Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como reforçar a rotina noturna do seu bebê

Pontos chave:
1. Importância da Rotina Noturna: Criar uma rotina noturna previsível ajuda o bebê a aprender a dormir. Isso promove segurança, relaxamento, vínculo e desenvolvimento da linguagem.
2. Componentes da Rotina: Inicie a rotina 15-20 minutos antes da hora de dormir, focando em atividades como banho, alimentação, leitura e contato físico.
3. Abordagem Individualizada: Não há uma rotina perfeita e universal. Escolha atividades que atendam às necessidades da sua família e aos sinais do seu bebê. A consistência é fundamental para estabelecer hábitos de sono bem-sucedidos.

Todos os pais querem que seus filhos aprendam a dormir à noite, por isso, existem muitas técnicas e orientações que podem ajudar nessa tarefa. A verdade é que não existe uma técnica perfeita, pois os bebês e suas famílias são diferentes. Porém, pesquisas mostram que eles reagem melhor com quando conseguem prever os próximos passos. Por essa razão, os especialistas recomendam estabelecer uma rotina noturna diária, para que os bebês possam se sentir seguros, sabendo a hora de dormir.

Para criar essa previsibilidade, comece a rotina noturna do seu bebê 15 ou 20 minutos antes de colocá-lo para dormir. Geralmente, isso acontecerá cerca de 12 horas depois de o seu filho ter acordado pela manhã. É importante manter a rotina curta e suave – se ele estiver com sono, não há razão para entretê-lo por mais tempo.

X
banner kinedu sono

A rotina noturna permite que o seu filho saiba que é hora de dormir. Ela é também uma oportunidade para acalmá-lo antes do sono, para formar laços afetivos e para estimular o desenvolvimento da linguagem dele.

Exemplo de uma rotina noturna:

  1. Termine o jantar;
  2. Faça uma caminhada curta para ajudar na digestão (não é recomendado dar banho no seu bebê quando ele está com fome ou logo depois do jantar);
  3. Dê um banho relaxante nele, com uma música de fundo bem tranquila;
  4. Depois do banho, seque-o, massageando-o suavemente. Em seguida, coloque o pijama;
  5. Amamente ou dê a mamadeira ao seu filho enquanto conversa com ele ou canta uma música bem tranquila;
  6. Escove os dentes dele, se necessário;
  7. Leia uma história para dormir ou cante uma canção de ninar para ajudar seu filho a pegar no sono;
  8. Coloque seu filho no berço quando ele estiver sonolento.

Lembre-se de que não existe uma rotina perfeita. A melhor rotina é aquela que deixa você, sua família e seu bebê felizes! Então, fique à vontade para elaborar uma rotina que combine com vocês. Apenas lembre-se de ser consistente, e de ficar atenta aos sinais do seu bebê, para não iniciar a rotina noturna quando ele já estiver cansado demais, ou quando ainda estiver muito agitado.

Artigos Relacionados