Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como o bebê deve dormir? Veja 3 dicas!

como o bebê deve dormir

Sabemos da importância do seu pequeno ter uma rotina de sono. Por isso, vamos mostrar como o bebê deve dormir para ter conforto e segurança.

Você sente que a hora do seu bebê dormir é um dos momentos mais difíceis do dia? De fato, é importante prestar atenção nisso para proporcionar segurança e desenvolver hábitos saudáveis de sono na criança.

Além disso, é preciso prevenir a Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI), que pode causar a morte de crianças de até 1 ano e de forma repentina. Ou seja, mais um motivo para você estabelecer uma rotina de como o seu bebê deve dormir.

Neste post, apresentamos dicas que são essenciais. Confira!

1. Mantenha seu bebê na posição de barriga para cima

A melhor posição de como o bebê deve dormir é sempre de barriga para cima, em vez de bruços ou de lado. Como vimos, essa é a forma mais segura e significativa para reduzir o risco de SMSI. Por isso, é importante que, desde o nascimento, você acostume seu filho nessa posição.

Se por algum motivo seu pequeno se acostumou a dormir em outra posição — o que é muito comum para recém-nascidos que ficaram na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), por exemplo —, você pode persistir para mudar esse hábito, colocando-o de barriga para cima sempre que ele se virar durante a noite.

A princípio, não é necessário usar almofadas ou cobertores para manter o bebê nessa posição. Então, caso ele tenha alguma condição clínica que o impeça de dormir de barriga para cima, a melhor coisa a se fazer é seguir as orientações do seu pediatra.

Nesta atividade do kinedu, ensinamos a melhor posição para fazer o seu bebê dormir.

X
banner kinedu sono
Kinedu – A melhor posição para dormir

2. Estimule as brincadeiras durante o dia

Até os 6 meses de vida, seu bebê ainda não tem um ciclo regular de sono. Portanto, não existe uma regra de quanto tempo seria ideal para ele repor as necessidades do organismo. Ainda que um recém-nascido durma, em média, 16 horas por dia, esses períodos são fracionados, uma vez que ele acorda constantemente para mamar.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades para estimular o seu bebê!

Por isso, é importante adotar hábitos fundamentais para estimular o sono do seu filho, e um deles é incentivá-lo a gastar energia durante o dia. Assim, quando você realiza atividades com o bebê que o ajudem a gastar energia, como conversar, passear e brincar, isso permite que ele durma por períodos mais longos à noite.

3. Coloque o bebê na cama quando ele estiver com sono

O ideal é colocar o bebê no berço quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado, para que ele aprenda a dormir sem muitos estímulos e não precise de ajuda para voltar a dormir caso acorde no meio da noite.

Se ele chorar, espere um pouco antes de atender o choro, sempre considerando se ele não está com fome, febre ou precisando trocar a fralda. Também é importante evitar acender as luzes e pegar seu bebê no colo quando ele acordar no meio da noite, a menos que seja necessário. É melhor apenas oferecer carinho e confiança.

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Até a década de 90, havia muitos mitos sobre a rotina de sono do bebê. Por exemplo, muitos acreditavam que era melhor acordá-lo durante a noite para mamar. Mas a verdade é que não existem comprovações científicas para isso.

Como vimos, são as ações realizadas por mães, pais e cuidadores que interferem diretamente na rotina de como o bebê deve dormir. Por isso, ao seguir nossas dicas, você ajudará seu pequeno no desenvolvimento de bons hábitos e ainda proporcionará a segurança de que ele precisa.

O que achou das nossas dicas? No nosso aplicativo, temos centenas de artigos e mais de 1.800 atividades para você fazer com o seu bebê de 0 a 4 anos. Baixe GRÁTIS o app Kinedu e ajude no desenvolvimento do seu filho!

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.