Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brincar é a chave para o desenvolvimento do seu bebê?

Pontos chave:

  1. O brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, promovendo habilidades de resolução de problemas e interações sociais.
  2. Os bebês inicialmente exploram tudo, inclusive brinquedos e objetos domésticos, através da boca, balançando e batendo.
  3. O brincar evolui à medida que os bebês crescem, desde segurar chocalhos até explorar texturas, sons e habilidades motoras finas.
  4. Estimule o desenvolvimento do seu bebê com brinquedos e brincadeiras adequadas para a idade.

Bebês e crianças exploram e aprendem sobre o mundo ao seu redor brincando com objetos. Ao fazer isso, eles não só se divertem, mas também aprendem habilidades de resolução de problemas e praticam interagir socialmente. Brincar é um requisito básico na infância, e entender quais são as atividades e os brinquedos adequados para o seu bebê é fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades e para a conquista dos marcos.

No início, os bebês não entendem a diferença entre brinquedos e objetos domésticos comuns. Tudo o que eles veem, tocam e sentem é novo e excitante. Eles irão explorar o objeto mordendo-o, balançando-o, batendo nele e até mesmo jogando-o para ver o que acontece. Com o tempo, os bebês aprendem a diferenciar brinquedos de objetos comuns, mas os usarão da forma que considerarem mais agradável. Se um chocalho faz um barulho divertido, então eles irão sacudi-lo repetidamente.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como a brincadeira ajuda no desenvolvimento do meu filho?

Aqui está uma lista de brincadeiras para bebês e crianças de diferentes idades e estágios, e dos brinquedos essenciais para se ter em casa!

  • 2 a 4 meses: Durante esses meses, você pode dar um pequeno chocalho ao seu bebê. Você o verá segurando o chocalho por pouco tempo, observando o objeto, e até mesmo colocando-o na boca. Pequenos chocalhos coloridos são os melhores para este estágio.
  • 3 a 6 meses: Colocar objetos na boca pode ser a forma mais comum do seu bebê explorar, mas, nessa idade, ele também começará a mover e balançar os objetos que você dá a ele. Brinquedos coloridos e macios que emitem sons quando são balançados são recomendados. Você também pode introduzir mordedores, para acalmar as gengivas do seu bebê.
  • 5 a 7 meses: Durante esses meses, os brinquedos de bater são introduzidos. Esta fase gira em torno de explorar o efeito que um brinquedo produz quando bate em outro. O seu filho poderá bater no brinquedo com as mãos ou descobrir que alguma coisa acontece quando ele bate o brinquedo em outro. Objetos barulhentos podem ser muito atraentes neste estágio.
  • 6 a 9 meses: O período de atenção do seu bebê começará a aumentar, permitindo períodos mais longos de brincadeira com um único brinquedo. No entanto, não pense que a brincadeira irá durar muito – seu bebê só conseguirá brincar com o brinquedo por 2 a 5 minutos. Por outro lado, ele irá explorá-lo de maneiras diferentes, talvez empurrando-o ou girando-o. Nesta fase, você irá começar a ver as preferências do seu bebê por certos brinquedos. Forneça diferentes tipos de texturas para ele explorar. Objetos domésticos podem ser muito sedutores, mas certifique-se de que eles sejam seguros antes de entregá-los ao seu bebê.
  • 7 a 9 meses: A coordenação motora fina está começando a se desenvolver, então qualquer coisa que possa ser rasgada ou amassada será fascinante para o seu bebê. Rasgue algumas revistas velhas ou desenrole o papel higiênico e divirta-se com o seu filho enquanto ele desenvolve um marco importante: a destreza dos dedos.
  • 6 a 11 meses: O marco de rolar ou deslizar um brinquedo é desenvolvido durante esses meses. É hora de encher sua casa com bolas coloridas e macias ou carrinhos de brinquedo grandes.
  • 9 a 12 meses: O avanço do desenvolvimento cognitivo do seu bebê permite que ele associe objetos que estão relacionados, como uma colher e uma tigela. Reforce esse desenvolvimento cognitivo brincando com objetos relacionados, como um tambor e um par de baquetas.

Como você pode ver, as habilidades do seu bebê são desenvolvidas por meio das brincadeiras. Essa é a melhor e mais divertida maneira de aprender. Estimule seu filho a brincar e explorar, e não deixe de checar nosso catálogo para ver várias maneiras de incorporar os brinquedos sugeridos nas brincadeiras do seu filho! E acima de tudo, lembre-se de se divertir!

Artigos Relacionados