Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atividades para fazer com as crianças em casa durante a quarentena

atividades para fazer com as crianças

Veja algumas formas simples de dar continuidade ao desenvolvimento das crianças em casa

Mais de 300 milhões de crianças ao redor do mundo estão em casa devido à pandemia de coronavírus (COVID-19). A ausências prolongada da creche ou da escola pode ser desafiadora para todos, mas ela é especialmente difícil para os pequenos.

Durante os primeiros anos de vida, os bebês dependem das interações com os adultos ao seu redor para se desenvolver e aprender. Crianças pequenas formam cerca de 1 milhão de conexões neurais por segundo – e muitas dessas conexões são estimuladas com as brincadeiras. Sem o acesso às escolas, creches e berçários, os pais se tornam os “novos professores” dessas crianças. Mas não se preocupe! Existem algumas formas de mantê-las ativas e engajadas ao longo do dia. Confira:

Atividades para fazer com as crianças em casa

Dança

Considere se desligar um pouco das notícias e ouvir mais música. Estudos mostram que ouvir música ajuda no desenvolvimento das principais habilidades cognitivas e linguísticas das crianças e pode proporcionar uma sensação de calma, tão necessária neste momento. Se você tem um bebê pequeno, coloque uma música tranquila quando ele estiver brincando de bruços. Se o seu filho tem entre 1 e 3 anos, você pode colocar uma música e pedir para ele criar uma “pintura interpretativa” com base nos sons que ouve. Com as crianças maiores, você pode assistir a videoclipes de quando você era adolescente. Elas costumam se divertir com a moda da época e adoram aprender mais sobre você e seus interesses! Dance com o seu pequeno, é uma ótima ginástica!

Leitura

Livros são ótimos para ajudar o seu filho a processar as emoções. Procure na sua estante livros que falem sobre transições, tédio ou saúde e leia em voz alta com o seu pequeno. Se o seu filho tem quatro ou cinco anos de idade, talvez seja o momento de começar a ler capítulos! Escolha um horário do dia para ler um ou dois capítulos, e considere criar um cantinho da leitura bem aconchegante em algum lugar da casa. Isso dará ao seu filho algo pelo qual esperar. Está ficando sem livros? A biblioteca pode até estar fechada, mas os livros digitais estão sempre disponíveis!

X
banner kinedu desenvolvimento

Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro são uma forma divertida de envolver toda a família. Jogos simples de estratégia podem ajudar o seu filho a praticar resolver problemas, esperar pela vez dele, seguir regras e desenvolver estratégias – os jogos de tabuleiro envolvem várias habilidades de autorregulação emocional! Se o seu filho estiver irritado, deixe um pouco os jogos de lado. Quebra-cabeças também podem ser uma ótima alternativa!

Brincadeiras ativas

Crie um “acampamento de verão” em casa e façam brincadeiras interativas, como as de quando você era criança, como “O mestre mandou” ou pular corda. Você também pode montar uma pista de obstáculos e cronometrar o tempo que seu filho leva para percorrê-la. Se você não tiver quintal ou um espaço aberto para essas brincadeiras, lembre-se de tirar os móveis do caminho para evitar que o seu pequeno se machuque. As brincadeiras ativas são uma ótima forma de cansar as crianças antes dos cochilos; considere separar um horário para elas no começo da tarde.


Autor: Olivia Maitret é psicóloga com especialidade em Educação e mestrado em Terapia Sistêmica Breve. É professora de atenção plena e especializada no tratamento de transtornos de aprendizagem. Olivia foi professora pré-escolar por quatro anos e conselheira escolar por três anos, e ensina crianças a meditar. É psicoterapeuta familiar e adora ajudar pais e professores ao redor do mundo a participar do desenvolvimento infantil.

Editor: Riley Stevenson é escritora e professora em Portland, Oregon. Conta com um mestrado em Mídia e Educação. Possui certificações de Professora de Inglês para Estrangeiros e Cuidadora em Situações Traumáticas. Riley passou cinco anos trabalhando como professora de linguagem artística em escolas públicas de Oregon, onde teve o papel de consultora dos programas de estudo. Tem interesse no desenvolvimento precoce das habilidades linguísticas, sobretudo na área de aquisição de uma segunda língua.

Artigos Relacionados

6 respostas

  1. Por favor meu filho e muito inrritado nao tem paciencia de espera tudo tem q ser do jeito dele ai eu me estresso muito e comeco grita me ajude

    1. Olá, Tatiane! As emoções podem ser muito complexas para as crianças. Um dos maiores desafios para o seu filho é aprender como administrar as emoções. Pouco a pouco, ele vai aprender a interpretar suas próprias experiências, e entender o que as outras pessoas estão fazendo e pensando. Mas, neste momento, ele ainda está frustrado, e pode não saber reconhecer o motivo ou expressar o que está sentindo. Você pode ajudá-lo reconhecendo o que fez com que ele se sentisse mal, mantendo a calma e tentando entender o que está acontecendo. Algumas crianças ficam assim quando estão cansadas ou quando sentem que perderam o controle. Emoções como raiva, vergonha e preocupação podem sobrecarregar as crianças. Tente ajudar seu filho a entender as próprias emoções, sempre mantendo a calma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.