Os cuidados com o recém-nascido vão além da alimentação e da troca de fraldas. Listamos 6 dicas para cuidar do bebê que acabou de chegar!

Nos primeiros dias de vida, o seu filho precisa de cuidados especiais com o cordão umbilical e durante o banho, além de evitar saídas e respeitar outras recomendações. Os cuidados com o recém-nascido são essenciais para garantir um bom desenvolvimento do bebê e manter sua saúde.

Nessa fase, os pais e os cuidadores podem seguir recomendações que previnem o aparecimento de infecções e doenças, já que os pequenos ainda não contam com um sistema de defesa forte no corpo.

A atenção durante o banho, a importância da amamentação e a limitação dos passeios são algumas das dicas que podem ajudar o seu bebê a crescer de forma saudável. Além disso, os cuidados com a mamãe depois do parto e a formação de uma rede de apoio são fundamentais nesse período.

A seguir, explicaremos como esses cuidados podem ser colocados em prática. Confira!

A importância dos cuidados com o recém-nascido

Os primeiros dias do recém-nascido fazem parte de uma das fases mais sensíveis da vida, porque ele é completamente dependente dos cuidados dos pais ou responsáveis. O recém-nascido inspira atenção especial porque, nesse período, passa por adaptação da amamentação e ainda não recebeu vacinas importantes para a prevenção de doenças.

Baixe GRÁTIS o app Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Nesse momento, os papais e as mamães devem adotar hábitos de higiene e ter precaução com as saídas de casa. Um dos principais cuidados que devem ser adotados é com a pele do recém-nascido, a fim de evitar que a criança tenha infecções, já que a derme é considerada a primeira área que entra em contato com o ambiente.

Também é nesse período que são ouvidos muitos conselhos de parentes, amigos e pessoas mais próximas sobre os cuidados que podem ser adotados com o bebê, mas os pais precisam priorizar as recomendações que são indicadas pelo médico pediatra, para manter a saúde do recém-nascido em dia.

6 dicas de cuidados com o recém-nascido

A restrição dos passeios está entre os cuidados que podem ser adotados, além da atenção com o banho e com a amamentação do recém-nascido. Ainda é importante atentar-se à cicatrização do cordão umbilical, adotar o método canguru e cuidar da mamãe no pós-parto. Confira mais detalhes sobre essas recomendações a seguir.

1. Importância da amamentação

Nesse período da vida do seu filho, a amamentação tem o papel essencial para proteger a saúde. O leite materno pode prevenir os pequenos de alergias, diarreia e doenças respiratórias. Além disso, esse alimento contém a quantidade necessária de nutrientes, minerais e água que o recém-nascido precisa para crescer bem.

2. Atenção com a mamãe depois do parto

Essa fase dos primeiros dias do bebê será mais fácil de lidar se a mamãe contar com uma boa rede de apoio. Com o auxílio de familiares e amigos, a mãe pode ter melhores condições de oferecer a atenção que o pequeno necessita no pós-parto.

3. Evitar viagens, passeios e visitas

O recém-nascido não deve ser levado para acompanhar os pais na rua com mais frequência do que o necessário. As saídas precisam ser limitadas às consultas médicas e à vacinação. Evite levar o pequeno para casas de parentes, shoppings e festas.

A presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Mariane Cordeiro Alves Franco, orienta que essa limitação é importante para afastar os riscos de o recém-nascido contrair alguma doença. Os pais devem evitar levar os bebês recém-nascidos a locais fechados, sem ventilação e com muitas pessoas.

banner kinedu saúde

Se houver necessidade de sair com o pequeno para algum evento com mais pessoas, é importante comunicar ao pediatra e, então, pedir recomendações. Também é indicado atentar-se ao clima e agasalhar bem o bebê.

É melhor que as viagens sejam evitadas, mas, se for preciso, a bolsa do bebê deve conter os itens necessários para todos os momentos.

4. Cuidados com o banho

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, manter a limpeza da pele do seu filho é fundamental para protegê-lo da ocorrência de infecções e de irritações.

O momento do banho pode ser uma oportunidade para os pais terem mais contato e carinho com o bebê, além de observarem aspectos importantes no recém-nascido, como a moleira e a presença ou não da mancha mongólica.

Durante o banho, é importante seguir algumas recomendações, como usar água morna, que oferece mais conforto ao seu pequeno. Também é essencial emergir o corpo do recém-nascido e deixar de fora a cabeça e o pescoço.

Baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android e acesse +2.200 artigos e atividades de desenvolvimento infantil!

A limpeza do corpo pode ser feita com suavidade, sem esfregar a pele. É fundamental ter cuidado com os produtos que podem ser usados na pele do seu filho nessa fase. É necessário que as substâncias não sejam irritantes e tenham um pH similar ao da pele do recém-nascido. O banho pode ser diário ou ainda com intervalo de 3 a 4 dias, se for feita a limpeza da região das fraldas e do cordão umbilical.

5. Atenção com o umbigo em cicatrização

Outro ponto importante é ter precaução com o umbigo do bebê, que ainda está em cicatrização nesse momento. Com a higienização correta, é possível impedir a presença de bactérias que causam doenças. Para isso, é indicado manter a região limpa e seca, com a troca frequente de fraldas depois de sujas.

Para limpar o cordão umbilical, é recomendado usar água e sabão, mas manter sempre a área sem umidade. Também é essencial fazer a higiene das mãos da pessoa que vai manipular a troca de fraldas e colocar uma gaze limpa no coto umbilical. Dessa forma, é possível reduzir as chances de infecção.

6. Método canguru

Adotado em recém-nascidos prematuros, o método canguru tem a função de estimular o aleitamento materno e incentivar o contato precoce da mãe com o filho. Esse recurso incentiva a presença dos pais na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, com respeito ao sono e ao estado do pequeno.

Com isso, é recomendado que a mãe faça a extração manual do leite e ofereça ao filho com auxílio da equipe do hospital. O contato da mãe com a pele do bebê pode manter a amamentação por mais tempo, segundo indicação do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ferramentas para ajudar você a cuidar do seu bebê nesse período

O bom desenvolvimento infantil depende dos cuidados que são tomados durante os primeiros dias de vida dos bebês. Os pais podem aproveitar as dicas apresentadas pelo Kinedu, aplicativo que ajuda a acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças de 0 a 48 meses.

Além disso, as visitas ao pediatra são fundamentais para que o seu bebê conte com uma boa avaliação e fique com a saúde em dia. Durante essas consultas, os papais e as mamães podem aproveitar para tirar todas as suas dúvidas e entender como cuidar direitinho do recém-nascido.

Com base no que apresentamos, você pôde entender que cuidados com o recém-nascido durante o banho e a limitação de visitas e viagens são pontos fundamentais para o desenvolvimento do bebê. Os cuidados com a mamãe depois do parto e uma rede de apoio também são essenciais nesta fase.

Gostou do nosso artigo? Baixe GRÁTIS o aplicativo Kinedu para saber mais sobre como cuidar do seu bebê!