Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 dicas para a volta às aulas

volta às aulas

Pontos chave:

1. Definir expectativas pode facilitar a volta às aulas, diminuindo o estresse para as crianças.

2. Usar uma linguagem positiva pode ajudar a tornar a escola um lugar divertido e emocionante.

3. Ler livros sobre a volta às aulas pode ajudar as crianças a compreender as expectativas escolares e aliviar o estresse da transição.

4. Objetos de transição, como um bichinho de pelúcia, podem proporcionar conforto e familiaridade às crianças nos primeiros dias de aula.

5. Ir às compras pode ser uma experiência divertida e fortalecer o vínculo entre os pais e a criança.



1. Crie expectativa

Queremos que a sensação de “volta às aulas” seja positiva e livre de estresse! A melhor maneira de preparar nossos pequenos é criando expectativa. Isso significa falar sobre o que acontecerá no primeiro dia de aula, quem estará na sala e quais atividades eles farão durante o ano letivo.

Queremos que nossos filhos recebam uma quantidade adequada de informações sem sobrecarregá-los. Ninguém conhece o seu filho melhor do que você, então confie nos seus instintos! Talvez seja melhor para ele se você falar um pouco sobre a escola durante o último mês de férias todos os dias, mas pode ser que a melhor estratégia seja esperar até faltar só uma semana. O mais importante é que você use uma linguagem positiva para preparar seu filho para o sucesso.

2. Anime o seu filho

A frase “Você vai poder” não deixa apenas os adultos animados – as crianças também se beneficiam dela! Sempre que puder, use essa frase durante as férias. Por exemplo, “Na escola, você vai poder ver o Miguel todos os dias!”, “Na escola, você vai poder brincar no parquinho”, “Na escola, você vai poder ajudar com os peixinhos da turma”. Queremos criar a sensação de que a escola é um lugar maravilhoso, onde seu filho terá muitas oportunidades para se divertir e aprender.

3. Busque apoio nos livros

Há muitos livros que falam sobre a volta às aulas e que nos ajudam a introduzir esse conceito aos nossos pequenos. Estes livros propõem ideias para começar uma conversa e preparar as crianças para as expectativas da escola. Esses textos são um excelente ponto de partida para que seu filho faça perguntas e compartilhe como se sente em voltar às aulas. Alguns livros explicam as regras da escola, outros ajudam com a dinâmica social, e vários outros se concentram em acalmar a ansiedade que resulta de uma grande mudança! 

X
banner kinedu desenvolvimento

4. Use objetos de transição

Objetos de transição são itens domésticos pequenos e fáceis de transportar que ajudam as crianças a aliviar a tensão diante de grandes mudanças. Fale com o professor ou a professora do seu filho com antecedência e pergunte se ele pode levar um objeto de transição por alguns dias. Algumas opções, embora não sejam as únicas, são: um bichinho de pelúcia, uma pulseira da mamãe ou uma mantinha.

A ideia por trás desses objetos é que seu filho leve um pequeno pedaço de casa para se sentir mais confortável durante os primeiros dias de aula. Você deve prepará-lo, dizendo como ele irá usar esse objeto. Isto é, explique por que ele está levando o objeto, por quanto tempo ele poderá levá-lo para a escola e as regras envolvidas (por exemplo, deixar o objeto na mochila durante o recreio).

5. Use a terapia das compras

Quem não ama fazer compras? Escolha um horário especial para ir comprar o material escolar ou as roupas novas para a escola com o seu filho. Com isso, vocês passarão um tempo de qualidade juntos, falarão sobre a escola, ficarão animados e se prepararão para a volta às aulas. Você pode descrever por que vocês estão comprando essas coisas, para que seu filho fique animado com tudo que vai experimentar na escola!

No Catálogo do Kinedu, você encontra atividades para trabalhar a ansiedade e promover a independência do seu filho, o que poderá ajudá-lo a ter mais tranquilidade nessa fase de volta às aulas.

Molly Dresner é patologista e terapeuta da linguagem com base em Nova York. Ela recentemente publicou seu livro “The Speech Teacher’s Handbook”, um guia interessante com dicas práticas e atividades simples para os pais ajudarem seus filhos.

Artigos Relacionados

2 respostas

  1. Bom dia.
    Gostei da informação são ideias que faz as crianças se ,sentirem bem mais a vontade de se expressar nas escolas gostei . ..de me apresentar com mas mansidão na vida do meu filho e mas presente no seu contidiano ❣️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.