Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja as dúvidas mais frequentes sobre armazenar leite materno

armazenar leite materno

Armazenar o leite materno é uma maneira de manter o aleitamento seguro para o bebê, sendo necessários cuidados específicos com ordenha, coleta, estocagem e transporte.

O aleitamento materno garante os nutrientes e anticorpos de que seu bebê precisa nos primeiros 6 meses de vida e há o incentivo para que ele seja oferecido até os 2 anos ou mais. Para isso, muitas mamães precisam armazenar leite materno, mas não sabem como fazer isso corretamente. Essa também é a sua dúvida?

O retorno ao trabalho, uma viagem ou outro motivo que faça a mulher se ausentar por algumas horas: essas são apenas algumas razões pelas quais as mães precisam estocar seu leite para nutrir seu bebê em sua ausência. Além disso, a doação do excesso da produção de leite também é um bom motivo para a coleta e armazenagem.

É necessário tomar alguns cuidados para que o líquido se mantenha em boas condições de consumo para o pequeno. Falando assim, parece que é um bicho de sete cabeças, mas saiba que são pontos de atenção bem simples, mas muito eficientes.

Quer saber como armazenar o leite para o seu filho? Continue a leitura e confira as nossas dicas!

X
Nestlé banner webp

Como extrair leite materno?

A ordenha do leite materno pode ser manual ou por meio de bombas tira-leite, que também podem ser manuais ou elétricas. Em ambos os casos, é preciso desprezar o primeiro jato de leite, cerca de 0,5 a 1 ml. A seguir, veja os cuidados necessários.

Preparação dos potes

  • lave um pote de vidro com tampa de plástico, removendo qualquer vestígio de rótulo e papel da parte interna da tampa;
  • coloque o pote e a tampa em uma panela e cubra-os com água;
  • leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos;
  • ponha-os para secar sobre um pano limpo;
  • feche o pote, prestando atenção para não tocar na parte interna dele e da tampa.

Higiene pessoal antes da coleta

  • amarre os cabelos e use uma touca ou lenço para cobri-los;
  • utilize uma máscara ou fralda de pano sobre a boca e o nariz;
  • lave bem as mãos e os braços até os cotovelos com água e sabão em abundância;
  • já as mamas, lave apenas com bastante água;
  • seque as mãos e as mamas com toalha limpa.

Local para coleta

  • fique em um lugar confortável, tranquilo e, sobretudo, limpo;
  • use um pano limpo sobre a mesa e disponha o frasco e a tampa;
  • evite falar enquanto faz a ordenha.

Como armazenar leite materno?

Primeiramente, é preciso etiquetar o pote com a data e a hora em que a primeira coleta foi feita, guardando o recipiente rapidamente no freezer ou no congelador.

O leite materno pode ser armazenado congelado por até 15 dias, contados a partir da primeira coleta, em uma temperatura máxima de -3°C, e refrigerado em temperatura máxima de 5°C por até 12 horas. O leite descongelado também pode ser mantido pelo mesmo período e temperatura do resfriado.

Para descongelar o leite, é bem fácil. Basta colocar o pote tampado em banho-maria de água potável, aquecendo sem ferver. A água deve estar em 40°C, que é uma temperatura em que não nos queima. O recipiente deve permanecer ali até que o leite descongele totalmente.

Armazenar leite materno é uma ótima ferramenta para nutrir o bebê enquanto a mãe se ausenta, para guardar o excesso da produção ou doá-lo. Com apenas alguns cuidados, é possível estocar o líquido de maneira segura e até mesmo transportá-lo.

Gostou do conteúdo? Tem uma ou mais amigas que também gostarão dessas informações? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Artigos Relacionados

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.