Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Regressão do sono dos 4 meses: Tudo que você precisa saber

regressão do sono 4 meses

O que é a regressão do sono dos 4 meses? Entenda por que ela acontece e o que fazer para ajudar seu bebê a dormir melhor.

Ter uma rotina de sono e horários regrados para os cochilos do seu bebê parece a realização de um sonho. Muitos pais de primeira viagem podem perceber que assim que começam a se sentir confortáveis com a rotina noturna do seu bebê, ele começa a acordar no meio da noite irritado e agitado, aparentemente sem motivo.

Comumente chamada de regressão do sono dos 4 meses, é muito comum que seu bebê passe por uma disrupção na rotina do sono por volta dos 3 ou 4 meses de idade. Neste artigo, discutiremos a ciência por trás da regressão do sono dos 4 meses e daremos informações que te ajudarão a passar por esse período de noites sem dormir e descansar.

Caso você tenha outras dificuldades com o sono do seu bebê, recomendamos baixar o app Kinedu para assistir a aulas de especialistas neste tema ou agendar uma sessão individual.

O que causa a regressão do sono dos 4 meses?

Regressões do sono são ocorrências muito comuns durante o primeiro ano de vida do seu filho e geralmente ocorrem antes ou durante picos de crescimento ou saltos de desenvolvimento. Enquanto seu bebê estiver aprendendo e desenvolvendo novas habilidades, esse processo pode deixá-lo ansioso por praticar as novas habilidades, frustrado e sem querer dormir. 

A falta de sono é um resultado dessas mudanças de comportamento, levando à agitação, choro e irritabilidade que são associadas a um bebê passando por uma regressão do sono. A boa notícia é que a regressão do sono não dura para sempre, e, quanto mais você aprender sobre o assunto, mais você poderá ajudar seu bebê a passar por essa fase.

Para entender por que a regressão do sono dos 4 meses acontece, é importante saber por quais mudanças no desenvolvimento seu pequeno está passando.

Mudanças no desenvolvimento aos 4 meses

Há algumas mudanças no desenvolvimento que podem causar a regressão do sono do seu bebê, incluindo mudanças neurológicas, físicas e cognitivas.

Neurologicamente, os centros de sono no cérebro do seu bebê estão amadurecendo e mudando permanentemente. O ritmo circadiano e o impulso homeostático de sono estão se desenvolvendo e começando a influenciar os padrões de sono do seu pequeno.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento e o progresso do seu bebê!

Seu bebê de 4 meses também está desenvolvendo novas habilidades físicas. Nessa idade, um dos maiores marcos do desenvolvimento é aprender a rolar ou se virar. Essa nova habilidade é empolgante para você e seu bebê, e o desejo de dominá-la pode impactar a disposição do seu bebê de tirar uma soneca ou dormir à noite.

Além disso, seu bebê também está passando por progressões cognitivas importantes. Aos 4 meses de idade, seu bebê está se tornando consciente do mundo ao redor dele de várias maneiras diferentes, começando a notar coisas como mudanças de temperatura e iluminação, e está cada vez mais consciente de seu apego a você como cuidador.

Todas essas mudanças no seu bebê podem causar algumas mudanças notáveis nos padrões de sono e no comportamento dele em geral.

Quais são os sintomas da regressão do sono?

Para identificar a regressão do sono dos quatro meses no seu filho, você provavelmente já terá percebido que algo diferente está acontecendo. Se o seu bebê, aos 3 ou 4 meses, tiver uma rotina de sono e interrompê-la de repente, é seguro assumir que a fase da regressão do sono chegou.

Alguns dos sintomas mais comuns da regressão do sono são:

X
banner kinedu sono
  • Seu bebê está acordando com mais frequência durante suas horas normais de sono;
  • Redução das horas totais de sono;
  • Agitação ou choro ao acordar;
  • Seu bebê tem dificuldade para tirar sonecas ou dormir à noite;
  • Você percebe que seu bebê está mais consciente e distraído pelo ambiente ao redor dele;
  • Quando está acordado, seu bebê se ocupa aprendendo novos marcos do desenvolvimento, como rolar.

Assim que você perceber que seu bebê está passando pela regressão do sono dos 4 meses, você provavelmente irá querer saber quanto tempo essa regressão do sono dura e como você pode ajudar seu bebê a passar por ela.

Pode parecer que a regressão do sono dos 4 meses durará para sempre, já que essa será a primeira vez que você, como pai ou mãe de primeira viagem, irá vivenciar uma regressão do sono. Entretanto, seu bebê irá se desenvolver durante esse período, que durará entre 2 e 6 semanas. Assim como acontece com todos os saltos de desenvolvimento, cada bebê terá um tempo diferente e se desenvolverá em seu próprio ritmo.

Durante essa fase, há algumas coisas que você pode fazer para facilitar as coisas para você e para o seu bebê.

Como posso ajudar meu bebê durante a regressão do sono dos 4 meses?

Pode parecer impossível pensar com clareza quando seu bebê e você não estão dormindo o suficiente. Você provavelmente sente que já tentou de tudo, mas não consegue fazer seu bebê dormir.
Aqui estão algumas dicas para ajudar seu bebê e você a descansar mais durante o período de regressão do sono.

1. Controle o ambiente 

Seu bebê está se tornando muito mais consciente do seu ambiente. Fatores como claridade e temperatura podem impactar a habilidade do seu bebê de adormecer ou continuar dormindo.

A temperatura ideal para dormir é de 21ºC. Mantenha isso em mente quando for vestir o seu bebê para dormir. O ideal é manter a claridade baixa para a hora de dormir durante a regressão do sono dos 4 meses.

Elimine todas as distrações e estímulos do berço do seu bebê quando for hora de dormir. A nova fascinação do seu bebê pelo ambiente irá incentivá-lo a lutar contra o sono.

2. Siga a ciência do sono

Por volta dos 3 ou 4 meses de idade, o cérebro do seu bebê está desenvolvendo o ritmo circadiano, o que influencia diretamente nos padrões de sono dele. Uma das formas de ajudar seu bebê a desenvolver esse ritmo é ajustando a exposição dele à luz, simulando dia e noite.

Expor seu bebê a luzes mais brilhantes e ao sol pela manhã e durante o dia ajudará o sistema neurológico dele a reconhecer os momentos de despertar. À tarde, comece a diminuir lentamente a quantidade de exposição à luz, à medida que a noite for se aproximando. Essa simulação de luz e escuridão ajuda no desenvolvimento do ritmo circadiano.

3. Mantenha um horário de acordar consistente

Como o seu bebê está desenvolvendo novas habilidades e interagindo com o mundo de novas maneiras, é fácil querer deixar que ele fique mais tempo acordado, principalmente durante a regressão do sono, pois seu bebê desejará ficar acordado para praticar suas novas habilidades.

Entre 3 e 4 meses de idade, as horas de sono recomendadas não mudarão tanto. Aos três meses, seu bebê ainda precisará de 14 a 17 horas de sono por dia, e, aos quatro meses, de 12 a 15 horas de sono. Em média, 10 dessas horas serão de sono noturno.

Se o seu bebê estiver dormindo por menos horas que o necessário, é importante gerenciar o tempo que ele passa acordado. Durante esse período do desenvolvimento, não é recomendado que o bebê passe mais de 90 minutos acordado. Certificar-se de que seu bebê está descansando o suficiente irá evitar a agitação e irritabilidade que vêm como resultado da privação de sono durante uma regressão do sono.

4. Mantenha a calma e seja paciente

Por mais que seja difícil manter a calma no meio da noite, depois de perder horas de sono, é importante fazer isso. Quando estiver com seu bebê, manter a calma irá ajudar a acalmar seu pequeno e a reforçar um ambiente relaxante e livre de estresse.

Quando você se pegar pensando quanto tempo a regressão do sono dos 4 meses pode durar ou se achar que essa fase nunca vai passar, lembre-se de que é apenas um breve período no desenvolvimento do seu filho e que logo vocês deixaram essa fase para trás.

Se você precisar de mais ajuda durante a regressão do sono dos 4 meses, baixe o app do Kinedu para obter a orientação de especialistas em desenvolvimento infantil.

Artigos Relacionados

6 respostas

  1. Agradeço imensamente pelo artigo, meio que salvou minha vida rss. Realmente, é bem difícil, principalmente, diante a tantos desafios, a exaustão toma conta e em dado momento fico com raiva; chateada mas agora lendo e aprendendo com este artigo, certamente, reforça minha vontade nessas horas de manter sempre a calma e ser uma mãe carinhosa e amorosa pra minha filhinha linda que Deus me deu!

    1. Olá, Adriana! 👶💙
      Obrigada por compartilhar um pouquinho da sua vivência com a gente. Sabemos como ser mãe pode ser desafiador e até exaustivo, mas com amor, paciência, esforço e informação tudo dá certo! Você está fazendo um excelente trabalho cuidando da sua pequena. 💞

  2. Mais clareza impossivel vcs estão de parabéns tirou todas as minhas duvidas a respeito de avordar varias vezes a noite,ja que meu bb tem uma rotinha.E realmente fez 4meses e 2dias tudo mudou tem acordado a noite e durante o dia soninho que era de 1/2 ate 2:30 , passaram para 10/20/ 30minutos .

    1. Olá, Rosa! 😊

      Agradecemos por tirar um momento do seu dia para nos escrever! Ficamos felizes em saber que pudemos ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre o sono do seu bebê.

      É totalmente normal passar por momentos de mudanças no padrão de sono do bebê, especialmente quando eles atingem os 4 meses de idade. Essa fase é conhecida como “regressão do sono dos 4 meses” e pode realmente deixar os pais um pouco cansados e preocupados.

      É comum que nessa fase o bebê acorde mais durante a noite e tenha cochilos mais curtos durante o dia. Isso acontece porque ele está passando por importantes desenvolvimentos neurológicos, físicos e cognitivos. Ele está aprendendo coisas novas, e isso pode deixá-lo mais agitado e ansioso, atrapalhando o sono.

      Mas não se preocupe, essa fase não dura para sempre! 😴 Com paciência e carinho, você vai ajudar seu bebê a passar por essa transição. Algumas dicas que podem te ajudar são:

      * Manter um ambiente calmo e confortável na hora do sono, com pouca luz e temperatura agradável.
      * Seguir uma rotina consistente de sono, ajudando o bebê a reconhecer a hora de dormir.
      * Ficar atenta aos sinais de cansaço do bebê e respeitar o tempo de cochilo dele.
      * Ter paciência e amor nessa fase de mudanças. Lembre-se de que ele está aprendendo e se desenvolvendo!

      E lembre-se que você não está sozinha nessa jornada! Aqui no blog Kinedu, estamos sempre disponíveis para te ajudar e oferecer orientações de especialistas em desenvolvimento infantil. 💙

      Se precisar de mais apoio, não hesite em baixar nosso app ou entrar em contato conosco. Estamos aqui para acompanhar você e seu bebê nesse lindo processo de crescimento! 🌟😊

  3. Boa Noite! E muito legal mesmo ter essa ajuda psicológica pra poder cuidar dos nossos bebês porque não é fácil, mas quando a gente tem uma orientação dessa fica bem mais fácil resolver o problema com calma

    1. Olá, Gleyciane! Ficamos felizes que você tenha gostado do nosso artigo, e que ele tenha te trazido mais tranquilidade para lidar com a regressão do sono do seu bebê! 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.