Você está grávida ou acabou de dar à luz? É provável que, em breve, você comece a procurar por vitaminas pré-natais ou pós-natais para obter os nutrientes que você e o seu bebê precisam para ter uma boa saúde. Uma dieta saudável é a melhor maneira de obter as vitaminas e minerais que o seu corpo necessita. No entanto, mesmo que você esteja se alimentando de forma saudável, você pode ter uma redução nos níveis de alguns nutrientes essenciais – é aí que entram os suplementos.

Durante a amamentação, seu corpo precisa de uma quantidade maior de todos os nutrientes que uma dieta bem equilibrada pode oferecer. Tomar vitaminas pré-natais mesmo após o nascimento do seu bebê é uma opção recomendada. Elas funcionam bem como vitaminas pós-natais, já que o seu leite continuará a fornecer nutrientes importantes para o seu bebê. Certifique-se de que seus suplementos incluam nutrientes essenciais, como ácido fólico, ferro, vitamina D, óleo de peixe e cálcio.

banner kinedu alimentação bebê
banner kinedu saúde

Por quanto tempo você deve tomar vitaminas pré-natais?

O ideal é tomar vitaminas pré-natais durante toda a gravidez. Seu médico pode sugerir que você continue a tomá-las depois do nascimento do seu bebê, especialmente se você estiver amamentando.

Quais nutrientes específicos são recomendados durante o período pós-natal?

  • Vitaminas pré-natal: continuar tomando vitaminas pré-natais durante a amamentação é uma boa maneira de fornecer nutrientes para o seu bebê. A maioria das vitaminas pré-natais contém aproximadamente 20 nutrientes essenciais que ajudam a satisfazer as suas necessidades nutricionais. Certifique-se de procurar por colina fermentada, metilfolato (um tipo de ácido fólico que pode ser usado mais eficientemente pelo organismo) e vitamina B12, já que alguns desses nutrientes não estão incluídos em muitas das fórmulas.
  • Óleo de peixe: as mulheres tendem a cortar o peixe, uma das principais fontes de ômega-3, durante a gravidez ou a amamentação para evitar a ingestão de mercúrio. O óleo de peixe é uma ótima maneira de obter esses ácidos graxos saudáveis (como o DHA), que são necessários para manter sua saúde cognitiva. Esses nutrientes essenciais também apoiam a saúde do cérebro e do sistema nervoso do seu filho.
  • Cálcio: algumas mães não obtêm os níveis necessários de cálcio por meio da alimentação (especialmente as veganas e as que são intolerantes à lactose). O cálcio apoia o desenvolvimento do esqueleto do seu bebê e mantém a saúde dos seus ossos. É importante manter seus níveis de cálcio elevados com a ajuda de suplementos, pois a capacidade de absorver esse mineral diminui com a idade. Certifique-se de combinar a ingestão de cálcio com as vitaminas D e K para uma melhor absorção.

Uma dica interessante antes de comprar suas vitaminas é checar se elas são fermentadas com probióticos ou leveduras, o que as torna mais fáceis de digerir e menos propensas a causar náuseas. Para absorvê-las melhor, recomendamos que você as tome junto com uma refeição.