva e acolhedora, pode significar que está na hora de buscar por ajuda profissional.

Se perceber que os medos estão afetando a vida social, o desempenho escolar ou gerando um grande sofrimento ao seu filho, você pode procurar um psicólogo especializado em crianças.

As fobias permanentes podem ser originadas do medo infantil. Geralmente, o alerta acontece quando a criança apresenta uma mudança brusca e nítida de comportamento, se desinteressando por atividades que costumam ser prazerosas.

Em casos mais sérios, a rotina da casa é afetada e, às vezes, é difícil para os pais percebem que os temores estão passando dos limites e por isso, é importante ficar atento para entender o que está acontecendo. Se ficar em dúvida, pode ser a hora de procurar ajuda especializada.

O medo infantil é uma situação real e não deve ser negligenciada. Com muito amor, carinho, compreensão e paciência, os pais conseguem contornar a situação. No entanto, é preciso manter o foco na criança para perceber quando está passando dos limites e, assim, buscar apoio para resolver esse problema.

Gostou das nossas dicas? Então, baixe grátis o Kinedu e acesse +2.200 atividades e artigos para ajudar no desenvolvimento do seu filho!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

178 comentários em “Aprenda 6 formas de lidar com o medo infantil e ajudar seu filho!”

  1. Pingback: Como fazer meu filho dormir sozinho? - RC Reborn

  2. Pingback: Criança agressiva: 4 dicas para lidar com a agressividade infantil - Kinedu Blog

  3. Minha filha do nada começa a chorar e diz que a casa esta desabando, é a segunda vez que isso acontece por favor preciso de orientação , não sei o que fazer

    1. Olá, Marcos! Segundo os estudiosos, as crianças normalmente sempre tentam expressar seu sofrimento e temor para os os pais. Esses medos infantis vão mudando com a idade e têm ligação com a imaginação delas. Por isso, aparecem e desaparecem sem motivo aparente. A melhor forma de lidar com o medo na infância é com naturalidade. Tome em conta que os medos são uma resposta natural a todas as situações que colocam em risco o indivíduo ou o grupo, seja partindo de uma perspectiva física ou emocional. Mas, mesmo que o medo seja imaginário, o sentimento que ele provoca é real. Sendo assim, tenha delicadeza e a sensibilidade. Os pais devem escutar a criança, ver o contexto em que se insere esse medo e ajudá-la a sair da fantasia para superar os temores, o diálogo sempre é o melhor caminho para ajudar sua filha a superar seus medos 😊✨.

      1. KELIANA TEIXEIRA AMORIM DE ARAUJO

        Kenedy meu filho está com medo do vento no começo de outubro disse que é por causa que ele viu um vídeo que mostrava tornados que aconteceram no Brasil então ele ficou com medo por que ele mora no norte do Brasil e está chovendo muito agora o que que eu faço

        1. Olá, Keliana! Primeiramente, é importante ressaltar que é sempre bom observar o conteúdo que seu filho acessa online – crianças se impressionam facilmente e podem se assustar com alguns conteúdos. Tente conversar com ele e explicar que tal coisa não acontece onde vocês moram para que ele gradualmente comece a entender isso e superar seu medo 🙏🏼🧡

          1. Ola bom dia eu tenho uma filha que vai fazer 5 anos de uns meses pra cá não quer mas dormir na cama dela e fala que tem medo do monstro e não fica mas sozinha e quando vai dormir ela cobre o rosto com a coberta não sei o que fazer pra ajudar. ela diz que sente puxar ela

          2. Olá Gabriela! Tente criar uma rotina de sono que ajude sua filha a se sentir mais segura, lendo uma história, comprando um abajur que ilumine o quarto dela, ou um bichinho de pelúcia 💞🥰✨

          1. Raquel schavareto Bertini

            Meu filho nao quer dormir fala que twm monstro na cama dele.

      2. ANA PAULA VICTORINO SOUZA

        Minha filha de 7 anos está com pavor de chuva, não precisa estar chovendo, basta ter uma nuvem escura no céu que é o suficiente para ela ficar com medo, agitada e ansiosa, estou observando que o medo está cada vez pior.
        Estou levando na psicóloga, mas ainda sim esse medo está fazendo ela sofrer muito, até porque estamos em uma fase da estação que chove praticamente todos os dias…Estou desesperada e sem saber o que fazer, como agir, tento manter a calma, mas confesso que estou perdida diante essa situação…Gostaria de uma dica de como lidar e como agir?

        1. Minha filha vai fazer 7 anos dia 7 de março e está na mesma situação .. está com pavor de ver chuva .. na frente da minha casa tem uma árvore .. se ela ver a árvore balançar ela já acha que vai chover e ventar .. nao sei mais oque fazer tbm 😔

          1. Letícia Nascimento

            O meu filho tem 5 anos e tbm tem medo da chuva e dos trovões.Eu comecei a contar uma historinha que ele gostava na hora da chuva e em seguida fui tomar banho de chuva com ele.Ele ficou feliz e disse a ele q a chuva é nossa amiga e os.trovões são.os arrotos são chuva kkkk to tentando trabalhar esse medo dele assim.

          2. Tenho uma filha de 5 anos, ela tem muito medo.
            Eu fico perdida, tentando entender até aonde é normal.Quando ela tem que Tomar injeção ou tirar sangue ela fica muito descontrolada, hoje ela tentou fugir pra rua de tanto medo,essas partes de médico, remédio é muito sofrido,eu converso com ela,mas parece que ela sai de si.
            Ela só dorme segurando minha mão,se eu saio de casa ela chora e me liga toda hora pedindo pra eu ir pra casa, se nos estamos com outras pessoas, ela começa a chorar, fica enquieta.

    2. Olá meu filho tem 3 anos e pânico se ficar longe de mim chora nao fica com ninguém, quando vou trabalhar se eu tranco a porta ele chora desesperado nao sei o que fazer.

      1. Olá Graziela! Confira esses artigos sobre ansiedade de separação, que acho que podem te ajudar nessa fase desafiadora. Clique aqui e aqui para acessá-los 🌷😃❤️

    3. Minha filha de tres anos, de uns quinze dias pra cá, tem manifestado medo de barulhos, como carro, moto, trovão e chega a se esconder no quarto. Tenho notado um certo pânico já que ela fica rígida por um tempo e depois entra em choro. Mostro que a casa é fechada, que não tem como nada entrar no pátio, que estamos aqui pra ajudar e proteger. Mas enfim ainda não consegui que ela relaxe. Eu estou ficando meio perdida em meio a situação por não saber mais o que fazer pra ajudar! E com a pandemia não estamos conseguindo achar nenhum profissional na área para dar suporte. Estou sem saber como ajuda- lá.

      1. Flávia Silva

        Meu filho de 4 anos há 10 dias está ansioso com medo realmente tralmatizado depois que assistiu a um vídeo no YouTube que falava e mostrava sobre germes, bactérias e vírus no canal da Maria Clara e JP….Depois desse dia só se queixando de dores de barriga, lavando as mão a todo instante, não quer comer, fica quieto pensativo triste!!😞😞😞😭 Tão angustiante vê meu filho assim💔💔

        1. Minha filha tem 8 anos e depois de assistir Maria Clara e jp diz ver alguém olhando pra ela no quarto ela fica desesperada aconteceu duas vzs

          1. Olá, Henrique!
            Converse com sua filha e explique que não precisa ter medo, sem deixar de demonstrar segurança para ela com a sua presença. 🌷✨

    4. Olá, a minha irmãzinha está perto de completar os 6 anos e ela sempre teve um medo de chuva sabe? Quando ela era menorzinha ela apenas se trancava no quarto e ia assistir mas ultimamente o medo se agravou mais, ela fica muito ansiosa, fica olhando se está nublado e se começa a chover ela chora, ontem ela chegou a vomitar até, fomos no hospital mas o médico não soube dizer o que era, chegamos a conclusão que esse medo está dando essas ânsias a ela. Eu e mamãe estamos muito preocupadas.

    5. Olá meu filho tem 4 anos e tem medo do barulho que o vigia faz quando passa na rua .Acorda assustado todas as noites e vem correndo para nosso quarto . O que posso fazer ?

      1. Olá, Janaína!
        Você pode explicar para ele que esse barulho significa que tem alguém cuidando da segurança de vocês, para que vocês durmam tranquilos. Quem sabe você possa tentar conversar com o vigia, explicar a situação para ele e pedir para ele gravar um vídeo dando um recadinho do bem pro seu filho? Talvez dessa maneira seu pequeno consiga compreender que não tem por quê ter medo 💖😊

        1. Bom dia!
          Adorei as dicas encontradas aqui, minha filha de 8 anos constantemente chora e diz que jamais quer ficar sem mim, fala que pensamentos ruins vem em sua mente, como eu morrer e ela ficar sem mim. É tão desesperadora essa situação. Agora vou seguir as dicas, quando isso acontecer fazer planos de um passeio falar sobre o futuro realmente será o melhor jeito de tirar essa nuvem negra do ar.
          Gratidão 🌻

          1. Olá, Soraia!
            Planejar passeios futuros e criar novas memórias é uma ótima forma de trazer a alegria e leveza de volta 🌻 Ficamos felizes que nossas dicas tenham ajudado vocês nessa caminhada!

    6. Edilene furtado

      Meu filho tem medo ao deitar e por isso demora a pegar no sono .ele emuito observativo preocupado com os problemas adulto. Ele tem 10 anos. Ele envolve muito com problemas nossos de pais .como lidar com isso ele fica meio que impressionado com tudo

      1. Olá, Edilene!
        Tentem evitar conversar sobre os problemas perto do seu filho para que ele não se preocupe com assuntos sérios antes do tempo. Caso você ache necessário, vocês podem visitar um especialista também, para ajudá-lo a lidar com essa situação 😊✨

  4. Olá! Minha filha tem um ano e meio e começou a falar tem medo de cachorro, sendo que ela adora e demonstra medo de estranhos também. Durante a noite ela acorda apavorada, porém estão saindo dois dentes e pensamos que tivesse relação. Pode me auxiliar em como agir?

    1. Olá, Vanessa. O medo, na medida certa, funciona como um mecanismo de defesa natural. No entanto, da mesma forma que ele é importante para nossa sobrevivência, também pode ser incapacitante. Para desmistificar certos medos é importante que as crianças aprendam estratégias para enfrentá-los ainda nos primeiros anos de vida. Nesta fase, você pode objetos para ela se sentir mais segura, principalmente na hora de dormir sozinha. São os chamados objetos transicionais, que reduzem a ansiedade da criança durante a passagem da vida desperta para o sono, como ursinhos, naninhas, etc. O desconforto pode sim ser relacionado ao nascimento dos dentes! Temos vários artigos sobre isso aqui

      1. Natalina Dillem

        Olá, meu filho de 3 anos, deve ter tido um pesadelo que eu morria, que ia pro céu e ele sempre fala que chorou muito. Tento explicar a ele que estou aqui, mas sempre ele volta a falar a mesma coisa.

        1. Olá Natalina! Seu filho tem menos de 4 anos, então ele ainda está na fase em que é difícil diferenciar a imaginação e a realidade, por isso, é bom você explicar para ele que o sonho está só na cabeça dele, que está tudo bem com você e que ele está seguro em casa. Uma boa ideia seria colocá-lo para dormir com um bicho de pelúcia ou um brinquedo, que são ótima saída para os momentos mais tensos ❣️

          1. Eliane Ceciliano Almeida

            Ola eu sou eliane minha filha sempre fica com a almufada na mao quando ela dorme o que e isso

          2. Olá Eliane! A almofada pode estar trazendo uma sensação de conforto e segurança para sua filha – é o objeto transicional dela. Para aprende mais sobre este assunto, clique aqui 😁❣️

    2. Meu filho tem 5 anos e alguns meses está com medo de ficar longe da presença de um adulto. Não fica sozinho , tem sempre que observar onde eu ou um adulto estar pra sentir seguro. O que eu faço? E está seletivo em comer, não come carne ou verdura a mais de 1 ano. Estou sem rumo…

      1. Olá, Elisangela!
        Tente conversar com seu filho e entender o que está acontecendo, aproveite que ele já é maiorzinho e que esse diálogo fica mais fácil de acontecer. Caso você ache necessário, é válida uma visita a um psicólogo também.

  5. Eu faço brincadeiras de assustar meu filho, de quase 4 anos, que ele não gosta e me fala. Tipo mencionar a Cuca do sítio do Pica pau amarelo, mostrar um boneco que ele tem pavor, etc. Eu não sei pq eu faço isso. É cruel. Eu amo muito o meu filho e não quero vê-lo sofrer ou desenvolver um trauma ou algum transtorno psicológico. Ele já falou que não confia em mim pq eu sempre falo que não vou mais assustar e acabo assustando. Se ele não pode confiar na própria mãe, olha o trauma ou transtorno que vou causar nele. Que já devo ter causado.. Por favor, me ajudem a reverter este quadro? Como faço ele esquecer que eu sempre assusto e a confiar em mim?

    1. Olá, Mariana! Sempre é bom escutar as dicas e sinais que seu filho te dá, especialmente porque parece que ele já deixou claro que não gosta de ser assustado. Tente se regular, para não fazer mais brincadeiras desse tipo, esse é o primeiro passo. Estabeleça um diálogo com ele, para trabalhar a confiança entre vocês, deixando claro que você não irá assustá-lo. Conversando, você deve ajudá-lo a conseguir diferenciar o que é real e não é, ajudando-o a superar seus medos 💜🙂

  6. Olá!
    Tenho um filho que acabou de fazer 6 anos. E durante a quarentena ele começou a apresentar medo quando preciso me afastar (sair de casa para ir ao mercado, ou qualquer outro lugar em que ele não possa ir comigo) diz que tem medo que eu morra. Fica desesperado, chora muito, diz que quer ir junto comigo. Quando o pai precisa sair ele se mostra preocupado e pergunta diversas vezes quando o pai vai voltar, pede para telefonar, e chora.
    Se estamos em casa, age normalmente, brinca com outras crianças, porém cuidando se estamos ao alcance de seus olhos.

    Quando era menor teve outros medos (vento, insetos) e todos bem intensos, ao ponto de se esconder dentro de casa para se proteger.

    Diante desse novo medo que vem apresentando, estamos observando que apresenta sintomas físicos, como dor de barriga, coração agitado, dor de cabeça.

    Qual a melhor conduta para lidar com essa situação?

    Obrigada.

    1. Olá, Rafaela! Pelo que você explicou, seu filho vem apresentando esses quadros há algum tempo, e parece que você os acompanha e está bem ciente dos sintomas, isso é muito bom, pois assim vocês podem estabelecer um diálogo com ele para ajudá-lo a superar seus medos. Porém, diante dos sintomas físicos que ele vem apresentando, sempre é uma boa ideia conversar com seu pediatra sobre isso, para que você possa obter sugestões mais direcionadas de como lidar com isso, e para, principalmente, perguntar se consultar um psicólogo infantil seria boa ideia. Espero ter ajudado ☺️✨!

      1. Minha filha tem 3anos mas desde dos 2 q ela tem medo de rio barulhos barata ela nao consegue brinca nos brinquedo pq tem medo ela tEM medo de td q faca barulho ou se mecha

        1. Meu filho tem 12 anos e está com muito medo de vento e chuva e só venta um pouquinho que ele já começa a se sentir mal insegura eu não sei oq fazer 🥺

    2. Thais Vieira Teixeira

      Olá minha filha de 2 anos está com muito medo de ir para o chão da minha sala e outros lugares até fora de casa ela só fica no meu colo e fica falando que está com medo, único lugar que ela fica no chão é no meu quarto mas de resto ela não quer descer!!

      1. Olá, Thais. Acredito que nesse caso, sua bebê pode estar sofrendo mais com ansiedade de separação que medo… Você pode conferir mais sobre o assunto aqui e aqui 🌼

    3. Tathiana Megrich Hamadani

      Meu filho tem vários tipos de medo.
      Andar na rua só de mao dada, se por acaso solto a mão dele ele faz o maior escândalo.
      Parquinho, um medo de subir, descer escorregador.
      Na garagem me agarra, fala que está passando carro ( e a maioria das vezes nao tem ninguém )
      Gostaria de saber pq fazer? Será que é normal ??
      Obrigada

      1. Olá, Tathiana! Pelo que você me descreveu, parece que seu filho tem vários temores que o impedem de fazer algumas coisas normalmente… Nesse caso, sempre é uma boa ideia conversar com seu pediatra, para que ele possa te ajudar com dicas mais específicas ✨

        1. LILIANE FATIMA LUCAS CALDEIRA

          Boa noite, meu filho tem 5 anos é uma criança muito esperta e ligada a tudo que acontecesse ao seu redor. Cometi o erro de contar pra ele sobre a historia de um filme de um boneco assacino, ele viu a imagem deste boneco na introdução do filme. Dai ficou com muito medo, eu disse pra ele que é só fantasia que nao existe, tentei desconstruir o q havia dito, porem ele Ta com muito medo. Não fica mais sozinho em menu local da casa. Disse q nao consegue esquecer mais a história, ele sempre me chama pra rezar para papai do ceu ajudar ele a esquecer o filme. Não sei mais o q faço. Como posso proceder?

          1. Olá Liliane! Tome cuidado com o que você mostra ou diz para seu filho, pois crianças podem se impressionar facilmente… O importante é ter paciência e continuar ressaltando que ele está seguro e nada acontecerá, apoie-o para que ele supere seu medo 💪🏼❤️

  7. Minha filha tem 6 anos e do nada começou um medo até de ir ao banheiro sozinha, questionei o porquê desse medo todo, ela me disse que estava assistindo vídeos no YouTube e do nada apareceu um vídeo de gato que ela ama, mas depois apareceu um tal de cartoon cat e ela está apavorada. Poderia me dar alguma dica, como posso ajudar?

    1. Olá Samara! Sim, sempre é bom estabelecer um diálogo com sua filha, para ajudá-la a superar seus medos e discernir a fantasia da realidade. Além disso, sempre vale a pena prestar bastante atenção ao conteúdo que ela acessa, pois as vezes existem sim vídeos que assustam, que parecem ser feitos para crianças – na internet, todo cuidado é pouco. Espero ter ajudado 😊🌸!

      1. Adriana Souza das Mercês

        Boa noite,meu filho tem 3anos de idade não gosta de ser reparado por pessoas ,não gosta de convívio social com pessoas do meio externo até mesmo crianças.Fica em estado de pânico.

        1. Olá Adriana! Sempre é aconselhável levar seu pequeno a um pediatra ou especialista, para que ele possa apontar a melhor maneira de ajudá-lo com essas medos ⭐️☺️❤️

  8. FERNANDA MARQUES

    Olá , meu filho tem 8 anos e tem pavor de dentista, ele fica totalmente descontrolado de tanto medo, hoje fomos e como ficou nervoso e com medo usamos sedação com gás, porém nem isso adiantou, ele tomou a anestesia injetável para terminar o procedimento , mas disse que ainda sentia muita dor, porém acreditamos que essa reação de dor possa ter sido uma defesa, pra sair logo da cadeira. Não sei como ajudá-lo, nada que eu diga acalma ele, tive paciencia, conversei e excpliquei de forma simples e clara, escutei ele, mas mesmo assim não sei o q fazer, estou desesperada… ele é muito medroso em assuntos relacionado a dente, inclusive quando fica mole o dente, parece um parto de tão dificil q é pra arrancar. Peço sua ajuda e orientação de como proceder ou de como buscar ajuda. Obrigada

    1. Olá, Fernanda! O primeiro passo sempre é a prevenção, ou seja, orientar seu filho sobre a higiene bucal desde novinho, de maneira lúdica através de brincadeiras e histórias para que seu filho desenvolva uma imagem positiva da sua ida ao consultório. Brinquem de dentista! Antes da consulta em si, crie uma brincadeira na qual seu filho é o paciente e você o dentista, e vice-versa. Depois brinquem de escovar os dentes, relembrando passo a passo todo o processo. Antes da consulta, fale também sobre a importância de ir a esse profissional para que “os bichinhos não comam o dente”, mostrando que esse cuidado só faz bem. Além disso, para providenciar uma experiência tranquila para seu filho. Crie ambiente confortável, levando brinquedos que ele goste com os quais possa se distrair, por exemplo. Espero ter ajudado 😁💛!

  9. Fernanda França

    Meu filho tem 2a9m, e quando está deitado depois do banho para eu secá-lo e por a fralda, ele acaba olhando muito tempo para a luz do lustre. Um dia dessa semana eu alertei para ele não ficar olhando que poderia fazer dodói na vista, e do nada ele começou a chorar a ficou com muito medo do lustre com a luz acesa. Ontem a noite ele passou o tempo todo aflito na sala e quando olhava para o lustre, já pedia colo, para dar banho e secar foi um sufoco porque não quis deitar de jeito nenhum, eu até apaguei a luz e liguei a do corredor, não se acalmou, e gerou um estresse que me deixou muito culpada, eu não consegui consolá-lo no momento. Ele já teve medos de outras coisas, e foi passageiro, mas dessa vez parece um medo brusco, sabe. Podem me dar alguma dica? =(

    1. Olá, Fernanda. Primeiro, é importante deixar claro que que você está do lado do seu pequeno e que ele pode contar com você – transmita tranqulidade, confiança, fale com ele em tom tranquilo, para ajudá-lo a se acalmar. Uma dica é fazer jogos e brincadeiras que ajudem a enfrentar a situação, se o medo dele é do lustre, invente algo, diga que é uma nave espacial, um foguete, etc., para que ele vá perdendo o receio ✨😁.

  10. Meu filho tem 3anos e de um tempo pra cá,está com pavor de estranhos!quando recebo parentes ou mesmo vizinhos,ele vai pro quarto chorando e não sai de lá até elas irem embora,ou então deita no meu ombro e fica o tempo todo com os olhos fechados!

    1. Oi, Cássia! Para ajudar seu filho você deve falar para ele que com aquele adulto ele pode falar, porque é um conhecido. Sair mais para que ele possa ter contato com pessoas, com o ambiente social e cultural, também é importante para o desenvolvimento – quando tudo estiver mais tranquilo e não estivermos em período de quarentena, claro. Esse medo é normal. Muitas vezes decorrente de coisas que a própria criança ouve sobre “não falar com estranhos”, que acaba internalizando e gerando um receio 🙂☁️

      1. Stou c a msm situação dessa pessoa, minha filha de 2 anos e 8 meses, Sta apresentando mto medo c algumas pessoas, parente, e desconhecido, coisa q não entendo porq saímos sempre q ela nunca havia feito isso, quando foi agora viajei p a casa da família e ficou c trauma, chorava mto, demonstrava q doia a barriga, o coração acelerava, e beicinho até tremia de nervoso, fiquei desesperada porq nunca havia visto ela assim, conversei c ela, expliquei mais ela não queria acordo eu tinha q me retirardo ambiente p ela poder se acalmar, fiquei mto preocupada dela Sta apresentando alguns problemas futuro, pensei até em procurar um psicólogo porq nunca vi ela assim, fiquei desesperada msm, vou acompanhar ela direitinho primeiro vou dar mais amor é conversar mais p ver como ela vai ser comportar.

    2. Meu filho tem 4 anos e começou a ter pânico de chuva após ter presenciado a água entrar na cozinha dos avós, e de lá para cá vem piorando, começou a ter medo de vento, não brinca ao ar livre mais, começa a chorar, querer fechar portas e janelas, evita até comer, se esconde, pede para ir embora dos lugares! Não sei o que fazer, estou ficando muito preocupada pois está evitando atividades que antes normalmente fazia sem problemas! Desde já agradeço a ajuda!

      1. Oi, Tatiane. Tente transmitir segurança e confiança para seu filho, principalmente para que ela supere os medos ou as situações que lhe causam frustração. Para ter mais segurança, é sempre melhor abordar o problema com um profissional, caso você observe que seu filho não melhora e que é difícil dialogar com ele. Afinal, um profissional vai recomendar o tratamento adequado para aliviar os medos da criança 🙂🌼

        1. Maiara Monteiro

          Oi, minha filha tem 5 anos e tem medo do vento, fica correndo de um lado para outro , estou até com medo de ela ter alguma coisa com esse medo todo, ai quando começa a chover ela para de chorar , trovão ela não tem medo e nem de chuva e só do vento, estou pensando em até dar alguma coisa para ela tomar um calmante, mas percebi aqui que isso a gente não dar só uma vez né? E para vida toda dela eu acho né? Não sei se e verdade. Me ajudem quero respostas.

          1. Olá Maiara, se esse medo é algo persistente, consulte um profissional, pediatra ou psicólogo antes de decidir medicar seu filho. Dessa maneira você terá respostas guiadas e específicas e poderá ajudar seu pequeno da melhor forma 🌸🙂🌷

  11. Gleice Izidio Ramos

    Oi minha filha tem 7 anos, e tem medo de ir ao banheiro sozinha,de ficar em qualquer cômodo da casa sozinha,se nos estamos na sala e por algum motivo eu tenha que ir na cozinha,ela corre e vai atrás e fica esperando até eu terminar de fazer o que fui fazer,pra voltar pra sala comigo,é ela fica perguntando o tempo todo se no dia seguinte eu vou ficar em casa,não sei o que fazer porque eu vejo que esse medo que ela tem esta atrapalhando o desenvolvimento dela,não consigo fazer com que ela timer banho sozinha,até pra pegar uma simples água na geladeira é uma tortura pra ela,se ela estiver com vontade de ir ao banheiro e eu falar que não vou acompanhar, ela senta no sofá e fica segurando até a hora que alguém for pro banheiro pra ela ir junto,não sei o que fazer

    1. Olá, Gleice. Considerando que sua filha já é um pouco maior, acho que você pode apoiá-la e conversar com ela. Conversem sobre suas próprias inseguranças e como você faz para superá-las. Diga que o medo é algo natural e que juntos vocês vão encontrar uma forma de solucioná-lo! Além disso, a leitura sempre é uma boa maneira de apresentar situações e se conectar com sua filha, apresentando uma história com a qual ela possa se identificar ✨☺️

    2. Ola, minha filha tem 2anos e 6 meses, e de uns dias pra cá ela anda tem muito medo de meninos mais velhos, idade entre 7, até uns 12 por aí, principalmente meninos que ela não tem muita convivência. Ela chora muito quando vê os primos dela ou outro menino mais velho e é só menino por que as primas dela ela adora, brinca super de boa. Ela chora desesperada, grita e só fica no meu colo, não entendo, pq ela não era assim

  12. Olá, meu filho tem 1 ano e 10 meses, desde que voltei a trabalhar ele vem desenvolvendo medo de varias coisa, geralmente que fazem barulhos, relata medo de central de ar quando ligada, do barulho de avião, de maquina de lavar, maquina de lavar carros, de bomba de água, e de animais também, antes quando ficava com ele o dia inteiro ele não apresentava esses medos. Percebo que a quantidade de objetos que ele ele tem medo vem aumentando, quando escuta o barulho que colo e fica falando “medo, medo”, será que esta relacionado ao fato de eu ter voltado a trabalhar, ou medo desses objetos que fazem barulho e “normal” na idade dele?

    1. Olá, Rosangela! Não é um tão medo comum. Por isso, precisa-se inicialmente investigar se não existe causa orgânica, como hipersensibilidade do ouvido, por exemplo, caso o medo persista, converse com seu pediatra. É importante também observar se o medo não surgiu após alguma situação adversa. Às vezes, isso pode acontecer por ser uma criança que sai pouco de casa e não é acostumada ainda com barulhos. Assim, você deve observar o comportamento da criança e tentar expô-la aos poucos aos barulhos, de uma forma descontraída, sempre respeitando as reações da criança 🙂👍🏽

  13. Josilene grygiel

    Bom dia, gostaria de ajuda,meu filho tem 6 anos,não fica sozinho em nenhum cômodo da casa,não consegui dormir,acorda várias vezes p ligar tv,tem medo dos barulhos,está atrapalhando ele,se sente inseguro,tudo causa medo,o q fazer?

    1. Olá, Josilene. O primeiro passo é sempre dar atenção ao que seu filho tem a dizer, para que você entenda o que ele está sentindo. Transmita carinho e tranquilidade à criança e não ria ou faça pouco caso do que ela for te contar. Tente explicar que não existe motivos para sentir medo de determinada coisa. Use jogos, livros ou brincadeiras lúdicas para mostrar que não há nada de ameaçador ao seu redor. O mais importante é ter paciência para guiá-lo por essa fase, não espere que ele vá superar um medo em um dia, é um processo de conversas e trocas 🥰🌸

  14. Stou c a msm situação dessa pessoa, minha filha de 2 anos e 8 meses, Sta apresentando mto medo c algumas pessoas, parente, e desconhecido, coisa q não entendo porq saímos sempre c ela p passear e ela nunca havia feito isso, quando foi agora viajei p a casa da família e ficou c trauma, chorava mto, demonstrava q doia a barriga, o coração acelerava, e beicinho até tremia de nervoso, fiquei desesperada porq nunca havia visto ela assim, conversei c ela, expliquei mais ela não queria acordo eu tinha q me retirardo ambiente p ela poder se acalmar, fiquei mto preocupada dela Sta apresentando alguns problemas futuro, pensei até em procurar um psicólogo porq nunca vi ela assim, fiquei desesperada msm, vou acompanhar ela direitinho primeiro vou dar mais amor é conversar mais p ver como ela vai ser comportar.

  15. Olá minha filha tem 2 anos e 2 meses, e desde ontem começou a ter medo de tomar banho, ela fala que tem medo que vai girar e faz sinal com as mãozinhas girando. Isso aconteceu após um banho com o papai e ele relata que ela já entrou com medo e falando nesse negócio de girar. O mais estranho é que banho é uma coisa que ela sempre amou e sempre chorou para sair. Agora chora para entrar e hoje foi desesperador ver ela chorando tanto e sem parar. Nem banho ela tomou pois não desceu do meu colo. Me ajudem isso é desesperador

    1. Olá, Camila. Existem diversas causas para uma criança desenvolver o medo de tomar banho. Traumas ou alguma experiência muito ruim com água podem fazer com que esse medo se torne cada vez maior, principalmente se os pais deixarem que ele cresça. Nesse caso, vocês devem prestar atenção se o problema está persistindo e tentar demonstrar para ela que o banho é um momento de prazer e limpeza, onde é possível relaxar e descansar. Tomar banho com os filhos pode ser uma boa técnica e também pode ajudar a criança a superar o seu medo! Sempre é aconselhável buscar ajuda de um profissional se o caso for muito severo 💕😊

      1. Então, ela sempre tomou banho com a gente desde bebezinha. E hoje ela Tbm começou a apresentar medo de descer no chão. Acordou as 15 hs e agora são 16:20 e ela ainda não quer descer da rede. 😓 o medo agora também está no chão.

  16. Olá! Minha filha tem 7 anos e ama brincar de boneca!! Mas a noite tem medo delas… O medo está relacionado as bonecas ganharem vida…. Hj chorou compulsivamente, com medo das bonecas e veio dormir comigo…..

    1. Oi, Daniela! Tente conversar com sua filha, para entender da onde vem o medo dela e explicar que as bonecas são seres inanimados. Se necessário, chegue a um acordo com ela para ver se vocês podem colocá-las em outro lugar, ok? 🥰

  17. Daniel Sousa

    Olá minha filha tem 2 anos e 8 meses… ela sente medo intenso de qualquer tipo de barulho seja alto ou baixo… t
    Ultimamente passo o dia todo com ela no colo o tempo todo.. estou preocupado pois tento sempre explicar o que causa os barulhos de forma atenciosa e transmitindo segurança porém os sustos são recorrentes… tenho medo que ela desenvolva algum trauma… percebi que ela ficou mais insegura quando a mãe começou a trabalhar o dia todo… acho que ela tem medo que eu me afaste dela… mw ajudem ..

    1. Olá Daniel! Ruídos repentinos costumam assustar as crianças. Infelizmente, você não pode prever quando esses ruídos irão ocorrer. A melhor maneira de acalmar seu bebê é ajudá-lo a expressar seus sentimentos. Explique a fonte (inofensiva) do ruído. Além disso, deixe-a brincar com brinquedos ou objetos que produzam os sons dos quais ela tem medo. Assim ela se acostumará com o som e o medo em relação a eles diminuirá.

  18. Meu filho tem 3 anos e meio e está com muito medo de fogos depois q viu uma carreata aqui q tinha muita buzina de moto aqueles barulho de moto papocando e muito fogos. Ele.nao pode ver fogos q deita no meu ombro q treme e as vezes vomita , hoje não volta mais no local de onde ele tava vendo passar a carreata e nem pode ouvir agnete falar em festa. Q fica falando quero não quero não quero dormir quero ir pra casa. Me dá umas dicas por favor

  19. SAMANTA CASA

    MEU FILHO TEM 7 ANOS, SOU DIVORCIADA DO PAI DELE FAZ 4 ANOS. AGORA ELE COMEÇOU A TER MUITO MEDO DE EU MORRER, DE EU DORMIR E NÃO ACORDAR MAIS. TEM MEDO DE EU NÃO VOLTAR DO TRABALHO, FALA QUE FICAM COISAS NA CABEÇA DELE DIZENDO QUE EU VOU MORRER, ATÉ EU ESTOU FICANDO COM MEDO. COMO DEVO PROCEDER?

    1. Oi Samanta! Como seu filho já é um pouco maior, você conseguirá estabelece um bom diálogo com ele, para tentar entender a origem desse medo e também para explicar que o medo dele é irracional, e que você está bem. Procurar a ajuda de um profissional, terapeuta ou psicólogo, sempre é uma alternativa, para que você receba conselhos de um profissional.

  20. Meu filho tem 5 anos e 9 meses. Tem medo de tudo, do escuro, de barulho, de animais, medo de eu morrer, medo de chuvas, raios e trovões. Não quer mais dormir sozinho e ate comigo junto na cama fica com medo. Ele chora muito mesmo. Uma vez fui na casa de um amigo onde tinha galinhas e ele chorou tanto de medo que resolvi vir embora, e é um lugar que ele ama estar, mas dessa vez ficou com medo. Nao sei mais o que fazer 😢

    1. Olá, Enicleide! Nesse caso, sempre recomendamos que você consulte um profissional, que poderá te orientar a melhor maneira de ajudar seu filho, especialmente porque me parece que ele têm bastante medos e fobias. Assim, você receberá uma orientação mais guiada para ajudar seu pequeno a superar essas situações ☺️

  21. Débora Inêz kammer

    Meu filho tem 7 anos e tem muito medo do escuro, quando digo muito é muito mesmo, nem ir ao banheiro ele vai sozinho, ele começou a ter falta de ar, mas faz uns 15 dias atrás ele disse que quando acorda a noite vê um homem no nosso quarto a noite, sendo que não tem nenhum homem aqui , é eu e ele, e não tinha coragem de me falar e acaba tendo essas faltas de ar. O que eu faço?

    1. Oi, Débora! Uma boa maneira de ajudar seu filho seria realizar mudanças no ambiente. Garanta que seu pequeno sente-se confortável em sua própria cama e que a iluminação está adequada. Vocês podem combinar de deixar um abajur ao alcance, uma luz fraca acesa ou uma porta entreaberta, para que ele sinta-se mais seguro. Estrelinhas no teto, uma música, incentivar o pequeno a verificar por si mesmo o ambiente antes de dormir e o que mais vocês combinarem que possa ser tranquilizador para ele. Leiam juntos antes de dormir e criem um ritual juntos, para que ele se sinta cada vez mais seguro ☁️⭐️

  22. Minha filha tem 3 anos e começou ficar com muito medo de carro que passa na rua e de fogo ..nao posso nem acender o fogão pra fazer comida que ela já começa chorar e gritar sem parar e ao se acalma se desligar e mesmo assim continua desconfiada e com medo. Por favor oq eu devo fazer?

    1. Oi, Lane! Tente conversar com ela primeiro, para entender de onde vem o medo e depois gradativamente mostrar para sua pequena que não tem motivo de ela ficar assim. Explique que o fogão serve para fazer comida e deixe que ela te observe cozinhar um dia, por exemplo!

      1. Andreia Elis Bencke

        Minha filha começou a ter medo do fogo..nao podemos acender o fogão pra fazer comida. já.conversei bastante expliquei. Ela entra em pânico. comecei a levar na psicóloga….mas não sei mais o que fazer. ..nao podemos cozinhar. Tudo isso começou depois que meu pai. avô dela faleceu pelo covid

        1. Oi, Andreia!
          Acreditamos que o acompanhamento com a psicóloga é um passo muito importante. Tente manter as consultas e ter carinho e paciência no processo de superação da sua filha, vai passar e ela vai ficar bem 💕✨

    2. Meu filho tem 7 anos e qfo estava jogando video game apareceu a imagem de um palhaço “estilo hallowen” bem feio mesmo, ele ficou apavorado, passou uns 4 dias assustado, qdo anoitecia ele chorava muito, eu conversei com ele, li a história da chapéuzinho amarelo e ele ficou bem.Isso foi em outubro, hj ele estava vendo um vídeo e apareceu a imagem de um jogo among us zumbi, o na hora ele ficou pálido, não conseguia nem falar direito, chegou a vomitar. Eu não sei o que fazer pq ele esta apavorado, o pai teve que dormir na cama dele, mas ele parece que vai desmaiar de tanto medo.
      Desde já agradeço.

      1. Olá, Adriana! Sempre vale a pena checar o conteúdo virtual que seu filho está acessando, certifique-se de que seja apropriado para sua idade, principalmente se ele é impressionável. Como já ele é grande, você pode conversar com ele aos poucos, para entender seus medos e dialogar, para explicar que o que ele viu não é real. Isso é um processo, e leva tempo, então lembre-se de ter paciência ☺️

  23. Raiane Alencar

    Olá, meu filho acabou de fazer 4 anos…
    Ele é muito animado, más a noite acorda falando que sonhou com vampiro, monstro, e vejo que vem aumentando e agora qndo ele sonha , acorda e não quer mais dormir com medo de sonhar, pedi pra por a Bíblia de baixo do travesseiro, tenho suspeitado que esse medo possa ter surgido de vídeos do YouTube, como devo proceder?

    1. Olá, Raiane! Nessa idade, esses medos são normais, não se preocupe. Esses temores surgem do desconhecido, de não saber o que está acontecendo e também como uma extensão do medo de ficarem sozinhos. Tente fazer com que ele sinta-se seguro ao dormir, colocando uma luzinha, dizendo que você está por perto, colocando-o na cama e criando uma rotina para ele dormir!

  24. Olá sou Patrícia, tenho tenho dois filhos uma de 10 anos e um de 06 anos , meu filho de 10 anos tem um medo absurdo disse q sente medo de ter medo quando tem q ir ao banheiro ou a qualquer comodo da casa, sempre chama o irmão de 06 anos pra ir junto fazer pequenas coisas ir tomar água , e se irmão negar d ir ele faz até às necessidades na roupa, eu vou sempre com ele tbm pra mostrar q não tem nada d mais, mas não estou sendo tão paciente eu acho. Ele começou a ter falta d ar do nada, já tive q leva-lo ao pediatra q acabou receitando diazepan por q disse q era ansiedade , tô com muito medo dele estar com problemas maiores … O q devo fazer? Será q ele pode ter adquirido algum problema cardíaco ? Ele está tão dependente pra tudo , diz ver vultos, barulhos… coisas q não tem sentido já moramos d aluguel em várias casas, agora estamos na nossa casa própria e começou a acontecer isso… Tô desesperada 😞 alguém pode ajudar ele?

    1. Olá, Patrícia! Pelo que você me relatou, acho que seria bom você consultar o pediatra do seu filho, para receber a recomendação de um psicólogo ou profissional para que juntos vocês possam analisar o que está acontecendo e ajudá-lo de maneira mais direcionada!

  25. Tenho um filho de 7 anos e neste último mês ele está com medo e chorando, como estamos seguindo bem isolados está situação da quarentena acredito que tenha afetado ele, estou conversando bastante com ele e vou procurar ocupar o tempo dele com mais atividade física e atividades lúdicas e sempre explico para ele que sempre teremos medo de algo e que devemos entender nossos medos e aprender a lidar com eles. Estou agindo corretamente? Grato pela atenção

    1. Olá Edimilson. Está certo sim, estabelecer um diálogo com seu filho e passar tempo com ele é o melhor a se fazer! Assim, você poderá entendê-lo melhor 💞😁

  26. Luciele lopes

    olá meu filho de 3 anos e meio esta com medo de carros de sair . Nao vai nem no portao de casa . Chora e vai para o quarto se alguém chega de carro lá em casa . Estou muito preocupada. Ele asorava sair.

    1. Olá Luciele! Tenha paciência… É muito desafiador, mas a melhor maneira é conversar com seu filho, fazê-lo entender que ele não tem nada a temer e, com o tempo, você pode até dar pequenos passeios de carro com ele, para ajudá-lo a superar seu medo ☺️

  27. Meu filho de 7 Anos tem medo de tudo de ir ao banheiro sozinho de ir até a cozinha beber água medo de ficar sozinho na sala e fica batendo na cabeça

    1. Olá,
      Tenho uma filha de 8 anos ela tem medo de todos e qualquer animal, insetos, e chega a chorar em alguns momentos se algum vinher em sua direção ou estiver no mesmo espaço que ela. Ela é uma criança muito amável carinhosa e inteligente. As vezes diz também que tem medo de eu morra. Como posso ajudá -la.

      1. Olá Ariana! Livros, desenhos animados e filmes são ótimas maneiras de introduzir sua filha a esses animais inicialmente, para que ela comece a entender que não tem nada a temer. Quanto ao medo da morte, nessa idade, como as crianças já estão maiores, isso é normal… Tente conversar com ela e reassegurá-la de que você está bem 😁

  28. Maria rosileuda

    Minha filha EMANUELLY de 3 anos tá tendo medo de membro da família qui ela não Vevi vendo e se a pessoa disser qui vem pra minha casa ela chora quer qui a pessoa não venha o medo dela e só das pessoas da família qui ele não vevi vendo das pessoas de fora não tem medo me responde por favor ????

    1. Olá Maria! Nesses casos, sempre é bom tentar conversar com sua pequena, para tentar entender da onde vem o medo dela de certas pessoas. Assim você poderá ajudá-la melhor a superar sue medo ☺️

  29. Meu filho de 9 anos alguns dias atrás começou a sentir medo,ele tem medo acho do que as pessoas vão falar pra ele, pensamento negativo, nós gostávamos muito de ir para casa da minha mãe e ele brincava com meu sobrinho mais ele não quer mais ir pra lá,fala que ele só que saber de jogar no celular,me ajuda o que eu posso fazer?

  30. Meu filho de 9 anos alguns dias atrás começou a sentir medo,ele tem medo acho do que as pessoas vão falar pra ele, pensamento negativo, nós gostávamos muito de ir para casa da minha mãe e ele brincava com meu sobrinho mais ele não quer mais ir pra lá,fala que ele só que saber de jogar no celular,me ajuda o que eu posso fazer?esse meu sobrinho ele sempre foi meio agressivo e quando meu filho não quer mais jogar ele fica falando coisas para ele e acho que foi partir daí que ele começou esse medo,me ajuda 🙏

    1. Olá Francineide! Tente trabalhar na auto-confiança do seu filho, e converse com ele, para que ele entenda melhor a situação. E também, caso você tenha outra alternativa, não obrigue seu filho a passar tempo com o primo, para evitar conflitos 🙂

  31. Bom dia! Excelente artigo. Gostaria de orientação se é o momento de procurar um psicólogo infantil (ou outro tipo de profissional) ou sugestão para o problema da minha filha. Eu não consigo identificar como terror noturno, pois ela me responde (apesar de parecer estar dormindo). Quase todas as noites ela acorda pouco depois de dormir (1 hora ou 2 depois), chorando, berrando e não deixa a gente nem encostar nela pra acalmar. Ela fica bastante surtada. Tentamos colocar na nossa cama, mas não tem ajudado também. Nós estamos todos exaustos, pois não conseguimos dormir direito. Ela está com 3 anos e 1 mês. Esses episódios sempre aconteceram, mas estão mais frequentes cerca de um mês. Ela não tem ido para creche por conta da pandemia e ficamos muito em casa. Noto que as manhas aumentaram muito. Ela não apresenta nenhum problema de saúde.

    1. Olá Graziela, nesse caso, sempre recomendamos que você consulte sim seu pediatra ou psicólogo para buscar melhor ajuda profissional 🥰

  32. Minha filha tem 3 anos e 5 meses.
    Toda vez que ela se machuca, algo penica, algo incomoda ela me fala. Ontem ela falou uma palavra que ouviu numa novela. E a noite, antes de dormir começou falar de uma cena de beijo que ela viu, cenas comuns nos desenhos. Ela vem me contar tudo como se fosse segredo e chorando ou quase chorando. Ela gosta de assistir Mônica, mas em desenho de fantasias de carnaval que inclusive ela já tinha assistido antes, ela viu uma fantasia que não gostou ou achou feia e veio me contar e não quer mais assistir nada. Converso com ela, é normal ter medo, q as vezes eu tbm sinto, que na TV é tudo de brincadeira, não é verdade e que tem coisas que são normais, que não entendo porque ela chora, porque está com medo. Mas ela não sabe me dizer. Aí quer ficar comigo, é que eu dê Tetê. Eu falo com ela que tem desenhos e muita coisa como novela e filmes que não são pra elas, q8e criança não pode assistir. Será que de alguma forma eu tenho colocado medo nela? Tento manter a calma pra ela se acalmar tbm. Mas aí ela lembra de outra coisa, ele fala quase chorando ou diz ah deixa. Isso na hora de dormir, soneca

    1. Olá Arlete! Sempre vale a pena vigilar o conteúdo que sua pequena acessa e consome, para ter certeza de que é apropriado para a idade dela. Além disso, tente ajudá-la conversando com ela, para explicar que as coisas não são reais, e assegurá-la de que ela está bem 💞✨😊

  33. Mihaela Maris

    Olá, bom dia, a minha filha tem 3 anos e está sempre a por os dedos nos ouvidos quando ouve um barulho grande ou pequeno, temos um bebê a pouco tempo e as vezes dizia para não fazer barulho que o bebê quer dormir…sinto que fiz pior.

    1. Olá Mihaela! Esse é um medo comum em crianças desta faixa etária. Explique para ela o que está produzindo aquele ruído e não há porque ter medo. Não a exponha a ruídos causam medo, pois isso vai aumentar ainda mais a sensação de pânico. Ensine-a de forma gradual e muito carinho também. Assim, ela vai ir aprendendo a lidar com os barulhos 💚😊✨

  34. Priscila Santana

    Meu filho tem 2 anos, alguns meses atrás começou apresentar medo de andar de carro, já tentei em vários carros, coloquei brinquedos , músicas q ele gosta, pessoas q ele gosta também e nada, como devo fazer pra ajudar meu garotão?

    1. Olá Priscila! Primeiro de tudo, acho que vale a pena checar se seu pequeno está bem acomodado no bebê conforto, pode ser que haja algo que o incomode. Todas essas coisas que você tem feito são ótimas – você já tentou criar uma brincadeira que envolva as viagens de carro? O aspecto lúdico do momento pode estimulá-lo a querer jogar, e assim, poderá enfrentar a situação com mais leveza 😊🌸💕

      1. Priscila Santana

        Oi, o problema é que nem entrar ele entra, chega próximo, mexe em tudo por fora dos carros, mas não quer entrar.

  35. Luiz Alberto

    Meu filho tem 5 anos e descuidamos sobre os conteúdos que ele estává assistindo no YouTube…desenhos infantis muito impróprios…muito impróprios mesmo e a uma semana ele tem falado muito que não está tendo pensamentos ruins..só pensando coisas ruins relacionados ao desenho um medo forte…fala que está com vontade de chorar…tento mostrar outros desenhos educativos pra ele mas os outros desenhos não saí da cabeça dele…estou muito preocupado pois e muito ruim ver ele desse jeito…ele não tem saído pra lugar algum por causa da pandemia…está muito restrito só televisão e celular….o que eu faço estou muito preocupado

    1. Olá Luiz! É muito importante supervisionar o conteúdo que seu filho acessa, para que ele não veja conteúdos impróprios para a idade dele. Há vários aplicativos que podem te ajudar a regular isso. Tenha paciência, e continue explicando e assegurando-o de que tudo está bem e tente fazer outras brincadeiras com ele, para que ele não passe tanto tempo com aparelhos eletrônicos. Em nosso blog temos várias dicas de atividades que você pode fazer com ele ✨😊

  36. Boa noite!
    Meu filho de 8 anos está com muito medo de madrugada, todas as noites acorda em um horário específico dizendo que está ouvindo barulhos, mas quando durmo com ele no quarto ele dorme bem a noite toda, já conversei, já me estressei tbm, confesso que não estou tendo muita paciência com essa situação, agora no dia do aniversário dele fiz um bolinho em casa para alguns amiguinhos e ele ficou muito feliz dizendo que parecia que estava sonhando, falei pra ele que era pq ele estava muito feliz, porém desse dia pra cá ele sempre fica dizendo que parece que está num sonho, esses dias falou que será que quando ele crescer vai parar de achar que está num sonho, fico assustada quando ele começa com essa história de sonho, será que devo procurar um profissional?

    1. Olá Alessandra! Procurar um profissional sempre é aconselhável, você pode até mesmo buscar recomendações através do seu pediatra, para melhor ajudar seu filho a lidar com a situação 🙂👍🏽❤️

  37. Minha filha tem 4 anos e sempre dormiu no quarto dela, ela passou alguns dias na casa da tia e voltou com medo de dormir sozinha. Com toda paciência e conversando consegui que ela falasse que ficou com medo, porque ficou sozinha e com todas as luzes apagadas, e ficou me chamando e ninguém apareceu. Desde então estou tentando fazer ela dormir novamente sozinha no quarto dela, mais não estou conseguindo, ela não tá melhorando em nada esse comportamento. Me ajuda.

    1. Olá Janine! Tente criar uma rotina apropriada para que ela vá se tranquilizando até dormir. Leiam histórias na cama, compre um abajur que ela goste, um bichinho de pelúcia. Tenha paciência, e com o tempo ela se ajustará 😊💕

      1. Thamires Machado

        Minha filha de 4 anos, dormia em seu berço numa boa. Depois que parou de mamar não quis nem dormir comigo mais. O pai precisou viajar a trabalho e ficou duas semanas fora. Desde que ele voltou (04/04), ela quer dormir com ele todos os dias, acorda todas as noites chorando muito, e parece que adivinha a hora dele ir trabalhar, acorda chorando e não quer deixar ele sair. Diz que ele vai embora, apenas isso. Já tentei de tudo, fazer ele esquecer, dizer que ele já vem, que ele precisa trabalhar, enfim nada da certo. Tô sem saber o que fazer, e se preciso procurar ajuda de um psicólogo?

        1. Olá, Thamires!
          Vocês podem ir juntas deixar o papai no trabalho, e, ao fim do dia, buscá-lo. Assim, ela irá saber onde o pai estará e será mais fácil entender que está tudo bem e que ele vai voltar.
          Caso sinta necessidade, apoiamos a visita ao psicólogo, pois a opinião de um profissional sempre é de grande ajuda.

  38. Liliana Brandão

    Boa noite, o meu filho Martin tem 8 anos, é uma criança muito activa esta sempre na palhaçada as vezes coisas que não tem piada nenhuma mas ela acha o maior piadão, ri alto ,enfim. Desde que chegamos a portugal ja fomos assaltados 4 vezes, sendo que uma das vezes estávamos em casa os dois sozinhos e eu fiquem com medo se entrar em casa quando vi um homem mexendo nas nossas coisas da janela da rua, desde então o meu filho tem vários medos, medo do escuro, medi de sombras, medo de dormir sozinho, medo de estar em qualquer divisão da casa onde nós não estejamos também, e chora e faz birras intermináveis já comprei livros, ja conversei com ele, ja tentei correr a casa toda com ele antes de ir para dormir, mas nada vale a pena ja começo a desesperar. Ando cansada e já sem paciência. Quando ele adormece na minha cama vou colocar na dele e não adianta, ele vai devolta para a minha cama, nem eu nem meu marido dormimos bem e por vezes já discutimos por causa disso. Desespero esta coisa dos medos. 😔

    1. Olá Liliana! Imagino que a situação deve ter sido muito traumatizante para sua família e para seu filho. Certamente você está fazendo seu melhor! Consultar seu pediatra ou um profissional lhe ajudaria a agir da melhor maneira, para que seu pequeno supere seu medo ✨😉💕

  39. Minha filha tem 6 anos e do nada começou a ter pensamentos de que vou morrer e todos,ela chora desesperada pq ela não quer pensar !!!mais ela pensa e fica chorando, oque eu faço?

    1. Olá Maria! A melhor atitude a se tomar nestes casos é estabelecer rotinas para sua se sentir mais segura em relação à família. Converse com ela à respeito do assunto, sem contornar e explique que a morte é algo natural, mas, que você tem saúde, e está ao lado dela.

  40. Meu filho 1 ano 10 meses, está com muito medo de sacola, saco de lixo e do vento.
    O medo aumentou muito desde janeiro, o mefo é tão grande que ele grita alto se joga no chão, fica em posição fetal com o rosto no chão e começa a chorar.
    Qndo eu pego ele no colo ele está tremendo muito, com o coração bem acelerado e olhos fechados. Mesmo no colo ele demora abrir os olhos.
    Hoje ele não quer fazer coisas simples q fazia antes, jogar a fralda usada no lixo, ou qualquer outra coisa.
    Não sei o que fazer e qual a melhor forma de acolher o medo dele.
    Sempre dou mto colo, atenção e converso perguntando do que ele está com medo.

    1. Olá Izabela! Você está no caminho certo, conversando com seu pequeno e acolhendo-o. Tente incorporar a sacola em brincadeiras, para ele perder o medo gradualmente. Recomendo que você peça sugestões ao seu pediatra também, para que você possa apoiar seu filho da melhor maneira ❤️😊✨

  41. Boa tarde,
    Meu filho 4 anos, começou a pegar coisas no chão, pega e começa a chorar.. nuca fez isso. Agora ele recolhe e coloca em um saco plástico as sujeiras que pega ( ciscos, pelos dos cachorros… até mesmo na rua pega folhas… tudo que lhe interessa). Não estou entendendo essa atitude dele.
    Pode me ajudar ? Obrigado

    1. Olá Luiz! Converse com seu pequeno para entender a motivação dele! Ele já é grandinho, então vocês poderão ter uma troca legal, para tentar entendê-lo 💞🙂

  42. Olá, minha filha de 7 anos tem medo de dormir sozinha, ficamos em seu quarto até ela dormir. Mas agora ele está tendo crises, não para de chorar e não consegue relaxar para dormir enquanto ainda estamos no seu quarto. O medo dela é da morte, medo de alguém entrar em nossa casa e fazer algum mal para nós. Tem alguma dica? Não sei mais como lidar… Eu já expliquei pra ela que estamos seguros em casa (ela nunca passou por algum trauma, algo assim). Até falei da morte, como uma passagem para um lugar lindo e não algo ruim, sabe? Mas não adianta, ela acredita em nós, mas não perde l medo… Te agradeço desde já!

    1. Oi, Michela!
      É normal crianças dessa idade terem medo da morte. Tente demonstrar calma, ouça sua filha, mantenha a paciência e tente ler com ela livros sobre o tema ou então assistir filmes que abordem isso de forma lúdica também – talvez ela se identifique com o protagonista e acabe se resolvendo 🙂

  43. Ana Cristina Probst Schuh

    Boa noite. Me chamo Ana Cristina. Meu filho tem 1 ano e 5 meses. E faz 3 meses que ele tem medo de criança. Não pode ver nem ouvir crianças chorando.
    Não consigo receber visitas, nem ir na casa de alguém que tenha criança.
    Não sei mais o que fazer. Preciso de ajuda. Dicas

    1. Olá, Ana!
      Tente conversar com seu filho e explicar que as crianças são como ele. Mostre um espelho para ele, para ele se familiarizar mais, tente ler livros sobre crianças e amizade para ele… Sempre demonstre estar disponível para ele, com muita paciência, para que ele sinta que pode confiar em você.
      Caso você ache necessário, leve-o ao pediatra ou a um especialista, assim vocês terão uma orientação mais direcionada. 💕🌷

  44. Cléia Maria Silva Alves

    Meu filho está com muito medo de morrer de ficar doente, ele fica em pânico chora muito e já não sei o que fazer e falar com ele me ajude por favor

    1. Oi, Cléia!
      Tente conversar com ele e explicar que a morte é uma parte natural da vida, que ele não precisa ter medo. Tente assistir com ele desenhos que abordam a morte de forma educativa, também.

  45. Oi,Meu nome e Rosalba minha filha de 2 anos tem um medo de andar no quintal de casa eu levo ela pra fora de casa ela já começa a reinar e não dece do colo de geito maneira faz um gritero não gosta de caminhar ela não gosta de caminhar ou correr como as demais crianças eu saio sempre a tarde pra tomar um ar na rua mas ela vai e volta no colo não dece não era assim depois de alguns tempos ficou assim coleira e mais ela não fala nada ainda será que devo me preocupar e levar ela no fono ou consultar um psicólogo pra ver…por favor me dê uma resposta uma opinião… obrigada

    1. Olá, Rosalba!
      É recomendável que vocês visitem um especialista sim, para você entender o que aconteceu e como resolver esse problema. Estamos torcendo por vocês! ✨💕

  46. Veronica Teixeira Silva nascimento

    Meu filho tem 6anos as vezes acorda no meio da noite e fala qui tá vendo um coisa grande na parede eu converso com ele zero por ele por qui são evangélica eu quero ainda meu filho por que eu amo ele

    1. Olá, Verônica!
      Tente conversar com seu filho para entender o que causou o seu medo e esclarecê-lo. Não deixe de demonstrar seu suporte e cuidado para ele! 🥰 Caso ache necessário, visite um especialista para uma solução mais direcionada.

  47. Meu filho está com muito medo da chuva. Já faz três dias que não brinca não faz o q era acostumado a fazer. Fica só perto da gente. Não podemos sair de perto que começa a chorar. Ele tem seis anos e eu não sei oq fazer estou muito preocupada. Me falaram que ele está com depressão. Por favor me ajudem.

    1. Oi, Susane. Tente transmitir segurança e confiança para seu filho, principalmente para que ele supere os medos ou as situações que lhe causam frustração. Para ter mais segurança, é sempre melhor abordar o problema com um profissional, caso você observe que seu filho não melhora e que é difícil dialogar com ele. Afinal, um profissional vai recomendar o tratamento adequado para aliviar os medos da criança 🙂🌼

  48. Olá boa noite minha filha irá fazer 7 anos desde então dormia em seu quarto estava td bem ontem a noite quando coloquei ela em sua cama pra dormi pediu para comversa comigo q tinha medo de dormi sozinha confesso q fiquei sem saber e surpresa tbm minha filha e bem anciosa e diz pensa coisa ruim estou preocupada o q devo fazer

    1. Olá, Betania!
      Converse com sua filha e tente entender o que está causando esse medo nela. Por ela já ser maiorzinha, esse diálogo fica mais fácil, e, uma vez que você conseguir entender o que está acontecendo, você pode explicar para ela que não há necessidade de ter medo e demonstrar que você está ali com ela, o que irá gerar uma segurança maior em sua pequena.

      1. Boa noite minha filha tem 6anos de uns 2mes pra cá ela vem falando de barulhos sente encomodo ,onde eu moro é um apartamento tudo que vizinhança faz na casa escutamos na minha pois moro em baixo arrasto de cadeira ,quando cai objetos no chão moedas minha filha sempre escutou nunca falou nada,tem uma que estava em contrução a casa da vizinha minha filha ficou com encomodo estava muito assustada com barulhos de martelo furadeira desse dia pra está com muito medo só fala em barulho enconde debaixo da mesa debaixo da cama ,e tampa a cabeça e fica falando vai embora barulho chato vc não mora aqui e fica gritando por várias vezes chora o tempo todo está ansiosa coloca o pé
        na boca as mãos molha toda blusa com a boca nãoo sei oque fazer .,.. me ajudem por favor✋✋ Desde já agradeço

        1. Olá, Miriam!
          Primeiro, tente ser compreensiva e empática – se você falar, por exemplo, que o medo é besteira, sua filha irá sentir que seus sentimentos não são valorizados. Demonstre respeito e segurança, assim ela saberá que pode contar com você.
          O medo de barulhos é algo natural. Você pode desmistificar isso para ela mostrando que barulhos são normais – talvez, se vocês fizerem brincadeiras envolvendo barulhos possa ajudá-la a superar isso. Brinquem de estourar balões, de dança da cadeira… Você pode mostrar vídeos dos barulhos também, mostrando para ela que são coisas naturais.
          Desejamos boa sorte nessa jornada! 💖😉

  49. Camila Herrig de Castro Santiago

    Olá, minha filha de 6 anos, tem dificuldade de expor seus problemas. Ela não conta pra gente o q está acontecendo, não sei como ajudá-la 😥. Quando perguntamos se ta sentindo ou aconteceu alguma coisa, ela fica muda querendo que a gente adivinhe o q está ocorrendo.

    1. Olá, Camila!
      Talvez seja melhor consultar um especialista, para que vocês possam entender melhor o que está acontecendo, o por quê e como resolver. 😊✨

  50. Olá, gostaria de ajuda meu filho tem 3 anos e 3 meses e tem pavor do vaso sanitário , tem 8 meses que tento tirar ele da fralda e não obtive nenhum resultado , ele simplesmente tem pavor , todos os dias na hora do banho coloco ele perto do vaso ,mostro pra ele que não precisa ter medo ,mas mesmo assim nao adianta , já tentei invertar histórinha do senhor privada , mas tá muito difícil .

    1. Olá, Priscila!

      É importante entender o medo do seu filho – o vaso é grande, faz barulho, é gelado e “faz as coisas sumirem”, então é natural que seja um pouco assustador. Nesse caso, talvez seja melhor você tentar um penico. Para ajudar, você pode deixar seu filho colar adesivos e personalizar o peniquinho dele, para ficar mais atrativo! 🙂 Antes de tentar que ele faça xixi ou cocô no penico, deixe ele se familiarizar com o objeto: você pode colocar um ursinho dele pra fazer xixi, pode deixar que ele sente ali vestido… E ir brincando até que a barreira do estranhamento tenha ido embora.

      Depois, para ajudar com o medo do vaso, você pode jogar o cocô que está na fralda dentro do vaso e ajudar seu filho a dar descarga, explicando que dali o cocô vai para o esgoto e que não tem perigo de crianças descerem pela descarga, pois só coisinhas pequenas cabem ali. 🙂

      Boa sorte na jornada do desfralde! 😊✨

  51. tenho um bebe de um ano e 8 meses quando ta anoite ele não vai para a cama dele e nem aonde ta escuro pq fala que tem bicho se esconde em min e tudo, e eu não sei como lidar o q fazer pq ele e muito pequeno

    1. Olá, Jenifer!
      Tente demonstrar para seu filho que está tudo bem (sem menosprezar o medo dele) e transmitir segurança. Você é o porto seguro dele! 💖 Depois, aos poucos, tente ir fazendo a transição dele para o berço/cama dele, criando ambientes à meia luz devido ao medo do escuro que ele tem.

  52. Oi, meu filho de 3 anos e 5 meses do nada ele nunca fez isso hoje estávamos no quarto eu ele o pai e a irma deitados ele queria decer eu disse que em baixo da cama tinha um bicho ele.ficou com medo mais desceu ficou no chão ai a irmã desceu fechou a porta do quarto fechou a cortina e fez medo dizendo que tinha bicho ele teve muito medo subiu na cama eu puxei ele da Beira da cama para não cair depois disso ele não quiz ficar comigo ficou com medo quando olhar pra mim diz que tem bicho, depois conversei com ele ficou meio com receio mais ficou comigo, na hora de domir nao quiz ficar comigo so com o pai não dormiu comigo ficou com medo de ficar comigo, olhava pra mim se escondia como se tivesse vendo algo que faz medo a ele em mim do nada isso mim ajuda o que pode te acontecido?

    1. Olá, Fernanda.
      Seu filho ficou com medo do bicho que você disse haver debaixo da cama, o que pode ter sido piorado pelo susto que sua filha passou nele. Recomendamos que você converse com ele, explicando que não existem bichos embaixo da cama. Tente mostrar para ele que ele está seguro, que está tudo bem, que não existe perigo. Boa sorte! 😉💙

  53. Minha filha tem 12 anos e tem medo de falar na frente das pessoas. Em sala de aula não tira as dúvidas com a professora porque tem medo da resposta. Mesmo em casa quando quero que ela leia algo pra mim apresenta dificuldade.

    1. Olá, Elaine!
      Nesse caso, recomendamos que vocês procurem um especialista para ajudar sua filha a vencer essa timidez 😊✨

  54. Rosana Fernandes

    Oi
    meu filho de 8 anos viu um vídeo,ficou com muito medo, ficava nervoso chorando e ate sem comer uns 7 dias, até na escola ele fica inseguro com ansiedade, chorando muito com medo do vídeo,ele sempre lembra e começa a chorar,tremer e muito nervoso com qualquer barulho e gritos dos colegas na escola.
    Ainda não levei no Psicólogo porque estou achando que pode passar,esse medo que ele ficou do vídeo,o que vc pode me dizer sobre isso ?desde ja agradeco de coração por me ajudar,porque estou sofrendo muito de ver meu filho assim.

    1. Olá, Rosana!
      Converse com seu pequeno, entenda o medo dele e tente acalmá-lo sem desmerecer os sentimentos dele. Passe segurança para ele e demonstre que você estará sempre com ele para ajudá-lo. Caso você perceba que ele ainda está com medo, não deixe de levá-lo ao psicólogo, pois ele pode ajudar seu filho com mais propriedade. 🌻💛

  55. Minha filha de 7 anos ,não quer ir pra cama dormir ,ela diz que tem medo que eu e o pai morra e ela fique sozinha no mundo !

    1. Olá, Eliane!
      Tentem conversar com ela, demonstrando sempre respeito e segurança em relação ao medo. Para contornar esse medo da morte do pai, planejem juntos programações em família! Assim, ao invés de se preocupar com a perda, sua filha focará nas coisas legais que vocês farão juntos 🌻💙

  56. Ola,meu filho de 7 anos esta muito triste e com medo de me perder. Já tem 2 dias que ele fica assim. Ele voltou assim do fim de semana com o pai. Isso nunca tinha acontecido antes.

    1. Olá, Jany!
      Tente conversar com ele, demonstrando sempre respeito e segurança em relação ao medo. Tente contornar essa situação planejando juntos programações em família! Assim, ao invés de se preocupar com a perda, seu filho focará nas coisas legais que vocês farão juntos 🌻💙

  57. Luiz Giovanelli

    Ola, meu filho tem 2 anos e 6 meses, ele esta com medo de vento, depois que ele viu uma ventania enquanto brincava na rua, agora tudo que ele ver balançando seja folhas ou até roupas no varal ele tem medo, chora muito e só quer ficar dentro de casa, tento levar ele para brincar no quintal mesmo não ventando e ele não quer ir, faz maio escandalo. Eu e minha esposa não sabemos o que fazer, não podemos sair de casa que é um drama.

    1. Olá, Luiz!
      Quando o seu filho estiver assustado, tenha paciência, seja compreensivo e faça com que ele se sinta ouvido e respeitado. Reconheça suas emoções e faça-o sentir seguro. A forma com que você trata suas emoções tem consequências no quanto ele irá expressar os próprios sentimentos quando crescer. Esteja emocionalmente disponível para ele e o ajude nos momentos de dificuldade para que ele se sinta melhor. E, por fim, enfrentem o medo juntos. Ele se sentirá muito mais calmo se vocês enfrentarem a situação juntos. Quando forem sair, fique perto dele, segure sua mão e caminhem juntos. Com o seu amor e apoio incondicional, seu filho sentirá que poderá ir mais longe a cada vez que tentar. Com o tempo, ele estará pronto para sair sozinho!

      Mas, caso você tente essas coisas e ainda assim não perceber melhora no comportamento do seu filho, recomendamos que procurem um psicólogo para ajudá-los com a questão. 😉💖

  58. Deyse Rodrigues Pinheiro Leal

    Minha filha tem 3 anos. Uns dias atrás estávamos em frente de casa guando o carro do fumasse passou! Ele faz um barulho muito forte. Então pra nao ficar com Ela no meio da fumaça eu corri com ela. Desde dai ela ficou com muito medo de sair de casa. Nao quer sair por nada nem na varanda de casa ela vai. Se esconde debaixo do lençol quando ta com medo. Nao sei o que fazer. Me ajude por favor. Eu to muito mal por isso, por medo nela, nao foi minha intenção .😢😢

    1. Olá, Deyse!
      Quando a sua filha estiver assustada, tenha paciência, seja compreensiva e faça com que ela se sinta ouvida e respeitada. Reconheça suas emoções e faça com que ela se sinta segura. A forma com que você trata suas emoções tem consequências no quanto ela irá expressar os próprios sentimentos quando crescer. Esteja emocionalmente disponível para ela e ajude nos momentos de dificuldade para que ela se sinta melhor. E, por fim, enfrentem o medo juntos, pois isso a deixará muito mais calma. Quando forem sair, fique perto dela, segure sua mão e caminhem juntas. Com o seu amor e apoio incondicional, sua filha sentirá que poderá ir mais longe a cada vez que tentar. Com o tempo, ela estará pronto para sair sozinha!

      Mas, caso você tente essas coisas e ainda assim não perceber melhora no comportamento da sua filha, recomendamos que procurem um psicólogo para ajudá-los com a questão. 😉💖

  59. Ei, minha filha de 3 anos começou a apresentar medo de festas de aniversário. Da decoração, dos balões e até mesmo do parabéns. No dia 06/11 comemoramos o aniversário dela, mas sem balões e mesmo assim ela não quis chegar próximo a decoração e nem cantamos parabéns por conta disso. Gostaria de uma luz para como tentar dar segurança para ela em caso de novos eventos,

    1. Olá, Jordanna!
      Quando a sua filha estiver assustada, tenha paciência, seja compreensiva e faça com que ela se sinta ouvida e respeitada. Reconheça suas emoções e faça com que ela se sinta segura. A forma com que você trata suas emoções tem consequências no quanto ela irá expressar os próprios sentimentos quando crescer. Esteja emocionalmente disponível para ela e ajude-a nos momentos de dificuldade para que ela se sinta melhor. E, por fim, enfrentem o medo juntos. Ela se sentirá muito mais calma se vocês enfrentarem a situação juntos. Quando estiverem em festas, fique perto dela, segure sua mão e caminhem juntas. Com o seu amor e apoio incondicional, sua filha sentirá que poderá ir mais longe a cada vez que tentar. Com o tempo, ela estará pronto para brincar sozinha em festas de aniversário!

      Mas, caso você tente essas coisas e ainda assim não perceber melhora no comportamento da sua filha, recomendamos que procurem um psicólogo para ajudá-los com a questão. 😉💖

  60. Boa tarde!
    Meu filho tem 5 anos ele é muito ansioso, se tem algo para fazer ex. Na escola chora muito, não sei como agir em relação para ele participar.

  61. Oiii, Minha filha de 8 anos tem medo de banheiro, desde pequena apresenta esse medo, ela vai no banheiro da minha casa mais não da descarga e banheiros fora de casa só vai quando tem alguma pessoa com ela, mais não pode dar descarga perto dela, o que eu faço nesse caso.

    1. Olá, Deyse!
      Quando a sua filha estiver assustada, tenha paciência, seja compreensiva e faça com que ela se sinta ouvida e respeitada. Reconheça suas emoções e faça com que ela se sinta segura. A forma com que você trata suas emoções tem consequências no quanto ela irá expressar os próprios sentimentos quando crescer. Esteja emocionalmente disponível para ela e ajude nos momentos de dificuldade para que ela se sinta melhor. E, por fim, enfrentem o medo juntos, pois isso a deixará muito mais calma. Com o seu amor e apoio incondicional, sua filha sentirá que poderá ir mais longe a cada vez que tentar. Com o tempo, ela estará pronto para usar o banheiro e dar descarga sozinha!

      Mas, caso você tente essas coisas e ainda assim não perceber melhora no comportamento da sua filha, recomendamos que procurem um psicólogo para ajudá-los com a questão. 😉💖

  62. Olá.Meu filho tem 4 anos e está com medo muito grande de chuva…Se o tempo vira pra chuva ele nem sai pra fora.Esta noite choveu ele até vomitou de medo,tento acalmalo mas não adianta muito..Como posso ajudá-lo!?

    1. Olá, Ana! Nesse caso, sempre recomendamos que você consulte um profissional, que poderá te orientar a melhor maneira de ajudar seu filho, especialmente porque me parece que ele têm bastante medos e fobias. Assim, você receberá uma orientação mais guiada para ajudar seu pequeno a superar essas situações ☺️

    2. Tatiana Brasil Nascimento

      Olá boa noite!.
      Minha filha tem medo de : jornal, filme e novelas,:( entra em Pânico mesmo,fica soando muito, coração palpita chora sem parar,se esconde debaixo da mesa .
      Não sei mas o que fazer para ela parar com esses medos 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *