X
X
aceitar mamadeira bebê

Como ajudar meu bebê a aceitar a mamadeira?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Há muitas razões para dar mamadeira ao seu bebê, seja porque você precisa voltar ao trabalho ou porque seu filho precisa se alimentar um pouco mais depois da amamentação. No entanto, às vezes pode ser difícil se o bebê recusar a mamadeira ou tiver dificuldade com ela.

Pode ficar calmo, pois isso é muito normal. Muitos bebês acham essa mudança difícil, mas existem estratégias diferentes para ajudar seu bebê a começar a aceitar a mamadeira. Compartilhamos algumas dicas que você pode aplicar nesta fase de adaptação:

X
banner kinedu alimentação bebê
  • Tente fazer com que diferentes pessoas alimentem o seu filho com a mamadeira na posição de amamentar, ou seja, na posição reclinada.
  • Tente oferecer a mamadeira quando ele não estiver com muita fome. Dessa forma, ele terá mais paciência para aprender esta nova habilidade.
  • Tente alimentar seu bebê em diferentes posições, por exemplo, andando pela casa.
  • Convide seu bebê a encontrar a mamadeira, ao invés de colocá-la diretamente na boca dele.
  • Experimente envolver a mamadeira em uma blusa ou em qualquer outra peça de roupa que você use, para que seu bebê reconheça seu cheiro.
  • Mude a temperatura do leite.
  • Tente usar bicos de mamadeira diferentes.
  • Traga o bico (sem o corpo da mamadeira) para a boca do seu bebê e esfregue-o nas gengivas e no interior das bochechas, para que seu pequeno se adapte e se acostume com a textura e a sensação.
  • Experimente alimentá-lo com algo que não seja uma mamadeira, como uma colher ou um copo de treinamento.

Quando seu bebê aceitar o bico, coloque o dedo limpo dentro dele (sem o corpo da mamadeira) e esfregue-o suavemente na língua do seu filho, incentivando-o a sugar. Quando ele estiver confortável, coloque algumas gotas de leite no bico sem o corpo da mamadeira. Comece oferecendo pequenas quantidades de leite, e pare quando o seu bebê mostrar sinais de que está satisfeito. Você pode continuar com essas etapas até que seu bebê aceite totalmente a mamadeira.

É importante saber que existe a possibilidade de seu bebê rejeitar os estímulos de algumas dessas recomendações; portanto, sugerimos que você não o force ou canse. É melhor tentar em outro momento. Lembre-se de que pode demorar um pouco para ele se acostumar ou simplesmente não estar pronto para começar a usar a mamadeira. Por exemplo, se seu bebê estiver aprendendo a mamar no peito, é recomendável não introduzir a mamadeira. O melhor momento para oferecer a mamadeira é quando seu bebê puder pegá-la e segurá-la.

Entendemos que essa fase pode ser um pouco estressante e que você certamente já tentou fazer de tudo para alcançá-la, mas lembre-se de ser paciente e de sempre tratar seu pequeno com muito carinho. Tente ser gentil e incentive-o positivamente. Pouco a pouco, seu bebê começará a aceitar a mamadeira.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

25 comentários em “Como ajudar meu bebê a aceitar a mamadeira?”

      1. Oi, tenho uma filha de 1 ano e tive q tira ela do peito por QUESTÃO de SAÚDE da minha parte, mais ha 12 dias ela nao mama no peito e nao pega mamadeira de JEITO nenhum

    1. Vou testar…
      Preciso trabalhar e minha bebê só quero peito. Rejeitou todas as vezes que ofereci mamadeira a ela, até com meu leite ela rejeitou. Acho q assim ela vai acostumar com o bico da mamadeira🙏🙏

  1. Que legal gostei dessa idéia vou tentar ,pois já fiz de todo jeito, mais minha bebê não consegue se adaptar com a mamadeira 😞 ela têm três meses e vinte dias preciso voltar ao trabalho..

    1. Olá, Francisca!
      Esperamos que as dicas desse post te ajudem a fazer sua bebê aceitar a mamadeira e facilitar seu retorno ao trabalho 😊💙

    2. Minha bebe tem 4 meses. Cospe a mamadeira e fica muito estressada quando levo a mamadeira na boca dela. Só quer saber do peito. Preciso trabalhar como e que vou fazer?

      1. Olá, Veronica!
        Tente, nesse início, ordenhar seu leite e dar na mamadeira, assim, apesar de a textura ser diferente (afinal, a mama e o bico da mamadeira são materiais distintos), o gosto será o mesmo e ela não estranhará tanto. Depois de um tempo, tente trocar o leite materno pela fórmula, assim pode ser mais fácil. 😉💙

      2. Olá, Verônica! Estou com a minha bebê com 4 meses, quase cinco e também está no mesmo impasse. Gostaria de saber se vc conseguiu fazer com que pegue a mamadeira, e como foi? Aqui, está bem difícil.

  2. Meu filho tem 2 anos não pega mamadeira e não come nada já estou desesperada, ele só que peito e as vezes não sai leite e ele fica irritado e chora não sei o que fazer por favor me ajuda 😔😭💔

  3. Thamiris Almeida

    Minha bebe tem 10 meses toma agua e suco na mamadeira, porem o leite ela nao quer de jeito nenhum, e preciso q ela beba o leito pois só o do peito nao esta mais desenvolvendo ela.

    1. Olá, Thamiris!
      Tente aplicar as dicas que demos nesse post, pois elas podem ajudar sua bebê a aceitar o leite na mamadeira 😉💙

  4. Minha bebe de 3 meses mama ou 1 mês na mamadeira agora preciso voltar a trabalhar ela esta rejeitando a mamadeira e ela toma leite ninho primeiro trimestre mas não.quer mais saber da mamadeira os faço

    1. Olá, Andressa!
      Recomendamos que você siga as dicas desse post, pois elas podem ajudar vocês nesse momento de transição. Não deixe de ter calma e paciência, pois os bebês têm seu próprio ritmo! Boa sorte 💖🌻

  5. Meu bebê tem 6 meses e meio e nunca teve problema em pegar mamadeira… agora q ele começou a introdução alimentar, após quase 1 mês, tentamos ofertar água na mamadeira pois ele nao queria beber no copinho com bico. Resultado: ele só fica brincando com o bico da mamadeira, não suga e agora nem o leite quer mais na mamadeira. Tá batendo o desespero aqui. Alguma dica?

    1. Olá, Renan!
      Tente oferecer em um copo normal, mas antes demonstre como fazer, e, em seguida, incentive-o a experimentar. Certifique-se de que o copo contenha apenas um pouco de água, para que seja mais fácil para ele. Outra ideia também pode ser usar uma colher, mas tente fazer com que ele te imite e também que o momento seja divertido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *