Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fique por dentro dos principais cuidados no inverno para ter com seu bebê

cuidados no inverno - bebê com agasalho

Você sente que seu bebê necessita de mais cuidados no inverno, mas ainda não sabe muito bem quais são essas precauções? Muitos pais e cuidadores têm dúvidas sobre a quantidade de roupa que precisam colocar, como proteger os pequenos das doenças típicas da época, quais produtos especiais utilizar, entre outros aspectos.

Com a chegada do período mais frio do ano, há um aumento considerável na incidência de doenças respiratórias, tanto alérgicas como inflamatórias. Isso quer dizer que é preciso cuidado redobrado com os bebês.

Quer ter algumas ideias sobre como proteger ainda mais seu filho? Confira as dicas que reservamos para você!

Agasalhe na medida certa

É comum que surjam dúvidas na hora de agasalhar os bebês, afinal de contas, eles ainda não sabem dizer quanto frio estão sentindo. A dica geral é que eles sentem mais frio que os adultos e, por isso, precisam de um agasalho extra. Então, baseie-se no frio que você está sentindo e nas roupas que está usando para dimensionar a necessidade de calor e vestimenta que seu filho precisa. Normalmente, até os 2 anos, uma camada a mais de roupa em relação ao adulto já é o suficiente para proteger a criança.

Cuidado com os cobertores

Muitos pais optam por embrulhar seus filhotes em cobertores grossos e fofinhos. Contudo, é preciso cuidado em relação ao uso de cobertores, travesseiros e bichinhos de pelúcia no berço. A recomendação é que o bebê não durma com nenhum desses objetos e brinquedos, pois isso pode aumentar o risco de morte súbita. Uma dica é usar apenas uma camada de roupa de frio, pois ela é confortável e capaz de isolar o calor do corpo da criança.

Atenção com a higiene

A proliferação de doenças pode ser prevenida com um ato muito simples, mas poderoso: lavar as mãos. Principalmente quando for trocar as fraldas, limpar o nariz do bebê, comer ou preparar refeições e, claro, depois de ir ao banheiro. Esse hábito colabora para a não disseminação dos vírus e bactérias responsáveis pelas doenças.

Outro item que deve ser acrescentado à lista de cuidados no inverno é o de lavar bem os cobertores e agasalhos que são menos usados, já que eles podem acumular partículas causadoras de alergias.

Cuidado com as doenças

Doenças respiratórias têm seu ápice no inverno e atacam desde as crianças mais novas até idosos. No entanto, as crianças menores e bebês ainda estão desenvolvendo seu sistema imunológico e necessitam cuidados especiais.

O aumento da incidência de tais doenças se deve à diminuição de umidade, que acarreta maior suspensão das partículas no ar. Além disso, os ambientes costumam permanecer mais fechados, prejudicando a circulação do ar e contribuindo para a proliferação de doenças.

Os principais tipos de doenças respiratórias que aparecem no inverno são a gripe, os resfriados e as alergias. A prevenção, como dito anteriormente, deve ser feita lavando as mãos e os cobertores, evitando lugares fechados e, se possível, evitando o contato com pessoas que já estão com a doença. Além disso, é sempre recomendado consultar seu pediatra de confiança para ter mais orientações.

As preocupações com os bebês são muitas, mas, sem dúvida, há inúmeras e eficientes formas de protegê-los nos momentos mais delicados.

Gostou de saber mais sobre os principais cuidados no inverno para ter com o seu bebê? Quer encontrar mais dicas como estas? Acesse o nosso outro post e descubra como vesti-lo de acordo com o clima!

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.