Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar o seu bebê a aceitar a mamadeira

aceitar mamadeira bebê

Pontos chave:

  1. É comum que os bebês tenham dificuldades em aceitar a mamadeira, mas diferentes estratégias podem ajudar a tornar a transição mais suave.
  2. Dicas para ajudar um bebê a aceitar a mamadeira incluem experimentar diferentes posições e bicos, envolver uma peça de roupa com o cheiro da mãe ao redor da mamadeira e oferecer pequenas quantidades de leite de cada vez.
  3. É importante ter paciência e não forçar o bebê a aceitar a mamadeira.
  4. A introdução da mamadeira deve ser feita quando o bebê estiver pronto e puder segurar a mamadeira sozinho, e sempre trate o bebê com amor e feedback positivo.

Há muitas razões para dar mamadeira ao seu bebê, seja porque você precisa voltar ao trabalho ou porque seu filho precisa se alimentar um pouco mais depois da amamentação. No entanto, às vezes pode ser difícil se o bebê recusar a mamadeira ou tiver dificuldade com ela.

X
Nestlé banner webp

Pode ficar calmo, pois isso é muito normal. Muitos bebês acham essa mudança difícil, mas existem estratégias diferentes para ajudar seu bebê a começar a aceitar a mamadeira. Compartilhamos algumas dicas que você pode aplicar nesta fase de adaptação:

  • Tente fazer com que diferentes pessoas alimentem o seu filho com a mamadeira na posição de amamentar, ou seja, na posição reclinada.
  • Tente oferecer a mamadeira quando ele não estiver com muita fome. Dessa forma, ele terá mais paciência para aprender esta nova habilidade.
  • Tente alimentar seu bebê em diferentes posições, por exemplo, andando pela casa.
  • Convide seu bebê a encontrar a mamadeira, ao invés de colocá-la diretamente na boca dele.
  • Experimente envolver a mamadeira em uma blusa ou em qualquer outra peça de roupa que você use, para que seu bebê reconheça seu cheiro.
  • Mude a temperatura do leite.
  • Tente usar bicos de mamadeira diferentes.
  • Traga o bico (sem o corpo da mamadeira) para a boca do seu bebê e esfregue-o nas gengivas e no interior das bochechas, para que seu pequeno se adapte e se acostume com a textura e a sensação.
  • Experimente alimentá-lo com algo que não seja uma mamadeira, como uma colher ou um copo de treinamento.

Quando seu bebê aceitar o bico, coloque o dedo limpo dentro dele (sem o corpo da mamadeira) e esfregue-o suavemente na língua do seu filho, incentivando-o a sugar. Quando ele estiver confortável, coloque algumas gotas de leite no bico sem o corpo da mamadeira. Comece oferecendo pequenas quantidades de leite, e pare quando o seu bebê mostrar sinais de que está satisfeito. Você pode continuar com essas etapas até que seu bebê aceite totalmente a mamadeira.

É importante saber que existe a possibilidade de seu bebê rejeitar os estímulos de algumas dessas recomendações; portanto, sugerimos que você não o force ou canse. É melhor tentar em outro momento. Lembre-se de que pode demorar um pouco para ele se acostumar ou simplesmente não estar pronto para começar a usar a mamadeira. Por exemplo, se seu bebê estiver aprendendo a mamar no peito, é recomendável não introduzir a mamadeira. O melhor momento para oferecer a mamadeira é quando seu bebê puder pegá-la e segurá-la.

Entendemos que essa fase pode ser um pouco estressante e que você certamente já tentou fazer de tudo para alcançá-la, mas lembre-se de ser paciente e de sempre tratar seu pequeno com muito carinho. Tente ser gentil e incentive-o positivamente. Pouco a pouco, seu bebê começará a aceitar a mamadeira.

Artigos Relacionados

29 respostas

      1. Oi, tenho uma filha de 1 ano e tive q tira ela do peito por QUESTÃO de SAÚDE da minha parte, mais ha 12 dias ela nao mama no peito e nao pega mamadeira de JEITO nenhum

    1. Vou testar…
      Preciso trabalhar e minha bebê só quero peito. Rejeitou todas as vezes que ofereci mamadeira a ela, até com meu leite ela rejeitou. Acho q assim ela vai acostumar com o bico da mamadeira🙏🙏

    1. A minha também tem 8 meses e preciso trabalhar pra ajudar meu marido. Vou testar todas essas dicas.

  1. Que legal gostei dessa idéia vou tentar ,pois já fiz de todo jeito, mais minha bebê não consegue se adaptar com a mamadeira 😞 ela têm três meses e vinte dias preciso voltar ao trabalho..

    1. Olá, Francisca!
      Esperamos que as dicas desse post te ajudem a fazer sua bebê aceitar a mamadeira e facilitar seu retorno ao trabalho 😊💙

    2. Minha bebe tem 4 meses. Cospe a mamadeira e fica muito estressada quando levo a mamadeira na boca dela. Só quer saber do peito. Preciso trabalhar como e que vou fazer?

      1. Olá, Veronica!
        Tente, nesse início, ordenhar seu leite e dar na mamadeira, assim, apesar de a textura ser diferente (afinal, a mama e o bico da mamadeira são materiais distintos), o gosto será o mesmo e ela não estranhará tanto. Depois de um tempo, tente trocar o leite materno pela fórmula, assim pode ser mais fácil. 😉💙

      2. Olá, Verônica! Estou com a minha bebê com 4 meses, quase cinco e também está no mesmo impasse. Gostaria de saber se vc conseguiu fazer com que pegue a mamadeira, e como foi? Aqui, está bem difícil.

  2. Meu filho tem 2 anos não pega mamadeira e não come nada já estou desesperada, ele só que peito e as vezes não sai leite e ele fica irritado e chora não sei o que fazer por favor me ajuda 😔😭💔

  3. Minha bebe tem 10 meses toma agua e suco na mamadeira, porem o leite ela nao quer de jeito nenhum, e preciso q ela beba o leito pois só o do peito nao esta mais desenvolvendo ela.

    1. Olá, Thamiris!
      Tente aplicar as dicas que demos nesse post, pois elas podem ajudar sua bebê a aceitar o leite na mamadeira 😉💙

  4. Minha bebe de 3 meses mama ou 1 mês na mamadeira agora preciso voltar a trabalhar ela esta rejeitando a mamadeira e ela toma leite ninho primeiro trimestre mas não.quer mais saber da mamadeira os faço

    1. Olá, Andressa!
      Recomendamos que você siga as dicas desse post, pois elas podem ajudar vocês nesse momento de transição. Não deixe de ter calma e paciência, pois os bebês têm seu próprio ritmo! Boa sorte 💖🌻

  5. Meu bebê tem 6 meses e meio e nunca teve problema em pegar mamadeira… agora q ele começou a introdução alimentar, após quase 1 mês, tentamos ofertar água na mamadeira pois ele nao queria beber no copinho com bico. Resultado: ele só fica brincando com o bico da mamadeira, não suga e agora nem o leite quer mais na mamadeira. Tá batendo o desespero aqui. Alguma dica?

    1. Olá, Renan!
      Tente oferecer em um copo normal, mas antes demonstre como fazer, e, em seguida, incentive-o a experimentar. Certifique-se de que o copo contenha apenas um pouco de água, para que seja mais fácil para ele. Outra ideia também pode ser usar uma colher, mas tente fazer com que ele te imite e também que o momento seja divertido.

  6. Olá, me chamo Ana, a minha bebê tem 3 meses, e a pós os 4 meses eu volto a trabalhar, porém ela não pega chupeta, não pega a mamadeira, e não sei oque fazer.
    Ela vai sofrer quando eu começar a trabalhar.

    1. Olá, Ana! Além das dicas que demos nesse post, você pode ler este também, que fala sobre introdução de mamadeira e copinho (ainda com leite materno).

      1. Meu bebê tem 2 anos e meio, mamava muito bem a fórmula na mamadeira desde que nasceu, agora faz 1 mês que não quer mais mamar, não quer mesmo! Tentei no copo não quer, consigo dar um pouquinho só a noite na seringa, mesmo assim ele briga. Estou muito cansada e desanimada, já levei a pediatra, não resolveu. Por favor, alguém já passou por isso nessa fase? Beijos e obrigada.

        1. Olá, Paula! 👶💙
          Obrigada por compartilhar um pouco da sua experiência conosco! 💞 Pela idade do seu bebê, é natural que ele não queira mais mamadeira. Tente focar na alimentação sólida dele, e, se preciso, consulte um nutricionista para ajudar na caminhada de vocês. 👨‍🔬

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.