Você sabia que o aleitamento materno é importantíssimo para o pleno desenvolvimento e para a saúde do bebê, além de trazer benefícios imediatos e futuros?

Porém, você talvez não saiba exatamente como introduzir a mamadeira ou o copinho para auxiliar na alimentação do seu pequeno.

A volta para a rotina de trabalho é um exemplo de situação em que você precisa se adequar e buscar novas formas de dar o leite materno sem usar o peito. Mas como introduzir a mamadeira e continuar o aleitamento materno? Como driblar as dificuldades do dia a dia?

Acompanhe algumas dicas que reservamos para você neste post!

Como manter o aleitamento materno em situações adversas?

Diversas situações podem dificultar o aleitamento materno: falta de apoio familiar, o nascimento prematuro do bebê, o posicionamento incorreto na hora de amamentar, a insegurança quanto à qualidade do leite produzido, entre outras.

Visto que circunstâncias como essas são comuns, não se sinta culpada. Saiba que existem algumas maneiras de driblar essas adversidades e garantir o aleitamento materno pelo máximo de tempo possível.

Uma das formas é extrair o próprio leite e mantê-lo refrigerado. Na geladeira, ele pode ser conservado por volta de 24 horas e, no congelador, até por 15 dias.

É essencial não ferver o leite, já que isso faria ele perder suas propriedades e benefícios. O recomendado é aquecê-lo até a temperatura ambiente utilizando o banho-maria.

kinedu-manualPowered by Rock Convert

E se, por algum motivo, você não puder amamentar, lembre-se que existem os bancos de leite. Saiba que não existe leite fraco — as mães produzem exatamente o leite que os bebês precisam.

Qual é o mais indicado: mamadeira ou copinho?

Os especialistas indicam que tanto a mamadeira como as chupetas demandam uma forma de sucção diferente da que é utilizada no peito. Sendo assim, isso pode confundir o bebê e frequentemente está associado a um desmame precoce.

Para prevenir essa situação, o copinho se mostra uma possibilidade mais interessante por não confundir o bebê, nem prejudicar a amamentação. Assim, um cuidador pode alimentar seu pequeno com leite materno extraído previamente e garantir que ele aproveite os benefícios do aleitamento materno.

Como alimentar a criança com o copinho?

Existe uma técnica para dar o leite por meio do copinho. Seu bebê precisa ser acomodado sentado no colo do cuidador, com a cabecinha em um ângulo de 90º em relação ao pescoço.

Feito isso, o próximo passo é encostar a borda do copinho no lábio inferior do bebê e deixar que o leite encoste em sua boca, com muito cuidado para não derramá-lo. Seu filho fará movimentos de lambida e conseguirá ingerir o líquido sem qualquer problema.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que os bebês devem ser alimentados somente com leite materno até que completem 6 meses de idade, pois ele é capaz de prover nutrientes e anticorpos, prevenir obesidade, alergias, anemias e infecções respiratórias, entre outros benefícios.

Após esses 6 meses, é importante incluir outros itens na alimentação, embora seja recomendado que o aleitamento materno continue até os 2 anos de idade.

Como visto neste artigo, diversas circunstâncias podem tornar difícil para você amamentar seu filho, mas lembre-se que isso é normal e muitas mamães passam por isso. Basta seguir nossas dicas para que outras pessoas possam dar seu leite ao bebê quando você não estiver por perto.

Gostou de saber mais sobre como introduzir a mamadeira e o copinho na alimentação de seu filho? Confira também informações sobre a flexibilidade cognitiva de seu pequeno neste artigo que preparamos para você!