Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os benefícios dos jogos de mesa para as crianças

jogos de mesa infantis

Pontos chave:

  1. Foi demonstrado que os jogos de mesa melhoram as habilidades cognitivas e podem até prevenir a demência no futuro.
  2. Jogar jogos de mesa pode estimular o desenvolvimento social e emocional, ensinando seu filho a seguir regras, respeitar os outros e compreender diferentes pontos de vista.
  3. Os jogos de mesa proporcionam oportunidades de desenvolvimento e de crescimento cognitivo, dando às crianças a oportunidade de praticarem as suas capacidades de planejamento e organização, metacognição, criatividade, curiosidade e competências matemáticas.
  4. Os jogos de mesa também contribuem para o desenvolvimento físico, ajudando as crianças a desenvolver habilidades motoras finas. No geral, os jogos de tabuleiro são uma forma divertida de aprender e crescer!

Jogar pode parecer uma atividade que não está focada na aprendizagem. Algumas pessoas até acham que é uma perda de tempo. Será?

Os jogos têm sido o foco de diferentes estudos, que mostram que, ao jogar, os jogadores melhoram suas habilidades cognitivas. Um dos jogos mais estudados é o xadrez, considerado um jogo capaz de melhorar as habilidades de cognição, leitura e matemática. Outras pesquisas também mostraram que a estimulação cognitiva que ocorre durante os jogos de mesa é capaz de prevenir a demência em estágios mais avançados da vida.

Estudos sobre jogos começaram a surgir há pouco tempo. Um cientista apaixonado por jogos, que dedicou sua carreira ao estudo de jogos e ao desenvolvimento humano é Pierre Corbeil. Ele menciona que um dos aspectos que tornam os jogos uma excelente experiência de aprendizagem para os seres humanos é o fato de enfrentarmos um desafio sem consequências reais. O pior que pode acontecer é perdermos o jogo, e perder também é algo que podemos aprender.

Corbeil diz que o jogo tem vários componentes: alguns estão relacionados ao prazer e à interação, e outros, ao desempenho cognitivo. Com isto em mente, vamos lhe mostrar como usar estes dois aspectos para estimular o desenvolvimento do seu filho por meio dos jogos, principalmente os de mesa.

X
banner kinedu desenvolvimento

Desenvolvimento socioafetivo

Habilidades sociais: os jogos ensinam seu filho a seguir regras e a respeitar a vez do outro. Eles também permitem colocar em prática como conversar com outras pessoas e entender diferentes pontos de vista.
Fortalecimento dos relacionamentos: quando jogamos jogos de mesa, também estamos aproveitando um tempo de diversão e qualidade em família. Esse tipo de atividade nos aproxima e fortalece nossos relacionamentos. Se quiser, você pode convidar alguns amigos para jogar e estimular as habilidades sociais do seu filho. A Universidade de Harvard publicou que existe uma relação entre as interações sociais e nossa saúde. Muitos jogos de mesa são desenvolvidos para toda a família. Crianças e adultos vão se divertir muito!
• Desenvolvimento emocional: como Corbeil mencionou, os jogos permitem que enfrentemos desafios que não têm consequências desastrosas. No entanto, isso não significa que não fiquemos frustrados por perder um jogo. Use essa situação para modelar como lidar com a frustração e aconselhar seu filho quando ele se sentir assim. Se você o ajudar a aceitar e se sentir confortável com suas emoções, será mais fácil entendê-las.

Desenvolvimento cognitivo

• Planejamento: em um jogo de mesa, devemos planejar todos os movimentos! Isso dará ao seu filho a oportunidade de praticar suas habilidades de planejamento e organização. Outros estudos mencionaram que ter várias opções influencia o pensamento crítico.
• Metacognição: perguntar é uma ótima maneira de tirar proveito dos jogos de mesa. Se você vir seu filho pensando, franzindo a testa ao se concentrar e, finalmente, agindo, pergunte a ele por quê! Isso o ajudará a desenvolver sua capacidade de analisar seu comportamento e decisões, tornando-o mais consciente de suas próprias decisões e permitindo que ele avalie por que elas foram ou não bem-sucedidas.
• Criatividade: enfrentar um desafio sempre estimula a criatividade. Os jogos de mesa desafiam as crianças a encontrar soluções criativas e pensar de novas maneiras. Por exemplo, se elas estiverem jogando UNO, seu filho poderá decidir colocar um cartão da mesma cor ou do mesmo número. As possibilidades são infinitas, e a mente dele o fará encontrar soluções que você jamais teria imaginado.
Curiosidade: os jogos de mesa também são excelentes ferramentas para despertar a curiosidade do seu filho. As crianças têm uma curiosidade inata, e expor o seu filho a novas experiências promoverá sua paixão pelo aprendizado. Uma maneira de estimular sua curiosidade é fazer perguntas abertas. Podem ser perguntas simples, como “O que você está achando do jogo?”, ou perguntas mais complexas, como “Por que você acha que o papai decidiu usar esse cartão?”. As perguntas irão estimular a curiosidade e a flexibilidade cognitiva do seu filho..
• Habilidades matemáticas: um estudo com crianças em idade pré-escolar que jogavam jogos de mesa em casa relacionou essa atividade a um melhor desempenho matemático, principalmente no momento de identificar números, compará-los ou seguir uma sequência.

Desenvolvimento físico

• Habilidades motoras: segurar uma peça, abrir um tabuleiro, jogar os dados ou fazer qualquer outra coisa com as mãos ajuda o seu filho a desenvolver suas habilidades motoras finas.

A conclusão de tudo isso é que os jogos de mesa são divertidos. Vale a pena lhes dar uma chance!

Para mais informações sobre a aprendizagem por meio do jogo, veja:

  • Tudo é diversão!
  • Método Andaime: desenvolva seu filho através da brincadeira
  • 5 dias para brincar com o seu filho
  • Desenvolvendo habilidades cognitivas por meio das brincadeiras

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.