Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saiba como fazer a ordenha do leite materno

ordenha do leite materno

A ordenha do leite materno pode ser feita com alguns cuidados que proporcionam a retirada e o armazenamento com segurança para você e seu bebê.

Muitas mamães têm dúvidas de como fazer a ordenha do leite materno da maneira mais adequada. É importante seguir algumas indicações para estimular a retirada do alimento para o seu bebê e para armazená-lo na geladeira ou no congelador pelo tempo recomendado e na temperatura adequada.

A seguir, confira como você pode fazer a extração do leite corretamente e assegurar a amamentação do seu filho!

Quando fazer a ordenha do leite materno?

Os seios das mulheres produzem leite a fim de atender à demanda dos seus bebês. Ao sugar as mamas, o seu pequeno ajuda a iniciar o fornecimento do primeiro aleitamento, conhecido como colostro. Logo nos primeiros dias de vida do seu filho, os hormônios produtores de leite, como a prolactina, contribuem para a produção do alimento.

A ordenha, que é a extração do leite materno, pode ser feita com vários objetivos. Algumas mães fazem o procedimento a fim de aumentar a produção do leite. Outra finalidade é aliviar o ingurgitamento mamário, quando há acúmulo de leite nas mamas. O método pode ser feito ainda para facilitar a mamada pelo seu bebê, ao deixar o mamilo mais macio.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

As mulheres também podem retirar o leite para dar ao bebê quando não há possibilidade de amamentar, devido à necessidade de se ausentar para o trabalho ou por outros motivos. Além disso, a ordenha pode ser feita no intuito de doação para um banco de leite humano e para ajudar no tratamento da mastite.

4 dicas para realizar a ordenha do leite

A seguir, veja alguns passos que podem ajudar você na ordenha manual do leite ou com a bombinha tira-leite.

X
Nestlé banner webp

Cuide da higienização

O recipiente para armazenamento do leite pode ser fervido por 15 minutos e fechado depois de seco. Depois, você pode usar uma touca para cobrir os cabelos e uma máscara para cobrir o nariz e a boca. Em seguida, lave as mãos e os braços até a região do cotovelo. Limpe as suas mamas somente com água. 

Caso você já tenha retornado ao trabalho, pode buscar um espaço adequado para a extração do leite e para fazer a refrigeração depois. Na hora da ordenha, é importante estar em um lugar limpo e tranquilo, além de evitar conversar. O frasco e a tampa podem ser colocados em uma mesa forrada com pano limpo.

Faça uma massagem nas mamas

Para facilitar a ordenha do leite materno, faça uma massagem suave na região das mamas. Nesse momento, a produção do leite pode ser estimulada com um vídeo ou foto do seu filho. Faça uma massagem com uma mão acima e outra abaixo da mama. Com isso, movimente a mão de cima para baixo, em direção à aréola.

Mude a posição dos dedos

Depois da massagem, com a mão que está em cima, deixe o polegar em cima do seio e os outros dedos embaixo. Leve os dedos em direção à aréola e tenha cuidado para não pressionar o mamilo com força. Depois, repita esse mesmo movimento ao mudar a posição dos dedos. Assim, é possível retirar o leite de todos os canais lactíferos igualmente.

Escolha uma bombinha de qualidade

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a extração manual do leite é a melhor forma de retirada, pois independe da disponibilidade de equipamentos, não envolve custos, não requer esterilização e previne lesões nos mamilos. No entanto, se decidir fazer o processo com auxílio de uma bomba tira-leite, escolha um produto com boas recomendações e alto padrão de qualidade. É possível escolher entre a bomba manual ou a elétrica.

Como armazenar o leite materno de forma correta?

O leite pode ser congelado por, no máximo, 15 dias, se for mantido em temperatura de até – 3°C. Faça o descongelamento em banho-maria, com água potável, mas sem ferver. Se optar pela refrigeração, o leite pode ser armazenado por até 12 horas em temperatura máxima de 5°C. Para facilitar, anote na tampa do frasco a data e a hora da coleta.

Com base no que foi apresentado, você entendeu alguns passos que auxiliam a ordenha do leite materno de forma correta. O armazenamento do leite também precisa de alguns cuidados, a exemplo da temperatura e do período mais adequados para a refrigeração ou congelamento.

Gostou de entender mais como fazer a extração do leite materno corretamente? Aproveite para baixar o Kinedu e acessar +2.200 atividades e artigos para apoiar o desenvolvimento do seu bebê!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.