Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como lidar com as birras do seu filho

Pontos chave:

  1. Birras são comuns entre os 2 e os 4 anos.
  2. A birra é uma forma de as crianças pequenas expressarem sentimentos intensos ou frustrações.
  3. Ajude a prevenir as birras abordando a fome, o cansaço e as transições.
  4. Use estratégias como distração, compreensão e espaços seguros para lidar com as birras.

Como o cérebro das crianças em idade pré-escolar ainda está se desenvolvendo, é normal que o seu filho fique animado, frustrado, triste ou chateado com alguma coisa e reaja a isso. As habilidades verbais dele são limitadas, então, quando faz birra, ele está realmente tentando dizer que está lidando com uma emoção muito forte ou com um problema que parece impossível de resolver. Embora essa situação seja muito comum entre dois e quatro anos de idade, algumas birras podem ser evitadas. Mas, já que é inevitável que elas ocorram de tempos em tempos, use-as para entender melhor o seu filho e dizer a ele que você o entende e que deseja ajudá-lo.

– Mostre a ele como lidar com as emoções com calma.

– Antecipe. Muitas crianças fazem birra quando estão cansadas ou com fome. Manter uma rotina com horários de refeição, momentos de descanso e tranquilidade impedirá que você enfrente um monstro inconsolável.

– Avise-o quando o tempo para fazer uma atividade estiver acabando. Esses minutos de aviso diminuirão a probabilidade de acessos de raiva quando a hora de brincar terminar.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Reconheça as emoções que ele sente e ajude-o a expressá-las em palavras antes que as coisas se tornem ações.

– Os psicólogos do Departamento de Estudos de Desenvolvimento Humano e Familiar da Universidade Estadual de Iowa recomendam “distrair, remover, ignorar e suportar”.

– Tente decifrar a causa da raiva ou frustração: quando, o que, onde, quem…

– Deixe o seu filho explorar a própria personalidade, desde que isso não comprometa a segurança ou a saúde de ninguém.

– Seja firme, mas calmo e tranquilo. Crie um espaço seguro para ele explorar os relacionamentos e emoções, sabendo que você irá amá-lo, não importa o que aconteça.

– Quando ele se acalmar, falem sobre o que aconteceu durante a birra. Enfatize a emoção que surgiu e o motivo disso, e lembre-o de que você ficou ao lado dele. Quando estiver pronto, abrace-o e pergunte se ele se sente melhor.

Artigos Relacionados