Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não existe “mãe perfeita”

Todos nós já ouvimos histórias sobre uma mulher lendária que supostamente cozinha deliciosos pratos orgânicos dignos de uma foto no Instagram com ingredientes que ela própria cultiva, que é especialista em sincronizar seu ciclo circadiano com os horários de sono do bebê, que mantém sem esforço um perfeito equilíbrio entre família e vida profissional, que sempre tem tempo para satisfazer seu parceiro e que estuda para obter um doutorado em psicopedagogia. Bem, é hora de deixar as coisas bem claras: essa mãe perfeita não existe. Não passa de uma construção social.O mito da “mãe perfeita” engloba uma série de crenças e expectativas sobre a maternidade ideal que é nutrida pelas pressões sociais, pelos retratos irreais que aparecem na mídia e em nossas experiências familiares. O problema é que muitas mães se comparam a esse ideal impossível e se sentem culpadas quando percebem que são mulheres comuns.

Os danos que esses mitos podem causar estão bem documentados. A psicóloga do desenvolvimento Sarah Schoppe-Sullivan, da Universidade de Ohio, afirmou que as mães que comparavam suas habilidades parentais com o ideal social estavam menos sintonizadas com as necessidades de seus filhos. Por isso, se preocupar por não ser perfeita é contraproducente e acaba tornando as coisas mais difíceis.

X
banner kinedu prenatal pt

Ser mãe é uma busca perpétua para encontrar o equilíbrio entre alegrias e dificuldades, assim como qualquer outro relacionamento humano. É também sobre o desenvolvimento de um novo aspecto de sua identidade e um processo contínuo no qual você e seu bebê se conhecem e crescem lado a lado.

Qual é a moral da história? Não se preocupe se houver inconsistências entre a sua experiência e o “você deve fazer isso”, o “nunca faça aquilo” e o “sempre faça tal coisa” que andam de mãos dadas com o mito da mãe perfeita. Ao invés de ficar deprimida enquanto luta para superar um novo desafio, concentre-se em seus esforços e aprenda com a situação. Sem dúvida, esse será um excelente exemplo para o seu filho!

Artigos Relacionados

brinquedos de causa e efeito
Cognitivo

Brinquedos de causa e efeito

A hora de brincar não é apenas para se divertir, mas também para aprender. Brinquedos de causa e efeito estão…

Quer receber outros conteúdos
como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.