Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alimentação com mamadeira: Qual é a quantidade ideal?

bebê mamadeira quantidade

Pontos chave:

  1. A quantidade ideal de leite que um bebê deve consumir dependerá da sua idade, e as necessidades de cada criança serão diferentes.
  2. Recém-nascidos tendem a se alimentar a cada 2-3 horas e consomem entre 1 e 2 onças (30-60 ml) em cada mamada, enquanto bebês mais velhos podem passar de 3 a 4 horas entre mamadas, consumindo 2 ou 3 onças (60-90 ml).
  3. A AAP recomenda que, inicialmente, os recém-nascidos sejam alimentados com mamadeira sob demanda e que sejam observados os sinais de fome do bebê. Os bebês começarão a desenvolver sua própria programação à medida que crescem.
  4. Após o primeiro mês, os bebês em média beberão de 3 a 4 onças (90–120 ml) a cada 4 horas. A quantidade aumentará gradualmente em 1 onça (30 ml) por mês, com um máximo de cerca de 7 a 8 onças (210–240 ml).

Uma vantagem de alimentar seu bebê com uma mamadeira, ao invés de amamentá-lo, é que você pode observar e medir com mais facilidade a quantidade de leite que seu filho consome todos os dias. Se você decidiu oferecer a mamadeira para o seu bebê ou se ele já cresceu e você fez a transição do peito para a mamadeira, este artigo ajudará a saber qual é a quantidade ideal de leite para o seu filho consumir, de acordo com a idade dele.

Primeiramente, é importante ter em mente que cada criança é diferente e, portanto, a ingestão de leite de um bebê não será necessariamente a mesma que a de outra criança da mesma idade. Conforme seu pequeno cresce, você notará que há vezes em que ele fica com muita fome, e outras vezes em que ele se alimenta menos do que o de costume. Isso é totalmente normal, pois cada bebê determina a quantidade ideal de leite de acordo com seu crescimento. Portanto, é importante alimentar seu bebê sob demanda, ou seja, oferecer o leite até que ele esteja satisfeito. Além disso, essa quantidade também será um bom indicador de que seu bebê está se alimentando o suficiente.

As informações a seguir são adequadas para bebês amamentados ou alimentados com fórmula.

X
Nestlé banner webp

Os recém-nascidos começam a se alimentar lentamente durante os primeiros dois ou três dias de vida, consumindo entre 30 e 60 ml por mamada. Após os primeiros dias, a porção aumenta para 60 a 90 ml a cada 3 ou 4 horas. Se seu bebê dorme por mais de 4 horas, é recomendável acordá-lo para alimentá-lo novamente. Isso não afetará o sono do seu bebê; na verdade, pode ajudá-lo a dormir melhor à noite, tirando um cochilo mais curto.

Após o primeiro mês de vida, em média, seu bebê começará a beber cerca de 120 ml a cada 4 horas. Esta quantidade aumentará constantemente. Por exemplo, aos 6 meses de idade, ele deverá beber de 180 a 240 ml, 4 a 5 vezes por dia. E, a partir dos 6 meses, quando o bebê começa a ingerir outros alimentos além do leite materno, a forma de medir a quantidade de leite mudará.

Outro indicador para medir a quantidade ideal de leite para o seu bebê é o peso dele. É recomendável consumir 75 ml para cada libra de peso (463 g). No entanto, este indicador não é o mais preciso. Todos os dias, seu bebê regulará a quantidade de leite a ser consumida de acordo com as próprias necessidades. Se você perceber que seu bebê está distraído enquanto mama, o mais provável é que ele tenha terminado. Se ele tiver deixado um pouco de leite na mamadeira, é melhor descartá-lo se tiver passado mais de uma hora. Por outro lado, se ele terminar a mamadeira e continuar emitindo sons com a boca, provavelmente ainda estará com fome. Você pode preparar outra mamadeira, mesmo que ele já tenha consumido o que era esperado para a idade dele. Veja no nosso blog como armazenar o leite com segurança.

Lembre-se de que não existem quantidades e horários estabelecidos e determinados para alimentar seu bebê. Não se preocupe se ele ingerir mais ou menos leite do que mencionamos anteriormente. As necessidades de alimentação do seu filho são únicas. O mais importante é que ele cresça de maneira saudável, e isso não será determinado pela quantidade de leite que ele consome.

Se em algum momento do desenvolvimento do seu filho você tiver alguma dúvida ou desconforto sobre este tema, lembramos que é melhor conversar com o seu pediatra. Ele será capaz de avaliar seu bebê, monitorar seu crescimento e ajudar você caso necessite fazer alguma mudança.

Artigos Relacionados

59 respostas

    1. Olá, Dalila!
      Temos vários artigos voltados para crianças nessa idade, esperamos que eles te ajudem a entender mais o seu neto! 😉💞✨

      1. Gostaria de saber onde está o artigo ? Minha filha tem 1 ano e 9 meses e anda pedindo bastante mamadeira por dia

    2. Meu filho não espera muito ele mama na mamadeira as vezes ele quer mais não sei o que faço

    1. Olá, Poliana!
      Recomendamos que você tire essas dúvidas com o seu pediatra, pois ele já conhece o seu bebê e poderá orientar melhor 💖😊

  1. Meu bebê é de 34 semanas mama no peito e intervalo entre uma mamada e outra a mamadeira e ele toma 40/50ML de leite, ele está com 1 mês de vida.

  2. Boa tarde. Meu bebê tem 3 meses vai fazer 4 dia 23 de junho e não pegou mamadeira e já era pra mim ter voltado a trabalhar.

    1. Olá, Amanda!
      Não é uma transição fácil, às vezes o bebê não aceita a mamadeira de primeira… Você pode tentar as dicas que demos no post, quem sabe funciona? 😉✨

      1. Meu bebê tem 7 meses e não pega mamadeira ..voltei a trabalhar e amamento 1 vez antes de sair para o trabalho e umas 2 ou 3 anoite. Durante o dia somente ingere sólido.estou preocupada será sudiciente ?

        1. Olá, Tatiana!
          Não existem quantidades e horários estabelecidos e determinados para alimentar seu bebê, pois as necessidades de alimentação do seu filho são únicas. O mais importante é que ele cresça de maneira saudável, e isso não será determinado pela quantidade de leite que ele consome.

          Se em algum momento do desenvolvimento do seu filho você tiver alguma dúvida ou desconforto sobre este tema, lembramos que é melhor conversar com o seu pediatra. Ele será capaz de avaliar seu bebê, monitorar seu crescimento e ajudar você caso necessite fazer alguma mudança.

    1. Olá, Mônica!
      Nessa idade, é recomendado oferecer 120 a 240 ml de leite, de 4 a 6 vezes ao dia. Mas lembre-se de que não existem quantidades e horários estabelecidos e determinados para alimentar seu bebê. Não se preocupe se ele ingerir mais ou menos leite do que mencionamos anteriormente, pois as necessidades de alimentação do seu filho são únicas e o mais importante é que ele cresça de maneira saudável, e isso não será determinado pela quantidade de leite que ele consome.

  3. Minha bebe tem 1mes e 26 dias hoje e so toma 90ml de formula aptamil premium1 a quantidade esta ideal p idade dela ou estar pouco?

    1. Olá, Mary!
      Para essa idade, a quantidade ideal é 90ml a 120ml por mamada. A partir dos dois meses, evolui para 120ml a 180ml 😊✨

        1. Olá, Daiana!
          Lembre-se que o importante é que seu bebê sinta-se saciado. Caso você ache necessário aumentar a quantidade ou a frequência do leite, fique à vontade 😉💙

        1. Olá, Dina! Não existem quantidades e horários estabelecidos e determinados para alimentar seu bebê, pois as necessidades de alimentação do seu filho são únicas. O mais importante é que ele cresça de maneira saudável, e isso não será determinado pela quantidade de leite que ele consome.

          1. Minha bebê tem 5 meses,e mama nem 60 ml da fórmula a cada três horas,o que faço, voltei trabalhar e ela mama muito pouco,venho amamentar no meu intervalo mas só uma vez posso vir, estou com medo que ela perca peso e fique fraca

          2. Olá, Giovana!
            Primeiramente, é importante ter em mente que cada criança é diferente e, portanto, a ingestão de leite de um bebê não será necessariamente a mesma que a de outra criança da mesma idade. Conforme seu pequeno cresce, você notará que há vezes em que ele fica com muita fome, e outras vezes em que ele se alimenta menos do que o de costume. Isso é totalmente normal, pois cada bebê determina a quantidade ideal de leite de acordo com seu crescimento. Portanto, é importante alimentar seu bebê sob demanda, ou seja, oferecer o leite até que ele esteja satisfeito. 😊🌻

    2. O meu toma isso também mas as vezes parece q ele ainda tem fome tenho medo de aumenta,ele tomando o nan

    1. Olá, Severina!
      Embora haja a recomendação de quantos ml tomar por idade, é importante levar em consideração também se o leite satisfaz a fome do bebê ou não. Talvez seja necessário aumentar um pouco a quantidade oferecida. 😊✨

  4. Meu BB acabou de fazer quatro meses e não pega mamadeira, me dá dicas que facilitem esse processo.

  5. Minha bebê está hoje com exatos 3 meses e 10 dias.
    Porém ela só mama fórmula desde que nasceu!
    Mama muito pouco estou preocupada, o máximo que ela mama é 90 a cada 4 horas.

    1. Olá, Ana!
      Recomendamos que você consulte o pediatra para se certificar de que sua bebê está se alimentando o suficiente. 😊✨

  6. Olá meu bebê está com um mês e meio e não dorme a noite fica acordando de meia e meia hora pode ser q meu leite não seja suficiente?
    Ele chora muito e fica no peito mais qdo ele para de mamar tento fazer dormi mais não dorme e volta p peito com fome isso fica a noite toda assim ?

    1. Olá, Ledimare!
      Se você percebeu ou acha que há algum problema com o seu leite, recomendamos que você vá ao médico para receber melhores orientações. 😊💙

    2. Minha bebe tem 4 meses ela mama 180 ml. Mais toda vez q ela mama ela deixa 90ml ela não ela mamando todo leite é normal ?

      1. Olá, Patrícia!
        Lembre-se de que não existem quantidades e horários estabelecidos e determinados para alimentar sua bebê. Não se preocupe se ela ingerir mais ou menos leite do que mencionamos anteriormente. As necessidades de alimentação da sua filha são únicas. O mais importante é que ela cresça de maneira saudável, e isso não será determinado pela quantidade de leite que ela consome.

  7. Meu bebê fez 4 meses agora ele mama na mamadeira e toma 180 ml de leite porém ele mamava de 3 em 3 hs ai começou a deixar muito leite sendo que ele sempre mamou toda a mamadeira ai começei a dar de 4 em 4 hs mais mesmo assim ainda ele ta deixando muito leite sendo que ele mamava super bem o leite o 180 ml.O que fazer??

    1. Olá, Kalita!
      Não se preocupe, pois não existem quantidades e horários estabelecidos e determinados para alimentar seu bebê, já que as necessidades de alimentação dele são únicas. O mais importante é que ele cresça de maneira saudável, e isso não será determinado pela quantidade de leite que ele consome. 😉💙

    2. Minha bebê tem 3 meses mama 100 ml será que é muito pouco? Ela mama a cada 3 hora e meia e de madrugada não acorda mamar

      1. Olá, Talita!
        Todos os dias, sua bebê regulará a quantidade de leite a ser consumida de acordo com as próprias necessidades. Se você perceber que sua bebê termina a mamadeira e continua emitindo sons com a boca, provavelmente ainda estará com fome. Você pode preparar outra mamadeira, mesmo que ela já tenha consumido o que era esperado para a idade dela. Não existem quantidades e horários estabelecidos e determinados para alimentar sua bebê, já que as necessidades de alimentação dela são únicas. O mais importante é que ela cresça de maneira saudável, e isso não será determinado pela quantidade de leite que ela consome. 😉💙

  8. Minha bebê tem 3 meses e 11 dias ta tomando 120 as vezes percebo que ela quer mais(eu dou 150) e outras vezes não , mais estou com duvidas nos intervalos pq tem vezes que ela ficar 4 horas ou mais sem querer mamadeira e tem vezes que com 3 horas ela esta chorando de fome, queria saber os intervalos corretos? Obrigada

    1. Olá, Arlete!
      Não existem quantidades e horários estabelecidos e determinados para alimentar sua bebê, pois as necessidades de alimentação dela são únicas. O mais importante é que ela cresça de maneira saudável, e isso não será determinado pela quantidade de leite que ela consome. Você pode oferecer sempre que perceber que ela está com fome. 🙂

  9. Meu bebê tem 8 dias e está mamando na mamadeira 9OmL a cada 2 horas 3 horas e ele ainda chora e faz movimento com a boca!
    Devo aumentar as ml de leite ?
    Estou preocupada, pois ele é tão novinho pra mamar tudo isso

    1. Olá, Kelly!
      Os recém-nascidos começam a se alimentar lentamente durante os primeiros dois ou três dias de vida, consumindo entre 30 e 60 ml por mamada. Após os primeiros dias, a porção aumenta para 60 a 90 ml a cada 3 ou 4 horas. Outro indicador para medir a quantidade ideal de leite para o seu bebê é o peso dele. É recomendável consumir 75 ml para cada libra de peso (463 g). No entanto, este indicador não é o mais preciso. Todos os dias, seu bebê regulará a quantidade de leite a ser consumida de acordo com as próprias necessidades. Se você perceber que seu bebê terminar a mamadeira e continuar emitindo sons com a boca, provavelmente ainda estará com fome. Você pode preparar outra mamadeira, mesmo que ele já tenha consumido o que era esperado para a idade dele. 😉✨

  10. Bom dia a minha filha tem uma mes e uma semana, esta a mamar 120 do nan 1 ,inicialmente mamava de 5 em 5 horas, as vezes pedia meia hora mais cedo, agora de 4 em 4 horas chora desalmadamente com fome,comeco a dar lhe de 4 em 4 horas ?

    1. Olá, Joana!
      O mais importante é que sua filha se sinta saciada, então, se você perceber que o que você está oferecendo não é o suficiente, não hesite em aumentar a quantidade de leite ofertada 💕✨

  11. Meu bebê fez 3 meses esta mamando 60 ml de 2 em 2h estou preocupada não consigo colocar ele pra mamar mais quantidade de 3 em 3h durante o dia ele mama uns 540ml e dou peito também
    Esta quantidade prz um bebê de 3meses esta bom?

    1. Olá, Mary!
      Fique tranquila, não existem quantidades e horários estabelecidos e determinados para alimentar seu bebê. Não se preocupe se ele ingerir mais ou menos leite do que mencionamos anteriormente. As necessidades de alimentação do seu filho são únicas. O mais importante é que ele cresça de maneira saudável, e isso não será determinado pela quantidade de leite que ele consome.

  12. Meu bebê tem 2 meses e só toma de 60 à 90 ml. Tento dar mais mas ele não aceita,mas também mama a cada duas horas. Devo continuar assim ou é melhor dar a cada 3 horas?) o

    1. Olá, Natalia!

      É importante ter em mente que cada criança é diferente e, portanto, a ingestão de leite de um bebê não será necessariamente a mesma que a de outra criança da mesma idade. Conforme seu pequeno cresce, você notará que há vezes em que ele fica com muita fome, e outras vezes em que ele se alimenta menos do que o de costume. Isso é totalmente normal, pois cada bebê determina a quantidade ideal de leite de acordo com seu crescimento. Portanto, é importante alimentar seu bebê sob demanda, ou seja, oferecer o leite até que ele esteja satisfeito. Além disso, essa quantidade também será um bom indicador de que seu bebê está se alimentando o suficiente.

      1. A minha bebê tem 15 dias e toma 60ml de leite mais não está adiantando ela continua com fome e chora muito. Até quantas ml ela pode tomar?

        1. Olá, Fernanda!
          É recomendável consumir 75 ml para cada 463 g. No entanto, este indicador não é o mais preciso. Todos os dias, seu bebê regulará a quantidade de leite a ser consumida de acordo com as próprias necessidades. Se você perceber que seu bebê terminou a mamadeira e continuar emitindo sons com a boca, provavelmente ainda estará com fome. Você pode preparar outra mamadeira, mesmo que ele já tenha consumido o que era esperado para a idade dele. 😉✨

  13. Minha bebê tem 9 meses e 10 dias, toma 3 mamadeiras no dia…

    150ml ao acordar, 120 a tarde e à noite 180 ou 210 mas SEMPRE CHORA QUANDO ACABA, independe se é menos ou mais.
    É de madrugada está acordando de 3 em 3 horas.
    E não dorme novamente se não fazer a mamadeira.
    O q pode ser?

    1. Olá, Andréa!
      Muitos bebês têm dificuldade em pegar a mamadeira, e isso pode ser por vários motivos: a mamadeira não conforta, sua bebê está está cansada, etc. Aqui estão algumas dicas que você pode aplicar para ajudar sua filha nesta fase:
      Experimente oferecer quando ela não estiver com muita fome, isso ajudará sua bebê a aprender essa nova habilidade com mais paciência;
      Tente alimentar sua bebê em diferentes posições, como andando pela sala;
      Mude a temperatura do leite e tente usar diferentes bicos de mamadeira.

      Além disso, sobre o despertar dela, você pode tentar implementar uma rotina de hora de dormir, para que ela possa relacionar outros estímulos à hora de dormir e não precise da mamadeira para adormecer novamente. Você também pode tentar implementar métodos de treinamento do sono para que ela aprenda a dormir de forma independente. Por fim, considere entrar em contato com o seu pediatra se tiver mais dúvidas.

  14. Minha bebê tem quase 8 meses e deis dos 5 meses ela mama 120 ml de formula a cada 3 horas ñ aceita mais q isso. E é gordinha. Devo insistir para ela tomar mais q isso ou se ela esta ganhando peso devo deixar?

    1. Olá, Jéssica!
      Não existem quantidades e horários estabelecidos e determinados para alimentar seu bebê, pois as necessidades de alimentação da sua filha são únicas. Pelo que você percebeu, ela já fica satisfeita com o que ela está ingerindo, então você não precisa insistir – tá tudo certo. 🙂

    1. Olá, Vanessa! 👶💙
      Conforme seu pequeno cresce, você notará que há vezes em que ele fica com muita fome, e outras vezes em que ele se alimenta menos do que o de costume. Isso é totalmente normal, pois cada bebê determina a quantidade ideal de leite de acordo com seu crescimento. Portanto, é importante alimentar seu bebê sob demanda, ou seja, oferecer o leite até que ele esteja satisfeito. Mas se você estiver preocupada, recomendamos que você consulte o pediatra para uma orientação mais personalizada. 👨‍🔬

  15. Bom dia minha bebê tem 20 dias de nascida e precisa tomar formula, pois estou com dificuldades pra amamentar, gostaria de orientações pra qual quantidade de leite em pó pra cada ml de água tem que ser administrado pra ela?

    1. Olá, Patrícia! 👶💙

      Geralmente, a maioria das fórmulas infantis em pó é preparada com uma colher de medida fornecida na embalagem, para cada quantidade específica de água. Essa proporção pode variar de acordo com a marca e o tipo de fórmula. É fundamental seguir as instruções de preparo fornecidas pelo fabricante da fórmula para garantir a diluição correta e a segurança alimentar do seu bebê.
      Além disso, recomendamos que você converse com o pediatra do seu bebê para obter orientações personalizadas. O pediatra poderá ajudar a determinar a quantidade adequada de fórmula que atenda às necessidades do seu bebê, levando em consideração sua idade, peso e crescimento, bem como quaisquer outras considerações específicas. 👩‍⚕️
      E não se esqueça, cada bebê é único, e as necessidades alimentares podem variar. Portanto, o ideal é sempre buscar orientação profissional para garantir a alimentação adequada e saudável do seu bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.