Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quando o bebê começa a rolar?

quando o bebê começa a rolar

Rolar é uma grande conquista no desenvolvimento infantil. Por isso, saber quando o bebê começa a rolar e como ajudá-lo pode fazer toda a diferença.

Depois que já tem um maior controle sobre a cabeça é quando o bebê começa a rolar. Essa conquista é muito importante, pois é o primeiro grande movimento feito de maneira independente pelo pequeno, sendo considerado um dos marcos do desenvolvimento infantil.

Aliás, você sabe o que é isso? Os marcos do desenvolvimento são referências para se ter ideia de quais habilidades os pequenos geralmente adquirem em cada fase. Entretanto, vale lembrar que não são regras e que cada bebê tem o seu próprio tempo, ok? Dito isso, confira o que temos a dizer sobre este importante marco!

Afinal, quando o bebê começa a rolar?

Essa é uma dúvida muito comum entre os pais, principalmente os de primeira viagem. Saiba que seu bebê poderá rolar para as duas direções por volta do sétimo mês. No entanto, entre o terceiro ou quarto mês, ele já poderá se virar de barriga para baixo.

Então, quando estiver com cinco ou seis meses, deverá ser capaz de se virar de barriga para cima. Como esse movimento exige mais força nos músculos dos braços e do pescoço, leva mais um tempo mesmo. Você perceberá que rolar poderá ser o passatempo preferido do seu pequeno!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Quais são os cuidados com o bebê nessa fase?

Embora seja uma alegria ver o seu bebê começar a rolar, é provável que surjam algumas preocupações. Especialmente nessa fase, é muito importante não deixar seu bebê sozinho em trocadores ou em camas, mesmo que por segundos.

Virar-se para pegar a fralda é tempo suficiente para um acidente. Portanto, ao trocar seu bebê, prepare tudo antes e sempre tenha uma das mãos o segurando. Durante à noite, seu pequeno também começará a rolar no berço. Embora seja necessário continuar colocando o seu bebê para dormir de barriga para cima, pode ser que ele se vire.

X
banner kinedu desenvolvimento

Mas não se preocupe! Como ele já desenvolveu força para rolar, também adquiriu habilidade para sentir algum problema quando está dormindo. Outra dica interessante é promover o tummy time, deixando seu bebê de bruços por algum tempo durante o dia (nunca para dormir). Isso ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras e da força muscular.

Quais atividades estimulam o movimento de rolar?

Embora rolar seja um movimento natural do ser humano, é importante estimular essa capacidade por meio de atividades adequadas. A seguir, damos algumas sugestões para fortalecer os músculos do seu bebê!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil!

Olhe para trás

Coloque seu bebê de bruços e balance um chocalho por trás da cabeça dele. Seu filho tentará olhar ao redor buscando o som. Repita o movimento em ambos os lados. Não se esqueça de esperar entre 20 e 30 minutos após a refeição para fazer esse exercício.

Girando

Em cima de um tapete ou cobertor, coloque seu bebê de bruços e agite um chocalho por trás de sua cabeça de um dos lados. Seu filho tentará olhar para trás à procura do barulho e girar o corpo empurrando com os braços e as pernas. Depois balance o chocalho do outro lado.

Vamos alongar

Coloque seu bebê de bruços e dê um brinquedo a ele para que brinque por alguns minutos. Depois, pegue o objeto e coloque-o fora do alcance do seu pequeno. Deixe que seu filho tente se esforçar para alcançar o brinquedo.

Estique e alcance

Coloque seu bebê de bruços e deixe um objeto que ele goste na frente dele. Incentive-o a buscar o item. Continue o exercício por 5 a 10 minutos ou até que seu pequeno fique cansado.

Como você pôde conferir, a partir do terceiro ou quarto mês é quando o bebê começa a rolar. Essa fase é muito gostosa e merece atenção especial. Por essa razão, é importante acompanhar de perto, reforçar os cuidados e fazer atividades que ajudem a desenvolver essa habilidade.

No Kinedu, você encontra mais de 1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil. Baixe GRÁTIS o app AQUI.

Artigos Relacionados

2 respostas

  1. Estou encantada por este blog KINEDU, é perfeito, esclarece as mães de 1ª viagem e as avós que já esqueceram é que na época dos seus filhos não havia este recurso fantástico que é a internet!
    Obrigada atenciosamente,
    Avi Villar (avó)

    1. Oi, Avi!
      Ficamos muito felizes com o seu comentário! Que bom que nosso blog tem ajudado a esclarecer suas dúvidas e entender melhor sobre o desenvolvimento do seu netinho. 💟

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.