Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como lidar com comportamentos indesejados

Pontos chave:

  1. Os pais devem observar e analisar o comportamento das crianças pequenas para compreender o que elas estão tentando comunicar.
  2. Os padrões de comportamento são cruciais para descobrir por que certos comportamentos persistem e o que os desencadeia.
  3. Espera-se que as crianças apresentem comportamentos desafiadores devido ao desenvolvimento de habilidades de autorregulação impulsionadas por impulsos.
  4. Os pais devem ser amorosamente firmes ao estabelecer limites e consistentes ao aplicá-los para o bem-estar dos seus filhos.

Às vezes, você pode se perguntar por que seu filho repete um certo comportamento indesejado. Por que ele sempre morde sua irmã? Por que ele joga a comida no chão durante as refeições? Por que ele empurra as outras crianças no parquinho?

O segredo é entender o que seu filho está tentando comunicar por meio desses comportamentos. Para fazer isso, você precisa aprender a observar e analisar o comportamento dele regularmente. O que ele está tentando te dizer?

Padrões de comportamento

X
banner kinedu desenvolvimento

Comportamentos que ocorrem repetidamente acontecem por um motivo. Se você observar o comportamento e o que estava acontecendo antes, durante e depois, será possível encontrar o padrão e perceber por que isso está acontecendo e como eliminá-lo. Anotar tudo é uma boa ideia, para que você possa revisar suas anotações quando o comportamento surgir novamente.

Como lidar com comportamentos desafiadores

Tenha em mente que, uma vez que as crianças estão apenas começando a desenvolver habilidades de autocontrole e autorregulação, o comportamento desafiador é comum, e até esperado nos primeiros anos. Crianças são impulsivas e agem de acordo com seus sentimentos. Quando suas emoções são demais para eles, fazem birra ou se comportam de maneira indesejada. É assim que você saberá que eles precisam da sua ajuda. Tente manter a calma e ser firme, assim você será sua âncora de volta à tranquilidade. Dessa forma, você será um exemplo de autorregulação também.

Tente tomar consciência dos sentimentos do seu filho. Coloque-se no lugar dele e tente imaginar como deve ser para ele. Quando ele se acalmar um pouco, ajude-o a controlar a situação, nomeando o sentimento e redirecionando sua atenção para outra coisa que ele goste.

É importante ser amorosamente firme. Se tiver que estabelecer limites, tenha empatia com o seu filho, aceite-o incondicionalmente e escute o que ele tem a dizer, mas não desista se o limite for importante para o bem-estar dele. Ser consistente o ajudará a se sentir seguro e a aprender sobre limites.

Comportamentos desafiadores. (2018). Obtido em Zero to three.
Green, J. (n.d.). Observação: a chave para entender seu filho. Obtido em NAEYC.

Artigos Relacionados