Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Temperatura do bebê: como saber se ele está com frio ou calor?

temperatura do bebê frio ou calor

Sentir o corpo do bebê, como extremidades e tórax, pode ajudar a entender se ele está confortável com sua vestimenta e com a temperatura ambiente.

Provavelmente, você já pensou: será que meu bebê está com frio com essa roupinha? Ou será que se eu colocar mais peças ele vai ficar com calor? A temperatura do bebê é uma dúvida muito frequente entre pais e cuidadores.

Mas você sabia que é possível saber se seu bebê está experimentando variações de temperatura com algumas dicas simples? Leia este artigo até o final para descobrir como saber se o bebê está com frio ou calor.

Sinta as extremidades

Os dedinhos dos pés e das mãos podem ser um ótimo indicador da temperatura do bebê. Eles são as extremidades e, assim como o nariz e as orelhas, são regiões mais expostas ao frio. A contração dos vasos sanguíneos decorrente das baixas temperaturas faz com que o sangue tenha dificuldade para chegar a esses locais.

Então, se sentir alguma das extremidades citadas acima muito frias, é recomendado agasalhar seu bebê e tentar colocá-lo em um local com temperatura mais elevada.

Identifique se o tórax está quente ou frio

É importante ressaltar que as mãozinhas e pezinhos também podem estar um pouco gelados sem indicar que o bebê esteja com frio. Por isso, é sempre bom sentir o tórax dele também.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 dicas e atividades em vídeo para ajudar no desenvolvimento do seu bebê!

Para ter certeza, além de checar as extremidades, você também pode sentir a temperatura na região do peito do seu bebê, por baixo da roupa. Quando ele está com calor, a região fica quente, úmida de suor e pode apresentar brotoejas. Quando ele está com frio, você pode sentir que o local tem uma temperatura inferior à da sua mão. O pescoço também é um ótimo local para observar se o bebê está com calor ou com frio.

Observe a pele

A observação da pele é um fator muito importante para saber o que se passa no corpinho do seu bebê. Quando está muito quente e ele sente muito calor, com a temperatura do corpo elevada, a pele vai estar quente, úmida de suor e corada.

Em alguns casos, podem ocorrer pequenos focos de dermatite inflamatória. Em dias muito quentes, é recomendado evitar exposição ao sol e vestir o bebê com roupas leves que não retenham o calor.

Já se o bebê estiver com muito frio, a pele dele pode ficar pálida ou arroxeada e fria. Em dias com temperaturas mais baixas, a cabeça e as extremidades do seu pequeno devem ficar bem protegidos, pois ele perde muito calor por essas regiões. Gorros, luvas e meias são peças indispensáveis.

Preste atenção no comportamento do bebê

O próprio bebê consegue dar sinais de que a temperatura corporal dele não está adequada. Quando ele sente muito calor ou frio, é possível notar que ele está incomodado pelo choro excessivo.

X
banner kinedu saúde

Além disso, com o calor, seu bebê também pode apresentar náuseas, cólicas, suor e respiração mais rápida que o normal. Já com o frio, o bebê apresenta tremores, letargia, e a fala pode ficar arrastada.

Saiba se a temperatura do bebê está normal

Os bebês não têm um centro termorregulador bem desenvolvido. Isso quer dizer que quando o ambiente está muito quente ou muito frio, seus corpos não conseguem se resfriar ou aquecer por conta própria para manter a temperatura normal.

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu e acompanhar o desenvolvimento do seu bebê!

Por esse motivo, é necessário dar atenção aos sinais que demonstram essa oscilação entre os pequenos. A Academia Americana de Pediatria (AAP) sugere que bebês maiores e crianças estejam vestidas com uma camada de roupa a mais do que um adulto usaria nas mesmas condições.

É interessante vestir seu filho com camadas de roupas que você possa tirar, colocar e, assim, controlar a temperatura do bebê de acordo com o ambiente em que ele estiver. Se as extremidades e o tórax do bebê estiverem gelados, ele provavelmente está sentindo frio, e você pode adicionar uma camada de roupa. Se ele estiver suado e quente ao toque, possivelmente está com calor e você pode retirar uma camada.

É possível aferir a temperatura do bebê com um termômetro. Porém, as outras dicas que já citamos acima são sinais mais precoces, eles podem acontecer antes mesmo que a temperatura interna se modifique. O termômetro deve marcar entre 36ºC e 37,5ºC em adultos e crianças.

Entenda o que fazer se a temperatura do bebê não estiver normal

Se você notar que a temperatura do bebê não está normal, é hora de tomar algumas providências.

Temperatura alta

Se notar que o bebê está com calor, é apropriado tirar as camadas de roupa que ele está vestindo e mantê-lo hidratado. Se o calor for muito intenso, o ideal é molhar o corpo com água fria (mas não gelada) para diminuir a temperatura aos poucos.

Temperatura baixa

Se o bebê estiver com frio, é importante verificar se ele não está molhado e, se estiver, recomenda-se vesti-lo com roupas secas e colocá-lo em um ambiente interno, protegido do frio e do vento. Se os dedos das mãos e dos pés estiverem muito gelados, o indicado é mergulhá-los em água morna (não quente), para que a temperatura volte ao normal. Seque seu bebê muito bem logo em seguida.

Caso alguma variação de temperatura extrema ocorra com o bebê, como hipotermia, congelamento, hipertermia, queimaduras, insolação ou febre alta, é importante procurar seu pediatra, para que ele recomende um tratamento adequado.

Diferencie frio e calor de febre

Por ser um defeito no ajuste térmico do hipotálamo, a febre não tem relação com a temperatura ambiente e as vestimentas do bebê. É um mecanismo de defesa do organismo frente a infecções, geralmente virais ou bacterianas. Quando você suspeitar que seu bebê está com febre, o ideal é fazer o uso do termômetro para ter certeza e saber exatamente com quantos graus ele está.

Agora, ficou mais fácil saber quando o bebê está com calor ou com frio, não é mesmo? Eles dão sinais quando algo não está ideal e saber reconhecê-los é muito importante para entender suas necessidades. Seguindo essas dicas, você vai conseguir identificar a temperatura do bebê com mais facilidade.

Gostou deste artigo? Então, baixe GRÁTIS o app Kinedu e confira milhares de dicas para ajudar no desenvolvimento do seu bebê!

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.