Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bebê High Need: o que é e como lidar com um

bebê high need

Seu bebê chora muito, está sempre irritado e tem sono difícil? Ele pode ser um bebê high need, isto é, com alta demanda de atenção.

O seu bebê não fica calmo por muito tempo, permanece acordado até altas horas da madrugada e dá verdadeiros “shows” se for contrariado? Além disso, quer colo a maior parte do tempo, parece estar sempre irritado e quer mamar a cada 20 minutos? Essas são algumas características clássicas de um bebê high need.

Essa expressão apareceu pela primeira vez no livro The Fussy Baby Book (em tradução livre, O Livro do Bebê Agitado), do pediatra norte-americano William Sears. Especialmente nos primeiros meses de vida, esses bebês agitados podem virar a rotina da casa de ponta-cabeça e ser um desafio para os pais e outros cuidadores.

Continue a leitura e entenda melhor sobre as características de um bebê high need e como lidar com ele!

O que é um bebê high need?

O termo high need pode ser traduzido como “grandes necessidades” ou “alta demanda”. Isso significa que um bebê high need é aquele que parece exigir muito mais energia e atenção dos pais e cuidadores do que costuma acontecer. Para o Dr. Sears, as principais características de um bebê de alta demanda são:

  • ele chora com frequência e de forma estridente;
  • é difícil de ser acalmado e parece ficar ainda mais bravo com as suas tentativas;
  • tem reações intensas, tanto em momentos de alegria como de descontentamento;
  • dorme pouco e acorda muitas vezes à noite;
  • quer mamar com muita frequência;
  • reivindica atenção o tempo todo, sobretudo o colo materno;
  • parece estar sempre irritado, mesmo sem motivo aparente (fome, frio, calor, fralda suja etc.).

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu filho!

De acordo com o pediatra, antes de classificar o seu filho como um bebê high need, é preciso descartar problemas que possam estar por trás dessa agitação e irritabilidade. Por exemplo, refluxo gastroesofágico, cólicas, ansiedade de separação, entre outros.

Como lidar com um bebê high need?

Se o seu bebê apresenta as características acima, mas não tem nenhum problema de saúde aparente nem está passando por momentos que podem causar estresse, como mudanças de rotina e saltos de desenvolvimento, pode ser que ele seja um high need. E aí, o que fazer?

Bem, de acordo com o Dr. Sears, um bebê de alta demanda não tem nenhum problema mais grave, apenas é mais sensível ao ambiente, o que pode deixá-lo superestimulado com frequência. Além disso, ele tem uma personalidade mais intensa e imprevisível, assim como algumas crianças são muito tranquilas.

A palavra-chave é paciência! Cada criança é única e pode ser que o seu filho tenha grandes necessidades de atenção apenas por alguns meses ou mesmo pelos primeiros anos de vida.

De todo modo, ele pode se tornar mais fácil de lidar com o tempo. O importante é criar um apego seguro e proporcionar a estrutura sólida que toda criança precisa para ter um desenvolvimento saudável. Abaixo, veja algumas dicas que podem ajudar no dia a dia!

X
banner kinedu desenvolvimento

O ambiente

Como o bebê high need pode se tornar superestimulado com mais frequência, é importante adotar uma rotina mais rígida nos horários e sem grandes surpresas, na medida do possível. Além disso, é recomendado manter o ambiente mais tranquilo, sem sons altos, luzes fortes e outros estímulos que possam deixar seu bebê nervoso. No Kinedu, você encontra várias ideias de atividades para criar uma rotina saudável para o seu filho. Baixe o app gratuitamente AQUI.

As birras

Se o seu bebê high need começar uma birra daquelas, jogando-se no chão, chorando estridentemente e recusando qualquer tentativa de acordo, tente encontrar o equilíbrio entre a firmeza e o afeto. A disciplina positiva é excelente para que a criança se sinta amparada, ao mesmo tempo em que aprende sobre limites.

Veja algumas dicas do kinedu que separamos para ajudar a lidar com esta fase desafiadora!

A hora do sono

Para evitar mudanças bruscas na rotina, tente estabelecer um ritual do sono e deixar o quartinho o mais tranquilo possível. Porém, o mais importante é tentar entender o que dá certo com o seu filho especificamente, já que bebês de alta demanda são imprevisíveis e o que dá certo para um pode não funcionar para outro.

Para suprir a necessidade de atenção do seu pequeno, talvez seja uma boa acostumá-lo com uma “naninha” ou outro objeto transicional. Assim, mesmo que ele acorde e você não esteja por perto, pode se sentir mais seguro ao notar que aquele objeto tão familiar ainda está ali.

E como fica a mãe de um bebê high need?

Um bebê high need pode ser bastante desafiador e os pais, sobretudo a mãe, sentem os efeitos disso. Alguns dos impactos no comportamento e nas emoções dos responsáveis pelo cuidado do pequeno são:

  • desistir rapidamente — como um bebê de alta demanda normalmente reage mal às tentativas de ser acalmado, os pais podem desistir rapidamente de suas estratégias. Tentar uma rotina nova exige consistência por algum tempo para que seus efeitos sejam avaliados;
  • cansaço excessivo — as noites mal-dormidas e a necessidade de atenção do bebê de alta demanda podem deixar os pais muito cansados, o que dificulta ainda mais o dia a dia tão exigente com o pequeno;
  • ansiedade e depressão — em casos mais graves, os pais, sobretudo a mãe, podem experimentar episódios de ansiedade e depressão. Caso isso ocorra, é muito importante buscar auxílio profissional.

Conte com uma rede de apoio

Para as mamães que podem contar com alguém ao seu lado, é essencial tentar dividir as tarefas sempre que possível para que não haja uma sobrecarga emocional e prática. Além disso, vale a pena contar com uma rede de apoio. Família, amigos, profissionais: se tiver com quem contar, não se sinta constrangida em pedir ajuda.

Tente estabelecer um dia de “folga”

Se for possível, os pais podem combinar de se revezar para garantir uma “folga” semanal ao outro. Por exemplo, um na terça e outro na quinta à noite. Nesses momentos, aproveite para dedicar um tempo somente a você para recarregar as energias.

Entenda que os bebês são esponjas

No dia a dia, por maior que seja o cansaço físico e emocional, procure manter a calma e a tranquilidade. Não se esqueça de que as crianças são verdadeiras esponjas emocionais. Um bebê high need é especialmente sensível à irritabilidade e ao estresse dos pais, o que pode deixá-lo ainda mais nervoso.

Lembre-se de que vai passar

Enquanto estamos vivendo uma fase exigente, é normal pensarmos que as coisas nunca voltarão à tranquilidade de antes, mas a realidade é bem diferente. Lembre-se de que a primeira infância passa em um piscar de olhos. Ter em mente que esse momento desgastante é passageiro é essencial para manter a calma e a paciência.

Enfim, como você viu, um bebê high need pode ser um desafio para a família e não existe uma fórmula mágica para lidar com ele: porém, no fundo, todos os pequenos são assim em alguma medida. O mais importante é tentar entendê-los, ter paciência e garantir toda a dose de carinho, afeto e segurança que eles precisam e merecem.

Agora que você sabe o que é um bebê high need e como lidar com um, aproveite para baixar GRÁTIS o Kinedu e acessar outros artigos como esse, além de +1.800 atividades de desenvolvimento infantil.

Artigos Relacionados

23 respostas

  1. Minha filha tem toda essas características. Eu nao aguento mais, tem dias que a minha vontade e me dopar de remédios. Ninguém aqui em casa esta suportando essa choradeira o dia todo e o tempo todo. Eu estou sufocada , exauta. Preciso de ajuda. Mais não tenho com quem contar.

    1. Olá, Letícia!
      Tenha calma, a fase mais difícil logo irá passar. Enquanto isso, tente garantir que não há nada incomodando seu bebê – seja fralda suja, fome, ambiente com muito barulho… Se seu neném sentir que você está cuidando das necessidades dele, ele irá se sentir mais seguro e amado, e, com o tempo, se acalmar mais. Boa sorte! 💙✨

    2. Procure ajuda. Eu faço tratamento pra depressão com homeopatia . Melhorou muito . Não fique calada. A sobrecarga é enorme. Lembra que você está sofrendo porque está justamente tentando fazer o seu melhor e isso esgota a gente demais .
      Deus abençoe e procure ajuda médica sim.

    3. Letícia, eu passo pelo mesmo aqui em casa. Tu tens Instagram!? Podemos conversar, trocar experiências e se ajudar. O meu é adri_depaula

      1. Olá passo o mesmo com minha bebê , quem quiser compartilhar experiência meu Instagram nathi.defendi

  2. O meu bebê tem 9 meses e apresenta todos os sintomas descritos. Ele me esgota, há dias em que não consigo dormir, escovar os dentes, Tomar banho, limpar a casa. Rede de apoio? Só tenho os meus filhos mais velhos de 16 e 13 anos que também já estão cansados. Gente, é desesperador! Irritado, ele certa vez trancou os dentes no bico do meu seio e só soltou Porq eu puxei… fiquei sangrando 😔 Não sei, mas tem dias que só queria sumir mesmo. Me sinto mal, cansada, como se não tivesse mais uma vida além d vida que ele me exige para estar 24h a seu dispor. Amo meu filho… espero que aguente essa fase passar .

    1. Olá, Mickaelly!
      Lamentamos saber que você está se sentindo assim, mas você é uma mãe forte e vai superar isso muito em breve. Recomendamos que você tente seguir as sugestões dadas neste artigo. Quanto à sua rede de apoio, recomendamos grupos online para redes sociais. Esperamos que essa fase passe logo. Grande abraço para você. 💖🌻

  3. Nossa meu bebê tem 4 meses e tem muitas dessas características estou cansada ,exausta acabo ficando nervosa com tudo isso consome muito a gente não tenho com quem dividir ajuda , estou a disposição para trocar experiência meu Instagram é erica8981

  4. Minha filha já ta com 1a 8m e nada de melhora,tô tão cansada,frustada,infeliz. Eu desejei tanto ser mãe pela 2° vez depois de 15 anos mas não tem 1 único dia que eu não me arrependa. Dá vontade de sumir, largar tudo e desaparecer no mundo,é muito difícil lidar com isso sozinha,o pai trabalha o dia todo então nem terapia posso fazer pq não tem ninguem pq ficar com ela. Só queria acordar desse pesadelo 😭😭😭😭

    1. Olá, Juliana!
      Obrigado por compartilhar sua experiência, nós te ouvimos e apoiamos. É normal se sentir assim às vezes, mas é necessário agir para se manter sã. Um membro da nossa equipe entrará em contato com você por e-mail para te fornecer suporte. Desejamos a você o melhor nesta jornada e esperamos que essa fase passe logo. Fique forte, querida mamãe, você está indo muito bem. 💖

  5. Nossa meu filho tem essa característica, eu tô exausta, eu tô no Automático exausta picicologicamente é fisicamente, tem hora que eu falo pra Deus eu não aguento mais meu filho. Ainda grávida separei do pai eu tava com um mês, foi sofrido a separação, e ele é assim chorão ,estressado de tal forma eu vim pra perto de munha mãe pra vê se melhorava até já melhorou mas tem dia que dá vontade de me dopar de remédios pra aliviar oque tô passando com esse pequeno que amo mas tem hora que meu Deus da vontade até de sumir

    1. Olá, Thays! 👶💙
      Obrigada por compartilhar esse momento com a gente. Sabemos como cuidar de um bebê pode ser desafiador, mas você não está sozinha nessa jornada! Conte conosco e com a sua rede de apoio, ela é importante! Tente pedir ajuda para tirar um “dia de folga” na semana, cuidar de você, fazer algo que você goste. É importante estar bem para cuidar bem do seu pequeno.
      Além disso, você já tentou investigar se esse comportamento do seu bebê não é consequência de algum desconforto ou dor? O choro e estresse podem ser sinais de que algo não está certo. Recomendamos que você procure um pediatra. 👨‍🔬 Tente implementar uma rotina para seu filho, pois isso dá segurança ao bebê. Mas lembre-se: para estabelecer uma rotina é importante a consistência e a persistência. Além disso, e o mais importante, lide com muita paciência e amor com seu pequeno! Bebês são esponjas emocionais e absorvem como nos sentimos.
      Temos certeza de que as coisas vão melhorar e em breve você será uma mamãe mais descansada! 💞

  6. Eu tenho uma bebê de 11 meses e aqui em casa estamos todos exaustos, ela consome a energia de todos, ela se irrita com facilidade, se joga, deu pra bater em todo mundo agora, chora por qualquer coisa, só faz o que quer.
    Conseguimos um jeito de ela ficar por pelo menos 1h em paz, mas até isso ela está enjoando. Tá complicado.

    1. Olá, Rodolfo! 👶💙
      Agradecemos por compartilhar esse momento conosco. Sabemos que cuidar de um bebê pode apresentar desafios, mas queremos que saiba que você não está sozinho nessa jornada! Estamos aqui para oferecer apoio e lembrar da importância da sua rede de suporte. Juntos, vocês podem enfrentar essa fase de forma mais tranquila.
      Para garantir o bem-estar de sua bebê, é sempre bom considerar se algum desconforto ou dor pode estar causando o comportamento que você descreveu. O choro e o estresse são sinais de que algo pode não estar certo. Nesse sentido, recomendamos que você procure um pediatra qualificado, que poderá avaliar melhor a situação. 👨‍🔬
      Outra sugestão é estabelecer uma rotina para sua filha, pois isso proporciona segurança ao bebê. No entanto, é importante ressaltar que a consistência e a persistência são fundamentais para estabelecer e manter essa rotina. Além disso, e mais importante de tudo, lide com sua pequena com muita paciência e amor! Os bebês são como esponjas emocionais e absorvem nossos sentimentos.
      Tenha certeza de que as coisas vão melhorar e que em breve vocês estarão mais tranquilos! 💞 Aproveite também para reservar um tempo para si mesmo e para fazer coisas que você gosta. Cuidar de si é essencial para cuidar bem da sua pequena. Não hesite em buscar apoio e não se esqueça de que estamos aqui para ajudar.

  7. Oi mamães, boa noite, minha bebê tem 7 meses e tem todas essas características de um bebê de alta demanda, está impossível ficar assim com ela, ela não aceita ficar com ninguém só comigo, não vai nem para o pai dela… passa o dia inteiro no braço e não aceita sair pra nada do meu colo😭😭eu tô exausta eu tô exausta 😭😭só sinto vontade de chorar não tenho mas forças para tentar!

    1. Olá, Camila! 👶💙

      Sentimos muito em saber que você está passando por momentos difíceis com sua bebê, e sabemos como essa situação pode ser exaustiva. É normal nos sentirmos sobrecarregadas e até mesmo desanimadas diante de um desafio tão grande. Nesses momentos, é fundamental buscar apoio e compreensão. Lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada. Converse com pessoas próximas, amigos e familiares em quem confie. Compartilhe suas preocupações e peça ajuda. Ter alguém ao seu lado para dividir as responsabilidades e oferecer um ombro amigo pode fazer toda a diferença.

      Além disso, recomendamos que você estabeleça uma rotina que traga previsibilidade para o dia a dia da sua bebê. Isso pode te ajudar a entender e atender melhor as necessidades da sua filha, proporcionando um ambiente mais seguro e tranquilo para ela. Ter horários regulares para alimentação, sono e brincadeiras pode ajudar a criar uma sensação de estabilidade. Lembre-se também de criar um ambiente calmo ao redor da sua bebê. Reduzir o ruído, a luz e outras distrações pode ajudá-la a se sentir mais tranquila e relaxada. Experimente técnicas de relaxamento, como massagens suaves ou músicas suaves, para acalmar tanto você quanto sua bebê.

      Acima de tudo, queremos que você saiba que é normal se sentir cansada e desanimada em momentos como esse. Não se cobre demais e lembre-se de que você está fazendo o seu melhor. Essa fase desafiadora não durará para sempre. Seja gentil consigo mesma e procure momentos de autocuidado sempre que possível. 💕

  8. Meu bebê tem 2 anos e 5 meses, e apresenta todos esses sintomas. Tive a impressão que melhorou por algumas semanas mas ele voltou com esse comportamento há 3 semanas e agora não me deixa tempo nem de preparar nossas refeições. Estou grávida de 7 meses e ele só quer colo, todos os dias choro imensamente de exaustão. Não tenho rede de apoio pois moro fora do Brasil e meu esposo trabalha o dia inteiro. Tem dias que eu só queria sumir. Que Deus tenha misericórdia de mim e me conceda a graça de ter uma bebê muito calma pois não sei se suportaria dois high needs.

    1. Olá, Thamires!

      Obrigada por tirar um momento para compartilhar sua experiência conosco. ♥

      Primeiro, queremos te parabenizar pela sua gravidez e pelo seu bebê de 2 anos e 5 meses. Você é uma mãe incrível e dedicada, e temos certeza que seus filhos são muito felizes com você. 🥰

      Segundo, queremos te dizer que você não está sozinha nessa situação. Muitas mães têm bebês que são chamados de “high need”, ou seja, que precisam de mais atenção, carinho e cuidado do que outros bebês. Esses bebês são muito sensíveis, intensos e exigentes, e podem ser difíceis de lidar às vezes. 😓 Mas isso não significa que eles sejam ruins ou que você esteja fazendo algo errado. Pelo contrário, esses bebês têm muitas qualidades positivas, como serem curiosos, criativos, inteligentes e amorosos. Eles só precisam de mais apoio para se adaptarem ao mundo e se sentirem seguros. 🌎

      Ter um bebê high need pode ser muito cansativo e estressante, especialmente se você não tem uma rede de apoio ou se está grávida de outro bebê. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a lidar com essa situação da melhor forma possível. 🙌

      * Peça ajuda. Mesmo que você não tenha rede de apoio, é importante pedir ajuda quando precisar. Você pode conversar com seu esposo, com um amigo ou familiar, ou com um profissional de saúde.
      * Reserve um tempo para você. Mesmo que seja apenas por alguns minutos, é importante reservar um tempo para fazer algo que você goste. Isso ajudará você a relaxar e a recarregar as energias.
      * Encontre atividades que seu filho goste. Isso ajudará ele a se distrair e a liberar energia. Existem muitas atividades divertidas e educativas que você pode fazer com seu filho, mesmo em casa.

      Esperamos que essas dicas te ajudem a lidar melhor com o seu bebê high need, e que você possa aproveitar cada momento com ele. Lembre-se que essa fase vai passar, e que o seu bebê vai crescer e se tornar uma pessoa incrível, graças ao seu amor e à sua dedicação. 😍

  9. Boa noite o meu bebe tem 4 meses e meio e posso dizer que aqui em casa estamos todos em modo exaustão eles tem essas características todas alguem me pode dar dicas para melhorar um pouco e muita paciência por mais que estejamos esgotadas mamas eles precisam de muito carinho e paciência . E amor

    1. Olá, Rubina!

      Obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Sabemos que não é fácil cuidar de um bebê que demanda tanto de você, mas sabemos também sei que você é uma mãe incrível e que está fazendo o seu melhor. 😊

      Queremos te dar algumas dicas que podem te ajudar a lidar com essa situação de forma mais positiva e tranquila:

      * Entenda o seu bebê. Ele não é assim por birra ou por mal. Ele tem uma personalidade mais intensa e sensível, e precisa de mais contato, conforto e estímulo do que outros bebês. Ele te ama muito e confia em você para atender as suas necessidades. 💗
      * Ajuste as suas expectativas. Não se compare com outras mães ou com outros bebês. Cada um tem o seu ritmo e o seu jeito de ser. Não se cobre tanto ou se sinta culpada por não conseguir fazer tudo o que gostaria. Você está fazendo o possível e isso já é suficiente. 🙏
      * Busque apoio emocional. Você não precisa passar por isso sozinha. Procure pessoas que te entendam, te respeitem e te apoiem. Pode ser o seu parceiro, a sua família, os seus amigos ou até mesmo um profissional de saúde mental. Eles podem te ajudar a desabafar, a relaxar e a se sentir mais confiante. 💪
      * Cuide de si mesma. Você também é importante e merece atenção. Tente reservar um tempo para fazer coisas que te dão prazer e bem-estar. Pode ser uma atividade física, uma leitura, uma meditação ou qualquer outra coisa que te faça feliz. Lembre-se de que para cuidar bem do seu bebê, você precisa cuidar bem de você. 🌸

      Esperamos que essas dicas te ajudem a melhorar um pouco a sua situação. Lembre-se de que essa fase vai passar e que o seu bebê vai crescer e se tornar mais independente e tranquilo. Você está fazendo um ótimo trabalho, mamãe! Parabéns pela sua dedicação e amor! 👏😍

  10. Olá pessoal minha bebê apresenta todas características de um bebê High Need ela tem 8 meses chora o dia todo não aceita ninguém quando alguém pega ela não fica mais de 10 minutos se a pessoa ficar andando se parar de andar com ela aí chora horrores… As vezes me dá vontade de sumir daqui de casa não consigo ter uma refeição decente ou até fazer a comida é difícil o sono dela durante o dia é 15 minutos a noite ela acorda 3 a 4 vezes na noite e tudo começou depois dos 6 meses nao sei o que faço para deixar ela calma já nem saio com ela pq as pessoas começam a criticar por que ela chora muito se vou pra casa de parentes eu tenho que ficar trancada no quarto por que ela fica estressada com voz alta risos barulhos … Não vivo mais eu vivo pra ela 😔

    1. Olá, Marolina! Agradecemos pelo seu relato, e esperamos que as dicas desse artigo te ajudem a lidar com essa fase da sua bebê 🙏 Se estiver se sentindo sobrecarregada demais, não deixe de buscar ajuda! Lembre-se: vai passar! 💖

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.