X
X

Disciplina positiva: o que é e como usá-la?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Há 25 anos, a doutora em educação Jane Nelsen publicou o livro “Disciplina Positiva”, no qual propôs que o segredo para ensinar disciplina às crianças não é o castigo, mas o respeito mútuo. Disciplina positiva é a abordagem “firme e amorosa” para criar filhos responsáveis, respeitosos e qualificados, e atualmente é considerada o melhor guia para os pais, além de ser recomendada por organizações como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, PBS Parents, o Royal College of Medicine, a Academia Americana de Pediatria, entre outros.

Dicas para implementar a disciplina positiva

Com base no livro, aqui estão algumas dicas práticas de como implementar a disciplina positiva com seus filhos e estimular sua inteligência socioafetiva:

X
banner kinedu desenvolvimento

  • Entenda os desafios de desenvolvimento que o seu filho em idade pré-escolar está passando. As habilidades dele para controlar e expressar suas emoções estão apenas começando a se desenvolver.
  • Tente deduzir o que o seu filho está tentando expressar, e incentive-o a colocar em palavras. Reconheça e tenha empatia pelos sentimentos dele.
  • Elogie e preste atenção às atitudes e comportamentos positivos.
  • Esteja disponível e ouça ativamente, mesmo que seja complicado devido às dificuldades emocionais ou ao vocabulário limitado do seu filho.
  • Lembre-se de que ele está fazendo o melhor possível com as ferramentas e habilidades que possui. Ajude-o a controlar o mau comportamento, buscando o motivo por trás dele, e a eliminar a causa ou lidar com as emoções associadas a esse comportamento.
  • Tenha expectativas de acordo com a idade do seu filho e seja consistente com elas. É essencial que você explique as regras e como obedecê-las.
  • É muito importante que você cuide do seu próprio bem-estar. Talvez você precise planejar com antecedência, mas isso tornará as coisas mais fáceis para todos.

Se quiser ler mais sobre a disciplina positiva e como aplicá-la, você encontrará muitos artigos e informações neste link (em inglês).

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Disciplina positiva: o que é e como usá-la?”

  1. Pingback: Bebê High Need: o que é e como lidar com um - Kinedu Blog

Comentários encerrados.