X
X
quantidade de leite ideal amamentação

Amamentando meu bebê: qual é a quantidade ideal?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

O processo de amamentação pode ser novo para você, e é provável que você tenha muitas dúvidas sobre ele.

Antes de tudo, é normal haver perguntas sobre esse estágio da maternidade, portanto, é importante usar todos os recursos disponíveis para experimentar o processo de amamentação estando bem informada.

Uma das perguntas mais frequentes é como saber se o seu bebê já foi alimentado o suficiente. Na verdade, isso não pode ser determinado pela quantidade que seu pequeno consome diariamente. Medir a quantidade de leite que sai do peito não é um indicador confiável do leite que você produz. Isso ocorre porque a capacidade de sucção do seu bebê é muito maior do que a de uma bomba tira-leite.

Independentemente de o seu bebê consumir muito ou pouco leite, cada criança é diferente, portanto não há uma quantidade exata recomendada por dia. Em média, os bebês consomem 75 ml por cada libra de peso (463 g). No entanto, você pode usar os seguintes sinais para avaliar se seu filho ainda está com fome:

X
banner kinedu alimentação bebê
  • Levar as mãos à boca repetidamente
  • Mostrar a língua
  • Abrir a boca
  • Fazer sons com a boca
  • Levar os braços ou as pernas em direção ao centro do corpo
  • Lamber os lábios
  • Acariciar o peito da mãe
  • Se irritar e sugar tudo ao seu redor

Se o seu bebê não apresenta os comportamentos listados acima, ele está satisfeito e ingerindo a quantidade certa. Outros indicadores que ajudarão você a saber que seu bebê está mamando o suficiente serão seu ganho de peso e a quantidade de fraldas que ele usa por dia (cerca de 6 fraldas molhadas e 4 sujas).

O monitoramento do peso do seu bebê ficará a cargo do seu pediatra. A cada período, haverá um ganho de peso. Além disso, essas consultas médicas serão boas oportunidades para tirar qualquer dúvida ou resolver preocupações que você tenha.

Por fim, para manter seu bebê satisfeito, é importante esperar que ele se separe do peito sozinho. Não é recomendado interromper a amamentação forçando o bebê a parar de mamar. Por outro lado, se o seu bebê pede para mamar continuamente, isso não significa que você não esteja produzindo leite suficiente. O leite materno é digerido muito rapidamente, por isso é normal que o seu bebê queira mamar várias vezes ao dia. Também haverá outros momentos em que, mesmo que seu bebê não esteja com fome, ele desejará mamar, pois isso fará com que ele se sinta seguro e amado.

Lembre-se de que é normal ter dúvidas sobre a amamentação. A coisa mais importante para manter a calma e que você deve considerar é que seu bebê esteja crescendo saudável e ganhando peso com o passar dos meses.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Amamentando meu bebê: qual é a quantidade ideal?”

  1. Pingback: O que a cor do cocô do bebê diz sobre a saúde dele - Kinedu Blog

  2. Pingback: Bebê High Need: o que é e como lidar com um - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *