Depois da emoção do parto, é chegada a hora de o corpo se recuperar. Descubra agora como passar pelo puerpério de forma saudável neste post!

Seu bebê nasceu. Depois de tantos meses com ele sendo preparado dentro de você, o seu corpo não é mais o mesmo. O parto é um momento que exige muito da mãe, e ela precisará passar por todo um processo até que seu corpo volte ao que era antes da gravidez.

Esse momento é chamado de puerpério. Começa logo após o parto e termina quando a mulher volta a menstruar, durando entre cinco e seis semanas. Ele pode ser dividido em três fases: imediato, tardio e remoto.

Outro aspecto do puerpério é que muitas mães desenvolvem depressão e ansiedade após o parto, pois estão se acostumando com algo totalmente novo e assustador: ter e criar um filho. Mas tenha calma! Existem formas de lidar com esses sentimentos e manter a saúde física e psíquica.

Quer saber como? Acompanhe a seguir algumas dicas que preparamos para você!

Cuide da sua saúde mental e faça repouso

Muitas mães se veem perdidas diante de tantas tarefas que precisam realizar. O seu pequeno dá trabalho. Trocar fraldas, dar banho, alimentar: tudo depende de você! Além disso, ainda é preciso realizar as tarefas cotidianas e se cuidar. Não podemos nos esquecer ainda de que amamentar suga intensamente as energias da mãe, e as noites de sono, muitas vezes, são interrompidas. É tanta coisa que só sendo duas para dar conta!

Entender que não é possível fazer tudo, ter uma casa perfeita e não cometer nenhum erro é um dos segredos para manter a saúde mental em dia. Tente descansar com o seu bebê e durma quando ele dormir. Você precisa e merece descansar.

banner kinedu saúde

Converse com outras mães

As angústias e preocupações no puerpério rondam a cabeça de qualquer mãe, e é comum que você se sinta sozinha. São sentimentos que podem não ser compreendidos pelos parceiros e pelas pessoas que não passaram pelo que você está passando.

Procurar uma rede de apoio composta por outras mães pode ser uma saída extraordinária, e que abre caminho para reflexões e acolhimento. Só outra mãe é capaz de compreender esse turbilhão de sentimentos e hormônios que precisam ser enfrentados após o parto. Busque grupos de mães na internet e procure se conectar com as mães da sua família e de círculos de amizades. Compartilhe as suas experiências. Você perceberá que as suas dúvidas e ansiedades são mais comuns do que imagina!

Cuide da alimentação e do corpo

Seu corpo passou por uma transformação gigantesca e agora precisa se recuperar. Manter hábitos saudáveis é essencial no puerpério. Além de beneficiar você, também beneficia o bebê.

É preciso ter um cuidado especial com a alimentação tanto para que o seu corpo possa se restabelecer quanto porque você está amamentando e tudo o que você come vai indiretamente para o seu leite. Assim, é imprescindível beber bastante água e comer frutas, legumes e verduras para garantir os nutrientes necessários.

Fazer exercícios físicos também estimula o seu metabolismo e traz vários benefícios à saúde. Comece com exercícios leves e depois vá evoluindo de acordo com as respostas do seu corpo e as recomendações do profissional que acompanhará você.

Apesar de ser uma fase de muitas mudanças, é possível manter-se saudável e feliz. É preciso lembrar que não existe mãe perfeita e que cobranças exacerbadas não levam a nada. Esses são elementos-chave para preservar você e o seu bebê.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o mundo da maternidade? Confira o nosso texto sobre nutrição durante o período da amamentação!