X
X
síndrome da morte súbita infantil

10 maneiras de reduzir o risco de morte súbita infantil (SMSI)

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

A síndrome da morte súbita infantil (SMSI) – o pior pesadelo dos pais – é a principal causa de morte de bebês de 1 a 12 meses de idade. Ela não é uma doença ou um vírus, mas um diagnóstico dado quando não há causa aparente para a morte súbita de uma criança com menos de um ano.

Como o nome indica, a morte súbita infantil é repentina e vem sem aviso prévio. Um bebê aparentemente saudável pode repentinamente sucumbir à síndrome. Mesmo com anos de pesquisa, ela permanece imprevisível. A incerteza e a falta de respostas são o que a torna tão assustadora para os pais. Antes que a preocupação noturna lhe impeça de dormir, saiba que há coisas que você pode fazer para reduzir o risco de morte súbita infantil.

10 recomendações para reduzir o risco de morte súbita infantil 

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), essas recomendações levaram a uma redução de 50% dos casos de morte súbita nos Estados Unidos:

1. Seu bebê deve dormir de barriga para cima

Isso é vital, e deve acontecer o tempo todo. Se você está preocupado com a asfixia, saiba que ela é muito rara. Bebês saudáveis ​​tendem a engolir ou expelir fluidos automaticamente. No entanto, se seu bebê sofre de refluxo gastrointestinal crônico ou de uma má-formação das vias aéreas superiores, converse com o seu médico sobre a melhor posição para o seu bebê dormir. Quando seu bebê for capaz de rolar, o que acontece em torno dos 6 meses, deixe-o escolher sua posição de dormir.

2. Seu bebê deve dormir em uma cama firme, sem brinquedos ou roupas de cama

Sempre coloque seu bebê em um colchão firme e evite travesseiros, colchas, almofadas ou bichinhos de pelúcia. Esses itens podem dificultar a respiração do seu bebê.

3. Mantenha seu bebê longe da fumaça do cigarro

Isso também vale para as mulheres grávidas. Fumar durante a gravidez está associado a um aumento no risco de morte súbita infatil.

4. Seu bebê deve dormir no berço dele, mas no mesmo quarto que você

Seu bebê pode ficar na sua cama enquanto você cuida dele ou o amamenta, mas, quando estiver pronto para dormir, ele deve ser colocado no berço, perto de você.

5. Amamente o máximo que puder

Estudos demonstraram que o aleitamento materno pode ajudar a reduzir o risco de morte súbita infantil, especificamente devido aos seus agentes protetores, que combatem infecções respiratórias e gastrointestinais (fatores que contribuem com a SMSI).

X
banner kinedu saúde

6. Imunize o seu bebê

Evidências recentes sugerem que os bebês que são vacinados têm um risco 50% menor de morte súbita infantil.

7. Se você não estiver mais amamentando, considere dar uma chupeta ao seu bebê durante o sono durante o primeiro ano

O uso da chupeta diminui os riscos de SMSI. No entanto, não é necessário levá-lo ao extremo: se a chupeta do seu bebê cair da boca depois que ele adormecer, você não precisa colocá-la de volta.

8. Não deixe seu bebê ficar muito quente

O quarto deve estar a uma temperatura confortável – não muito quente e nem muito frio. Certifique-se de vesti-lo com apenas uma camada de roupa.

9. NÃO use produtos que alegam reduzir o risco de morte súbita infantil

Produtos como posicionadores de sono, colchões especiais e tapetes de dormir não demonstraram reduzir os riscos de SMSI.

10. Não ofereça mel a bebês com menos de um ano de idade

O mel pode levar ao botulismo, que pode ser mortal por si só, mas também contém bactérias que têm sido relacionadas à síndrome da morte súbita infantil.

Embora os pesquisadores ainda não saibam o motivo exato pelo qual o risco de morte súbita infantil é reduzido após os 6 meses de idade, isso pode estar relacionado ao desenvolvimento físico do bebê, mais especificamente ao controle respiratório, ao metabolismo, aos padrões de sono e às habilidades físicas. 

De fato, quando seu bebê for capaz de rolar, o que acontece por volta dessa idade, seu cérebro estará maduro o suficiente para alertá-lo sobre perigos respiratórios e, como ele terá mais controle físico, poderá se libertar de certas posições perigosas para dormir.

Como pôde ser visto, uma das melhores armas contra a morte súbita infantil é que seu bebê tenha controle sobre o próprio corpo e seja capaz de rolar de um lado para o outro. Se ele tiver força física para mudar de posição, a possibilidade de ele não conseguir respirar diminuirá muito.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados