X
X
salto de desenvolvimento ou pico de crescimento

Salto de desenvolvimento: o que é e como identificar

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Durante um salto de desenvolvimento, o seu bebê aprende novas habilidades cognitivas, sociais, sensoriais ou motoras de forma intensa, o que pode deixá-lo mais agitado.

Você sabia que os conceitos saltos de desenvolvimento e picos de crescimento, às vezes, se confundem e podem deixar os pais apreensivos? Afinal, crescer — física e mentalmente — é algo que exige bastante do seu bebê e pode deixar a rotina da casa movimentada.

Dessa forma, alguns sinais, como mais choro que o normal, dificuldade para dormir e alterações no apetite, são comuns nessas fases. Mas como reconhecê-las para poder amparar o seu filho da melhor forma?

É exatamente sobre isso que falaremos neste post! Acompanhe e descubra o que é um salto de desenvolvimento, sua diferença em relação aos picos de crescimento e como lidar com esses momentos.

Salto de desenvolvimento versus pico de crescimento 

Apesar de se referirem ao crescimento dos bebês, esses conceitos não são a mesma coisa e requerem cuidados diferentes. Confira o significado de cada um deles!

Salto de desenvolvimento

O salto de desenvolvimento se refere ao aprendizado do seu bebê de novas habilidades cognitivas, linguísticas, sociais, sensoriais e motoras. Por exemplo, aprender a rolar ou a falar serão marcos que ampliarão muito as possibilidades do seu filho, fazendo com que o cérebro dele fique a milhão!

No entanto, quando o salto ocorre, as crises de choro, aparentemente sem motivo, podem se tornar frequentes, assim como o número de despertares à noite. São muitas emoções e sensações novas de uma vez — para o seu bebê e para você, também.

Pico de crescimento

o pico de crescimento (que algumas pessoas chamam de pico de desenvolvimento) diz respeito ao crescimento físico e significa que o seu pequeno está “espichando”. É claro que os bebês não ficam maiores da noite para o dia, mas é comum que passem por um ganho de peso acelerado em alguns momentos.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Nessas situações, o seu filho pode solicitar mais mamadas do que o normal, já que o corpo dele precisará de mais nutrientes e calorias. Isso faz com que a fome dele também aumente.

Quais são os saltos de desenvolvimento?

Embora esses saltos possam variar de bebê para bebê, são esperados nos seguintes momentos:

  • 5 semanas (1 mês);
  • 8 semanas (quase 2 meses);
  • 12 semanas (quase 3 meses);
  • 19 semanas (4 meses e meio);
  • 26 semanas (6 meses);
  • 30 semanas (7 meses);
  • 37 semanas (8 meses e meio);
  • 46 semanas (11 meses);
  • 55 semanas (quase 1 ano e 1 mês);
  • 64 semanas (quase 1 ano e 3 meses);
  • 75 semanas (1 ano e 5 meses).

Sinais que identificam um salto de desenvolvimento

Entre os sinais mais comuns de que o seu pequeno está passando por um salto de desenvolvimento, estão:

  • aumento dos despertares noturnos — empolgado com tantas descobertas, seu bebê pode ficar com o sono agitado e acordar mais vezes à noite ou durante as sonecas diurnas;
  • apego maior aos pais e cuidadores — seu bebê também pode ficar mais “dengoso”, seja com os pais, seja com os cuidadores;
  • choro sem motivo aparente — por outro lado, seu pequeno pode ficar confuso com tantas sensações novas e chorar com mais frequência, por não saber como reagir de outra forma;
  • dificuldades para dormir — seu bebê pode ficar muito determinado a treinar a nova habilidade, recusando-se a dormir ou passando por uma regressão do sono, que é quando deixa de ter hábitos de descanso que já estavam bem estabelecidos;
  • alterações no apetite — tudo isso pode levar o seu pequeno a solicitar mais mamadas, principalmente, pela necessidade de contato físico para acalmá-lo;
  • irritabilidade — pode ficar mais difícil acalmar seu bebê durante um salto de desenvolvimento, já que não se trata de um desconforto físico, como cólica ou fome, mas de uma maior movimentação mental.

Vale a pena reforçar que cada bebê é único, portanto, pode ser que não haja mudanças significativas de temperamento na sua casa.

Comportamentos positivos dos pais

Agora que você já entendeu melhor o que é o salto de desenvolvimento, vamos ao que mais importa: como os pais podem lidar com essa fase e ajudar o bebê a ultrapassá-la mais facilmente? Veja algumas dicas!

Dê conforto e afeto

Sabe aquela história de que “colo demais vai deixar o seu filho mimado?” No caso dos bebês, isso não é verdade. Especialmente em momentos delicados, como um salto de desenvolvimento, o seu pequeno pode ter mais necessidade de atenção e de contato físico. Logo, dar colo ajudará a confortá-lo.

Tente manter a rotina

Como a gente explicou, é esperado que o seu bebê acorde mais vezes à noite para “treinar” a nova habilidade que está sendo desenvolvida. Isso quer dizer que ele despertará repleto de energia, fazendo sons novos ou rolando no berço.

Nesses momentos, você pode sentir vontade de interagir, rir ou brincar com ele. No entanto, vale a pena se manter forte e tentar resistir para não fugir da rotina ainda mais do que já acontecerá em decorrência do salto.

Então, procure não acender as luzes e nem falar muito. Na medida do possível, mantenha a associação de que a noite é um momento para dormir. Isso ajudará a voltar ao ritmo normal da casa após o período do salto de desenvolvimento.

X
banner kinedu desenvolvimento

Fique de olho nos padrões, mas sem neuras

Você viu que colocamos as idades em que são esperados os saltos, não é? Pois bem, é importante acompanhar os marcos do desenvolvimento previstos para cada idade, principalmente, para saber o que esperar e se preparar melhor. No entanto, cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento, e é saudável respeitar essa individualidade.

Proporcione os estímulos adequados

De olho nos marcos do desenvolvimento esperados para cada fase do seu bebê, você pode ajudá-lo a assimilar as novas habilidades. Se é o momento de começar a engatinhar, por exemplo, algumas brincadeiras e atividades de estímulo são bem-vindas para ajudar no equilíbrio, na flexibilidade e no desenvolvimento da coordenação motora grossa.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil!

Conheça melhor cada salto do desenvolvimento

Conhecer cada fase do seu bebê é fundamental para compreender o salto pelo qual ele pode estar passando. Confira:

5 semanas (1 mês)

Nessa fase, a visão do bebê melhora e ele já vê padrões em branco e preto, se interessa pelo ambiente ao redor e segue brevemente objetos com os olhos. Além disso, ele sorri pela primeira vez ou o faz mais vezes do que antes.

8 semanas (quase 2 meses)

Aqui, seu bebê começa a distinguir sons, cheiros e sabores. Ele começa a tentar controlar suas mãos e pés. Nesse salto de desenvolvimento, o bebê consegue olhar para trás e virar a cabeça para ver algo interessante, além de emitir sons de forma consciente.

12 semanas (quase 3 meses)

Nessa fase, o bebê descobre mais nuances da vida. Agora, ele observa e mexe no rosto e no cabelo dos pais, além de notar que consegue gritar. Além disso, ele praticamente já consegue manter a cabeça erguida sozinho.

19 semanas (4 meses e meio)

Nesse salto de desenvolvimento, o bebê aparenta estar “impaciente”. Agora, ele chora mais e tem mudanças extremas de temperamento, e pede mais colo e atenção. Nessa fase, ele já consegue alcançar e pegar um objeto e colocá-lo na boca.

Ele também consegue virar de costas e ficar de barriga para baixo. Além disso, ele já é capaz de reconhecer seu nome. Esse é um dos saltos mais significativos. Os motivos são os já citados, e o fato de o bebê dormir menos.

26 semanas (6 meses)

Nessa fase, seu bebê deseja ter mais contato corporal enquanto brinca. Ele já coordena os movimentos de braços e pernas com o restante do seu corpinho. Além disso, ele já se senta sozinho e coloca objetos na boquinha.

É nesse momento do salto que ele começa a entender que os objetos podem ficar em cima, embaixo, dentro, fora, atrás e na frente. Ele também já se vira para trás para prestar atenção nas vozes e imita alguns sons. Além disso, ele já está maduro para começar a introdução alimentar.

30 semanas (7 meses)

Agora, o seu bebê se joga com todo o corpo para frente para alcançar objetos e bate um objeto no outro. É nessa fase que ele pode começar a engatinhar, a falar algumas sílabas, a compreender o significado de permanência do objeto, e consegue dar o famoso “tchauzinho” dos bebês.

37 semanas (8 meses e meio)

Nessa fase, o bebê explora as coisas de maneira mais metódica. Ele começa a entender que tudo pode ser classificado, por exemplo, ele sabe o que é um animal e o que é comida, seja ao vivo, seja em um livro. Além disso, ele usa os dedos para segurar objetos. É também nesse momento que seu bebê começará a falar palavrinhas como “mamá” e”papá” — que emoção!

46 semanas (quase 11 meses)

Após esse salto de desenvolvimento, o bebê consegue apontar para algo ou para uma pessoa atendendo a um pedido seu, começará a procurar alguma coisa que você escondeu e tentará tirar a própria roupa. Ele também se levantará por alguns segundos, executará mais movimentos e começará a entender instruções simples.

55 semanas (quase 13 meses)

Em geral, é nessa fase que o bebê já fica em pé se apoiando nas coisas e começa a andar, o que significa um grande salto. Além disso, ele fala mais palavras e rabisca com giz de cera, e começa a fazer várias atividades de uma criança de um ano.

64 semanas (quase 15 meses)

Nessa fase, seu bebê combina gestos e palavras para expressar o que quer, consegue comer com as mãos, coloca tampas nos devidos recipientes, imita as pessoas, aponta as partes do corpo quando é perguntado, usa colher, empurra os brinquedos e os puxa para si.

75 semanas (17 meses)

Agora, seu bebê usa aproximadamente seis palavras regularmente, brinca com jogos de imitação, dança, esconde brinquedos, joga bola, diferencia e separa brinquedos pelo formato, cor e tamanho. Além disso, ele já olha os livros sozinho e consegue rabiscar.

Deu para entender o que é um salto de desenvolvimento? Se tiver alguma preocupação, não hesite em contar com seu pediatra de confiança para tirar dúvidas. Você também pode baixar grátis o Kinedu para entender melhor cada fase do seu bebê. Por fim, esses momentos fazem parte da vida infantil, então, mesmo que esteja difícil por aí, lembre-se de que vai passar e que isso é só o seu pequeno crescendo!

Reconheceu alguns dos sinais de um salto de desenvolvimento? Como você conforta o seu bebê nesses momentos? Conte para a gente nos comentários!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

128 comentários em “Salto de desenvolvimento: o que é e como identificar”

  1. Meu bebê tem lutado contra o sono e com isso o choro sem motivo começou a fazer parte das nossas noites. Era frustante saber que tudo estava certo (sem cólica, tomado banho, fralda limpa, barriguinha cheia) e mesmo assim ele agitado e chorando. Após ler esse post me alimentei não somente de informações, mas de paciência também. Hoje entendo que o choro não é sem motivo igual pensava, tem um motivo ali sim e é muito importante é significativo. Obrigada pela ajuda.

    1. Olá, Anna! Ficamos felizes em saber que o nosso conteúdo te ajudou a entender melhor o desenvolvimento do seu bebê. Obrigado pelo comentário! 😍✨👶

      1. RAQUEL MARIA DE ANDRADE SiLVA

        Minha bebê tem 5meses e tambem estou passando por uma fase difícil querendo colo somente meu e mesmo no colo chora bastante.estou sempre atenta olhando fralda ,barriga,se tem fome mas nada resolve .mas agora tirei todas dúvidas que precisava.

          1. Marilia Uehara

            Meu bebe tem 4 meses e tbm começou a ficar assim, até recusar a mamadeira ele começou para ficar só no peito e agr vi q pode ser td normal e eh só continuar com a paciência!!!! Muito obrigada

          2. Olá Marília! Ficamos felizes que você tenha gostado do nosso artigo 😊 Temos vários artigos sobre como introduzir a mamadeira para seu filho em nosso blog, lá você encontrará muitos outros também 🥰✨.

        1. Olá, Thais! Cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo, e especialistas afirmam que o desenvolvimento infantil não é linear logo, não se preocupe! Para aprender mais sobre o desenvolvimento do seu bebê, confira este artigo 🥰

          1. Janaine Domingos Mendes

            Ela quer saber, assim como eu gostaria, quantos dias dura o pico em cadda fase, tipo: média de 3 a 14 dias.
            Obg amor.

      2. Patrícia Kelly Baltazar Feliciano

        Gostaria de acompanhar os períodos de salto do meu bebê, baixei o aplicativo de vcs mas não encontrei isso lá, apenas atividades para estimular o desenvolvimento. Poderiam me informar se no aplicativo de vcs tem informações sobre os saltos?

        1. Olá, Patrícia!
          Os artigos sobre saltos de desenvolvimento que você encontrará no app são os mesmos disponíveis aqui no blog. 🙂

      1. Andréa henrique da Silva

        U6e 299horas
        minha bebê tem 8 meses e tem se acordado a noite com choro intenso sem causa aparente , logo que a pego no colo e começo conversar ela se cala o que pode ser?

        1. Olá, Andréa! O sono é algo que amadurece e passa por diferentes estágios que estão relacionados ao desenvolvimento da sua bebê. Talvez ela esteja prestes a atingir um marco do desenvolvimento importante, como sentar ou engatinhar, e isso pode afetar o sono. Seja paciente, continue reforçando a rotina do sono, e lembre-se de que esta situação é temporária, e vocês logo irão dormir melhor. Quando ela acordar, você pode dar a ela a oportunidade de adormecer novamente, tentando não correr até ela – espere um pouquinho e veja se ela consegue adormecer sozinha. Você também pode tentar evitar isso e ficar de prontidão ao lado do berço. Se ela começar a se mexer, tente acalmá-la antes que ela acorde completamente. Não se preocupe, pois isso logo irá passar. ☺️✨

      2. Meu bebê tem 1 ano e 2 meses.. estamos passando por esses momentos… não entendia o pq de depois de tanto tempo lutando pra dormir a noite. Quando finalmente conseguimos ele voltou a se agitar e acordar várias x .. agora faz sentido. Obrigada!!!

    2. Mariana Paganini Lourencini

      Estou vivendo o salto dos 3 meses… Bebê acordando mais vezes a noite e mamando pouco tempo.
      Estamos tentando ter mais calma e paciência para passar por essa fase tão importante.

      1. Olá, Mariana! Ficamos felizes em saber que vocês estão praticando a paciência nessa fase importante, mas também desafiadora! 👶❤️

        1. Meu bebê está com dóis meses e quinze dias, acho que ele está passando por esse salto pq ele está muito agitado chorando muitas vezes sem motivo só cochila não dorme direito e fora que ainda tem cólica, aqui está uma loucura não sei o que fazer tomara que passe logo.

      2. Oi estou em um momento deste com meu BB de 13 semanas.. porém quando ele fica irritado. Se joga pra trás… E normal? Fiquei preocupada

        1. Oi, Susy! Não se preeocupe. Durante a fase de saltos de desenvolvimento, os bebês tendem a ficar irritadiços, é normal 😊✨

          1. Erika Félix

            Gostei muito dessa publicação, muito esclarecedor minha filha está com 3 meses mas é muito calma graças a Deus quase não dar sinais da sua fase só a fome que aumentar muito

          2. Olá, Erika!
            Ficamos felizes que o nosso artigo te ajudou a tirar algumas dúvidas 🙂

      1. Olá, Ana! Cada bebê se desenvolve de maneira diferente e seguindo seu próprio ritmo. Porém, é possível ter uma ideia dos marcos que seu bebê teoricamente alcançaria, ao longo dos meses. Lembre-se, porém, que estes marcos são padrões e não regras – cada bebê é único! Você pode ler mais sobre os marcos em relação a idade dos bebês aqui!
        Espero ter ajudado ✨

    3. Nossa minha filha está assim , sempre dormiu muito bem no berço a noite ,e simplesmente do dia pra noite começou a despertar muitas vezes e chorando muito mesmo, complicado essa fase Tem que ter muita paciência!

      1. Olá, Rosângela. Essa fase é sempre muito desafiadora mesmo. Temos vários artigos sobre como ajudar sua pequena a dormir melhor, você pode conferi-las aqui 🥰🌼

    4. Olá obrigada por este artigo pois me ajudou a compreender melhor o porquê deste chorar a dormir durante a noite que já duram a umas duas semanas. O meu filho vai fazer dois meses e nunca foi de chorar e a umas duas semanas começou com isso durante a noite e muito agitado ao findo dia. Sendo o primeiro filho estranhamos do que podia ser, por isso associamos a pesadelos, mas pelos visto tem a a ver com o desenvolvimento dele. A única maneira de ele se acalmar é dormir junto de nós na cama pois se o volto a por no berço passado um hora tem outra vez mais uma doze de chorar… no nosso caso ele já sorrie, já nos segue e já começou a ter as conversinhas dele … tão bom 🥰

      1. Meu filho tem 1 ano e 4 meses. Começou a despertar de madrugada aos gritos não podemos encostar nele que vira um bicho, chora até cansar e dorme do nada de novo, as crises duram a 10 minutos as vezes 15, e as vezes não cessam mais. Intervalos de hora em hora ou a cada meia hora… Tô exausta, ele fica irritadiço durante o dia.. N sei mais oq fazer

        1. Olá, Caroline!
          Como está a rotina de sono do seu pequeno durante o dia? Ele está cochilando o suficiente? Tente estabelecer uma rotina do sono com ele durante à noite: um horário certo para dormir, bem como um ritual (pode ser um banho antes de dormir, ou a hora da história… o importante é ser uma atividade relaxante e que possa ser feita todos os dias). Assim, talvez vocês consigam melhorar essa questão com seu pequeno 💛✨

    5. Igor Silva Junqueira de Assis Figueiredo

      Conteúdo incrível, muito útil para entender melhor sobre nossa pequena, obrigado.

  2. Minha filha,tem 1 ano e 4 meses,ta muito manhosa,chora se motivo,acorda de noite…me tranquilizei um pouco lendo a matéria.Vou procurar ter um pouco mais de paciência com ela
    Obrigada

    1. Olá, Letícia! Ficamos felizes em saber que nosso artigo ajudou a esclarecer essa fase da sua pequena. Obrigado pelo comentário! 🥰✨

    2. Estou passando pelo mesmo nessa fase. Fiquei muito nervosa, choro como se estivesse sentindo dor e no final não é nada. Lembrei do famoso salto de desenvolvimento. É de ficar sem saber o que fazer. Mas se carinho ajuda, então não faltará carinho.

    3. Carolina Soares Chamone

      Meu Deus eu já estava chorando hoje com minha bebê de 6 meses,sempre foi super boazinha,agora luta o dia todo contra o sono,dorme no máximo 15 minutos durante o dia.E fica chorosa o dia todo …
      Ótimo saber,para facilitar a vida das mamães que sofrem com a exaustão dos cuidados intensivos e privação do sono
      Está bem puxado kkkk

  3. Meu BB está com quase 8 semanas de vida e está assim com esse choro sem causa..desesperado..e eu achando que era só cólica..gases..mas percebi que tava errada quando ouvi falar em salto de desenvolvimento..fui pesquisar e tive a felicidade de encontrar o conteúdo de vocês. Muito esclarecedor.

    1. Fabiane Cristina

      Olá, meu bb faltando 2 dias pra 4 meses começou com o salto do desenvolvimento, percebi que está muito curioso e com isso mama menos, e minha produção de leite diminuiu, ele está bem irritado, chora bastante, e também está coçando o dentinho muito tenho que dar a vacina de 4 meses nele quanto tempo dura o salto??

      1. Olá, Fabiane! Os saltos de desenvolvimento podem durar algumas semanas. Não se preocupe, e aproveite ao máximo essa fase para estimular a curiosidade do seu pequeno! Sobre ele mamar menos, você pode observar sinais que indiquem se ele está mamando o suficiente: veja se ele está ganhando peso e o número de fraldas que você troca (deve ser algo em torno de 6 fraldas molhadas e 4 sujas). Se tiver qualquer preocupação específica, recomendamos que converse com o seu pediatra. 🥰✨

  4. Olá. Excelente post. Obrigado mesmo.
    Gostaria de saber sobre os estímulos que são válidos e saudáveis desde já, visto que nossa bebê está com 2 semanas e meia. Quero dar estímulos, mas dá forma correta. Sem excessos. Obrigado

    1. Olá, Murilo! Obrigado pelo seu comentário. Os bebês podem ser estimulados desde o útero, o que varia é o tipo e a frequência dos estímulos. Você pode baixar o Kinedu gratuitamente, pois o app sugere atividades adequadas à idade e à fase de desenvolvimento do seu bebê em todas as áreas (física, cognitiva, linguística e socioafetiva, além de saúde). 💙✨

  5. Mariana Viana

    Meu bebê está com 43dias, desde a semana passada ele tem estado enjoadinho, ele não chora mas resmunga e se espicha todinho, está fazendo suas necessidades normalmente, porém acorda inúmeras vezes, tendo apenas cochilos de 20/30/40min. e sua respiração é como se o nariz estivesse congestionado, dando ronquinhos. De acordo com o que li parece muito com o pico e o salto, porém tem a respiração que não bate, podem me ajudar?

    1. Olá, Mariana! O caso do seu bebê pode estar relacionado a um pico de crescimento, a uma regressão do sono ou mesmo a outros fatores… Recomendamos que você converse com o seu pediatra sobre o assunto, pois ele poderá avaliar melhor o caso específico do seu pequeno. ❤️✨

  6. Daniela Santos

    Hj eu e meu esposo passamos por essa primeira faze de salto da minha filha ela vai completar 3 meses daqui duas semanas. E ela começou a ter uma crise de choro com o meu esposo segurando ela, mas ela só se acalmou quando eu apaguei eu nervosa até chorar eu chorei pq ela estava limpa tomada banho e de barriguinha cheia e mesmo assim ela n parava de chorar( eu pensei q era dores na garganta pq ela engolia e chorava muito) mas depois q eu vi este post eu fui entender a situação. Muito obg eu precisava de ler isso me ajudou muito 😭🙏🏻😊

    1. Oi Daniela! Obrigado por compartilhar sua história com a gente. Ficamos felizes em saber que este artigo te ajudou a compreender melhor a situação da sua bebê! 👶💕

  7. Olá mamães esse mês tá uma luta com a minha bebê de apenas 4 meses cada vez q eu dou a fórmula vira a cabeça pra lá e pra cá É joga o leite
    Obs: ela mama nestogenio desde quando saiu da maternidade
    Já tentei Aptamil,e Nan Confort
    Ñ sei se já aconteceu c vcs isso ?
    Ela saiu do peito pois ñ sustentava aí por recomendação médica foi para a fórmula
    Alguma dica?
    Detalhe: vi e um grupo poderia ser salto de desenvolvimento mais faz tempo q ela tá assim agora ñ sei o q fzer 🤷‍♀️🤷‍♀️

    1. Olá, Geovana! Os saltos do desenvolvimento podem durar algumas semanas. Não se preocupe, e aproveite essa fase para estimular a curiosidade da sua bebê. Sobre a fórmula, você pode procurar por sinais que indiquem que a sua bebê está se alimentando o suficiente. Você pode observar o ganho de peso e a quantidade de fraldas trocadas (por volta de 6 molhadas e 4 sujas por dia). Outras técnicas que você pode experimentar com a sua bebê, para que ela aceite melhor a mamadeira, são: tentar diferentes posições, andar com ela no colo, mudar a temperatura do leite, experimentar diferentes bicos ou mesmo envolver a mamadeira em alguma peça de roupa sua, para que ela possa reconhecer o seu cheiro. Se tiver qualquer preocupação, recomendamos que você converse com o seu pediatra. 💕✨

  8. Minha bebê tem 3 meses, para colocar-la para dormir é uma briga, sério, antes eu não precisava ninar ela, só trocava a fralda, dava o peito, colocava ela pra arrotar e colocava ela no cantinho dela e ela dormia tranquilamente as vezes dormia no peito e colocava ela no cantinho dela e lá ela ficava. Mas agora têm sido difícil pois ela reclama que está com sono e quando vou colocar ela pra dormir ela reclama, fica de esticando no braço, mesma coisa no cantinho dela, ela se mexe muito, esfrega os olhinhos por causa do sono, nariz também. Quando vou tentar dar peito ela mama um pouco, mas depois solta e começa a chorar, ai mama de novo e assim vai. Não sei o que fazer mais, me ajude com o que fazer

    1. Olá, Ester! O sono amadurece e passa por vários estágios que estão relacionados ao desenvolvimento da sua bebê. Talvez ela esteja a ponto de conquistar um novo marco do desenvolvimento, e isso pode afetar o sono dela. Tenha paciência, reforce a rotina noturna dela, e lembre-se de que essa situação é temporária, e que logo ela irá dormir melhor! Se você sentir que sua bebê tem algum desconforto, o melhor mesmo é conversar com o seu pediatra. Você também pode consultar nossos artigos sobre sono na seção “Sono” do nosso blog ou no aplicativo. 👶💕

  9. Cleonice Rosa Bravo

    Meu bebê vai completar um mês dia 22/06 ele nunca dormiu bem a noite, mais agora está pior pois também não está dormindo quase nada durante o dia, percebo que ele está com sono tento fazer ele dormir mais é uma luta muito choro, quando consigo fazer ele dormir dura só uns 30 minutos. Já começa a se espremer, esticar e acorda pode está no colo no carrinho ou berço que é a mesma coisa, antes depois do banho da manhã e a da noite ele relaxava e dormia de três a quatro horas seguidas , agora nem com os banhos está resolvendo, e mama demais meus seios ficam ardendo de tanto que ele suga com força

    1. Olá, Cleonice! Obrigado pelo seu comentário. Você pode dar uma olhada no nosso post sobre regressão do sono, talvez seja o caso do seu bebê. De toda forma, vale sempre conversar com o seu pediatra sobre o caso do seu bebê.

    2. Olá Cleonice. O meu bebê tá com 1 mês. E vc descreveu exatamente o que estou passando. Igual mesmo. Como o seu está agora?

  10. Olá boa noite,minha BB vai fazer 2 meses e já faz uns 10 dias q ela vem mudado de comportamento. Ela chora todos os dias principalmente de 19 hrs em diante até dormir lá pras 22 hrs em diante. Mesmo estando tomada banho,com a fralda limpa e com a barriguinha cheia ela chora e para chora e para e sempre luta contra o sono tbm. Isso é todos os dias. As vezes dou até remédio de dor,mas n adianta pq ela n para com a agonia dela.Muitas vezes nem sei como lidar com essa situação 😥

    1. Olá, Pamela! Isso pode acontecer por diversos motivos – por exemplo, sua bebê pode estar passando por um pico de crescimento, um salto do desenvolvimento, pode estar com cólica, com calor, com frio, entre outros. Você pode tentar reforçar a rotina do sono dela. Converse com o seu pediatra sobre a situação da sua pequena, pois ele poderá oferecer um diagnóstico e um tratamento específicos para o caso específico dela.

  11. Pingback: Como seu bebê descobre suas mãos - Kinedu Blog

  12. Minha filha esta 1 ano completou agora dia 16 de julho e eu ja nao sei mais o q fazer ela chora sem motivo aparente so anoite .mas é a noite quase q toda ja teve vez de eu so conseguir dormir as 5 da manhã. Ela fica ali sonolenta mas nao dorme so chora e nada a tranquiliza .sera q eu devo levar ao medico e ela nunca foi de dormir bem mas antes tinha a desculpa das colicas que foram intensas ela tem uma hernia umbilical eu fico pensando q possa ser dor …me ajuda ai pessoal eu uso medicamentos pra dormir a 3 anos e quando nao durmo fico dopada o dia inteiro sem disposicao sem apetite e a pequena cheia de energia durante o dia e anoite tem esses choros

    1. Olá, Viviane! As dificuldades com o sono podem estar relacionadas a diversos fatores, pois ele amadurece junto com o desenvolvimento do bebê. Como o caso da sua filha não se trata de uma fase de poucas semanas, recomendamos que você converse com o seu pediatra, pois ele poderá fazer um diagnóstico mais preciso sobre a situação específica dela. ❤️✨

  13. Creio que aqui estamos no salto dos 11 meses, a algumas noites elas estão bem agitadas, minha bebê rola, senta, empina a bunda e mete a cara no colchão, chora, não fica no berço… Até levei ela para dormir comigo, mas não fez diferença. Continua lutando, me empurrando, se levantando, sentando, se jogando… Até que chega certo horário na madrugada que acho que ela cansa e acaba dormindo, nem que seja 1 hora.
    É complicado, mas me apego no mantra das mães “vai passar”

    1. Olá, Fernanda! Sim, é importante ter em mente que esta é uma fase que vai passar e aproveitá-la da melhor forma. Você pode experimentar alguns dos métodos de treinamento do sono. Esperamos que ajude! 👶❤️

    2. Meu filho está igualzinho , chego até pensar q está com cólica , pq só vira p baixo com bumbum p cima. Deve ser fase ele tem 11 meses tbm.

  14. Meu filho está muito irritado, pede as coisas quando não dá chora, chora sem motivos, não está comendo direito, creio que seja o salto de desenvolvimento de 1 ano e 3 meses ..até eu estou ficando irritada com isso tudo..

    1. Olá, Edelves! Entendemos que essas fases podem ser desafiadoras, mas é importante tentar confortar o seu pequeno e reforçar a rotina nessas horas. Se você sentir que a irritabilidade do seu filho está se prolongando, vale conversar com o pediatra, que poderá analisar de perto o caso específico dele. Boa sorte, e obrigado pelo seu comentário! 🥰

  15. Minha bebê vai fazer 2 meses dia 17 agora
    Ela não quer ficar com ninguém só comigo
    Chora quando pegam ela
    E também chora parecendo que está sentindo dor

    1. Olá, Elisa! Na idade da sua bebê, é normal que ela prefira o colo da mamãe – isso possivelmente se deve à ansiedade de separação. Para os bebês, os cuidadores primários são como a base de uma casa, eles se sentem mais confortáveis em explorar o mundo com a mãe ou o pai por perto. Você pode aproveitar a oportunidade para fazer sua bebê se sentir segura, confortando-a quando ela estiver chorando, fortalecendo os laços afetivos com ela e conversando com ela. Mesmo que ela ainda não consiga entender o que você diz, sua voz é uma espécie de calmante para a sua pequena! Mesmo que às vezes seja difícil, tente respirar fundo e se acalmar, pois essa é só uma fase. Talvez esse post sobre como acalmar um bebê agitado te ajude. Obrigado pelo seu comentário! 💖

  16. Stephany Silva

    Olá , minha bebê fez 2 meses ontem e hoje amanheceu fiz a rotina toda normal mas ela não quis dormir em nenhum momento , lutando contra o sono , as vezes ela pegava no sono mas acordava com 20 minutos no máximo! Estou com dó dela por não conseguir dormir ! E ela não chora sem motivo , ela está super calma mas não dorme !

    1. Olá, Stephany! Bebês tão pequenos geralmente não têm horários regulares de sono, pois ainda estão se acostumando com a vida fora do útero. O importante é que a sua bebê continue crescendo e descansando o suficiente. Temos alguns artigos sobre sono no nosso blog que podem te ajudar, você pode vê-los aqui! 🥰👶

  17. Meu filho tem 1 ano e 1 mês, e á uns 20 dias não quer saber de comer, só quer peito, peito e peito. Raramente pega alguma bolacha ou fruta. Já não sei mais o que faço. Tento ficar calma, mas me preocupa o fato dele não se alimentar.. tomara que seja só uma fase.

  18. Minha filha está com esses comportamentos com 12 dias.. pode ser esse Salto? Essa noite msm quase nao dormiu queria so peito e já tinha mamado bastante pegava o peito pra dormir . Colocava na cama chorava e queria ir pro peito… E as noites passadas ela dormia um pouco acordava em certas horas… Mais hj foi tenso… Fiquei assustada pensando que meu leite não estava sustentando.. mais lendo este post me acalmei mais.. segunda e dia de pediatra vamos ver .

    1. Olá, Franciele! Recém-nascidos ainda não desenvolveram padrões de sono, então é preciso ter paciência e confortar sua bebê. Aqui neste artigo damos algumas dicas para acalmar bebês que estão mais agitados. De toda forma, se o comportamento persistir, é importante conversar com o pediatra a respeito. 😘❤️

      1. Minha bebê tem 3 meses e 2 semanas e hoje dei banho nela vestir a roupinha, ela estava brincando sorrindo e do nada deu uma crise de choro, como se estivesse sentindo dor, peguei ela no colo tirei a roupinha toda dela a fralda e ela chorava chorava um choro desesperador,eu e meu esposo ficamos nervosos quase que levei ela no postinho, tentei acalmar ela com muita luta conseguir acalmar ela,vestir a roupinha nela novamente e coloquei ela no peito ela dormiu mais passamos um sufoco sem saber o que ela estava sentindo mim explique o que pode ser

        1. Olá, Adna! As crises de choro podem acontecer por diversos motivos, inclusive por causa de um salto do desenvolvimento. Nestes momentos, é importante confortar a sua filha, como você fez. No entanto, se os choros persistirem, vale conversar com o pediatra sobre o caso específico da sua pequena. 👶❤️

  19. Keli cristina

    Depois de ler esse post pude entender o que estou passando, daqui a 2 dias minha bebê completa 2 meses. E aqui tem sido muito difícil ela chora muito por motivos não aparentes, as vezes fico louca sem saber do que se trata, se é cólica ou alguma outra dor, só quer ficar no meu colo não vai com mais ninguém e isso tem me causado um certo estress e exaustão. Agora sim eu sei como lidar
    com a situação e aguardas esse momento passar!

    1. Olá, Keli! Nessa idade, é normal que a sua bebê prefira o seu colo – possivelmente por causa da ansiedade de separação. Você pode aproveitar isso para fazer com que sua bebê se sinta segura, confortando-a quando ela estiver chorando, fortalecendo os laços afetivos com ela e conversando com ela. Mesmo que ela ainda não seja capaz entender o que você diz, sua voz é muito calmante para a sua pequena! Obrigado pelo seu comentário! 🥰❤️

  20. Rosani Marinho

    Sou avó de uma bebê de 10 meses, ela está com muitas modificações as quais li acima, uma delas é a briga contra o sono durante à noite e durante o dia, já ñ dorme mais como antes, outra coisa q venho observando é a irritação, tipo pirraça, ficando mais calma no colo😄está quase andando e percebi que depois q passei a soltar ela no chão e acompanhando suas atitudes ela se sentiu mais feliz, alegre, fazendo gracinhas, e, com isso já está prestes a se soltar e andar de vez. Qto a alimentação, por ñ usar mamadeira ela come muito melhor na cadeirinha adaptada à mesa junto conosco, tem comido muito bem, qualquer alimento q oferece ela aceita .
    Gostei muito deste post, vou baixar os outros.
    Abraços!

  21. Nathália Nunes

    Minha bebê irá fazer três meses, e está até dormindo bem, mas de uma semana pra cá tem regredido. Voltou a trocar a noite pelo dia e mesmo assim tenho tentado manter a rotina de sempre. As vezes comido fazer ela dormir na hora de sempre a noite, mas quando dar determinada hora da madrugada, acorda de repente e quer “brincar e conversar”. E as vezes quer mamar mais também. Ta sendo bastante difícil, confesso que me frustrei bastante sem saber o porquê, mas aí lembrei que tanto me falaram do salto de desenvolvimento e resolvi pesquisar justamente na hora que ela perdeu o sono e tive que adaptar aqui. Melhor coisa foi ter visto esse artigo, abriu minha mente e com certeza terei mais paciência e calma para ajudá-la a passar por esse salto. Obrigada pela informações mais que necessária!♥️

      1. Jacira Pereira da silva nascimento

        Minha pequena está prestes a completar 2 meses. O dia 20 de set foi atípico pra nós. Desde então, a pequena está muito inquieta. Ela está impaciente, inquieta, chora por tudo e por nada e a toda hora. Tem se comunicado bastante e se vira toda no berço. Lembrei que meu pequeno de 6 anos passava por fases assim é vim pesquisar. Estou certa que é um salto, mas não estava com paciência até então. Até chorei estressada com ela!

        1. Olá, Jacira! É verdade, o comportamento da sua pequena pode estar relacionado a um salto. No entanto, se essa fase se prolongar, é importante conversar com o pediatra. Aqui neste post damos algumas dicas para acalmar bebês agitados. Esperamos que te ajude! 🥰✨

          1. Gostei desse texto !
            Me tranquilizou um pouco, porque meu bebê acaba de fazer 6 meses, está muito irritado, e está fugindo completamente da rotina do sono … que era a noite Toda desde os 3 meses, e agora tem acordado várias vezes .. estava me perguntando o que estou fazendo de errado? pois estou mantendo a mesma rotina que parecia ser ótima pra ele.. agora ele não segue mais.. e ficar sem dormir afeta toda a família.

          2. Olá, Tata. Obrigado pelo seu comentário! Ontem fizemos uma live sobre este tema no nosso instagram, o vídeo ficou salvo – você pode vê-lo neste link. Esperamos que te ajude! 😊❤️

  22. Jaqueline santos

    Meu bebê tem 1 ano e 10 meses e ainda não deixiu de mamar pode comer o que for mais depois quer mamar a noite mal durmo pq ele e direto no peito o que posso fazer pra ele dormir mais a noite e deixar o peito ele nao quis tomar nenhum tipo de mingal

  23. Olá, minha filha está com 1 ano e 5 meses, ainda mama no peito. Já fazer 2 semanas que ela não come nada, não almoça, não toma café da manhã não quer nem mesmo os lanches preferidos nem muito menos os alimentos preferidos dela no almoço, enfim… não está comendo exatamente nada, só quer mamar. Eu não sei mais o que fazer, me pego muito estressada por me esforçar a fazer uma comida melhor pra ver se ela se interessa, mas na hora é sempre um fracasso. O médico receitou uma vitamina pra que estimule o apetite, mas ele toda vez que vai tomar coloca tudo pra fora, ela nunca consegue tomar nenhum tipo de remédio. Não sei mais o que fazer, por favor me ajudem!

    1. Olá, Caroline! Muitas crianças são exigentes para comer, especialmente depois de completar 1 ano. Tente mostrar à sua filha uma grande variedade de alimentos – é importante que você os coma também, para servir de exemplo para ela. Você também pode incentivá-la a explorar mais… Tocar e cheirar esses novos alimentos, colocá-los na boca, etc. Isso pode ajudar sua filha a se acostumar com eles! Tente não forçá-la a comer, e se não der certo, tente novamente depois de alguns dias. Neste artigo, você encontra outras dicas. Esperamos que te ajude! 🥰👶

  24. Minha bebê está com 1 ano e 3 meses, e realmente ela está mais irritadiça, quando colocamos ela no trocador ela chora, briga e nos chuta. Quando está brava por ter tirado algo dela (muitas vezes coisas que não eram para estar ao alcance dela) ela chora e bate a cabeça no chão ou em algum móvel. E nas duas últimas semanas vem acordando entre as 3:00 da manhã ou às 4:00, ela come muito bem durante o dia, dorme uma soneca durante o dia de duas horas (não adianta tentar fazer com que ela durma antes do almoço e a tarde, ela simplesmente briga muito comigo) e quando ela desperta fica de pé ou então deitando e resmungando. Estou enlouquecendo, pois o pai dela tem sono pesado e não acorda, e mesmo que consiga fazer ela dormir, quando o pai dela levanta para ir trabalhar ela acorda e não dorme mais. E meu sono vai indo ladeira abaixo, acabo ficando irritada por não conseguir dormir.

    1. Olá Julia! Nossa, imagino que você deva estar exausta. Lembre-se de que, como as crianças estão apenas começando a desenvolver habilidades de autocontrole e autorregulação, comportamentos desafiadores são comuns e até esperados nos primeiros anos. As crianças são impulsivas e agem de acordo com seus sentimentos. Quando estão sobrecarregados, eles agem e fazem birra ou se comportam de forma indesejada. É assim que você saberá que eles precisam de sua ajuda. Tente ficar calma e mantenha-se firme, assim você será a âncora do seu bebê, acalmando-o. Modele você mesmo a auto-regulação. Tente ficar ciente dos sentimentos dela: coloque-se no lugar da sua filha e tente imaginar como deve ser para ela. Depois que ela se acalmar um pouco, ajude-a a administrar a situação, nomeando o sentimento e redirecionando sua atenção para outra coisa de que ela goste. Além disso, ela pode estar passando por um período de regressão de sono, por isso acorda durante a noite, você pode ler um artigo sobre isso aqui . Também temos artigos sobre desenvolvimento socioafetivo 🌷✨

  25. Pingback: Desenvolvimento infantil: o guia completo - Kinedu Blog

  26. A minha bebê, está no salto de 76 semanas, e ela está bem agitada, brincalhona, aprendendo as palavras, repetindo oque faço, bem chorona, manhosa, dengosa e aprendeu a dizer não, e fica brava nervosa, bate nas coisas, grita, muito nervosa.
    Ainda mais pela fazer que estamos passando, compreendo que além do salto de desenvolvimento dela, ela ainda sente a ausência do pai.
    Então procuro corrigir, dar carinho , dengo e muito amor pra ela, enquanto o pai está ausente.

    1. Olá, Thais. Nessa fase, os bebês já conseguem expressar suas próprias vontades e dores, né? É muito bom que você é super atenta as emoções dela e se comunica com ela. Acho que você encontrará várias matérias interessantes na nossa sessão de desenvolvimento socioafetivo, confira aqui ❣️☺️

  27. Jéssica Zaparoli Corrêa

    Meu bebê está prestes a entrar no sétimo mes. Tem acordado várias vezes a noite e quando vou ao berço ele está como se fosse engatinhar kkkkkk. Chega a ser engraçado. São dias bem cansativos pq ele acorda muitas vezes, mas mesmo parecendo uma zumbi, fico feliz de ver meu pequeno crescendo e se desenvolvendo.

    1. Oi, Jéssica! Que bom que nosso conteúdo tem te ajudado, ficamos muito felizes. Também temos artigos que podem te ajudar a fazer seu bebê dormir melhor, você pode conferi-los aqui 😊💞

  28. Pingback: Guia do bebê: saiba tudo sobre os primeiros anos do seu filho - Kinedu Blog

  29. Nossa meu filho está assim.. com 2 meses já estava tendo uma rotina de sono, dormiu as vezes 6 horas seguidas, mamava e voltava a dormir , quando derrepente, tudo mudou .. vai fazer três meses na próxima semana e agora acorda a cada 2 horas durante a noite para mamar, chora do nada, mesmo dormindo fica assustado.. pensei até que meu leite nao estava sendo suficiente pra ele.. Mas com certeza ele está no pico dos 3 meses … Ele já passou por outros mas nenhum está sendo igual a esse.. Mas logo vai passar 🙏🙏💙

    1. Olá, Rayane! Essa fase dos saltos sempre é desafiadora, é ótimo que você esteja a acompanhando o desenvolvimento do seu bebê 💪🏼💕

  30. Minha bebê está completando 3 meses hoje… há uma semana teve duas crises de choro intenso que não sabia mais o que fazer. Começou também a ficar bem dispersa, fazer rena de sono, intervalos menores de mamada com mamadas de menor tempo. Larga o peito e reclama como se não tivesse leite. Cheguei a pensar que meu leite não estava mais sustentando. Agora começou a fazer um intervalo menor de sono durante a noite. Estou vendo que está bem na fase do salto do desenvolvimento.

    1. Olá, Daniela! Ela deve estar passando por um salto de desenvolvimento mesmo, não se preocupe. Para ler mais sobre o assunto e aprender mais sobre o desenvolvimento infantil, leia este artigo! 💪🏼⭐️

  31. Regiane ferreira

    Minha bebe esta com 2 mesesde uns pra ca ela ficou muito chorona o braço do pai parece ter espinhos .o sono diurno e bem pouquinho.

    1. Chorar é um sinal de que seu bebê precisa de algo. É importante verificar primeiro o básico, se ele estiver com fome, quente ou com frio, úmido ou sujo, cuspindo ou vomitando muito, doente, superestimulado ou entediado. Durante os primeiros meses, a melhor maneira de lidar com o choro é atender seu bebê imediatamente toda vez que ele chorar.

      Há muitas coisas que você pode fazer para acalmar seu bebê, por exemplo, você pode abraçá-lo, acalmá-lo com um som, carregar seu bebê em um suporte para o corpo, enrolá-lo em um pequeno cobertor e evitar a alimentação excessiva. Tranquilize seu bebê de que você o está ouvindo e por perto, e ele pode até se acalmar ou adormecer.

      Sobre a questão do sono, você já estabeleceu um horário e uma rotina para a hora de dormir? É importante começar a definir este hábito com o seu bebê, colocando-o para dormir por volta do mesmo horário todas as noites. Tente identificar os sinais de sono e comece a rotina de dormir antes que ele esteja muito cansado, pois isso o impede de dormir bem.

      Qualquer dúvida estamos por aqui! ✨💙

  32. Vivian Alves

    Meu filho de 1 ano 4 meses está numa fase frustrante onde a choros excessivo , irritabilidade, birras , e até uns momentos agressivos .
    Entendo que talvez deve ser uma fase normal pra ele pois cada bebê é de um jeito .
    Pra mim estava sendo difícil conciliar a demanda que ele tava precisando com afazeres doméstico .
    Talvez seja pelo salto de desenvolvimento
    É difícil . É complicado . Ele esta da forma que estava com o salto do terceiro mês 🤦🏻‍♀️

    1. Olá Vivian! Essa fase é difícil mesmo… No nosso blog, temos vários artigos com dicas de como lidar com birras e agressividade, você pode acessá-los clicando aqui e aqui.

  33. Fernanda Caroline de Andrade Viguette

    Meu bebê de 1 ano e 3 meses anda muito manhoso, chora por tudo e só quer colo. E já faz 1 mês e meio que vem acordando à cada 3 ou 4 dias à noite. Acorda e quer sair do quarto de todo jeito, pq senão chora e quer ficar brincando com tudo e mecher em tudo pela casa. Estou tentando estar o mais calma possível e dar mais colo e mais atenção pra ele, mas tá bem difícil! O que poderá estar havendo com meu bebê?

    1. Olá Fernanda! Pelo que você descreveu, parece ser apenas um salto de desenvolvimento! Mas sempre vale a pena consultar um pediatra caso você tenha mais dúvidas ✨❤️

  34. Pingback: 13 truques imperdíveis para fazer o bebê dormir durante o dia - Kinedu Blog

  35. Olá boa tarde bom minha nenê tá com 1ano e 2meses tem dias que ela dorme bastante,mas outras que acordar toda hora,e chora toda vez que saio do lado dela n pra ir no banheiro posso sem ela rsrs,enfim isso pode ser salto de desenvolvimento.
    Outra coisa salto desenvolvimento e mesma coisa doe fases da vida.
    Obrigada desde já bjs😘

    1. Oi Gislaine! Temos vários conteúdos relacionados ao sono da sua bebê que podem te ajudar, para acessá-los clique aqui! Ficamos felizes que você gosta do nosso conteúdo ✨☺️

  36. Meu Bebê de 3 meses está dormindo muito e quando acorda tá esperto. Fui ao hospital e está tudo bem. Pode ser salto de crescimento.?

  37. Leonardo Leandro

    Bom dia, pessoal.

    Mathias nasceu dia 30/01/2021, há 40 dias. Tem síndrome de down. Percebemos sua plena agitação, apetite, irritabilidade e choro forte, recentemente.

    Para os filhos atípicos, os saltos acontecem nos mesmos períodos dos filhos típicos?

    Abraço.

    1. Olá Leonardo! Para bebês especiais como o seu, pode ser que alguns saltos de desenvolvimento sejam um pouco atrasados. Em muitos casos, recomenda-se que o bebê faça exercícios de estimulação precoce, para ajudar no seu próprio desenvolvimento 😉❣️

      1. Maria do Carmo da Paixão García

        Olá, meu bebê acabou de fazer 2 meses, tem duas semanas que alterou sua alimentação, esta mamando menos durante o dia e a noite contia acordando a cada 2h e meia pra mamar mas diminuiu a quantudade
        Sem falar do sono não consegui tirar os cochilos durante o dia, dorme no maximo 20 minutos

        1. Olá, Maria!
          É um momento normal no crescimento do seu bebê. Continue demonstrando carinho e cuidado, pois assim ele se sentirá seguro e acolhido, e, com o tempo, as coisas voltarão ao normal. 💙✨

  38. Pingback: Como seu bebê descobre suas mãos - PreviMae

  39. Pingback: 13 truques imperdíveis para fazer o bebê dormir durante o dia - PreviMae

  40. Pingback: Bebê High Need: o que é e como lidar com um - PreviMae

  41. FABIANA DE ARAUJO LIMA TEIXEIRA

    Olá !Meu bebê está com 3 meses e 27 dias. Já passou pelo salto 3, mas há uma semana não dorme durante o dia e acorda de 1h30/ 1h30 a noite toda. Será que já é o salto 4?
    As noites estão terríveis, e as sonecas muito difíceis!
    Estamos sendo pacientes, mesmo muito cansados.

  42. Olá boa noite , meu filho tem 1 ano e 9 meses notei do dia pra noite comportando diferente , ele acorda no meio da madrugada e me abraça muito forte , fixo na dúvida se é fome pra providenciar uma mamadeira porém ele não me deixa sair ele agarra muito forte no meu pescoço como se ele estivesse sentindo medo de algo não tenho certeza estou apenas comparando , ele não tem se alimentado como de costume , tem recusado almoçar e jantar por isso sempre acho que ele pode estar com fome .
    Esse comportamento é normal ?
    O
    Que pode ser ?

    Obrigada

    1. Olá, Deise!
      Seu filho pode estar vivendo a ansiedade da separação, que é o medo de se afastar da pessoa que cuida dele – no caso, você. Você pode tentar introduzir um objeto de afeto para que ele se desapegue um pouquinho de você, apenas o suficiente para parar de sofrer dessa ansiedade. Pode ser uma pelúcia, um cobertor…
      Já sobre a alimentação, o recomendado é ir ao pediatra para receber orientações sobre a questão. 💛✨

  43. Meu bebê está completando 1e 3meses ele está muito agarrado comigo não está querendo comer quer só ficar no peito e está muito choroso

    1. Olá, Franciele!
      Nesse momento recomendamos muita paciência e carinho. Crescer é difícil e doloroso e é natural que seu bebê busque acalento no seu colo e queira estar perto de você. Não deixe de dar amor e atenção, pois isso faz com que ele se sinta seguro. Dentro de pouco tempo as coisas voltarão ao normal! 💙✨

  44. Pingback: Regressão do sono dos 4 meses: Tudo que você precisa saber - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *