A dança com bebê é uma atividade lúdica que pode auxiliar no desenvolvimento do seu filho. Entenda os benefícios de dividir esse momento com ele!

A dança com bebê pode ser um momento mais proveitoso do que você imagina. Essa é uma oportunidade de passar mais tempo com o seu pequeno e estreitar os laços afetivos com ele, mas os benefícios da atividade também podem ser ampliados para o desenvolvimento infantil.

A seguir, explicamos quais são as vantagens de incluir a dança com bebê na sua rotina. Também detalhamos como você se beneficia dessa atividade, além de proporcionar ganhos ao seu pequeno. Por fim, explicamos como o app do Kinedu pode ajudar nesse sentido. Confira!

Os benefícios da dança com bebê

Ao botar uma música para tocar e se divertir com o seu bebê, você pode desenvolver uma forma divertida e livre de linguagem. Esse também é um jeito de aprimorar a coordenação motora do seu pequeno, além de desenvolver a consciência espacial dele.

Segundo pesquisas, escutar música pode exercitar o cérebro como um todo. O ato de cantar e dançar com o seu filho é uma chance de ajudá-lo em seu desenvolvimento cerebral, além de ser uma maneira de expandir as inclinações naturais desde cedo.

Logo nos primeiros anos de vida do seu pequeno, as habilidades para a música estão em um momento de evolução. Se o seu filho tiver contato com a música desde bem cedo, ele será estimulado a desenvolver a capacidade de dançar e cantar no ritmo adequado.

banner kinedu desenvolvimento

Além disso, ao escutar músicas dançantes, seu filho pode desenvolver a habilidade de expressão artística. Ao colocar a dança na rotina dos filhos, os pais e cuidadores ajudam os pequenos a identificarem as atividades mais recorrentes do dia a dia, deixando o cotidiano mais previsível e com menos estresse.

A dança, inclusive, foi citada como uma das práticas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para a população infantojuvenil durante a pandemia da COVID-19. Tendo como base pesquisas da neurociência e outras publicações científicas, a entidade indicou essa como uma das atividades estimular a criatividade dos pequenos nesse período.

As vantagens para a família

Além de ser positiva para os pequenos, a dança com bebê pode ser interessante também para as mães, os pais e outros cuidadores. Esse pode ser um momento dentro da sua rotina para relaxar e se divertir, além de desenvolver a flexibilidade na coluna — que, no caso das mães, pode evitar dores durante a amamentação.

No app do Kinedu, você encontra diversas atividades para pais de bebês e crianças de 0 a 6 anos, que ajudam no desenvolvimento dos pequenos. Lá, é possível participar de aulas de dança ao vivo ou assistir a vídeos de aulas gravadas. Elas podem ser feitas tanto com bebês de colo, no sling, quanto com crianças maiores.

Viu como a dança com bebê pode aprimorar a coordenação motora do seu pequeno e auxiliar no desenvolvimento do cérebro infantil? Essa atividade pode ser um momento agradável a ser compartilhado entre pais e filhos!

Se você gostou de saber mais sobre os benefícios da dança para você e para o seu bebê, baixe o Kinedu para participar das aulas interativas! Além de aulas de dança com o bebê ou em família, há aulas de musicalização de bebês, sessões de brincadeiras guiadas e muito mais!