X
X

Não existe “mãe perfeita”

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Todos nós já ouvimos histórias sobre uma mulher lendária que supostamente cozinha deliciosos pratos orgânicos dignos de uma foto no Instagram com ingredientes que ela própria cultiva, que é especialista em sincronizar seu ciclo circadiano com os horários de sono do bebê, que mantém sem esforço um perfeito equilíbrio entre família e vida profissional, que sempre tem tempo para satisfazer seu parceiro e que estuda para obter um doutorado em psicopedagogia. Bem, é hora de deixar as coisas bem claras: essa mãe perfeita não existe. Não passa de uma construção social.O mito da “mãe perfeita” engloba uma série de crenças e expectativas sobre a maternidade ideal que é nutrida pelas pressões sociais, pelos retratos irreais que aparecem na mídia e em nossas experiências familiares. O problema é que muitas mães se comparam a esse ideal impossível e se sentem culpadas quando percebem que são mulheres comuns.

Os danos que esses mitos podem causar estão bem documentados. A psicóloga do desenvolvimento Sarah Schoppe-Sullivan, da Universidade de Ohio, afirmou que as mães que comparavam suas habilidades parentais com o ideal social estavam menos sintonizadas com as necessidades de seus filhos. Por isso, se preocupar por não ser perfeita é contraproducente e acaba tornando as coisas mais difíceis.

X
banner kinedu prenatal pt

Ser mãe é uma busca perpétua para encontrar o equilíbrio entre alegrias e dificuldades, assim como qualquer outro relacionamento humano. É também sobre o desenvolvimento de um novo aspecto de sua identidade e um processo contínuo no qual você e seu bebê se conhecem e crescem lado a lado.

Qual é a moral da história? Não se preocupe se houver inconsistências entre a sua experiência e o “você deve fazer isso”, o “nunca faça aquilo” e o “sempre faça tal coisa” que andam de mãos dadas com o mito da mãe perfeita. Ao invés de ficar deprimida enquanto luta para superar um novo desafio, concentre-se em seus esforços e aprenda com a situação. Sem dúvida, esse será um excelente exemplo para o seu filho!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Não existe “mãe perfeita””

  1. Pingback: Parto cesárea: descubra quando ele é o mais indicado - Kinedu Blog

  2. Pingback: Como lidar com o puerpério de maneira saudável - Kinedu Blog

Comentários encerrados.