Enquanto seu bebê não estiver se movimentando por toda a casa, não é necessário dar um banho por dia nele. A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda dar banho no seu bebê cerca de três vezes por semana durante o primeiro ano de vida para evitar o ressecamento da pele. Bebês têm uma pele muito delicada, que é lubrificada para sua proteção. No entanto, em muitas culturas ao redor do mundo – como a brasileira – existe o costume de tomar banho diariamente. Cada mãe sabe o quanto seu filho transpira ou fica sujo, então é melhor decidir a frequência dos banhos de acordo com seus instintos e com as recomendações médicas. Em alguns casos, os pediatras sugerem que você dê banho no seu bebê todos os dias, especialmente se o clima for muito úmido ou quente. Um banho pode ser muito relaxante para o seu bebê, e é um excelente começo para a rotina de dormir.

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

Independentemente de você decidir dar banho no seu filho todos os dias ou não, você deve sempre se certificar de manter a área da fralda em seu corpo limpa depois de trocar a fralda. Da mesma forma, você deve ter um cuidado extra com a área do pescoço e com as dobras do corpo. Essas áreas tendem a acumular suor, sujeira e fiapos. Passe um pano de algodão úmido pelas dobras para garantir que seu bebê fique limpo e feliz!

A hora do banho é um momento agradável e relaxante para o seu bebê; ela não tem apenas a higiene como finalidade. O banho é um bom começo para a rotina de dormir! Tente fazer com que seja um momento de silêncio sem preocupações, pois isso ajudará seu bebê a reconhecer que está quase na hora de ir para a cama. Apenas lembre-se de não dar banho no seu bebê logo antes ou depois das mamadas ou refeições, porque, por um lado, é menos provável que um bebê faminto coopere, e, por outro lado, o movimento pode causar refluxo. O banho deve ser um momento de relaxamento e ternura, por isso, lembre-se de dar muito amor ao seu bebê. É muito comum o bebê chorar ou mostrar resistência à água nas primeiras vezes, já que é algo muito novo. Certifique-se de oferecer apoio, amor e uma sensação de segurança para tornar o processo menos perturbador.