Todos sabemos que o sono é muito importante. Nosso corpo precisa descansar o suficiente para que possamos manter nossa saúde física e mental. Dormir ajuda nosso cérebro a funcionar em seu potencial máximo: melhora nosso aprendizado, nossa capacidade de concentração e nossas habilidades de tomada de decisão. Dormir bem afeta nossa qualidade de vida. Se o sono é extremamente importante para os adultos, imagine o tamanho de sua importância para os bebês!

banner kinedu sonoPowered by Rock Convert

Quando um bebê dorme, ele economiza energia, o que o permite ganhar peso mais rapidamente e ter um desenvolvimento saudável. Além disso, seus órgãos se desenvolvem e seu sistema imunológico se fortalece, para protegê-lo de doenças e infecções. Quando ele está dormindo, seu corpo libera um hormônio do crescimento, que o ajuda a continuar crescendo. Finalmente, dormir ajuda a aumentar o apetite do seu filho, para que ele possa comer bem e obter os nutrientes necessários para se desenvolver adequadamente. É importante lembrar que os bebês não dormem como nós: eles dormem por breves momentos de cada vez e acordam constantemente para mamar ou comer. Nos primeiros meses, os bebês costumam mamar de oito a doze vezes por dia, acordando com frequência. Seus ciclos de sono são diferentes dos nossos, permitindo a eles dormir por algumas horas, mas profundamente.

De acordo com a National Sleep Foundation, o tempo de sono ideal para bebês de 0 a 3 meses é de 14 a 17 horas por dia. Alguns bebês podem dormir menos, entre 11 e 13 horas, enquanto outros dormem até 19 horas por dia. No entanto, dormir menos de 11 horas ou mais de 19 não é recomendado – dormir menos do que o recomendado priva o corpo do bebê de descanso e dos benefícios proporcionados pelo sono; dormir mais não lhe permite obter o alimento adequado e os estímulos necessários em um dia.