Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

4 dicas para cuidar da cicatriz de cesárea

cicatriz de cesárea

A cicatriz da cesárea não precisa se tornar um problema para a mãe. Há algumas dicas para que o corte feche sem deixar marcas profundas.

A escolha de como trazer um bebê ao mundo é bastante pessoal. Algumas mulheres optam pela cesárea logo de cara. Outras, no entanto, simplesmente necessitam da cirurgia para evitar consequências negativas para si mesmas e seus recém-nascidos.

Independentemente do motivo, saiba que é comum sentir dificuldade em lidar com a cicatriz de cesárea, especialmente nos primeiros dias pós-parto.

Sabemos o quanto esse momento é delicado. Por isso, preparamos um conteúdo especial para ajudar a tratar da região. Confira, a seguir, 4 dicas práticas para cuidar da cicatriz de cesárea!

1. Faça repouso

Todo pós-operatório requer repouso e com a cesárea não poderia ser diferente. Aconselhamos que você evite ao máximo realizar esforços por, pelo menos, 15 dias. Assim, peça ajuda para realizar tarefas domésticas e até para fazer atividades mais simples, como tomar banho ou ir ao banheiro.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse centenas de atividades e artigos sobre maternidade!

Durante esse tempo, é importante ficar atenta apenas às necessidades e aos cuidados do seu bebê, descansando sempre que possível, tudo bem?

X
banner kinedu prenatal pt

2. Cuide do corte

É recomendável limpar a cicatriz de cesárea apenas com água e sabão, cuidando para que o corte permaneça sempre limpo e bem seco. Você pode sentir coceira e certo incômodo, mas o ideal é manter suas mãos longe da região.

Para prevenir queloides e a cicatriz hipertrófica, é sugerido que o local permaneça fechado e comprimido. Alguns médicos indicam a utilização de tiras de micropore ou de silicone e ainda cintas de pós-parto para isso. De qualquer forma, antes de utilizar qualquer produto, especialmente cosméticos, converse com o seu médico.

3. Atente às alterações da cicatriz de cesárea

Observe a região sempre e, em caso de vermelhidão, pus, inchaço ou dor, por exemplo, procure seu médico imediatamente. Qualquer alteração pode ser um sinal de alerta. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar uma inflamação, mesmo quando o corte parece estar completamente cicatrizado.

Saiba que o processo de regeneração dos tecidos, tanto externos como internos, não é rápido e pode durar em torno de 40 dias. Assim, é preciso ter paciência, ouvir os sinais do seu corpo e seguir à risca todas as recomendações, tudo bem?

4. Evite tomar sol no local

Durante pelo menos seis meses, é recomendado que você evite tomar sol na região do corte. Dessa maneira, o risco de escurecimento da cicatriz de cesária será minimizado.

5. Aposte em drenagem linfática

Por fim, você pode apostar na drenagem linfática com um profissional qualificado para melhorar o inchaço e a dor da região. Quando a cicatriz de cesárea estiver completamente fechada e seca, será possível massageá-la a fim de melhorar seu aspecto para que a pele não pareça “costurada”.

Se a cicatriz de cesárea não ficar esteticamente perfeita, fique tranquila. Lembre-se de que ela é um sinal de sua força e de uma experiência incrível, única e especial: o nascimento do seu bebê.

Gostou do conteúdo? Então, baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades em vídeo e centenas de artigos sobre maternidade e desenvolvimento do bebê!

Artigos Relacionados

4 respostas

    1. Olá, Hélia!
      A cicatrização leva em média 40 dias. Se depois de quatro meses ainda está inflamado e com pus, recomendamos que você visite um médico para verificar o que pode estar acontecendo.

    2. Oi Hélia, como tá seus pontos vc melhorou? O remédios de pau pacari bebe e lava os pontos que vai melhorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.