Pontos chave:
1. A pele do seu bebê é delicada e mais fina que a dos adultos, o que a torna propensa a irritações, queimaduras solares e ressecamento. Cuidar dela é fundamental para mantê-la saudável. Siga estas dicas:
2. Use sabonete de bebê hipoalergênico e sem perfume com moderação. Proteja seu bebê da luz solar direta, especialmente entre as 10h e as 16h. Vista-o com roupas de algodão frescas que cubram os braços e pernas e forneça sombra.
3. Troque as fraldas frequentemente, limpe com água e algodão, evitando lenços com álcool ou fragrâncias. Limite a exposição a produtos químicos fortes, enxágue bem as roupas. Geralmente, a pele do bebê não precisa de hidratantes, mas use loção de bebê sem perfume quando estiver seca.
Você provavelmente já percebeu que a pele do seu bebê é muito macia e delicada. A pele dele é mais fina do que a de um adulto, e pode facilmente ficar seca ou irritada – além de ser mais propensa às queimaduras solares. Por isso, é importante tomar precauções para manter a pele do seu bebê saudável. As dicas a seguir podem ajudar:
- Não use sabonete toda vez que der banho no seu bebê. Quando usar, certifique-se de que ele seja hipoalergênico e que não tenha perfume.
- Evite expor seu bebê à luz solar direta. Tente não sair com ele entre 10h e 16h, mas, se for necessário, vista-o com roupas de algodão que cubram os braços e as pernas. Não se esqueça de colocar um chapéu nele, e tente andar sob a sombra, para que seu bebê fique exposto ao sol o mínimo possível.
- Troque a fralda do seu filho frequentemente para evitar assaduras. Limpe bem a área com água e algodão, e certifique-se de que ela fique completamente seca. Se você for usar lenços umedecidos, evite os que contêm álcool ou fragrâncias, pois eles podem irritar a pele do seu bebê.
- Certifique-se de que seu bebê não esteja exposto a produtos químicos agressivos, como os que fazem parte da composição de alguns sabões e detergentes. Não há necessidade de comprar produtos de limpeza especiais – no entanto, certifique-se sempre de enxaguar completamente todas as roupas e itens que possam estar em contato com o seu bebê. Durante estes primeiros meses, é aconselhável lavar as roupas do seu bebê separadamente das suas. Depois dos quatro primeiros meses, você poderá combiná-las com o resto das roupas da família, mas sempre certificando-se de que elas sejam bem enxaguadas.
Por fim, é importante mencionar que a pele do seu bebê tem uma camada natural de proteção, por isso, não é necessário o uso de hidratantes e cremes. Se perceber que a pele do seu bebê ficou seca, você poderá usar um pouco de loção para bebês sem perfume na área afetada – mas faça isso somente quando for necessário.
3 respostas