Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como lidar com o puerpério de maneira saudável

puerpério como lidar - mãe com bebê

Depois da emoção do parto, é chegada a hora de o corpo se recuperar. Descubra agora como passar pelo puerpério de forma saudável neste post!

Seu bebê nasceu. Depois de tantos meses com ele sendo preparado dentro de você, o seu corpo não é mais o mesmo. O parto é um momento que exige muito da mãe, e ela precisará passar por todo um processo até que seu corpo volte ao que era antes da gravidez.

Esse momento é chamado de puerpério. Começa logo após o parto e termina quando a mulher volta a menstruar, durando entre cinco e seis semanas. Ele pode ser dividido em três fases: imediato, tardio e remoto.

Outro aspecto do puerpério é que muitas mães desenvolvem depressão e ansiedade após o parto, pois estão se acostumando com algo totalmente novo e assustador: ter e criar um filho. Mas tenha calma! Existem formas de lidar com esses sentimentos e manter a saúde física e psíquica.

Quer saber como? Acompanhe a seguir algumas dicas que preparamos para você!

Cuide da sua saúde mental e faça repouso

Muitas mães se veem perdidas diante de tantas tarefas que precisam realizar. O seu pequeno dá trabalho. Trocar fraldas, dar banho, alimentar: tudo depende de você! Além disso, ainda é preciso realizar as tarefas cotidianas e se cuidar. Não podemos nos esquecer ainda de que amamentar suga intensamente as energias da mãe, e as noites de sono, muitas vezes, são interrompidas. É tanta coisa que só sendo duas para dar conta!

Entender que não é possível fazer tudo, ter uma casa perfeita e não cometer nenhum erro é um dos segredos para manter a saúde mental em dia. Tente descansar com o seu bebê e durma quando ele dormir. Você precisa e merece descansar.

X
banner kinedu saúde

Converse com outras mães

As angústias e preocupações no puerpério rondam a cabeça de qualquer mãe, e é comum que você se sinta sozinha. São sentimentos que podem não ser compreendidos pelos parceiros e pelas pessoas que não passaram pelo que você está passando.

Procurar uma rede de apoio composta por outras mães pode ser uma saída extraordinária, e que abre caminho para reflexões e acolhimento. Só outra mãe é capaz de compreender esse turbilhão de sentimentos e hormônios que precisam ser enfrentados após o parto. Busque grupos de mães na internet e procure se conectar com as mães da sua família e de círculos de amizades. Compartilhe as suas experiências. Você perceberá que as suas dúvidas e ansiedades são mais comuns do que imagina!

Cuide da alimentação e do corpo

Seu corpo passou por uma transformação gigantesca e agora precisa se recuperar. Manter hábitos saudáveis é essencial no puerpério. Além de beneficiar você, também beneficia o bebê.

É preciso ter um cuidado especial com a alimentação tanto para que o seu corpo possa se restabelecer quanto porque você está amamentando e tudo o que você come vai indiretamente para o seu leite. Assim, é imprescindível beber bastante água e comer frutas, legumes e verduras para garantir os nutrientes necessários.

Fazer exercícios físicos também estimula o seu metabolismo e traz vários benefícios à saúde. Comece com exercícios leves e depois vá evoluindo de acordo com as respostas do seu corpo e as recomendações do profissional que acompanhará você.

Apesar de ser uma fase de muitas mudanças, é possível manter-se saudável e feliz. É preciso lembrar que não existe mãe perfeita e que cobranças exacerbadas não levam a nada. Esses são elementos-chave para preservar você e o seu bebê.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o mundo da maternidade? Confira o nosso texto sobre nutrição durante o período da amamentação!

Artigos Relacionados

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.