A ordenha do leite materno pode ser feita com alguns cuidados que proporcionam a retirada e o armazenamento com segurança para você e seu bebê.

Muitas mamães têm dúvidas de como fazer a ordenha do leite materno da maneira mais adequada. É importante seguir algumas indicações para estimular a retirada do alimento para o seu bebê e para armazená-lo na geladeira ou no congelador pelo tempo recomendado e na temperatura adequada.

A seguir, confira como você pode fazer a extração do leite corretamente e assegurar a amamentação do seu filho!

Quando fazer a ordenha do leite materno?

Os seios das mulheres produzem leite a fim de atender à demanda dos seus bebês. Ao sugar as mamas, o seu pequeno ajuda a iniciar o fornecimento do primeiro aleitamento, conhecido como colostro. Logo nos primeiros dias de vida do seu filho, os hormônios produtores de leite, como a prolactina, contribuem para a produção do alimento.

A ordenha, que é a extração do leite materno, pode ser feita com vários objetivos. Algumas mães fazem o procedimento a fim de aumentar a produção do leite. Outra finalidade é aliviar o ingurgitamento mamário, quando há acúmulo de leite nas mamas. O método pode ser feito ainda para facilitar a mamada pelo seu bebê, ao deixar o mamilo mais macio.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

As mulheres também podem retirar o leite para dar ao bebê quando não há possibilidade de amamentar, devido à necessidade de se ausentar para o trabalho ou por outros motivos. Além disso, a ordenha pode ser feita no intuito de doação para um banco de leite humano e para ajudar no tratamento da mastite.

4 dicas para realizar a ordenha do leite

A seguir, veja alguns passos que podem ajudar você na ordenha manual do leite ou com a bombinha tira-leite.

banner kinedu alimentação bebê

Cuide da higienização

O recipiente para armazenamento do leite pode ser fervido por 15 minutos e fechado depois de seco. Depois, você pode usar uma touca para cobrir os cabelos e uma máscara para cobrir o nariz e a boca. Em seguida, lave as mãos e os braços até a região do cotovelo. Limpe as suas mamas somente com água. 

Caso você já tenha retornado ao trabalho, pode buscar um espaço adequado para a extração do leite e para fazer a refrigeração depois. Na hora da ordenha, é importante estar em um lugar limpo e tranquilo, além de evitar conversar. O frasco e a tampa podem ser colocados em uma mesa forrada com pano limpo.

Faça uma massagem nas mamas

Para facilitar a ordenha do leite materno, faça uma massagem suave na região das mamas. Nesse momento, a produção do leite pode ser estimulada com um vídeo ou foto do seu filho. Faça uma massagem com uma mão acima e outra abaixo da mama. Com isso, movimente a mão de cima para baixo, em direção à aréola.

Mude a posição dos dedos

Depois da massagem, com a mão que está em cima, deixe o polegar em cima do seio e os outros dedos embaixo. Leve os dedos em direção à aréola e tenha cuidado para não pressionar o mamilo com força. Depois, repita esse mesmo movimento ao mudar a posição dos dedos. Assim, é possível retirar o leite de todos os canais lactíferos igualmente.

Escolha uma bombinha de qualidade

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a extração manual do leite é a melhor forma de retirada, pois independe da disponibilidade de equipamentos, não envolve custos, não requer esterilização e previne lesões nos mamilos. No entanto, se decidir fazer o processo com auxílio de uma bomba tira-leite, escolha um produto com boas recomendações e alto padrão de qualidade. É possível escolher entre a bomba manual ou a elétrica.

Como armazenar o leite materno de forma correta?

O leite pode ser congelado por, no máximo, 15 dias, se for mantido em temperatura de até – 3°C. Faça o descongelamento em banho-maria, com água potável, mas sem ferver. Se optar pela refrigeração, o leite pode ser armazenado por até 12 horas em temperatura máxima de 5°C. Para facilitar, anote na tampa do frasco a data e a hora da coleta.

Com base no que foi apresentado, você entendeu alguns passos que auxiliam a ordenha do leite materno de forma correta. O armazenamento do leite também precisa de alguns cuidados, a exemplo da temperatura e do período mais adequados para a refrigeração ou congelamento.

Gostou de entender mais como fazer a extração do leite materno corretamente? Aproveite para baixar o Kinedu e acessar +2.200 atividades e artigos para apoiar o desenvolvimento do seu bebê!