Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Constipação em bebês e crianças

constipação bebês

Você acha que seu filho está constipado? Os bebês que consomem fórmula defecam regularmente uma vez quase todos os dias, mas podem ficar de 1 a 2 dias sem fazê-lo. Por outro lado, se você amamenta seu filho, isso dependerá muito da idade dele. Caso ele não faça cocô pelo menos uma vez por dia no seu primeiro mês de vida, provavelmente precisará beber mais leite. No entanto, nos meses seguintes, ele poderá passar vários dias ou até uma semana sem evacuar. Em caso de dúvida, consulte seu pediatra.

Algo importante a considerar é que os bebês se esforçam demais para fazer cocô, portanto é provável que seu filho fique com o rosto vermelho ou chore quando evacuar. Isso é normal, principalmente porque ele passa a maior parte do dia de barriga para cima.

Agora, existem alguns sinais que podem ajudar você a identificar a constipação em seu bebê, por exemplo, se ele estiver muito irritado, cuspir mais do que o habitual, evacuar mais ou menos do que o habitual, fizer esforço por mais de 10 minutos sem conseguir evacuar ou suas fezes estiverem duras ou com sangue.

O que fazer se o meu bebê estiver constipado?

Caso seu filho esteja constipado, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que, após o primeiro mês de vida, você opte por oferecer suco de maçã ou pera. Isso se deve ao fato de que o açúcar presente nessas bebidas atrai o líquido para o intestino e ajuda a soltar as fezes. Para saber a quantidade de suco que você pode oferecer ao seu bebê, a recomendação é de 30 ml por dia para cada mês de vida. E se o seu filho já consumir alimentos sólidos, experimente oferecer legumes e frutas, especialmente ameixas.

De qualquer forma, é recomendável que você discuta esse assunto com seu pediatra e siga as recomendações dele.

X
banner kinedu saúde

Prisão de ventre em crianças

Os padrões de evacuação são diferentes para cada criança. Na maioria dos casos, ao completar o primeiro ano, os pequenos evacuam 1 ou 2 vezes por dia. No entanto, se seu filho faz cocô a cada 2 ou 3 dias, também pode ser normal, desde que não haja desconforto ou dor. Isso é importante para confirmar com seu pediatra.

Alguns dos sinais que seu filho pode apresentar se estiver constipado são: fezes duras, secas, difíceis de excretar ou que causem dor ao sair, mau humor, perda de apetite, cólicas, náuseas e incontinência.

Qual é o tratamento para a constipação em crianças?

Se seu filho estiver constipado, você pode optar por oferecer alimentos com maior teor de fibras, como maçã, pêssego e pera com casca e brócolis, cenoura e couve-flor cozidos. Também é recomendável aumentar o consumo de água em sua dieta.

Em casos específicos, o pediatra do seu filho poderá prescrever algum medicamento para amolecer as fezes.

Por fim, incentivar seu filho a manter-se ativo também pode ajudar. A atividade física, em combinação com uma dieta equilibrada, é a base para um estilo de vida saudável.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Artigos Relacionados

2 respostas

  1. Fiquei em dúvida sobre dar suco (de maçã ou pêra) para bebês maiores de 1 mês, visto que não é a recomendação da OMS e SBP

    1. Olá Thayane! Muito obrigada pelo seu feeedback, irei repassá-lo para nossa equipe de conteúdo para que possamos revisar o artigo ❣️😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.