Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 6 atividades educativas para crianças!

atividades educativas

Atividades educativas funcionam como estímulos direcionados a objetivos de aprendizagem. Assim, potencializam o desenvolvimento do seu filho de forma divertida, além de promoverem interações significativas.

A infância é repleta de aprendizados e descobertas, a grande maioria fruto de brincadeiras. Porém, com estímulos dirigidos é possível favorecer ainda mais o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: físico, cognitivo, socioafetivo e linguístico. As atividades educativas ajudam justamente a direcionar os estímulos para objetivos de aprendizagem específicos.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades educativas para crianças de 0 a 6 anos!

E engana-se quem pensa que atividades com caráter pedagógico só cabem à escola. Desde os primeiros meses de vida, você pode proporcionar condições favoráveis para a ampliação do conhecimento e das habilidades do seu pequeno.

Afinal, a interação com o meio é responsável por boa parte da nossa formação, sobretudo na primeira infância — e a família é o grupo de maior influência nesse sentido, ao lado da escola. Por isso, vale a pena incorporar atividades guiadas na rotina do seu filho.

Pensando nisso, separamos 6 dicas de brincadeiras educativas organizadas por faixa etária. Confira!

Sugestões de atividades educativas

1. Lendo e repetindo

Se seu filho já tem mais de 12 meses, pode se preparar para o começo da fase mais produtiva na aquisição da linguagem. Para estimular suas habilidades linguísticas, você pode praticar essa atividade todos os dias, inserindo o hábito da leitura na rotina da casa.

Comece convidando seu filho para ler uma história em algum lugar confortável. Estimule-o a repetir palavras e a dar nome às figuras que ele vê no livro. Pratique esse exercício com outros livros com os quais ele já está familiarizado.

Estimulá-lo a repetir palavras a partir da leitura é ótimo para que ele desenvolva o vocabulário, além de abrir caminho para o interesse pela leitura e escrita mais tarde. Ainda, você proporcionará momentos de interação muito importantes para fortalecer a conexão entre a família.

2. Rabiscos à mão livre

Essa atividade é indicada para crianças maiores de 2 anos. O objetivo é estimular a criatividade do seu filho, além de praticar o uso de frases completas e, ainda, fortalecer o desenvolvimento motor — rabiscar é um excelente exercício para a coordenação motora fina.

É simples: dê folhas de papel e giz de cera para seu filho e deixe que ele desenhe livremente. Depois, peça para que ele explique o que é sua obra-prima. Observe se ele já consegue elaborar frases completas e juntá-las. Engate uma conversa sobre o assunto, estimulando a habilidade de conversação.

3. Classificando por cor

A partir de 2 anos e meio, seu filho provavelmente começará a desenvolver as habilidades de classificação e contagem, além de reforçar o reconhecimento de cores. Você pode estimulá-lo com essa atividade, que só exige:

  • fitas adesivas coloridas;
  • clips de papel coloridos.

Baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Primeiro, mostre para ele como fazer quadrados no chão utilizando a fita adesiva — façam um de cada cor. Em seguida, espalhe os clips e explique para seu pequeno que ele deve classificá-los dentro desses quadrados, de acordo com a sua cor.

Para tornar o momento mais divertido, coloque uma música bem animada. Você também pode ajudá-lo a contar os clips de cada quadrado enquanto os classifica.

4. Estimando quantidades

Seu pequeno já completou 3 anos? Então, essa atividade lúdica será muito divertida! Você precisará de:

  • 5 potes;
  • pompons coloridos (ou outros objetos);
  • folhas de papel;
  • giz de cera.

Coloque os cinco potes na frente do seu filho, cada um com uma quantidade diferente de objetos dentro (de 1 a 5). Pergunte a ele quantos pompons ele acha que há em cada pote. Aproveite esse momento para explicar que números diferentes representam quantidades maiores e menores.

Peça para que ele anote as estimativas dele em uma folha, enquanto você também anota as suas em outra. No final, tirem os pompons e contem juntos para verificar qual é a quantidade real. Comparem quantos palpites cada um acertou.

5. Formando frases

Essa é mais uma das atividades educativas que podem ser feitas com crianças que já estão se familiarizando com a escrita e a leitura. Providencie vários cartões com palavras de alta frequência nas frases cotidianas, como:

  • os pronomes “eu”, “você”, “ele” e “ela”;
  • os verbos “ser”, “estar” e “ter” em várias conjugações (“tenho”, sou”, “tem”, “é”, entre outros);
  • alguns numerais, adjetivos e substantivos (“um”, “uma”, “bola”, “feliz”, “bonita” etc.).

A brincadeira é simples: leia as palavras dos cartões e peça para que seu filho construa frases com eles, como “ela é feliz”. Veja se ele já consegue fazer isso sozinho e auxilie no processo.

Depois, entregue uma folha e um lápis e peça para que ele tente escrever a mesma frase montada com os cartões. Assim, ele treinará suas habilidades de escrita e começará a se familiarizar com o processo de alfabetização.

6. Trapaceando

Os jogos de mesa são excelentes para o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e até motor. Com cerca de 5 anos, seu filho provavelmente já tem a capacidade de atenção e concentração necessária para esses jogos. Assim, eles são bem-vindos para o aprendizado de regras.

Então, escolha algum jogo de tabuleiro indicado para crianças dessa faixa etária. Antes de iniciar o jogo, explique as regras, certificando-se de que elas ficaram claras para seu filho — faça perguntas para conferir se ele entendeu e diga que ele terá que prestar muita atenção para que todos as sigam. Depois, é só chamar a família toda para jogar e se divertir!

Porém, em algum momento, quebre as regras do jogo e veja se o seu pequeno percebe e diz alguma coisa. Aproveite a oportunidade para reforçar a importância de segui-las. Isso é importante até mesmo para introduzi-lo à vida escolar, já que o ajudará a entender que precisa respeitar as orientações dadas por autoridades, como professores e diretores.

Diante desta leitura, você já tem boas dicas de atividades educativas para o seu filho. Como você viu, elas são grandes aliadas do desenvolvimento infantil, inclusive auxiliando na educação formal. Afinal, potencializam os processos de descoberta e construção de conhecimento, já que são direcionadas para objetivos específicos de aprendizagem.

Gostou das sugestões? No Kinedu, você encontra +1.800 sugestões de atividades educativas para crianças de 0 a 6 anos. Baixe GRÁTIS o app AQUI!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.