Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brotoeja em bebê: o que é e como tratar?

brotoeja em bebê

A brotoeja em bebê pode deixá-lo irritado e com dificuldade para dormir. Saiba como identificar esse problema de pele e o que fazer para tratar.

Muito comum no clima quente do verão, a brotoeja em bebê é caracterizada pelo surgimento de bolinhas na pele, causando desconforto nele e preocupação nos pais. Também conhecido como miliária, o problema geralmente é resolvido em poucos dias, mas alguns cuidados com a pele do seu bebê são importantes para trazer alívio.

Neste artigo, entenda quais são os principais sintomas da brotoeja, como fazer para evitá-la e os tratamentos mais indicados. Boa leitura!

O que é a brotoeja?

Brotoeja é uma dermatite inflamatória que costuma surgir em bebês e crianças pequenas principalmente no verão, época em que o clima é mais quente e úmido. O suor em excesso causado pelo calor obstrui as glândulas sudoríparas do bebê, bloqueando a transpiração. Assim, em vez de evaporar, o suor fica preso à pele e acaba inflamando.

Baixe o app Kinedu e acesse aulas de especialistas em saúde do bebê e muitos outros temas!

Essa inflamação faz com que pequenas protuberâncias de aspecto avermelhado ou esbranquiçado apareçam no local. As regiões mais comuns para o surgimento da brotoeja são o rosto, a área da fralda, a parte superior do tórax e as dobrinhas do bebê, como braços, pernas e pescoço.

Quando atingem as camadas mais superficiais da pele, as bolinhas são transparentes, têm aspecto úmido e se rompem facilmente. Também podem provocar sintomas como inchaço, coceira ou formigamento, deixando o seu bebê desconfortável e irritadiço. Em alguns casos, quando os canais de suor são bloqueados em camadas mais profundas da pele, as bolhas da brotoeja podem se encher de pus e inflamar.

X
banner kinedu saúde

Quais as causas mais comuns da brotoeja em bebê?

Um dos motivos de a brotoeja ser mais comum em bebês, em especial recém-nascidos, é o fato de seus dutos de suor não estarem totalmente desenvolvidos. Como resultado, eles acabam bloqueados ou se rompendo mais facilmente, obstruindo a transpiração.

Outros fatores que podem bloquear a saída do suor da pele do seu bebê são:

  • clima tropical quente e úmido;
  • agasalho em excesso;
  • transpiração causada por febre;
  • bebê aquecido na incubadora.

Como tratar a brotoeja nos bebês?

Agora que você já sabe o que é e as causas mais comuns de brotoeja em bebê, como tratar é o próximo passo. Na maioria dos casos, esse problema desaparece sozinho, sem a necessidade de cuidados médicos. Porém, é possível aliviar os sintomas e prevenir o surgimento de infecções causadas por bactérias.

Para acalmar a pele do seu bebê, uma dica é dar um banho com água morna e sabonete neutro. Você também pode umedecer um algodão ou toalhinha com água fria e aplicar na área afetada para remover o suor.

Lembre-se de secar bem a região em seguida e evite pomadas ou loções, pois só vão bloquear ainda mais os poros. Se estiver calor, mantenha o seu bebê com roupas leves e que permitam que a pele fique fresca, ou deixe-o um pouco sem roupa.

A brotoeja em bebê costuma desaparecer em cerca de três dias, não causando nenhum tipo de complicação. Mesmo assim, é importante prestar atenção aos sintomas das brotoejas para começar o tratamento o quanto antes, evitando incômodos ao seu bebê e o risco de infecções.

Agora que você já sabe tudo sobre brotoeja em bebê, aproveite para baixar o app Kinedu e conferir as aulas da dra. Katryn Ribeiro sobre a saúde e os cuidados com os bebês em cada fase, além de aulas de outros especialistas sobre diversos assuntos relevantes para pais!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.