Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Primeiro mês do bebê: o que esperar

primeiro mês do bebê

O primeiro mês do bebê é uma etapa muito importante para o seu crescimento. Essa fase apresenta características específicas e pede uma rotina especial de cuidados.

O primeiro mês do bebê é um momento muito especial para a mamãe e o papai, depois de meses de espera. Essa fase também pode trazer dúvidas sobre o crescimento do pequeno e acerca dos cuidados com o recém-nascido, para que ele se desenvolva com saúde.

Por isso, os pais e cuidadores precisam conhecer as características desse estágio do desenvolvimento infantil. Ao entender quais hábitos são esperados durante os 30 primeiros dias de vida do seu filho, você pode aprender a lidar melhor com as alterações que ocorrem nesse período. Confira!

Principais mudanças no primeiro mês do bebê

Os primeiros 30 dias de vida do bebê são acompanhados de muitas mudanças. Nesse período, ele começa a desenvolver melhor os sentidos e pode se assustar com ruídos mais intensos. O seu pequeno também pode reagir ao toque das suas mãos por meio de alguns reflexos primitivos.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Quando você colocar seu dedo na mãozinha do seu bebê, ele poderá fechá-la em torno dele. Esse reflexo é chamado de preensão. Também é comum que, quando ele se assuste, direcione a cabeça para trás e alongue os braços e as pernas. Depois ele pode voltar as pernas e braços em direção ao peito. Esse movimento é chamado de reflexo de Moro.

X
banner kinedu desenvolvimento

O peso também pode mudar durante o primeiro mês do bebê. Nos primeiros dias após seu nascimento, é possível que ocorra uma perda de peso de 5% a 10%, em média. A partir dos 10 aos 14 dias de vida, o seu bebê pode recuperar ou ainda passar o peso que tinha ao nascer devido à nova alimentação.

Também é provável que você observe mudanças na postura durante esse primeiro mês. O seu filho pode ficar com os joelhos e os braços flexionados. É comum, ainda, manter as mãos fechadinhas. O seu bebê também pode sorrir, como um reflexo do corpo, quando estiver dormindo, por exemplo.

A rotina do recém-nascido

É habitual que o seu filho durma bastante e necessite de 14 a 17 horas de sono por dia. Até os três ou quatro meses de vida, o bebê ainda pode acordar a cada duas a quatro horas para se alimentar. A amamentação é um ponto que merece bastante destaque na rotina do bebê para que ele se desenvolva bem.

O leite materno pode prevenir o seu pequeno de ter alergias, doenças respiratórias e diarreia. A amamentação também é capaz de oferecer os nutrientes, a água e os minerais que ele precisa. Até o terceiro ou quarto mês, é normal que o seu bebê tenha cólicas, já que o aparelho digestivo está em adaptação para a ingestão do leite.

É essencial ter cuidados com o banho para impedir o surgimento de infecções. Entre as recomendações, estão o uso de água morna e a limpeza da pele com suavidade. É indicado colocar o corpo na água e deixar de fora a cabeça e o pescoço. O banho pode ser dado uma vez ao dia ou a cada 3 ou 4 dias, caso seja feita a limpeza do cordão umbilical e das fraldas.

Com base no que foi apresentado, você aprendeu algumas características do primeiro mês do bebê e quais hábitos e cuidados são esperados nesse momento. Também foi possível entender quais mudanças são esperadas para os movimentos, o peso e a postura do pequeno para lidar melhor com essa fase.

Se você gostou de saber o que esperar do primeiro mês de vida, baixe GRÁTIS o app Kinedu para acompanhar e estimular o desenvolvimento do seu bebê!

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.