Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Benefícios da dança para as crianças

criança dançando

Pontos chave:

  1. Dançar ajuda a desenvolver o raciocínio e a coordenação motora grossa.
  2. Os pais podem começar a estimular as habilidades musicais e de dança dos filhos desde as primeiras reações à música.
  3. Dançar auxilia no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e físico da criança.
  4. Cantar uma música que descreva os movimentos e apresentar um desafio ou pergunta são coisas que podem ampliar os benefícios da dança.

Dançar pode ajudar seu filho a pensar simultaneamente em seu equilíbrio, movimento e ritmo. É uma atividade que requer concentração mental e participação ativa. Quando seu filho dança, ele escuta a música, se move e planeja o que fazer a seguir; ele está desenvolvendo não só a coordenação motora grossa, como também suas habilidades de raciocínio.

O desenvolvimento das habilidades musicais e dos passinhos de dança do seu filho pode começar desde muito cedo, com suas primeiras reações ao ouvir uma música e até com palmas em resposta a um ritmo. No entanto, essas habilidades atingirão outro nível quando ele começar a dar seus primeiros passos. Dançar também é uma excelente atividade para interagir com o seu pequeno.

Entre o primeiro e o segundo aniversário, seu filho estará trabalhando suas habilidades de dança. Primeiro, seus passos consistirão apenas em subir e descer com os pés plantados no chão. Quando estiver prestes a completar dois anos, você notará que ele irá incorporar os braços em seus movimentos. Seu pequeno irá se divertir muito!

Continue incentivando-o! Você pode incluir a dança em suas rotinas diárias ou até mesmo usá-la como uma atividade alternativa durante um dia chuvoso, quando seu filho não puder brincar ao ar livre. Isso o ajudará a melhorar sua coordenação, desenvolver sua consciência espacial e planejar novas maneiras de mexer o corpo, o que também dará a ele uma sensação de realização.

X
banner kinedu desenvolvimento

O que vem depois?

Mais tarde, por volta do terceiro aniversário, seu filho poderá balançar o corpo e até rodopiar! Por meio dos movimentos, ele aprenderá sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor, algo que também ampliará suas experiências e descobertas. A dança também é uma forma de arte; portanto, quando o seu filho combinar a dança livre com a música, estará usando a criatividade e a autoexpressão. E se ele copiar seus movimentos, estará usando também as habilidades de imitação!

Gradualmente, os movimentos aleatórios do seu filho e o balanço espontâneo ao ouvir música se tornarão passos de dança mais definidos, típicos de uma criança de três anos de idade. Ele se sentirá mais motivado a se mexer, mesmo que seus movimentos nem sempre sejam coordenados com a música que está ouvindo. Lembre-se de que não há maneira certa de dançar, é só se expressar e se divertir!

Embora um ritmo constante ou efeitos musicais ainda não estejam adequadamente conectados aos movimentos do seu filho, ele irá coordenar melhor suas ações com a música. A dança afeta a vida do seu pequeno em muitas áreas. Estes são alguns dos benefícios da dança em cada área de desenvolvimento:

  • Área socioafetiva: seu filho vai querer dançar com um parceiro ou na frente de uma plateia. Isso promoverá a interação e a cooperação social. Ele vai querer se comunicar com você por meio da dança e do movimento corporal. Essa é uma excelente maneira de expressar emoções e sentimentos, e permite que ele se torne mais consciente de si mesmo dentro de um espaço onde há música. A autoestima dele também irá melhorar ao aprender novos passos de dança.
  • Área cognitiva: a dança desenvolve o cérebro e ensina o seu filho a pensar em diferentes maneiras de mexer o corpo. Você precisa fornecer as ferramentas necessárias para ajudá-lo a conseguir isso. Coloque diferentes tipos de música, dê acessórios e dance com ele. Seu pequeno vai adorar isolar o movimento de diferentes partes do corpo, mudar de direção ou nível, explorar os movimentos do corpo e aumentar suas habilidades. Ele irá experimentar todos os truques de dança imagináveis!
  • Área física: a dança exige que o seu filho expanda sua amplitude de movimento e use todas as partes do corpo. Isso envolve habilidades motoras finas e grossas, bem como consciência espacial, além de melhorar a coordenação. Também melhora a flexibilidade, a postura e a resistência e promove o controle do peso. Você verá que, pouco a pouco, seu filho poderá dançar por até 45 minutos! Siga as instruções dele e toque diferentes gêneros musicais até encontrar o que ele mais gosta.

O que você pode fazer para ampliar os benefícios da dança?

  • Cante uma música que dite ou descreva diferentes movimentos. Este é um excelente exercício que promove a resolução de problemas, pois seu filho deve pensar em qual direção balançar, sacudir, virar ou dançar. Essa atividade simples promove o desenvolvimento da imaginação e da autoexpressão. No entanto, seu filho ainda poderá achar difícil entender a relação entre os sons que ele ouve e o que seus músculos fazem. Para aprimorar sua criatividade, toque algumas músicas e brinquem de mexer o corpo.
  • Desafie ou faça perguntas com várias respostas possíveis sobre como mover o corpo. Por exemplo, “Você consegue mexer as pernas no ritmo dessa música?” ou “Você pode balançar o corpo atrás de mim?”.

Dançar ajuda o seu pequeno a se desenvolver fisicamente, emocionalmente, socialmente e cognitivamente. Muitos pais percebem que a dança melhora as habilidades físicas, mas nem todos sabem que ela também desenvolve outras habilidades. Reserve um momento para dançar com o seu filho! Esses passos de dança farão toda a diferença.

Seu filho irá fortalecer várias habilidades. Se você dançar com ele, vocês terão uma experiência muito benéfica e divertida!

Se quiser conhecer outras formas de estimular o desenvolvimento do seu filho enquanto aproveita um tempo de qualidade com ele, acesse o nosso Catálogo.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.