X
X
banho recém-nascido

Como dar banho no recém-nascido

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

No início, dar banho em um bebê recém-nascido pode ser uma tarefa difícil. Mas não se preocupe – nós temos algumas dicas que irão ajudá-la a dominar essa arte em pouco tempo! Primeiramente, você deve saber que não há necessidade de dar banho no seu bebê todos os dias. De fato, muitos especialistas afirmam que dar banho várias vezes por semana (três ou mais vezes) pode ressecar a pele do bebê. Se você notar que a pele do seu bebê está muito seca, aplique uma loção hidratante hipoalergênica e sem perfume logo após o banho.

A que horas devo dar banho no meu bebê?

Não há recomendação específica de período do dia ou de horário. No entanto, você deve tentar escolher um horário em que a probabilidade de ser interrompida seja menor. Alguns pais optam pela manhã, quando o bebê está pronto e alerta para aproveitar a experiência, enquanto outros preferem dar o banho à noite, para acalmá-lo antes de dormir. Ou seja, a resposta é: no horário que você preferir!

Como devo fazer e quais materiais serão necessários?

O primeiro banho do seu bebê deverá ser um banho de esponja. Antes de tirar a roupa dele, escolha uma sala aquecida com uma superfície plana e limpa – pode ser um banheiro, um balcão de cozinha ou o chão. Cubra a superfície com um cobertor ou uma toalha macia. Se seu bebê estiver em uma superfície acima do chão, use uma alça de segurança ou mantenha uma mão sobre ele o tempo todo para garantir que ele não irá cair. Antes de começar, verifique se você tem os itens necessários à mão:

  • Cobertor ou toalha macia: deixe o cobertor ou a toalha aberta para poder colocar o seu bebê;
  • Segurança: mantenha sempre uma mão no seu bebê e, se você estiver em um trocador, certifique-se de usar uma alça de segurança também;
  • Bacia de plástico ou pia: coloque água morna. Não use muita água, certifique-se de que esteja rasa. Verifique a temperatura da água para garantir que não esteja muito quente;
  • Outros materiais: Toalhinha para dar banho, uma toalha para secar o seu bebê, lenços umedecidos, uma fralda limpa e uma muda de roupa

Se você esquecer algo, precisar atender ao telefone ou à porta durante o banho, você deve levar seu bebê com você, então, mantenha uma toalha seca por perto. Nunca deixe seu filho sozinho no banho.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda banhos de esponja durante as primeiras semanas (aproximadamente três semanas), até que o coto do cordão umbilical caia.

Lembre-se de lavar primeiro o rosto do seu bebê, e depois o corpo (se ainda houver o coto do cordão umbilical, seja muito cuidadosa, e limpe ao redor dele). Para lavar o rosto do seu bebê, mergulhe a ponta de um pano ou uma bola de algodão em água morna e limpe suavemente os cantos internos dos olhos em direção aos cantos externos.

Dar banho no seu bebê recém-nascido não se trata apenas de uma questão de higiene – pode ser uma ótima maneira de fortalecer os laços afetivos entre vocês, bem como uma oportunidade de aprendizado! Ajude seu bebê a explorar seus sentidos, pingando água suavemente sobre a barriguinha dele (ele provavelmente irá rir com prazer!) ou derramando água perto dele. Observe se ele fica fascinado com o som ou se fica espantado, com os olhos arregalados.

X
banner kinedu saúde

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

3 comentários em “Como dar banho no recém-nascido”

  1. Pingback: Mãe de primeira viagem: saiba tudo sobre maternidade - Kinedu Blog

  2. Pingback: Quando o banho de sol no bebê é indicado? - Kinedu Blog

  3. Pingback: 6 cuidados com o recém-nascido - Kinedu Blog

Comentários encerrados.