Todos os bebês são diferentes e únicos. É por isso que, desde os primeiros dias, é importante que você observe seu bebê, comece a conhecê-lo e a entender suas necessidades, temperamento, interesses e até a cor de seu cocô. Quando o assunto são as fezes, há uma variedade de cores e texturas diferentes, muitas das quais estão dentro da faixa normal. Neste artigo, falaremos sobre cocô de bebê e sua cor como um indicador de saúde.

As cores esperadas no cocô do bebê são tons terrosos, como amarelo, verde ou marrom. Um fator que influenciará a cor das fezes é a maneira como o seu bebê se alimenta. Os bebês que consomem leite materno geralmente produzem fezes de cor mostarda, com uma consistência aquosa e pequenos pedaços brancos que podem parecer sementes. Por outro lado, o cocô de bebês alimentados com fórmula geralmente tem uma consistência mais dura (já que eles recebem menos água). Geralmente, a consistência é mais pastosa, e a cor é amarela clara ou marrom.

banner kinedu saúde

Também há momentos em que as fezes dos bebês podem ter cores diferentes. Cocô branco pode ser um sinal de um problema de fígado. Cocô vermelho pode ser o resultado de sangramento dos mamilos da mãe ou o bebê pode ter engolido um pouco de sangue durante o parto. Em qualquer um desses casos, é essencial que um médico verifique seu bebê o mais rápido possível.

Além disso, é normal que o seu bebê produza fezes pretas no primeiro dia de vida. Isso não é excremento, mas um resíduo conhecido como mecônio. O mecônio preto é particular, pois é inodoro, já que não há resíduos de bactérias nele. No entanto, se o cocô do bebê permanecer preto e tiver cheiro posteriormente, consulte seu pediatra. Esta cor pode estar relacionada a sangue acumulado e velho. Conforme o tempo passar e você alimentar seu bebê (com leite materno ou fórmula), o cocô mudará de cor para um verde mais escuro e, depois, para amarelo. No entanto, sempre será importante consultar seu médico primeiro.

As cores e texturas mencionadas acima se aplicam aos primeiros seis meses de idade ou antes da introdução alimentar. Quando o bebê começa a comer alimentos sólidos, a consistência do cocô pode mudar dependendo do que ele estiver comendo. Ainda assim, é importante levar em consideração as cores esperadas e as que requerem visita ao pediatra. Se o caso do seu bebê for muito específico ou você achar que ele não se encaixa em nenhuma categoria, você sempre pode consultar o pediatra. Ele fornecerá mais informações sobre seu caso específico.