X
X

Reconhecendo padrões: o segredo para evitar comportamentos indesejados

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Às vezes, você pode se perguntar por que seu filho repete um certo comportamento indesejado. Por que ele sempre morde sua irmã? Por que ele joga a comida no chão durante as refeições? Por que ele empurra as outras crianças no parquinho?

O segredo é entender o que seu filho está tentando comunicar por meio desses comportamentos. Para fazer isso, você precisa aprender a observar e analisar o comportamento dele regularmente. O que ele está tentando te dizer?

Padrões de comportamento

Comportamentos que ocorrem repetidamente acontecem por um motivo. Se você observar o comportamento e o que estava acontecendo antes, durante e depois, será possível encontrar o padrão e perceber por que isso está acontecendo e como eliminá-lo. Anotar tudo é uma boa ideia, para que você possa revisar suas anotações quando o comportamento surgir novamente.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como lidar com comportamentos desafiadores

Tenha em mente que, uma vez que as crianças estão apenas começando a desenvolver habilidades de autocontrole e autorregulação, o comportamento desafiador é comum, e até esperado nos primeiros anos. Crianças são impulsivas e agem de acordo com seus sentimentos. Quando suas emoções são demais para eles, fazem birra ou se comportam de maneira indesejada. É assim que você saberá que eles precisam da sua ajuda. Tente manter a calma e ser firme, assim você será sua âncora de volta à tranquilidade. Dessa forma, você será um exemplo de autorregulação também.

Tente tomar consciência dos sentimentos do seu filho. Coloque-se no lugar dele e tente imaginar como deve ser para ele. Quando ele se acalmar um pouco, ajude-o a controlar a situação, nomeando o sentimento e redirecionando sua atenção para outra coisa que ele goste.

É importante ser amorosamente firme. Se tiver que estabelecer limites, tenha empatia com o seu filho, aceite-o incondicionalmente e escute o que ele tem a dizer, mas não desista se o limite for importante para o bem-estar dele. Ser consistente o ajudará a se sentir seguro e a aprender sobre limites.

Comportamentos desafiadores. (2018). Obtido em Zero to three.
Green, J. (n.d.). Observação: a chave para entender seu filho. Obtido em NAEYC.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Reconhecendo padrões: o segredo para evitar comportamentos indesejados”

  1. Pingback: Aprenda 6 formas de lidar com o medo infantil e ajudar seu filho! - Kinedu Blog

  2. Pingback: Aprenda 6 formas de lidar com o medo infantil e ajudar seu filho! - PreviMae

Comentários encerrados.